ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Faca de desbaste vs Faca forjada

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Sr.Raposa




Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/02/2017

Faca de desbaste vs Faca forjada Empty
MensagemAssunto: Faca de desbaste vs Faca forjada   Faca de desbaste vs Faca forjada Icon_minitimeSáb Mar 25, 2017 11:03 am

Bom dia pessoal, sou novo no forum e este é meu primeiro post.


Estou começando a estudar cutelaria, fiz uma faca forjada com a ajuda de um cuteleiro profissional (imagem).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Achei uma mola de caminhão e pretendo fazer uma faca por desbaste mas ai ficou uma duvida, tem diferença entre desbastada ou forjada?será que pode influenciar na hora de fazer a tempera? em questao a resistência e durabilidade principalmente na ponta da faca.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Obrigado Pela atenção Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
FBSCROSSB

FBSCROSSB


Mensagens : 467
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 51

Faca de desbaste vs Faca forjada Empty
MensagemAssunto: Re: Faca de desbaste vs Faca forjada   Faca de desbaste vs Faca forjada Icon_minitimeSáb Mar 25, 2017 11:17 am

Olha, eu não entendo nada da parte técnica da coisa, mas o que é bem feito e bonito salta aos olhos. Se essa for a faca de um "iniciante", receba os meus sinceros parabéns! imagine quando você estiver realmente dominando a arte...
Ir para o topo Ir para baixo
Sr.Raposa




Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/02/2017

Faca de desbaste vs Faca forjada Empty
MensagemAssunto: Re: Faca de desbaste vs Faca forjada   Faca de desbaste vs Faca forjada Icon_minitimeDom Mar 26, 2017 12:55 pm

Obrigado Very Happy quando terminar essa por desbaste vou fazer a mesma tempera da forjada e testar a resistência dela
Ir para o topo Ir para baixo
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

Faca de desbaste vs Faca forjada Empty
MensagemAssunto: Re: Faca de desbaste vs Faca forjada   Faca de desbaste vs Faca forjada Icon_minitimeSeg maio 29, 2017 10:50 pm

ola amigo ,tbm gosto da arte .
talvez isso ajude :
texto tirado do
forum cutelaria artesanal .


pessoal:

Um questionamento, principalmente referente a qualidade da lâmina, independente do tipo de aço (evidentemente que apropriado à cutelaria).

A faca forjada é melhor do que a desbastada, para o mesmo aço? Ou é o contrário?

Claro que tenho minha opinião, mas antes gostaria de ouvir a de vocês.




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
ne)

Re:Forjada x Desbastada

Miguel, essa discussão é bem antiga. Lá fora, já deu muito pano pra manga e gerou, até, alguma inimizade.

Ha autores que defendem o forjamento completo, já que, para eles, a ação de forjar, de martelar, auxiliaria a compactar o grão do aço, tornando-o menor. Para outros, não faz a mínima diferença, pois o tratamento térmico posterior é o que define as qualidades do aço, e as tansformações em sua estrutura que tanto procuramos.

Pessoalmente, sou mais pela segunda corrente. Não acredito - até hoje, pelos conhecimentos que tenho HOJE - que haja alguma diferença que possa ser notada. Ambos os processos apenas conformam o material, o forjamento não agregando nenhuma qualidade além do romantismo da técnica ou da "pureza" do processo de confecção.

Mas como falei, é a minha opinião neste momento. Se algum dado técnico for apresentado, nada impede que eu mude minha opinião sobre o assunto.

Não acho que o processo de forja, parcial ou completo, resulte em um aço de qualidade maior do que o de uma faca simplesmente feita por "stock removal".

Abraço!

João, suscitei essa questão jamais para que ocorra alguma inimizade, longe disso. Estamos aqui somente para agregar, nunca para segregar.

Sempre notei um certo preconceito ( ou pré-conceito) referente as facas produzidas somente por desbaste. Por essa razão, e tão somente

essa, é que efetuei o questionamento, evidente que respeitando as opiniões contrárias e longe de querer ter razão. Acredito que se forem

analisadas sob o aspecto técnico, tirará algumas dúvidas, principalmente de quem está começando na nobre arte da cutelaria.

Ir para o topo Ir para baixo
Julio EFM




Mensagens : 10
Data de inscrição : 21/04/2017

Faca de desbaste vs Faca forjada Empty
MensagemAssunto: Re: Faca de desbaste vs Faca forjada   Faca de desbaste vs Faca forjada Icon_minitimeTer maio 30, 2017 1:55 pm

Tudo bem Sr . Raposa?
Qto a diferença entre forjadas e debastadas, elas são desprezíveis qto ao desempenho é resistência, usando o mesmo aço e tratamento térmico. Pode ir sem problemas fazer por desbaste.
O único cuidado q tem q ter, ao utilizar uma mola de caminhão (ou seja, metal já utilizado), é fazer a normalização dele, para só depois fazer o desbaste e tratamento térmico, etc.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Faca de desbaste vs Faca forjada Empty
MensagemAssunto: Re: Faca de desbaste vs Faca forjada   Faca de desbaste vs Faca forjada Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Faca de desbaste vs Faca forjada
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda com primeira faça (desbaste convexo...)
» Faca Puukko Forjada
» faca Kukri forjada em aço 5160.
» Pros Bushcrafters, Faca Puukko forjada
» Ultimo trabalho, Faca forjada de eixo de torção

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: