ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Probleminha com puxada pequena (24")

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Dehian

Dehian


Mensagens : 149
Data de inscrição : 29/06/2015
Idade : 40
Localização : São Luís - MA

Probleminha com puxada pequena (24") Empty
MensagemAssunto: Probleminha com puxada pequena (24")   Probleminha com puxada pequena (24") Icon_minitimeSeg Fev 29, 2016 12:37 pm

Com o segundo campeonato estadual se aproximando, minha namorada anda empenhada nos treinos para defender o titulo de campeã na categoria arco instintivo do torneio passado, porém percebi problemas com a mudança de distância.

Ela usa meu RD Twin de 25# nas competições, o primeiro torneio foi mais para divulgar o esporte na cidade, ocorreram simultaneamente o campeonato estadual de Recurvo Olimpico e Tradicional Aberto (Chamado por eles de PRO-Instintivo) e foram distancias fixas em 10m. Porém o próximo sera algo entre 14-18 metros e percebi que o agrupamento e consistência dela cairam muito. De inicio achei que era somente a mudança da distancia, mas depois desconfiei das flechas. Ela estava usando flechas outlaw da BlackEagle com 28" spine 600. Na distância maior é perceptível ver as flechas indo para esquerda.

Pensei em pegar umas flechas de madeira que me venderam errado ano passado, as flechas têm 28" e o spine aproximado é algo entre 15-20#, já estou providenciando pontas de 100gr. A Dúvida é, manter as flechas em 28" ou cortar para 26"?
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Probleminha com puxada pequena (24") Empty
MensagemAssunto: Re: Probleminha com puxada pequena (24")   Probleminha com puxada pequena (24") Icon_minitimeSeg Fev 29, 2016 5:26 pm

O tamanho do alvo é medido em MOA - minutes of angle

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se aumenta a distância a sua margem de erro continua a mesma, só que o tamanho da dispersão aumenta em centímetros porque é o mesmo ângulo de erro. Portanto é normal aumentar a dispersão com o aumento da distância. O alvo padrão WA - FITA de 40 cm a 18 metros tem o mesmo tamanho relativo do que o alvo WA - FITA de 122 cm a 70 metros. Dentro da alça de mira eles tem o mesmo tamanho.

O segundo elemento que influencia na precisão do tiro é o ângulo da parábola.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O peso de puxada e o peso e aerodinâmica da flecha influencia na velocidade e consequentemente na parábola. Se o arco tem peso de puxada pequeno a parábola é maior e a longa distância aumenta a influência de outros fatores, como o vento e erro de largada. Se o arco tem 25# a 28" isso quer dizer que a 26" o arco deverá ter umas 23# ou 22#. Se aumenta a distância, aumenta a parábola. Eu vi uma criança acertando o alvo a 70 metros com um SF Optimo de 20# que na puxada dela deveria estar com umas 16#. A flecha entrou a uns 45 graus de inclinação no anteparo. Nessa condição a precisão é mínima.

---

Em relação o spine da flecha é necessário que a flecha vá para frente em linha reta. Você mira instintivamente ou com uma mira para frente. Se a sua flecha vai para o lado é porque tem alguma coisa errada. O meu arco eu posso mover a mira dos 18 metros para os 70 metros sem mexer na lateralidade, porque o spine está correto e a regulagem do buton levei uns 3 dias, mas acertei.

Se a flecha vai para a lateral quer dizer que parte da energia está sendo gasta de forma equivocada. O meu arco estava com o spine ligeiramente errado, eu dei duas voltas no parafuso da lâmina (recurvo tem regulagem de + 3 e -3 voltas, o que dá +- 8% de ajuste no peso de puxada) e aumentou 2 libras. Isso foi suficiente para acertar o spine a flecha voar reta. Só que nisso eu ganhei 1 cm na regulagem da mira. A transferência correta de energia da lâmina para a flecha permitiu uma velocidade muito maior e a consequente melhora na precisão.

No seu caso o correto é atirar com a flecha de 28" primeiro e ver como está a lateralidade. Melhor fazer o teste de papel para isso.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se for necessário cortar a flecha, corte apenas uma e testa o resultado.
E melhor ainda. Vai cortando de meia em meia polegada.

Primeiro tem que acertar a altura do nock point.
Nunca ajusta as duas coisas ao mesmo tempo, primeiro sempre o nock point.
Depois vai cortando até acertar a lateralidade.

E lembre-se que só pode cortar até o limite de segurança.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Probleminha com puxada pequena (24") Empty
MensagemAssunto: tiros   Probleminha com puxada pequena (24") Icon_minitimeSeg Fev 29, 2016 6:53 pm

Esse nosso VB é uma enciclopédia ... ele e o Ruy.
Parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Probleminha com puxada pequena (24") Empty
MensagemAssunto: Re: Probleminha com puxada pequena (24")   Probleminha com puxada pequena (24") Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Probleminha com puxada pequena (24")
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Minha primeira Besta, carinhosamente batizada de "Besta-Fera"
» Tamanho da puxada, como cortar flecha de fibra de carbono e regulagem de puxada
» Hoyt CAM XTR 3D puxada de 29,5" como diminuir a puxada sem trocar MODULE?
» Algumas duvidas
» Ancoragem... Pequena dúvida

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: