ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvida spine das flechas

Ir para baixo 
+6
Thiago Guerreiro
v.b.-s.j.r.preto
Ruy
EVC
Mário Sérgio
lNlear
10 participantes
AutorMensagem
lNlear




Mensagens : 55
Data de inscrição : 02/12/2015

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeQua Jun 22, 2016 6:16 pm

Olá arqueiros, gostaria de saber por exemplo se eu tenho uma flecha 29.5" com 800 de spine e corto ela para 28.5" o spine vai mudar?
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeQua Jun 22, 2016 8:29 pm

Óbvio
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeQui Jun 23, 2016 7:46 am

Existe um software chamado Arrows para smartphones, muito bom e prático. Lá você consegue simular algumas situações.

Cortando a haste de 29.5" para 28.5", ESTIMO que o spine passe de 0.800 para algo em torno de 0.720. Veja também o chart do fabricante.
Ir para o topo Ir para baixo
Thiago Guerreiro

Thiago Guerreiro


Mensagens : 144
Data de inscrição : 27/05/2016

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeQui Jun 23, 2016 11:55 am

Boa Ruy.
Boa dica, muito PRESTATIVO você Wink
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeQui Jun 23, 2016 12:30 pm

lNlear escreveu:
Olá arqueiros, gostaria de saber por exemplo se eu tenho uma flecha 29.5" com 800 de spine e corto ela para 28.5" o spine vai mudar?

Na verdade o spine não muda (o spine é uma medida da flexibilidade da flecha). O que muda é o comportamento dinâmico da flecha (denominado imprecisamente de spine dinâmico).

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeQui Jun 23, 2016 3:01 pm

EVC escreveu:


Na verdade o spine não muda (o spine é uma medida da flexibilidade da flecha). O que muda é o comportamento dinâmico da flecha (denominado imprecisamente de spine dinâmico).

Abs.

Correto EVC, o spine da haste não muda. Pelo encurtamento, a flecha torna-se mais difícil de ser flexionada.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: spine   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeQui Jun 23, 2016 4:43 pm

A fabricação gera uma haste mais flexível ou menos flexível.
Isso é decorrente das especificações do fabricante, flexibilidade, espessura, massa, comprimento.
O spine, com certeza, eu acho que é assim, é o valor atribuído à haste no comprimento fabricado.
Se a haste é cortada, o spine muda, porque é decorrente do comprimento; é o que penso.
A mesma haste é mais flexível se é mais longa, ou, menos flexível se é mais curta.
Existem hastes que são fabricadas com 32 polegadas, 30 polegadas, ou outros comprimentos.
Comprei uma Gold Tip Nine3, que veio com comprimento de 33 polegadas e não tem spine, é haste dura.
Normalmente a fabricante tem uma tabela de corte que leva em conta a libragem do arco.
A Gold Tip tem o seu "calculators":

https://www.goldtip.com/calculators.aspx

Eu corto minhas flechas no zôlhometro.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeQui Jun 23, 2016 5:58 pm

TRC escreveu:
A fabricação gera uma haste mais flexível ou menos flexível.
Isso é decorrente das especificações do fabricante, flexibilidade, espessura, massa, comprimento.
O spine, com certeza, eu acho que é assim, é o valor atribuído à haste no comprimento fabricado.
Se a haste é cortada, o spine muda, porque é decorrente do comprimento; é o que penso.
A mesma haste é mais flexível se é mais longa, ou, menos flexível se é mais curta.
Existem hastes que são fabricadas com 32 polegadas, 30 polegadas, ou outros comprimentos.
Comprei uma Gold Tip Nine3, que veio com comprimento de 33 polegadas e não tem spine, é haste dura.
Normalmente a fabricante tem uma tabela de corte que leva em conta a libragem do arco.
A Gold Tip tem o seu "calculators":

https://www.goldtip.com/calculators.aspx

Eu corto minhas flechas no zôlhometro.

É preciso separar os conceitos.

O spine (que é a medida de flexibilidade da haste) é medida padrão obtida colocando-se um peso de 1.94 lb no centro da haste com apoios distantes 28". Essa medida é atribuída na fabricação da haste e o spine da haste continuará com o mesmo valor independente do tamanho que for cortado porque é característica dela.

O que muda é a flexibilidade da flecha admitindo, agora, o tamanho que foi cortado. É natural que a flecha fique mais difícil de ser flexionada quanto mais curta ela for, não por causa na rigidez da haste mas por conta do momento (força vezes o braço de alavanca).
E é isso que o pessoal chama de spine dinâmico, uma vez que agora será computado o tamanho real da haste, peso da ponta, peso e arrasto da pena, peso no nock, inserts, etc que pode "endurecer" mais ou menos a flecha.
Os valores que mencionei anteriormente é que se for subtraída aproximadamente uma polegada do tamanho da haste, o spine dinâmico poderia variar, o efeito de uma flecha de spine 0.800 seria "equivalente" ao de uma flecha de spine 0.720 cortada 1" menos.
Mais ou menos isso que dá para simular também utilizando os charts dos fabricantes.

Abraço Turcão. Very Happy


Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: spine   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeQui Jun 23, 2016 8:47 pm

O amigo Ruy é técnico, preciso, explica as coisas com clareza.
Tudo Ok!
Eu não ligo muito pra essas questões porque tremo demais para mirar, aí, a flecha pouco influencia.
Por exemplo, eu utilizo Ultralight Entrada, com magnificência (straightness) 0.006".
Um grande arqueiro amigo, lá em Campos do Jordão, me orientou a usar as 0.001", para aumentar a precisão dos tiros.
Mas, os 0.005" de diferença, não faria diferença em face da tremedeira. kkkkk
Utilizo spine 400, mas, pela tabela da GoldTip, eu poderia usar spine 500.
As Ultralight, as Hunter e as Beaman, eu as cortei com 26.7", as XT, com 27", não dá diferença.
Pretendo, agora, diminuir um pouco as XT, assim fica tudo do mesmo tamanho.
Anteriormente, eu utilizava umas GoldTip com spine 340, também não fazia diferença.
No meu caso, que sou lá um arqueiro razoável apenas, utilizando spine 400, tudo fica OK.
O problema todo, eu acho, é querer usar o spine em desacordo com a potência, por exemplo, usar spine 600 para arco de 70 libras.
Pensou se estoura a flecha?
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeSex Jun 24, 2016 12:07 am

O arqueiro escolhe a flecha levando em consideração duas coisas.

1- O tamanho da flecha.

Incorretamente muita gente acha que é o tamanho da puxada. Não. Tamanho da flecha.
Normalmente se corta a flecha para o tamanho da puxada, ai uma coisa vira outra coisa e tudo fica igual.
Mas o que influencia a escolha é o tamanho da haste da flecha.

2- O peso real da puxada do arqueiro.

Incorretamente muita gente acha que o peso de puxada é aquele marcado na lâmina. Não.
Aquele peso marcado na lâmina ele acontece apenas com a puxada em 28 polegadas.
Se o arqueiro puxa menos de 28 polegadas o peso de puxada é menor.
Se a arqueira puxa mais de 28 polegadas o peso de puxada é maior.
Melhor aferir com uma balança (dinamômetro) o real peso de puxada, para um calculo adequado.

A tabela relaciona: tamanho da flecha, peso de puxada e spine.
Portanto cortar a flecha move a haste na tabela para um peso de puxada maior.
Deixar a flecha maior move a haste na tabela para um peso de puxada menor.

alien
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeSex Jun 24, 2016 6:44 am

VB, como não há um botão de thanks e/ou "curti":

THANKS. CURTI. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeSex Jun 24, 2016 4:52 pm

Tanto o VB, tanto o EVC, entendem daquilo que foi colocado aqui.
Tem o Ruy, também que sabe muita teoria sobre arco e flecha.
O Mamutão já colocou um tópico sobre spine dinâmico:

http://www.arcobrasil.com/t2097-spine-dinamico-continuacao-do-arrow-charts?highlight=spine

No BUSCA, colocando-se "spine", tem um montão de tópicos falando sobre o assunto.
Como eu uso apenas flechas Gold Tip, spine 400, corto todas do mesmo tamanho.
Não tem como eu mudar as minhas flechas, o spine e o comprimento da haste já estão sacramentados e experimentados.
Meus arcos já estão medidos, 48 libras a 50 libras, 257 a 259 fps; flechas com hastes de 26,7".
Gosto de flechas leves para o Field, 7.4 gpi, para Indoor e Outdoor, 8.2 gpi; vanes bohning 1,97".
Vejo nos eventos que alguns utilizam flechas extremamente finas e longas, acredito que são cortadas em acordo com as especificações do fabricante.
Minhas flechas são mais grossas, sempre ganho um ou outro pontinho com cortes de linha. rsrsr
Entretanto, o assunto é interessante, deve mesmo ser pesquisado e debatido, principalmente por quem está iniciando.


Ir para o topo Ir para baixo
Thiago Guerreiro

Thiago Guerreiro


Mensagens : 144
Data de inscrição : 27/05/2016

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Aproveitando o tópico   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeTer Jul 26, 2016 9:26 am

Bom dia arqueiros Very Happy
Podem tirar algumas dúvidas quanto ao spine da flecha por favor?

1º Qual o spine correto para meu arco com 30 libras?

2º O spine tem que ser ajustado com a distância? (exemplo 10 metros eu uso um, 20 metros outro, 50 metros outro) ou é o mesmo spine?

3º O que acontece se o spine não for o correto? Se for um spine abaixo ou se for acima?


4º O spine varia conforme o material ou um arco que usa spine 500 de carbono também usará spine 500 de fibra de vidro?

5º A puxada influencia no spine?


Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
VictorBarberini

VictorBarberini


Mensagens : 278
Data de inscrição : 10/06/2013
Idade : 29
Localização : Rio Grande do Sul

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeTer Jul 26, 2016 2:04 pm

1º Qual o spine correto para meu arco com 30 libras?
Depende do tamanho da sua puxada, como já foi dito tudo influencia, caso tu puxe 28" certinho é fácil porem se puxar 30" ou 26" já tem que dar uma trabalhada em cima disso.
OBS: Pense no arco como uma mola, se torcer mais tem mais potencia se torcer menos tem menos potencia, as marcas pré estabelecem essa libragem nas 28" de comprimento para apenas ter um parâmetro de comparação.


2º O spine tem que ser ajustado com a distância? (exemplo 10 metros eu uso um, 20 metros outro, 50 metros outro) ou é o mesmo spine?
Pelo contrario, o spine precisa estar correto para não afetar lateralmente na distancia. Se tua flecha for muito dura ela não vai contornar o riser e vai sair sempre para a esquerda, assim tu vai precisar compensar a mira, caso parar para pensar se a flecha já está saindo torta do arco quando mais longe tiver o alvo mais vai ter que mover a mira lateralmente poise alem da parábola vertical que é natural do tiro tu vai criar uma lateral. Com o spine ajustado a flecha sai sempre reta do arco e tu elimina essa variação lateral tornando o arco muito mais preciso.
Obs: Caso tu esteja iniciando com uma distancia fixa e o spine das suas flechas não for muito fora nem de MUITA importância para isso no momento tu apenas vai compensar na mira e pronto o problema é quando tu atira longas distancias e a cada tiro tem que ficar ajustando lateralmente a mira.


3º O que acontece se o spine não for o correto? Se for um spine abaixo ou se for acima?
Se o spine for duro a flecha não se torce e sai para a esquerda do arco e consequentemente ela bate no riser, se for muito baixo ela dobra tanto na largada que vai para a direita, normalmente o pessoal fala que é preferível ter flechas mais duras do que moles porem quanto eu atirava de composto só conseguia agrupar flechas de alumínio quando eram um pouco mais moles.


4º O spine varia conforme o material ou um arco que usa spine 500 de carbono também usará spine 500 de fibra de vidro?
O spine é fixo, para hastes de carbono ou alumínio porem nem sei se fibra de vídeo tem spine, acho que os vendedores colocam algo aleatório lá, não compre essas flechas, melhor comprar umas de carbono da china então.


5º A puxada influencia no spine?
Como já disse antes tudo é ligado, sem definir a tua puxada fica meio difícil escolher o spine ideal, daria apenas para procurar supondo que tu tivesse 28".
Obs: Tem a questão do clicker também, caso tu não use da para fazer o ajuste pelo tamanho da haste já que não vai precisar cortar.



CONTEÚDO ADICIONAL

Dúvida spine das flechas 2000px-Paradoxo_do_arqueiro.svg
Olhe o que eu disse da flecha ir para a esquerda caso for muito dura e direita caso for muito mole, o spin correto é quando ela se torce mas sai corretamente no centro.


Esse vídeo mostra um tiro em slow-motion com flechas perfeitamente ajustadas ao arco. Elas devem ser lançadas assim, se torcendo para não bater no riser isso evita que ocorra desvios.
Ir para o topo Ir para baixo
Thiago Guerreiro

Thiago Guerreiro


Mensagens : 144
Data de inscrição : 27/05/2016

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeTer Jul 26, 2016 3:08 pm

VictorBarberini que explicação fantástica.

Minhas flechas são de carbono com spine 700, elas tem 30''. Alguns tiros estão saindo bem laterais (para esquerda). Atirando com uma flecha de fibra de vidro que diz ter 500 de spine o tiro sai mais correto sabe? Por isso achei tudo tão confuso.

Quanto minha puxada acontece algo esquisito, eu costumo fazer a puxada erguendo o arco, por vezes a flecha de 30'' saia do riz (ou seja eu puxava 30'') porem no momento da ancoragem ela voltava um pouco. (um amigo que olhou lateralmente falou que quando eu puxo a ponta da flecha "some atrás da empunhadura", porem a ponta da flecha aparecia novamente no momento da ancoragem e do tiro).

Com isso acredito que minha puxada seja em torno dos 28'' a 29,5".

Valeu pela ajuda Wink
Ir para o topo Ir para baixo
VictorBarberini

VictorBarberini


Mensagens : 278
Data de inscrição : 10/06/2013
Idade : 29
Localização : Rio Grande do Sul

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeTer Jul 26, 2016 6:33 pm

Thiago Guerreiro escreveu:
VictorBarberini que explicação fantástica.

Minhas flechas são de carbono com spine 700, elas tem 30''. Alguns tiros estão saindo bem laterais (para esquerda). Atirando com uma flecha de fibra de vidro que diz ter 500 de spine o tiro sai mais correto sabe? Por isso achei tudo tão confuso.

Quanto minha puxada acontece algo esquisito, eu costumo  fazer a puxada erguendo o arco, por vezes a flecha de 30'' saia do riz (ou seja eu puxava 30'') porem no momento da ancoragem ela voltava um pouco. (um amigo que olhou lateralmente falou que quando eu puxo a ponta da flecha "some atrás da empunhadura", porem a ponta da flecha aparecia novamente no momento da ancoragem e do tiro).

Com isso acredito que minha puxada seja em torno dos 28'' a 29,5".

Valeu pela ajuda Wink


Fala Thiago caso quiser ajuda para encontrar o spine ideal das flechas me chame nas mensagens e a gente vê direito quem sabe essa variação se deve ao peso das pontas entre outros fatores técnicos.

Vou dar uma dica para essa voltadinha da flecha. Quando eu atirava de composto eu puxava a corda e como ele aliviava o peso os músculos não seguravam força fazendo necessário apenas manter a corda, quando comprei meu recurvo isso já era MUITO diferente, deixar o arco armado pedia muita força assim eu criei um vicio, toda a vez eu puxava a corda, colocava a mão na ancoragem e ficava segurando assim fazendo com que a mão desse essa voltadinha, isso gerava um tiro bem morto, uma puxada bem inconsistente e muito torque na hora de largar a corda, depois de um amigo que atira me dar uma dica de que o tiro tem que ser constante e nunca voltar eu mudei o modo de pensar.

Agora minha forma é em partes
1ª Tensiono um pouco o braço antes de levantar o arco isso me ajudar a manter o ombro baixo mas acho que esse passo é algo pessoal.
2ª Ergo o arco e coloco a mira próxima do alvo.
3ª Começo a puxar a corda próxima ao meu ponto de ancoragem mas aqui entra o segredo, quando ela está próxima eu reduzo a velocidade da puxada e já vou arrumando tudo (mira no alvo, alinhamento da corda).
4ª Chegando no ponto de ancoragem eu só verifico se está tudo certo e não fico enrolando segurando a corda ali parada, se tudo estiver certo e a mira no alvo caio para o próximo passo.
5ª Dou mais uma tensionada na corda já relaxando os dedos e quando da o click a flecha vai embora.

O ponto que eu queria chegar é para ti não só puxar toda a corda e depois voltar com a mão ali na ancoragem, tente fazer tudo de maneira progressiva e interligando os passos posso garantir que teus tiros vão sair mais limpos e tu vai estabilizar o tamanho da puxada reduzindo o teu cansaço muscular.
Ir para o topo Ir para baixo
Thiago Guerreiro

Thiago Guerreiro


Mensagens : 144
Data de inscrição : 27/05/2016

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeTer Jul 26, 2016 10:13 pm

VictorBarberini cara você descreveu minha puxada é exatamente isso que acontece comigo.
Eu acho que o bizu é esse mesmo, puxar depois que o arco já está "apostado para o alvo".

Creio que o click ajuda muito para atirar a flecha sempre com a mesmo puxada né? Mas infelizmente meu arco é o "SF OPTIMO" é um arco escola e não tem entrada para por o click (só estabilizador e mira).

Amanhã eu vejo se consigo fazer esses passos. Eu atiro sem mira (a minha mira está para chegar da china rs).

Vou continuar tentando o meu objetivo é fazer um agrupamento de pelo menos 6 felchas a 10 metros no "instinto".

Muito obrigado cara pelas dicas, aqui em minha cidade não conheço ngm que pratique que possa me ajudar então dependo do fórum e do youtube rs.

Valeu um abraço Wink
Ir para o topo Ir para baixo
VictorBarberini

VictorBarberini


Mensagens : 278
Data de inscrição : 10/06/2013
Idade : 29
Localização : Rio Grande do Sul

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeTer Jul 26, 2016 11:52 pm

Thiago Guerreiro escreveu:
VictorBarberini cara você descreveu minha puxada é exatamente isso que acontece comigo.
Eu acho que o bizu é esse mesmo, puxar depois que o arco já está "apostado para o alvo".

Creio que o click ajuda muito para atirar a flecha sempre com a mesmo puxada né? Mas infelizmente meu arco é o "SF OPTIMO" é um arco escola e não tem entrada para por o click (só estabilizador e mira).

Amanhã eu vejo se consigo fazer esses passos. Eu atiro sem mira (a minha mira está para chegar da china rs).

Vou continuar tentando o meu objetivo é fazer um agrupamento de pelo menos 6 felchas a 10 metros no "instinto".

Muito obrigado cara pelas dicas, aqui em minha cidade não conheço ngm que pratique que possa me ajudar então dependo do fórum e do youtube rs.

Valeu um abraço Wink

Compre um clicker magnético, eles são presos nos parafusos da mira podendo usar o não a mesma e caso trocar de arco ainda vai poder utilizar. Um abraço e bons treinos.
Dúvida spine das flechas 532375_thumb
Ir para o topo Ir para baixo
Thiago Guerreiro

Thiago Guerreiro


Mensagens : 144
Data de inscrição : 27/05/2016

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeQua Jul 27, 2016 9:16 am

Cara hoje pela manhã tentei dar uns tiros pegando os bizus que você passou.
MELHOROU MUITO meus tiros! Está muito longe do ideal para 10 metros, mas em comparação ao que tava... sem comentários Very Happy Very Happy
Valeu mesmo!
Ir para o topo Ir para baixo
VictorBarberini

VictorBarberini


Mensagens : 278
Data de inscrição : 10/06/2013
Idade : 29
Localização : Rio Grande do Sul

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeQua Jul 27, 2016 1:40 pm

Opa, que ótimo que esta funcionando, tente pegar esses passos mais básicos e tentar deixar o teu tiro bem progressivo depois vá implementando, querendo ou não se quiser já partir para uma técnica avançada e ainda mais sem técnico da caca. Haha Bons tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: teste   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeQua Jul 27, 2016 2:56 pm

O tal do teste do papel também é interessante fazer, no recurvo, coloca melhor o plunger.
Fiz o teste do papel em 2 compostos, mas não gostei.
Hoje eu regulo o rest no olhômetro mesmo.
A horizontalidade da flecha, a verticalidade da mira, também no olhômetro; comprei o kit nível, mas, achei melhor a regulagem no olhômetro.
É muita teoria, muito rififi, e, no fim, como sou um arqueiro ruim, o olho funciona melhor.
Já atirei com flechas GoldTip de 340 e flechas de 400, não notei diferença.
Agora vou testar uma flechona grossona da Gold Tip, para iNDOOR, cortei com 29", falta vanes e pontas.
As pontas dessa flecha tem até um contrapeso pra rosquear dentro ... eu que não vou usar nada disso.
O negócio é atirar e testar. rsrsr
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeQua Jul 27, 2016 3:06 pm

EVC escreveu:
lNlear escreveu:
Olá arqueiros, gostaria de saber por exemplo se eu tenho uma flecha 29.5" com 800 de spine e corto ela para 28.5" o spine vai mudar?

Na verdade o spine não muda (o spine é uma medida da flexibilidade da flecha). O que muda é o comportamento dinâmico da flecha (denominado imprecisamente de spine dinâmico).

Abs.

isso mesmo
reduzir uma polegada vai deixar o spine dinâmico um pouco menos flexível mas na pratica vai fazer muito pouca diferença

se fosse em um composto até mesmo desprezível


abraços


by the way eu uso o aplicativo One target para PC


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitimeQua Jul 27, 2016 3:11 pm

TRC escreveu:
O tal do teste do papel também é interessante fazer, no recurvo, coloca melhor o plunger.
Fiz o teste do papel em 2 compostos, mas não gostei.
Hoje eu regulo o rest no olhômetro mesmo.
A horizontalidade da flecha, a verticalidade da mira, também no olhômetro; comprei o kit nível, mas, achei melhor a regulagem no olhômetro.
É muita teoria, muito rififi, e, no fim, como sou um arqueiro ruim, o olho funciona melhor.  
Já atirei com flechas GoldTip de 340 e flechas de 400, não notei diferença.
Agora vou testar uma flechona grossona da Gold Tip, para iNDOOR, cortei com 29", falta vanes e pontas.
As pontas dessa flecha tem até um contrapeso pra rosquear dentro ... eu que não vou usar nada disso.  
O negócio é atirar e testar. rsrsr

Sorte sua não ser o cerveró, já pensou ele alinhando tudo isso no olhometro kkkkkkkkk lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida spine das flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida spine das flechas   Dúvida spine das flechas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida spine das flechas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida sobre Spine
» DUVIDA SPINE DINÂMICO
» Duvida sobre spine
» Spine adequado, dúvida!
» duvida!!! sobre spine

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: