ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Tiro com arco queima calorias?

Ir para baixo 
+20
henrique40
ENIO MONTARDO
wigner
boconcelob
bigspin
Fly
Mário Sérgio
giantorm
renatoslopes
paulonofx
Celsopsic
Henrique Junqueira Campos
Mamute-sc
SanchoVJR
fabio carneloci
Rafael_Votorantim
eschimidt
Roberto de Souza
Ricardo Jabara
Guibunger
24 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Guibunger

Guibunger


Mensagens : 612
Data de inscrição : 05/02/2012
Idade : 51
Localização : Sao Paulo

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeSex Mar 16, 2012 10:48 pm

Amigos, hoje passei por uma experiencia interessante. Cheguei ao Esperia para mais uma jornada de treino e encontro la um grande amigo meu de Sorocaba que me propos fazer um teste de queima de calorias em nosso esporte. Me equipou com um monitor cardiaco para medir a frequencia cardiaca media no periodo e as calorias queimadas. Nunca achei que tiro com arco queimasse muitas calorias, que fosse um esporte mais "lento", mas o resultado e bem diferente disso e explicarei adiante. Antes disso dividirei com os amigos alguns parametros do teste feito comigo, que teve uma certa fundamentacao cientifica.

Sexo: Masculino (Claro! lol! )
Idade: 39
Altura: 1,80
Peso: 115Kg
Duracao: 1 hora
Horario: 19:00 as 20:00
Temperatura media: 25 a 27 graus Celsius
Umidade relativa do ar: entre 65% e 70%
Tiros: 17 series de 3 flechas
Distancia: 18 metros
Ambiente: Indoor

Resultado obtido no periodo do teste:
Frequencia cardiaca media: 130bpm
Calorias queimadas: 549

Conclusao: gente, tiro com arco queima tantas calorias quanto algumas aulas de academia com a mesma duracao!!! E é muito mais divertido!!! Basketball

E agora estou mais levinho... cheers

Se houver algum medico, fisioterapeuta, professor de educacao fisica ou algo assim no forum, acho que seria de grande valia saber de seus comentarios.

Quero aqui publicamente agradecer ao Dr. Celso Hayashi Sinzato por ter me oferecido a oportunidade de fazer esse teste e ao Reinaldo Augusto Nunes por permitido o uso do espaco.

Abracos!

Gui
Ir para o topo Ir para baixo
Guibunger

Guibunger


Mensagens : 612
Data de inscrição : 05/02/2012
Idade : 51
Localização : Sao Paulo

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeSex Mar 16, 2012 11:58 pm

Estive fazendo umas contas bobas por aqui...
Pensando bem, em media cada flecha atirada queima umas quase 11 calorias nessas condicoes! Rsrrsrs
Como eu fiz duas horas de treino com a mesma quantidade tiros, entao devo ter queimado uma 1.000 calorias hoje. Hehehehe

Sera que aguento atirar umas 4 horas por dia? Vou ficar fininho... Hehehehehehe rabbit

Abracis a todos e bom fim de semana!

Gui
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Jabara

Ricardo Jabara


Mensagens : 67
Data de inscrição : 09/01/2012
Idade : 66
Localização : Campos-RJ

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeSáb Mar 17, 2012 1:35 am

KKKK... Muito legal. Agora tenho base cientifica para praticar o arqueirismo. Tenho 1,78m e 96kg, preciso perder uns 10kg, pelo menos... E agora tenho um justificativa legal pra ficar me divertindo e praticando exercicios.
Muito bom Guibunger. Valeu pelas informações.
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 62
Localização : Guarujá - SP

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeSáb Mar 17, 2012 4:44 am

Não é a toa que eu fico todo suado quando estou atirando.
Mas também não imaginava que tiro com arco tivesse esse rendimento todo em termos de gasto de calorias.
Fiquei bastante impressionado e mais motivado a atirar.
Valeu por compartilhar Gui.
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeSáb Mar 17, 2012 6:35 am

OBA!!!!!!!!!!!! vou poder tomar mais cervejas...
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael_Votorantim

Rafael_Votorantim


Mensagens : 119
Data de inscrição : 24/10/2011
Idade : 41
Localização : Votorantim/Sp

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeSáb Mar 17, 2012 8:00 am

opa! agora então meus problemas acabarão...

tenho de altura 1,82m

e os incriveis 150kg distribuídos nessa maravilha de físico

"emagrecer é barato de mais, só comer folhas e mais algumas coisas sem gosto...
agora quero ver manter esse físico comprando chopp e picanhas, ai sim sai caro kkk"

vamos ver se consigo algum resultado

farei um relatório de mensal de dias, horas e condições de treino p/ ver se vou ter algum progresso kkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeSáb Mar 17, 2012 8:47 am

Oche, mais claro que queima caloria , porque vocês acha que tenho esse corpinho ? Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeSáb Mar 17, 2012 10:20 am

fabio carneloci escreveu:
Oche, mais claro que queima caloria , porque vocês acha que tenho esse corpinho ? Twisted Evil

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk comentário épico.
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeSáb Mar 17, 2012 11:52 am

SanchoVJR escreveu:
fabio carneloci escreveu:
Oche, mais claro que queima caloria , porque vocês acha que tenho esse corpinho ? Twisted Evil

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk comentário épico.
Imagina se não atirasse??

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeSáb Mar 17, 2012 3:24 pm

caramaba, vai ver que é por isso que estou engordando, faz mais de 1 mês que não dou 1 tirinho´

além de emagrecer proporciona um ralaxamento mental muito legal
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique Junqueira Campos




Mensagens : 287
Data de inscrição : 23/08/2009

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeDom Mar 18, 2012 6:32 pm

Essa pequisa tambem vai ser feita no outdoor?
Muito legal essa informação.
Ir para o topo Ir para baixo
Guibunger

Guibunger


Mensagens : 612
Data de inscrição : 05/02/2012
Idade : 51
Localização : Sao Paulo

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeDom Mar 18, 2012 6:55 pm

Henrique, posso até solicitar... O Celso participa das provas conosco.
Seria interessante repetir a medição comigo numa prova Outdoor. Teremos uma no próximo domingo mesmo...
A única coisa ruim é que a tira do frequencímetro incomoda pra dedéu...
Abraços!
Gui
Ir para o topo Ir para baixo
Celsopsic

Celsopsic


Mensagens : 17
Data de inscrição : 24/09/2010
Idade : 51
Localização : Interior SP

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Boa tarde!   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeSeg Mar 19, 2012 12:34 pm

Podemos fazer o teste no domingo mesmo, com pessoas, idades e peso diferentes... para mim seria de grande valia!
Abraço
Celso
Ir para o topo Ir para baixo
paulonofx

paulonofx


Mensagens : 116
Data de inscrição : 18/02/2012
Idade : 43
Localização : DF/Taguatinga

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeSeg Mar 19, 2012 10:50 pm

a frequência cardíaca é um parâmetro, mas não muito preciso neste caso já que não é um exercício dito como aeróbico, mas como vc comprovou queima sim e muitas calorias, mas o exercício e mais anaeróbico mesmo, quase como "puxar peso", musculação. Pode ser maximizado aumentando a frequência, diminuindo o tempo entre um disparo e outro, assim se tornando mais aeróbico... é um esporte olimpico lembre-se se praticado com regularidade.....
Ir para o topo Ir para baixo
renatoslopes




Mensagens : 25
Data de inscrição : 27/02/2012

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeQua Mar 28, 2012 4:33 pm

Então,

Eu não sei qto ao tiro em sí, mas a caminhada para buscar flechas, certamente é um bom exercício...

Num treino de 1 hora, com uma média de 15 a 20 séries de 3 tiros a 18 metros, são percorridos entre 540 e 720 metros para a coleta das flechas...

Se prolongar este tempo para 2 horas, passa de 1 km de caminhada...

Considerando o peso do arco, a força empregada em cada puxada, alongamento antes e depois...
Ir para o topo Ir para baixo
paulonofx

paulonofx


Mensagens : 116
Data de inscrição : 18/02/2012
Idade : 43
Localização : DF/Taguatinga

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeQua Mar 28, 2012 8:16 pm

isso mesmo renatoslopes só a coleta de flechas é um exercicio por si soh, imagina 3h de treino, alvo a 20m sem contar as que nao acertam....
Ir para o topo Ir para baixo
Guibunger

Guibunger


Mensagens : 612
Data de inscrição : 05/02/2012
Idade : 51
Localização : Sao Paulo

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeQua Mar 28, 2012 8:48 pm

Imaginem então a prova Hunter desse domingo passado em Bragança Paulista. Um percurso total de 7Km campo adentro, com um sol para cada um, 112 tiros de 10 a 64 metros de distância, mais a caminhada no mato carregando arco, aljava, tirando flechas, ajudando amigos que perderam flechas a encontrá-las. Uma prova que começou às 10:00 e acabou ali pelas 16:30 com um intervalo de 30 minutos às 13:00 pra comer um sanduba de linguiça.

Sei lá, acho que perdi umas 239583569923485748534089672459872724309587023870948753208 calorias What a Face

Abraços!

Gui
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeQua Mar 28, 2012 9:03 pm

Achei uma tabela neste link [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Calculei pelo peso do amigo Guibunder, que é de 115 quilos, e deu 402,5 kcal.

P/ mim que tenho 80 quilos, ficou em 280kcal.

A modalidade do arco e flecha está +/- no meio da lista de modalidades.
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeQua Mar 28, 2012 9:15 pm

Achei mais uma tabela [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Nesta, com meu peso, o gasto fica em 320kcal, a mesma que 1 hora de esteira andando rápido.
Ir para o topo Ir para baixo
Guibunger

Guibunger


Mensagens : 612
Data de inscrição : 05/02/2012
Idade : 51
Localização : Sao Paulo

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeQua Mar 28, 2012 10:28 pm

Muito legal, Giantorm!
Será de grande valia para o trabalho do Celso.
Já repassei para ele.
Abraços!
Gui
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeSáb Abr 21, 2012 10:51 pm

Certamente queima-se mais calorias durante o vai-vem até o alvo do que durante os tiros.
PRINCIPALMENTE SE FOR EM 90M....
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeDom Abr 22, 2012 12:13 am

Aí entram muitas variaveis.

MInha frequência cardíaca nunca chegaria a tanto, justamente pelo fato do meu condicionamento físico. ( outro esporte que pratico é ciclismo em algumas provas de Audax que participo, pedalo 200kms ou até 300kms continuamente Shocked )

Então eu não queimaria tantas calorias assim pelo simples fato de atirar com o arco.
Sempre vai variar de individuo para individuo, levando em consideração o condicionameno de cada um.
Lógico que é melhor atirar com arco do que ser sedentário e ficar no sofá...rrssr

além do que é muito prazeroso também!

abcs

Fly

Ir para o topo Ir para baixo
renatoslopes




Mensagens : 25
Data de inscrição : 27/02/2012

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeQua maio 16, 2012 9:37 pm

E quanto ao peso do arco? Qual seria a diferença de calorias queimadas usando um arco com 30 ou 60 lbs?
Ir para o topo Ir para baixo
Guibunger

Guibunger


Mensagens : 612
Data de inscrição : 05/02/2012
Idade : 51
Localização : Sao Paulo

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeQui maio 17, 2012 1:09 pm

Isso praticamente não interfere...

Abraços!

Gui
Ir para o topo Ir para baixo
bigspin

bigspin


Mensagens : 206
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 47
Localização : Alagoinhas-Ba

Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitimeSex maio 25, 2012 11:42 pm

Segundo um amigo meu professor de educação fisica o que queima calorias é a combinação do exercicio fisico, respiração e batimentos cadiacos acelerados. Ou seja quanto maior ritimo numa caminha ou qualquer outra atividade fisica, maior será a queima de calorias. Como vc fez 17 sequencias de tiro é como se tivesse malhado costa e ombros e biceps em 17 series de repetição + caminhada e esforço para tirar as flechas (mesmo mínimo). quanto menor o tempo entre um tiro e outro e entre as sequências maior será o ritmo e consequentimente a queima de calorias.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tiro com arco queima calorias? Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com arco queima calorias?   Tiro com arco queima calorias? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tiro com arco queima calorias?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» É QUEIMA !!! VENDO ou TROCO BESTA BARNETT PREDATOR POR ARCO. VENDIDA!!!
» Tiro com Arco + Moto = Tiro Muito Louco
» [b]Federação Gaúcha de Arco e Flecha - FeGAF-Curso de Tiro com Arco Nivel Iniciante[/b]
» Tiro com arco em João Pessoa - Paraíba
» Conheçam: Tiro com Arco ES

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: