ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Hastes para flechas caseiras

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
davibbm




Mensagens : 56
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 28
Localização : sao paulo brasil

Hastes para flechas caseiras  Empty
MensagemAssunto: Hastes para flechas caseiras    Hastes para flechas caseiras  Icon_minitimeSex Set 01, 2017 2:09 pm

Ola a todos, venho aqui para tentar sanar uma duvida.

seguinte, ja faz algum tempo que estou querendo fabricar minhas flechas do zero.
estive pesquisando algumas formas de fazer a haste, cheguei a duas formas (que julguei as melhores, se conhecerem outras agradeceria se fosse dividido) a forma utilizando uma plaina e uma plancha, e tambem um tipo de fresa feita de aço.

       

ambas as tecnicas apresentaram alguns problemas, a da plaina, nao se mostrou muito precisa, ja a fresa se mostrou um pouco nao consistente, mas acredito que dentre as duas seja a melhor,porem nao sei se funcionaria com madeiras mais duras, usei cedrinho no teste.

tentei fazer uma haste de cedrinho, vi essa madeira em uma lista que encontrei aqui no forum, fiz a haste com 9mm de diametro , ela ficou meio mole e se quebrou com muita facilidade, nao sei se escolhi mal a madeira, se ela ficou muito fina, ou se essa madeira realmente nao é ideal para flechas.


minhas duvidas sao as seguintes, essas tecnicas sao boas(e as falhas que encontrei sao problemas de execuçao de minha parte)ou  existem tecnicas melhores para a produçao de hastes?


desde ja agradeço
e bons tiros a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Hastes para flechas caseiras  Empty
MensagemAssunto: Re: Hastes para flechas caseiras    Hastes para flechas caseiras  Icon_minitimeSáb Set 02, 2017 9:26 pm

Fabriquei várias hastes usando esse processo da fresa.
A fresa, como no vídeo, permite fazer hastes com madeiras normais como cedrinho. Se for usar outras mais duras ou fibrosas como bambu, a ferramenta precisa ser de outro tipo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O problema das madeiras é encontrar aquelas com poucos nós.
O processo de endureciento pode ser feito com fogo, mas eu nunca tentei.

Hoje não faço mais. Passei para alumínio e carbono.
A razão principal foi a inconsistência no spine, tanto radial quanto longitudinal. Se eu atirasse com arcos tradicionais, insistiria nesse processo selecionando melhor a madeira e usando um medidor de spine.
Ir para o topo Ir para baixo
davibbm




Mensagens : 56
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 28
Localização : sao paulo brasil

Hastes para flechas caseiras  Empty
MensagemAssunto: Re: Hastes para flechas caseiras    Hastes para flechas caseiras  Icon_minitimeSáb Set 02, 2017 10:36 pm

gostei bastante dessa fresa. vou tentar fazer, assim que conseguir uma peça de aço semelhante a dos videos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Hastes para flechas caseiras  Empty
MensagemAssunto: Re: Hastes para flechas caseiras    Hastes para flechas caseiras  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Hastes para flechas caseiras
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dicas para fabricação de flechas
» penas caseiras de flechas
» Ajuda para construção de arco e flechas caseiras
» Flechas caseiras
» Flechas caseiras

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: