ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Faca de sobrevivência

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Faca de sobrevivência Empty
MensagemAssunto: Faca de sobrevivência   Faca de sobrevivência Icon_minitimeSáb Out 03, 2015 1:42 am

A algum tempo atras decidi confeccionar o projeto de uma faca para sobrevivência e bushcraft que teria algumas caractarísticas especiais, tais como:
1- Lãmina mais grossa e larga para servir de pá e ter mais poder de macheteio;
2- Para servir para serviços pesados eu elegi uma lâmina de 9" por 6mm de grossura por 50mm de largura (um verdadeiro machado)
2- Serra no dorso para a confecção de armadilhas e abrigos;
3- Ponta afilada e não afiada, para poder receber golpes em battoning;
4- Riscador de pederneira;
5- Grind do fio mais alto para ter um poder de corte maior;
6- Finger groove ao início do cabo para maior controle da faca em serviços de precisão;
7- Cabo em material sintyético aderente para resistir às vibrações dos golpes e para não derrapar nas mãos;
8- Cabo mais longo para permitir uma dupla pega aumentando o alcance da lâmina quando usada em macheteio;
9-Gavião ao final da empunhadura para auxiliar na retenção da faca nas mãos em macheteio;
10- Quegrador de noses e castanhas ao fim da empunhadura;
11- Bainha ambidestra e de engates rápidos em ambos os lados;
12- Possibilidade de utilização na horizontal às costas;
13- Possibilidade de acoplamento de um case removível para a guarda de items de sobrevivência;
14- Possibilidade de acoplamento de pederneira, pedra de afiar (dessas da Victorinox que já se provaram mais que uteis em diversas situações) e uma lanterna mini-maglite à moda das bainhas dos canivertes Victorinox mesmo.
Mais alguns pequenos detalhes que vão ver nas fotos a seguir.
Depois de inúmeros (inúmeros mesmo) desenhos e recortes em chapas de madeira, cheguei em um modelo que julguei o ideal.
Embora eu não vá revelar qual é o cuteleiro que fabricou, isso ficará óbvio pra quem já viu algum trabalho desse cuteleiro em alguma foto por ai.

[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img][img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
Faca e bainha.

[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
Detalhe da ponta e serra

[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
A orelha no lombo da faca é para maior apoio do polegar e para riscar pederneira. Aqui também dá pra observar bem o finger groove e o grind alto do fio.

[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
Aqui em uma total do cabo, dá pra ver o gavião ao fim da empunhadura e o quebrador de noses, além de sua longa extensão pra permitir a dupla empunhadura, hora mais próxima à lâmina para trabalhos mais finos e hora mais longe para macheteio.

[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
Aqui dá pra ver o grande bolso destacável e os vélcros de fechamento da tampa são também finos bolsos pra se armazenar um par de band ayds ou um pequeno kit de costura com alguns tipos de linha e algumas agulhas enrolados em um papel acartonado.

[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
Aqui a bainha toda desmontada. Como se pode ver, tudo aqui pode ser desmontado para mudar de lado mantendo a faca na direção que o portador quiser e ou para acoplagem ou não de acessórios.

Dados: A lâmina tem 58 a 59 hrc de duresa e é feita em aço 6150 banhado com tinta epóx eletrolítica
O cabo é em micarta dual collor e preso à lâmina por aparafusamento com parafusos tipo Allen.
Qualquer curiosidade é só perguntar.

Emfim, amigos, espero que tenham gostado do meu primeiro projeto de faca artesanal.
Quem sabe algum dia eu consiga fazê-las também pois a bainha já fui em quem fabricou à mão.

Antes que alguem me peça pra alterar o tamanho das fotos, saibam que a cada vês que eu tentei colocar o (640px,480px) na descrição da foto, ela desapareceu (deve ser problemas com o meu processador), então, se alguem puder fazê-lo pra mim sem que as fotos desapareçam, eu agradeço.


Última edição por Sandro em Sáb Out 03, 2015 10:58 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Faca de sobrevivência Empty
MensagemAssunto: Re: Faca de sobrevivência   Faca de sobrevivência Icon_minitimeSáb Out 03, 2015 9:17 am

não consigo ver as fotos Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Faca de sobrevivência Empty
MensagemAssunto: Re: Faca de sobrevivência   Faca de sobrevivência Icon_minitimeSáb Out 03, 2015 10:17 am

Mário Sérgio escreveu:
não consigo ver as fotos Crying or Very sad

Deve ser um projeto secreto Razz lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Faca de sobrevivência Empty
MensagemAssunto: Re: Faca de sobrevivência   Faca de sobrevivência Icon_minitimeSáb Out 03, 2015 11:05 am

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Mário Sérgio escreveu:
não consigo ver as fotos Crying or Very sad

Deve ser um projeto secreto Razz lol!

Não é secreto não. KKKKKKKKKKKK
Tá ai as fotos. To com uma dificuldade enorme de por as fotos e de alterar os tamanhos pois cada ves que tento mudar as fotos elas somem.
Ir para o topo Ir para baixo
FKN




Mensagens : 32
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 49
Localização : São Carlos

Faca de sobrevivência Empty
MensagemAssunto: Re: Faca de sobrevivência   Faca de sobrevivência Icon_minitimeSáb Out 03, 2015 2:16 pm


Excelente faca.





Sandro escreveu:
v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Mário Sérgio escreveu:
não consigo ver as fotos Crying or Very sad

Deve ser um projeto secreto Razz lol!

Não é secreto não. KKKKKKKKKKKK
Tá ai as fotos. To com uma dificuldade enorme de por as fotos e de alterar os tamanhos pois cada ves que tento mudar as fotos elas somem.
Ir para o topo Ir para baixo
dbc785

dbc785


Mensagens : 1474
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 33
Localização : Pederneiras - SP

Faca de sobrevivência Empty
MensagemAssunto: Re: Faca de sobrevivência   Faca de sobrevivência Icon_minitimeDom Out 04, 2015 11:34 pm

Muito interessante, gostei da faca, lembra muito a War Plus do Fabio Souza da FASB Facas Militares:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Eu só faria uma serra menor, isso facilitaria pancadas para cortar madeira.
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Faca de sobrevivência Empty
MensagemAssunto: Re: Faca de sobrevivência   Faca de sobrevivência Icon_minitimeQui Out 08, 2015 3:44 am

Olá dcb785.
Desculpe a demora pra responder.
Na verdade foi ele mesmo quem fês e o desenho era ligeiramente diferente, mas na hora de cortar saiu com algumas alterações.
Embora ele fique parecendo uma War que tomou umas bombas e malhou, mas ela tem algumas diferenças básicas, como a ponta droop point em ves de clip, a largura bem maior, a orelha em cima pra riscar pederneira, dois finger groove, além do gavião ao final do cabo.
Quanto à serra, eu pedi ela assim mesmo porque quanto maior a serra maior o diâmetro da tora que dá pra cortar com ela, além do mais, o contrafio não é afiado mas só afilado, ou seja, ele começa da grossura da lâmina (6mm) e vai afinando gradativamente até a ponta, isso possibilita fazer battoning sem problema e se a madeira estiver serrada no comprimento certo é molezinha uma ou duas pancadas na ponta e tá lascada a tora.
A bainha dela fui eu quem fez, não ficou muito boa porque foi a primeira que eu faço, mas tem a original dela que é de cordura com sistema de engate no cinto por botões de pressão e sistema molle na traseira pra acoplar no equipamento além daquele bolso enoooorme na frente que cabe coisas pra caramba.
Eu mandei pro Fabio fazer exatamente por causa do modelo de serra dele que é muito eficiente.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Faca de sobrevivência Empty
MensagemAssunto: Re: Faca de sobrevivência   Faca de sobrevivência Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Faca de sobrevivência
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Encomenda de Facão Kukri em aço 52100
» Projeto de faca inspirada na faca do filme Rambo III
» Faca de desbaste vs Faca forjada
» Faca do Mal - Faca + Tazer!
» Uma Bowie no estilo Frontier.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: