ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Ajuda com gatilho para balestra artesanal

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
cascavelo




Mensagens : 30
Data de inscrição : 03/07/2015

Ajuda com gatilho para balestra artesanal Empty
MensagemAssunto: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Ajuda com gatilho para balestra artesanal Icon_minitimeQua Jul 08, 2015 12:38 pm

Olá a todos,
esta é minha primeira postagem, espero que possam me ajudar.
Estou construindo uma balestra, já está quase pronta faltando somente alguns detalhes de acabamento, mas encontrei um problema,
as vezes o cordão passa por cima da flecha.
O modelo de gatilho que usei é um dos mai simples encontrado na internet, com apenas duas peças feitas com chapa de 5mm.
Seguem as fotos e necessito de uma opiniões de com resolver o problema.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Ajuda com gatilho para balestra artesanal Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Ajuda com gatilho para balestra artesanal Icon_minitimeQui Jul 09, 2015 12:52 pm

Que tal um d-loop na corda...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
cascavelo




Mensagens : 30
Data de inscrição : 03/07/2015

Ajuda com gatilho para balestra artesanal Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Ajuda com gatilho para balestra artesanal Icon_minitimeQui Jul 09, 2015 2:15 pm

Acho que assim o gatilho não vai armar automaticamente quando puxar a corda. Vou pesquisar um pouco sobre isto.
Ontem eu ví no Youtube um sujeito que colocou uma pecinha de metal pra obrigar o cordão a descer na hora do dispara, mas fiquei pensando se assim não estragaria mais rápido e reduziria a potência.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ajuda com gatilho para balestra artesanal Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Ajuda com gatilho para balestra artesanal Icon_minitimeQui Jul 09, 2015 2:52 pm

As fotografias não mostram os detalhes da corda e do nock da seta
Olhando a primeira foto parece que a corda não tem serving.
Parece ser bem fina a corda.

Que tal fotografar o nock das suas setas, a corda e depois a balestra armada com a corda encostada no nock?

A sua corda parece estar muito fina no ponto de contato com a flecha.
Acredito que seria melhor fazer um serving e engrossar um pouco.
A corda tem que fazer um contato pleno com o nock da seta, o serving tem que ser generoso.

Como nesse caso o serving vai raspar no trilho da balestra o fio de nylon multifilamento vai resistir melhor a abrasão.
Mas não é qualquer fio de nylon, tem que ser os fios próprios para serving que são mais resistentes.
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

Ajuda com gatilho para balestra artesanal Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Ajuda com gatilho para balestra artesanal Icon_minitimeQui Jul 09, 2015 7:19 pm

Fazer esta parte da maneira como está abaixo resolveria o problema, pois dessa forma a corda não terá como ir para cima, e irá pegar apenas a flecha, que por sua vez terá que estar encostada no gatilho.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
cascavelo




Mensagens : 30
Data de inscrição : 03/07/2015

Ajuda com gatilho para balestra artesanal Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Ajuda com gatilho para balestra artesanal Icon_minitimeSex Jul 10, 2015 12:48 pm

Citação :
As fotografias não mostram os detalhes da corda e do nock da seta
Olhando a primeira foto parece que a corda não tem serving.
Parece ser bem fina a corda.
As flechas não tem nock, não encaixam na corda. Pretento usar somente flechas de madeira com 8mm e penas naturais e o nock seria somente um pequeno desbaste curvo.

Troquei a corda para um cabo de aço mais grosso e resolveu, mas parece que reduziu a velocidade da seta.
Vou tentar com um cabo de aço de 1/6 e fazer nele um serving mais grosso com poliéster encerrado pra proteger o trilho. Acho que agora vai funcionar.

Citação :
Fazer esta parte da maneira como está abaixo resolveria o problema, pois dessa forma a corda não terá como ir para cima, e irá pegar apenas a flecha, que por sua vez terá que estar encostada no gatilho.
Realmente, acho que resolve sim. O único inconveniente é que se o mecanismo já estiver armado não dá pra encaixar a corda, precisaria de um um palito pra desarmar .
As vezes acontece de armar e corda não ficar presa.
Principalmente quando alguém sem experiência pede pra armar a balestra, geralmente a pessoa não leva a corda até o final e solta no primeiro click.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ajuda com gatilho para balestra artesanal Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Ajuda com gatilho para balestra artesanal Icon_minitimeSáb Jul 11, 2015 12:18 am

Pequeno desbaste curvo = nock half moon

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Corda grossa reduz a velocidade do disparo.
A regra é sempre usar o fio mais resistente e a menor quantidade possível de fios.
O fio de serving tem diferentes diâmetros justamente para ajustar ao diâmetro da corda.

No caso do nock half moon o serving tem que preencher e encaixar no desenho do nock.
E no momento do disparo o nock tem que estar em perfeito e total contato com o serving.
Ir para o topo Ir para baixo
cascavelo




Mensagens : 30
Data de inscrição : 03/07/2015

Ajuda com gatilho para balestra artesanal Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Ajuda com gatilho para balestra artesanal Icon_minitimeQui Jul 16, 2015 11:04 am

Citação :
Corda grossa reduz a velocidade do disparo.
Realmente, coloquei um cabo de aço de freio de bicicleta que é mais fino que os cabos industriais que se acha a venda e aumentou bastante a velocidade da seta, uso um app de celular para medir a velocidade, embora não seja preciso dá pra saber se ouve perda ou ganho na velocidade. Pena que o cabo é curto e tive que emendar.
Vou fazer um  com poliéster  pra testar.

Citação :
Pequeno desbaste curvo = nock half moon
É "meia lua", mas realmente flechas de madeira não precisam colocar esses de plástico, se a madeira for boa é só desgastar com a micro retífica que vai aguentar muitos disparos, geralmente eu perco a flecha antes dela ser danificada. (some no mato).

Antes de frequentar o fórum eu nem sabia estas denominações para as partes das flechas, arcos e balestras.

Citação :
O fio de serving tem diferentes diâmetros justamente para ajustar ao diâmetro da corda.
Sou leigo no assunto, usei um cordão "rabo de rato" que é trançado pra fazer o serving, achei que ele desliza melhor e seria mais durável. Vou testando e adaptando, afinal acho que a graça está nisto.

Citação :
E no momento do disparo o nock tem que estar em perfeito e total contato com o serving.
Acho que nem sempre, me corrija se eu estiver errado. Tenho uma besta Terena e seta fica a uns dois centímetros do serving, tem até um limitador e já ví outras bestas pequenas que não tem contato também. Em mecanismos simples como o da minha besta, não tem como o nock encostar no serving, ao encaixar na corda no mecanismo aquele "dente" que segura a corda fica entre a corda e a seta. Ou tem outra maneira ?
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ajuda com gatilho para balestra artesanal Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Ajuda com gatilho para balestra artesanal Icon_minitimeQui Jul 16, 2015 11:37 pm

Quando eu digo perfeito contato estou me referindo ao formato e tamanho.
O serving não pode ser muito mais fino ou muito mais grosso do que o encaixe do nock.

A corda ficará atrás do gatilho. No disparo ela bate no nock.
Nesse momento o ideal é um contato pleno distribuindo a pressão por todo o encaixe.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda com gatilho para balestra artesanal Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Ajuda com gatilho para balestra artesanal Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda com gatilho para balestra artesanal
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» AJUDA COM GATILHO DE BALESTRA ARTESANAL
» Ajuda para engatilhar Balestra
» ajuda para escolher nova balestra
» Preciso de Ajuda Para Comprar uma Balestra
» Balestra ADL 2 - Gatilho

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: