ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
lNlear




Mensagens : 55
Data de inscrição : 02/12/2015

Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo   Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo Icon_minitimeSeg Jun 13, 2016 12:25 am

Olá galera, comecei no esporte a mais ou menos 6 meses, tenho varias dúvidas que preciso tirar para que eu possa evoluir no esporte, lá vai:


1- Quando treino com elástico meu ombro esquerdo não levanta mas quando com o arco tenho mania de levantar o ombro esquerdo, principalmente quando estou cansado, devo fazer força no ombro para baixo-lo? acredito que possa ser falta de resistência no músculo, qual exercício especifico eu posso fazer pra melhorar?

Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo Shoulder-up-560a

2- Como deve ser a respiração do arqueiro? devo prender a respiração, transferir o ar para o abdômen?

3- É verdade que na ancoragem os coreanos colocam a corda bem na pontinha dos dedos? Qual o certo? devo "fechar" bem os dedos na corda e fazer bastante pressão no terceiro dedo?

4- Meu arco tem 28# mas o spine das minhas flechas são para 44#, estou treinando a 30m sei que devo troca-las mas é possível agrupar com elas ou devo trocar imediatamente?

5- Gosto bastante do estilo coreano de atirar, se vc souber de algum material sobre postura que possa me indicar será muito bem vindo desde que seja do estilo coreano

6- No grip do bernardo tem uma massinha, pra que serve? onde compro? como coloca?

Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo 12715710_776131262487099_1439268262311016591_n
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo   Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo Icon_minitimeSeg Jun 13, 2016 12:44 am

1- A omoplata (escápula) deve ser encaixada. Você puxa a omoplata para trás.
Segura o arco, coloca a flecha, encaixa o dedo na corda.
Estica o braço do arco, faz uma leve tensão na corda chamada pré-puxada.
Levanta o arco em movimento giratório até acima do ponto de ancoragem.
Encaixa a omoplata e desce o braço puxando a corda.
Se a omoplata não está encaixada, o braço balança, não dá para mirar e o ombro pode subir.

https://youtu.be/98KMln-AZNU

Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo SHoulder-2

2- Levou a mão do arco para a posição, esvazia o pulmão.
Puxa a corda inspirando, se diz até encher 60% da capacidade do pulmão.
Encaixa a mão da corda no ponto de ancoragem e prende a respiração. Mira e dispara.
Alguns arqueiros demoram mais na ancoragem e nesse ponto apenas soltam um pouquinho de ar.
Se inspirar vai movimentar o corpo.

3- Não é verdade. Cada arqueiro tem o seu hábito.
Kissik Lee, treinador coreano das estrelas, diz para pegar na parte central da falange média.
Pegar na ponta ou na dobra pode criar calos doloridos.

4- Spine correto é ótimo para quem muda muito de distância. Atirar a distância fixa não tem problema.
Flecha com spine incorreto tende ir para direita ou esquerda.
Se aumenta ou diminui a distância tem que corrigir a lateralidade.
Nos 70 metros um erro de spine vai dificultar o agrupamento das flechas.
Mas se você estiver agrupando a ponto de perceber esse problema vai ser fácil encontrar um patrocinador.

O problema do spine é quando ele está muito errado a ponto de criar um problema de segurança.
Ao ponto da haste ser tão mole que pode quebrar no lançamento e furar a mão do arqueiro.
Ou tão dura que não é possível acertar o alvo.
Um erro de 50 a 100 para cima ou para baixo é mais uma questão de correção de lateralidade.

5- A referência em tiro de precisão (target) coreano é o Kissik Lee, treinador dos medalhas de ouro.
O livro dele é o Total Archery. Apenas em inglês e espanhol.

Idea http://www.kslinternationalarchery.com/Technique/KSLShotCycle/KSLShotCycle-Brazil.html

6- Arqueiro é cheio de mania. Cada um encontra a sua.
Eu enrolo a minha empunhadura com grip de raquete de tênis porque minha mão fica molhada rápido.
E muitos fazem um enchimento com durepoxi para ajustar a pegada para uma forma mais confortável.

alien
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo   Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo Icon_minitimeSeg Jun 13, 2016 6:55 am

Flecha com spine incorreto fica muito nervosa. Sem dúvida dá para atirar e se comprar outras com spine mais adequado não é uma opção, então vai com essas mesmo. Mas a chance de ela acertar o riser por causa de deficiências técnicas é muito grande. Não adianta regular button (e definitivamente não desperdice tempo fazendo o teste com flechas sem/com penas).

Sobre o ombro levantar, sugiro começar do jeito mais simples. Para começar, verifique se seu eixo (sua coluna vertebral) está vertical. É muito comum a pessoa se inclinar para trás, principalmente quando faz a puxada. Entre outras coisas o ombro levanta com a pressão do arco. Note o quanto o moleque da sua foto está inclinado para trás.

Um truque que pode experimentar é se inclinar um pouco para a frente antes de fazer a puxada, fazer a puxada e verificar se melhora.

Outra coisa: relaxar a musculatura, principalmente do antebraço, pode ajudar. Se você tenta empurrar o arco com o braço do arco, pode desencaixar o ombro e isso também contribui para ele subir.

VB, sobre a técnica do Ki Sik Li, alguns elementos são legais mas, em geral, é muito complicada para o ser humano normal. Eu desaconselho, por experiência própria.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo   Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo Icon_minitimeSeg Jun 13, 2016 9:44 pm

kkkkkkk eu tentei aquela posição de pé e quase caia no chão
a open stance do Kissik Lee é usada por vários na linha da federação
mas eu definitivamente desisti daquilo, acho que falta coordenação motora
ou talvez falta tentar por 3 meses e umas 4.000 flechas.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo   Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo Icon_minitimeSeg Jun 13, 2016 10:33 pm

EVC escreveu:
Flecha com spine incorreto fica muito nervosa.

Retificando: flecha com spine muito incorreto...
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo   Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo Icon_minitimeSeg Jun 13, 2016 10:43 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
kkkkkkk eu tentei aquela posição de pé e quase caia no chão
a open stance do Kissik Lee é usada por vários na linha da federação
mas eu definitivamente desisti daquilo, acho que falta coordenação motora
ou talvez falta tentar por 3 meses e umas 4.000 flechas.

Também tentei isso. Eu até conseguia fazer relativamente bem mas ficava um pouco desconfortável. Eu acabei mudando para uma postura apenas ligeiramente aberta.

Eu nem estava pensando nessa posição dos pés quando escrevi aquele post. Definitivamente é um dos pontos que pode ser um grande problema para quem tentar emular essa técnica mas não é o único.

Aquela história do tríceps rígido não é inteiramente clara para mim. Alguns interpretam aquele item como manter o braço empurrando o arco. Se for isso mesmo, é um item que acho que vai dar problema, pois se está usando força muscular de braço para o tiro. Basta se cansar e adeus consistência. Melhor manter o braço do arco mais relaxado, usando a estrutura esquelética para suportar a maior parte da tensão exercida pelo arco.

A preocupação com a respiração é um complicador desnecessário para a maior parte das pessoas. De novo, quando estiver fazendo uns 580 no indoor ou 660 no duplo 70m, aí talvez seja hora de pensar nisso. Wink

No geral a técnica é descrita com tal complexidade que é difícil de reproduzir. O segundo livro, em vez de ajudar a esclarecer, é tão cheio de minúcias que acaba complicando.

A técnica do Ki Sik Li NÃO é coreana (embora ele seja). Acho que o Kim Hyun Tak segue mais a escola coreana e, se você vir os vídeos, vai ver que é muito mais simples.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo   Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Varias dúvidas sobre técnicas de tiro com arco recurvo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» DUVIDAS SOBRE ARCO RECURVO TAKE DOWN
» Dúvidas Arco Recurvo
» Dúvidas sobre construção do arco recurvo com molas de kombi
» Duvidas sobre arcos recurvo take down
» Sou Iniciante no Tiro com Arco . Duvidas..

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: