ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Tratamento de bambu

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Junior Coelho

Junior Coelho


Mensagens : 38
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 30
Localização : Pelotas - RS

Tratamento de bambu Empty
MensagemAssunto: Tratamento de bambu   Tratamento de bambu Icon_minitimeDom Jul 26, 2015 3:03 pm

Olá pessoal,
A uma semana eu consegui uma vara de bambu listrado aqui na minha cidade, pois pretendo fazer um longbow de ipê+bambu. Como a vara que consegui ainda estava verde, deixei secando na vertical e na sombra.
Fiz uma pesquisa e vi que bambu deve passar por um tratamento, pois tem diversos organismos que podem ataca-los. Esses tratamentos baseiam-se em fogo, produtos químicos, lixiviação em água corrente dentre outros. Assim, gostaria de saber se esses tipos de tratamento não afetariam na qualidade do bambu para fabricação de arcos.
Se alguém já tratou ou sabe como tratar uma vara de bambu verde, fico grato se me explicasse como devo proceder.
Abraços.

Segue anexo as fotos da aquisição:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/juniorcoelhoo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Tratamento de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de bambu   Tratamento de bambu Icon_minitimeDom Jul 26, 2015 3:27 pm

Tem um vídeo em 3 partes no youtube
1: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
2: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
3: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Além da piada do bambu e o Sílvio Santos tem esses tópicos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Na busca aparece muitos tópicos, em vários se fala sobre tratar bambu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

em tempo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Razz


Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
Junior Coelho

Junior Coelho


Mensagens : 38
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 30
Localização : Pelotas - RS

Tratamento de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de bambu   Tratamento de bambu Icon_minitimeSeg Jul 27, 2015 10:15 pm

Muito obrigado pelos link. Principalmente pelo da piada do Sílvio hahahha

Fiz esse tópico porque fiquei com dúvidas quanto aos tratamentos. Tinha receio que alguns, como o fogo, pudesse afetar a qualidade do bambu para fazer os arcos.

Sei que é meu primeiro arco (e achei interessante o que o Jorge_wiendl disse em um topico "...a chance de ocê conseguir fazer um arco bom na primeira tentativa é proxima de 0 (ZERO), portanto para de se preocupar com a influencia dos ventos aliseos e a menstruação da borboleta monarca e trata de meter as mãos a obra e começar a fazer alguma coisa, depois ocê refina o processo", só que eu não gostaria de estragar essa peça de bambu, pois aqui na minha região, conseguir essa peça, foi um achado gigantesco.

Todo os tratamentos de bambu que eu vi, foram meio que gerais. O que eu realmente gostaria de saber era se alguém já tratou o bambu para fabricação de arcos.

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/juniorcoelhoo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Tratamento de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de bambu   Tratamento de bambu Icon_minitimeTer Jul 28, 2015 9:59 am

Tem um vídeo no youtube, eu procurei mas não achei.
Mostra o processo de fabricação do yumi, da seleção do bambu até o final.
Os japoneses colocam o bambu dentro de uma cabana onde fica por muito tempo no vapor.
Depois eles cortam as peças de bambu para o arco.
A peça mais escura, que pegou mais temperatura é usada para fazer um arco mais resistente.

Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Tratamento de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de bambu   Tratamento de bambu Icon_minitimeQui Jul 30, 2015 8:33 am

Poxa...  faltaram os meus nessa lista ai...  Neutral



Tem esse aqui tbm:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

e esse:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Junior Coelho

Junior Coelho


Mensagens : 38
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 30
Localização : Pelotas - RS

Tratamento de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de bambu   Tratamento de bambu Icon_minitimeSex Jul 31, 2015 7:39 am

elisonj escreveu:
Poxa...  faltaram os meus nessa lista ai...  Neutral



Tem esse aqui tbm:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

e esse:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Obrigado elisonj e parabéns pelos arcos, belo trabalho. Esse teu de bambu + ipê, vai virar inspiração/modelo para o que eu pretendo fazer.

Os bambus estão secando na sombra ainda, vou esperar eles secarem mais um tempo e vou abrir. Então, vou tratar eles com Pentox, ou com a mistura de CuSO4 e H3BO3 (fungicida e inseticida) em solução, pois acredito que dessa forma não comprometa a madeira como outros tratamentos. A vantagem do Pentox é que não precisa esperar muito para a madeira secar, quando comparado com a utilização dessas misturas, que demanda um encharcamento da madeira em solução por um tempo.

Caso eu esteja errado ou tenham alguma sugestão, não exitem em comentar.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/juniorcoelhoo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Tratamento de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de bambu   Tratamento de bambu Icon_minitimeSex Jul 31, 2015 9:02 am

Junior, tem muita frescura, muito mito, algumas verdades mas a maioria que escreve, trata, cria fórmulas etc... jamais fez um arco de bamboo.
O que posso te falar é que o Bamboo mesmo seco a sombra, finamente cortado etc...sempre terá espaço vazio entre as longas fibras o que dificulta a nos amadores a colagem na madeira, ainda mais se for Ipê ou outra resinosa.
Nunca fiz nada além de deixar secar a sombra e ainda, lasco ele na largura aproximada do arco enquanto verde, é mais fácil, e aí Vc ja da uma alisada por dentro dos nós e coloca ele para secar reto, normalmente eu lasco o bamboo em 4 lascas, coloco essas lascas de costas uma na outra e amarro com barbante para ficar reto, deixa secar e pronto. Nunca passei nada além de uma "lambida na chama" pode ser do fogão para endireitar nos gomos, nunca bichou e nem mofou, mas descolou.
Da uma olhada aqui no forum, tem dois que fiz, um take e outro Warbow, esse sem cola, (Ipê x Bamboo) so com barbante e quer saber? O melhor até hoje, 90#.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Tratamento de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de bambu   Tratamento de bambu Icon_minitimeSex Jul 31, 2015 10:11 am

Vidor escreveu:
Junior, tem muita frescura, muito mito, algumas verdades mas a maioria que escreve, trata, cria fórmulas etc... jamais fez um arco de bamboo.
O que posso te falar é que o Bamboo mesmo seco a sombra, finamente cortado etc...sempre terá espaço vazio entre as longas fibras o que dificulta a nos amadores a colagem na madeira, ainda mais se for Ipê ou outra resinosa.
Nunca fiz nada além de deixar secar a sombra e ainda, lasco ele na largura aproximada do arco enquanto verde, é mais fácil, e aí Vc ja da uma alisada por dentro dos nós e coloca ele para secar reto, normalmente eu lasco o bamboo em 4 lascas, coloco essas lascas de costas uma na outra e amarro com barbante para ficar reto, deixa secar e pronto. Nunca passei nada além de uma "lambida na chama" pode ser do fogão para endireitar nos gomos, nunca bichou e nem mofou, mas descolou.
Da uma olhada aqui no forum, tem dois que fiz, um take e outro Warbow, esse sem cola, (Ipê x Bamboo) so com barbante e quer saber? O melhor até hoje, 90#.

IIhhhh...   entramos em terreno pedregoso!  kkkkkkk...

Esse tipo de discussão sobre modos de "tratar" ou "não tratar", "secar à sombra", "secar em forno de luz", tanto relacionado com bambú como também com madeiras, já é alvo de "pega pra capar" a muito tempo.
O próprio Dean Torges, que é um dos caras mais respeitado do mundo sobre arcos madeiras + bambu, deixa isso meio em aberto e mostra apenas o que ele acha que ficou melhor pra ele, que é secar o bambú em um forno de luz, e só isso!
Levando em conta que lá onde ele mora é um lugar onde neva e faz bastante frio durante boa parte do ano faz todo o sentido...  Já pra nós as circunstâncias são outras.

Mas o que alguns outros bowyers argumentam (e que também não deixam de ter seus argumentos válidos), é que o bambú tratado (entende-se por "tratar" a retirada das características orgânicas do bambú) é menos arriscado de pegar fungos / humidade / expandir ou contrair / torcer / e com isso dar uma maior resistência, durabilidade e performance ao bambu.

Pra nós que somos meros mortais e pensamos apenas em: " - Se funcionou tá joia, nem rela. " Qualquer bambú serve...  tendo sido tratado ou não, pouco importa...

Agora numa cultura onde os caras pegam seu arco, saem mata adentro e ficam semanas com o arco a todo tipo de intempéries do tempo ( chuva / sol / frio / etc ) caçando algum tipo de animal, e onde qualquer 5 ou 10 fps de velocidade influencia e muito no resultado do seu tiro. Qualquer modo de melhorar a qualidade de seu produto, pode ser a diferença entre derrubar um urso ou ser comido por ele.

Pra nós que dificilmente a caixa de papelão vai sair nos mordendo, tanto faz...  

Seguimos na filosofia: " - Funcionou: não rela."  Wink

Vidor!  tu tá devendo o video pra gente...  kkkkk...  não esqueci não...   Smile

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Tratamento de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de bambu   Tratamento de bambu Icon_minitimeSex Jul 31, 2015 11:55 am

Agora que o Vidor e o Elisonj já se manifestaram no tópico, vou dar minha pequena contribuição (que é uma fração do que vale a opinião deles, que conhecem muito mais....). Também cortei umas lâminas de bambu (verde, pois achei bem mais fácil) e ainda não fiz tratamento nenhum. Lendo muito na internet, PARA MIM (repito, para mim, pelas minhas condições de material e dinheiro) o método de tratamento que eu achei mais fácil é o cozimento. Pelo que muitas pessoas comentam, o principal causador de fungos e bichos no bambú decorrem do alto teor de amido que o bambu possui. Parece que o cozimento reduz muito esse índice e daí resulta em maior durabilidade. É o método que provavelmente vou fazer com as lâminas que cortei.
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Tratamento de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de bambu   Tratamento de bambu Icon_minitimeSex Jul 31, 2015 2:07 pm

Elison, é bem por aí, pra nos pobres mortais "que não vamos caçar leão na savana Africana" com esses arcos de bamboo, sempre optamos pelo mais pratico em detrimento de algum ganho de velocidade.

Elcio, correta tua colocação, o cozimento na chama que usamos para endireitar é o suficiente para cozinhar o amido.
Ir para o topo Ir para baixo
Junior Coelho

Junior Coelho


Mensagens : 38
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 30
Localização : Pelotas - RS

Tratamento de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de bambu   Tratamento de bambu Icon_minitimeSex Jul 31, 2015 9:10 pm

Bah pessoal, muito obrigado pelas explicações e conselhos.

No fórum e em outros sites, existe uma gama muito grande de explicações de como trata o bambu. Fazendo uma pesquisa aqui no fórum mesmo, pude perceber que quando começa a falar sobre o tratamento, vem uma série de assuntos (as vezes nem a ver com o título do tópico, mas...) que tu chega a perder o "fio da meada".

Achei bem interessante as explicações de vocês, ficando bem resumido o assunto. Dessa forma, irei optar por tratar o bambu do jeito mais prático. Aliás, como já tinha comentado, vai ser o meu primeiro (de muitos) longbows.

Obs.: Essa vara de bambu me custou somente R$ 20,00. Very Happy Very Happy Very Happy   E de onde veio essa, tem mais (até um limite é claro). kkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/juniorcoelhoo
Conteúdo patrocinado





Tratamento de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Tratamento de bambu   Tratamento de bambu Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tratamento de bambu
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» DUVIDA: Tratamento de lâminas taperadas de madeira e bambu, e possívels matérias alternativas.
» Arcos laminados com bambu+bambu
» arco lamindo de bambu+bambu
» problema com bambu
» Fabricação de flecha artesanal ( super simples)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: