ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)

Ir para baixo 
+5
Lincoln
Mamute-sc
SujoO
wpurgatto
jorge_wiendl
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeSeg Jun 27, 2011 3:49 pm

Bom como tem alguns elementos que acham que eu sempre faço uma dieta muito calorica, aqui vai uma receitinha bem boa pra quem pesca.

Aliche:

Ingredientes:

- Peixe (sardinha, tilapia, piavas, trairas, qquer tipo de peixe desse porte).
- Sal (eu uso +- 1:3 de proporção entre peixe e sal)

Material:

- Caixa de isopor dessas de vacina para gado
- Fita adesiva ou fita crepe

Como preparar:

Coloque uma camada de sal no fundo da caixa, sobre ela uma camada de peixe SEM LIMPAR, uma camada de sal, outra de peixe até encher a caixa.

Use a fita crepe para fechar a caixa, e a guarde em local fresco e seco, abrigada da luz solar.

Espere +- 10 dias, e dai remova os peixes da caixa, remova a barrigada, cabeça/rabo/nadadeiras e escame os peixes, uma leve lavada com agua corrente e coloque em uma vasilha com oleo. Pronto.

Amanhã eu posto as fotos.

Fica muito bom com um alho e oleo, com pizza, e mesmo com ovos mexidos.
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeSeg Jun 27, 2011 5:21 pm

Jorge gostei da sua receita usa bem menos sal que a que eu conhecia (nunca fiz mas estou disposto a experimentar) que é essa aqui:

INGREDIENTES
1 kg de de sardinha graúda
1 kg de de sal grosso

PASSO A PASSO
*Limpe as sardinhas e retire a cabeça, as tripas, o espinho e o rabo.
* Na panela de pressão, coloque uma camada de sal grosso, uma de sardinha, assim sucessivamente até finalizar com o peixe.

*Tampe a panela e deixe descansar por 21 dias.
*Destampe a panela e retire o excesso do sal.
* Com um escorredor de macarrão, deixa escorrer a água por 1 a 2 horas
*Coloque. no vidro com tampa, coloque em camadas de sardinha.
* Pode-se acrescentar algumas ervas como manjericão, orégano, alho amassado e também azeite.

Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeSeg Jun 27, 2011 6:56 pm

Eu costumo fazer algo parecido na panela de pressão também, porém com sal a gosto (ou seja bem pouco mesmo). Quem me ensinou falou que era "escabech" (SIC), porém não posso confirmar. Mas posso afirmar que fica bom, lembra sardinha em molho de tomate, porém melhor.

Ai vai minha contribuição:
1 kg de sardinha limpa (com espinha e cabeça), eu uso as vezes lambari ou filhotes de tilápia (peixes miúdos).
4 cebolas grandes
4 tomates grandes
1/2 copo de óleo de soja
1 copo de vinagre
1 copo de molho de tomate ou extrato
1 maço de cheiro verde
Tempere o peixe a gosto e coloque uma camada de peixe, uma de rodelas de tomate, uma de rodelas de cebola................sucessivamente. Após acrescente o óleo, o vinagre e o molho de tomate. Deixe a panela em fogo bem baixo fervendo por 80 minutos. Desligue e deixe a panela esfriar (eu só abro no dia seguinte).

Como eu gosto de pescar lambaris e mais uma maneira de aproveitá-los sem fritura.


Última edição por SujoO em Ter Jun 28, 2011 8:14 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeSeg Jun 27, 2011 10:06 pm

jwiendl escreveu:
Bom como tem alguns elementos que acham que eu sempre faço uma dieta muito calorica, aqui vai uma receitinha bem boa pra quem pesca.

Aliche:

Ingredientes:

- Peixe (sardinha, tilapia, piavas, trairas, qquer tipo de peixe desse porte).
- Sal (eu uso +- 1:3 de proporção entre peixe e sal)

Material:

- Caixa de isopor dessas de vacina para gado
- Fita adesiva ou fita crepe

Como preparar:

Coloque uma camada de sal no fundo da caixa, sobre ela uma camada de peixe SEM LIMPAR, uma camada de sal, outra de peixe até encher a caixa.

Use a fita crepe para fechar a caixa, e a guarde em local fresco e seco, abrigada da luz solar.

Espere +- 10 dias, e dai remova os peixes da caixa, remova a barrigada, cabeça/rabo/nadadeiras e escame os peixes, uma leve lavada com agua corrente e coloque em uma vasilha com oleo. Pronto.

Amanhã eu posto as fotos.

Fica muito bom com um alho e oleo, com pizza, e mesmo com ovos mexidos.

caramba eu adoro aliche, se for fácil assim fazer eu vou me esbaldar , posta potos assim q der
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeTer Jun 28, 2011 10:19 am

Atendendo a Paquidermicos pedidos:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Desculpem a qualidade das fotos, mas ontem foi meio corrido. Oportunamente posto fotos do processo inteiro. Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeTer Jun 28, 2011 7:42 pm

q peixe tu usou nessa receita aí seu Jorge, deu água na boca só de ver, e ainda nem jantei Sad Sad
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 8:29 am

Mamute-sc escreveu:
q peixe tu usou nessa receita aí seu Jorge, deu água na boca só de ver, e ainda nem jantei Sad Sad

Nesse eu usei sardinha savelha, em oferta por 1.99 o Kg (ai tem +- 1.5Kg)...

Pode fazer que fica bem bão!
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 8:44 am

Acho que vou fazer essa receita. A caixa de isopor fica fora da geladeira mesmo durante o processo? Tenho receio devido o forte calor que faz aqui mesmo no inverno. O sal é do comum iodado ou é sal grosso?
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 8:46 am

Lincoln escreveu:
Acho que vou fazer essa receita. A caixa de isopor fica fora da geladeira mesmo durante o processo? Tenho receio devido o forte calor que faz aqui mesmo no inverno. O sal é do comum iodado ou é sal grosso?

Fica fora da geladeira, mas longe do sol e calor (eu pus embaixo da pia da cozinha). O sal, eu usei o iodado mesmo, mas o ideal é o sal para gado (sem iodo).
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 8:59 am

Embaixo da pia da cozinha eu já uso pra cozinhar batatas. Tem que ser em um local mais fresco.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 9:48 am

Lincoln escreveu:
Embaixo da pia da cozinha eu já uso pra cozinhar batatas. Tem que ser em um local mais fresco.


Como é que é???


Bom, se seu problema é calor, tem umas receitas de peixe salgado, mas precisa ser peixe grande. O processo é similar ao do bacalhau.

Ocê num tem porão ai, não? ou poço de agua....
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 10:25 am

Atualmente moro em apartamento, vou tentar me mudar pra uma casa só no final do ano. Será que dá pra botar a caixa de isopor dentro da geladeira? Só tenho receio porque é peixe. No sertão, que é muito mais quente, o pessoal salga carne e deixa pendurado no varal. Porém no sertão é clima seco, aqui é mata atlântica e chove praticamente todos os dias de março até setembro.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 10:36 am

Lincoln escreveu:
Atualmente moro em apartamento, vou tentar me mudar pra uma casa só no final do ano. Será que dá pra botar a caixa de isopor dentro da geladeira? Só tenho receio porque é peixe. No sertão, que é muito mais quente, o pessoal salga carne e deixa pendurado no varal. Porém no sertão é clima seco, aqui é mata atlântica e chove praticamente todos os dias de março até setembro.

Seguinte: conservação por sal é absorção de agua, o problema é se voce tem sal suficiente para absorver a umidade do ar, dai é que entra a caixinha de isopor. Se voce colocar a caixa de isopor dentro da geladeira (fresco e seco) nem precisa da caixa de isopor, uma dessas vasilhas plasticas estilo tupperware resolve bem o problema.

O esquema que o pessoal usa no sertão não é muito diferente do que se usa para a salga do bacalhau (apenas que o tempo lá é mais seco, ou voce acha que os pescadores de vacalhau tem camaras estanques para proteger da maresia?).

Esses sistemas de salga seca são bem interessantes, o mais importante é que o material a ser salgado esteja protegido (coberto na realidade) por uma camada de sal, senão oce pode ter problemas com moscas (se bem que no NE isso não conta muito...rs rs rs).

Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 10:46 am

Entendido. No final de semana vou no mercado comprar peixe macho. Aqui no nordeste nem o peixe é fresco. Exceto o Sancho.
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeSáb Ago 20, 2011 3:19 pm

Execelente receita Jorge!
Eu adoro aliche, parece que o Mamute também..hehhehe, cara isso pra mim é simplesmente delicioso. Nas pizzas então...hunnn

Aqui é difícil de encontrar nos supermercados, parece que só eu gosto....

mas agora com essa receitinha vai ficar fácil.

vou experimentar, mas vou tentar com as sardinhas já limpas.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeSáb Ago 20, 2011 7:34 pm

pode experimentar q fica ótimo, fizemos aqui em casa (quer dizer a maravilhosa esposa fez, eu só comi Laughing , e aprovei)
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeTer Set 27, 2011 2:18 pm

Fiz o aliche, deixei 21 dias na panela de pressão.
Porém dei mole. Apenas lavei bem, deixei de ler deixar em água corrente por 2 horas. Tá salgado pacas. Após isso coloquei no alho. Ainda tem como corrigir a cagada??

Em que receitas posso utilizar?

Ficou muito bonito, mas muito sal........................................... affraid
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeTer Set 27, 2011 2:29 pm

SujoO escreveu:
Fiz o aliche, deixei 21 dias na panela de pressão.
Porém dei mole. Apenas lavei bem, deixei de ler deixar em água corrente por 2 horas. Tá salgado pacas. Após isso coloquei no alho. Ainda tem como corrigir a cagada??

Em que receitas posso utilizar?

Ficou muito bonito, mas muito sal........................................... affraid

Bão, sobre o sal eu tinha avisado! rs rs rs rs rs

Receitas, hmmm, faz um spaguetti a alho e oleo e põe um pouco proce ver, ou em cima de uma boa pizza de mozzarela e coloca uns tecos por cima do queijo, salada de folhas verdes (alface, rucula etc) +tomate + aliche desfiado, ovo mexido com aliche... o segredo é que voce usa ele praticamente como tempero.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeTer Set 27, 2011 2:40 pm

Quando eu coloco o aliche na comida eu não coloco sal. Eu ainda tenho aqui do que fiz. Esse negócio ficou mumificado.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeTer Set 27, 2011 3:50 pm

Lincoln escreveu:
Quando eu coloco o aliche na comida eu não coloco sal. Eu ainda tenho aqui do que fiz. Esse negócio ficou mumificado.

Ihhh, esqueci de falar, se voces colocarem ele do jeito que está (mumificado) submerso em oleo de milho ou amendoim, ele vai ficar bem mais macio do que está!

Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeTer Set 27, 2011 3:56 pm

Eu coloquei em óleo de canola. Ficou bem macio. De vez em quando frito com ovos, coloco na pizza, farofa, etc
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeTer Set 27, 2011 7:21 pm

cara o meu não durou nem 10 dias.....................será q comi muito? affraid affraid affraid
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeQui Set 29, 2011 11:28 am

Mamute-sc escreveu:
cara o meu não durou nem 10 dias.....................será q comi muito? affraid affraid affraid

A ingestão de alimentos é proporcional ao tamanho... dai num acho que tenha sido muito não!

Alias queria saber se os peixes Machos do Lincoln serviram Question Question
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeQui Set 29, 2011 11:52 am

Serviram sim. Ainda não comi tudo, e não estragou. As peles saíram inteirinhas, deu vontade de curti-las.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Nunes

Gabriel Nunes


Mensagens : 130
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 31
Localização : Campo Grande - MS

Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitimeQui Set 29, 2011 11:55 am

Ler esse topico na hora do almoço, mata heim!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Empty
MensagemAssunto: Re: Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)   Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aliche - Receita de baixas calorias (e alto sal)
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Tiro com arco queima calorias?
» 1 º Treino com PSE SUPRA ME 2012 50 e 30 metros
» Receita Nova
» RECEITA BEM SIMPLES
» Receita de Hidromel

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Culinária-
Ir para: