ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 construçao de flechas

Ir para baixo 
+13
Micael Gomes
cavokkk
Renenq
Junior Coelho
SujoO
rabelo.fabiano
Mamute-sc
Juliano
JPauloBap
CALIL
wpurgatto
lubisomem01
kauhan
17 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
kauhan




Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/06/2010

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeDom Jul 04, 2010 11:30 am

dawe galera!!
galera to sem grana pra flechas e entaum decidi fazer as minhas. alguem pod me dizer como faze-las?
vlw
Ir para o topo Ir para baixo
lubisomem01

lubisomem01


Mensagens : 354
Data de inscrição : 03/06/2010
Idade : 68
Localização : Rio de Janeiro -RJ

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeQua Jul 14, 2010 11:18 am

Este cara vende umas flechas e arcos interessantes.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
http://pumaslubisomem.blogspot.com.br/
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeTer Jul 27, 2010 11:55 am

Como faze-las eu já tenho uma idéia, a minha duvida é qual madeira nacional seria ideal, não muito dura e mem muito mole Question Question Question
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeQui Ago 05, 2010 4:27 pm

wpurgatto escreveu:
Como faze-las eu já tenho uma idéia, a minha duvida é qual madeira nacional seria ideal, não muito dura e mem muito mole Question Question Question

Acho que pau marfim seria uma boa.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeQua Ago 11, 2010 5:19 pm

Segundo Túlio Ottoni, as melhores seriam:

"No Brasil, temos várias madeiras pela qual você poderá optar. Você poderá
iniciar com o Pinho de Riga, muito usado em cartelas de tecidos, e passar pelo Cedro,
Pau-Brasil (usado também na confecção do próprio arco) e a aromática e bonita
Cerejeira.
Em minha experiência, o pinho é muito fácil de trabalhar. Para principiantes,
é o melhor. É excelente para arcos de menor potência. Contudo, não perdoa as más
“largadas” (quando você relaxa os dedos para soltar a corda do arco, ao atirar). A mais
tolerante e resistente, de todas que experimentei, foi a Cerejeira. Muito cheirosa e de
uma cor amarelada, ela é extremamente flexível e a que mais tolerou minhas más
largadas, quebrando menos."

Eu vou tentar com as sobras de Ipê que vão sobrar do arco que estou construindo.
Ir para o topo Ir para baixo
JPauloBap

JPauloBap


Mensagens : 380
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 40
Localização : Itápolis / SP

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeSeg Ago 16, 2010 9:29 pm

Eu fazia gaiolas de madeira para pássaros, como hobbie. Meu pai também fez gaiolas por um tempo.

Para flechas vcs teriam que identificar madeiras de veio reto, devendo ser leve, porém nem muito moles e nem duras para se trabalhar.

Eu indicaria também o Marfim (que por sinal está complicado de encontrar), o Guarantã, o Cedro Vermelho de qualidade (também anda complicado), o Canelão, a Itaúba ou o Pau D'alho. O Pinho é muito bom para se trabalhar e bem leve, mas tenho dúvida quanto à resistência ao impacto. O Ipê tem alta resistência, porém é muito duro pra se trabalhar e pesado para flechas.

Para arredondar utilizávamos um torno tubular que meu pai mandou fazer num torneiro mecânico. Serrávamos a madeira em varetas quadradas com diâmetro um pouco maior do que ia ficar após arredondado e passávamos na máquina. Era espetacular para se trabalhar e a madeira saia bem uniforme e praticamente pronta, era só passar uma lixa fina e envernizar. Pena que não a tenho mais para postar umas fotos, assim que sobrar um tempo posso tentar desenhar + ou - o que era pra vcs terem uma idéia.

Tem um modelo compacto na internet, mas achei caro. É diferente do que tínhamos. Se quiserem espiar: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Espero ter ajudado um pouco.

Abc.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeSeg Ago 16, 2010 10:30 pm

wpurgatto escreveu:
Segundo Túlio Ottoni, as melhores seriam:

"No Brasil, temos várias madeiras pela qual você poderá optar. Você poderá
iniciar com o Pinho de Riga, muito usado em cartelas de tecidos, e passar pelo Cedro,
Pau-Brasil (usado também na confecção do próprio arco) e a aromática e bonita
Cerejeira.
Em minha experiência, o pinho é muito fácil de trabalhar. Para principiantes,
é o melhor. É excelente para arcos de menor potência. Contudo, não perdoa as más
“largadas” (quando você relaxa os dedos para soltar a corda do arco, ao atirar). A mais
tolerante e resistente, de todas que experimentei, foi a Cerejeira. Muito cheirosa e de
uma cor amarelada, ela é extremamente flexível e a que mais tolerou minhas más
largadas, quebrando menos."

Eu vou tentar com as sobras de Ipê que vão sobrar do arco que estou construindo.

Tem um erro aí. Conheço bem o verdadeiro pinho de riga, sempre compro uma peça quando acho, e nem brasileiro é. E já digo não serve pra flecha e é caríssimo. Já dá pra ver no texto que não é do verdadeiro pinho de riga que ele está falando, pois não é nem um pouco facil de trabalhar, é dura e se parte facilmente, parecendo até que é "envidraçada" (é maravilhosa mas pra isso não serve)

Pinho de riga
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E a porcaria do pinus eliot mas que acho que serve sim pra flechas por incrível que pareça (as que uso que comprei na velox são de pinus eliot se não me engano)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Eu não recomendo flecha de ipê se o arco nao tiver umas 45 ou 50 libras. Ipê é bem pesado! precisa de força pra impulsionar o seu peso. Cerejeira eu acho que seria a melhor flecha das madeiras já aqui discutidas, assim como pau marfim.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeSeg Ago 16, 2010 11:36 pm

Pra terem uma idéia.

Esta é uma mesinha de bonsai que fiz com pau marfim (se não me engano pois já faz tempo) que é essa branca e com esse círculo que é o verdadeiro pinho de riga (esse tenho certeza).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Juliano

Juliano


Mensagens : 216
Data de inscrição : 18/06/2010

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeTer Ago 17, 2010 1:52 am

arcoeflecha


Última edição por Juliano em Sáb Jan 29, 2011 7:26 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeTer Ago 17, 2010 10:38 am

Uma coisa é verdade, o Ipê é uma madeira bem pesada, e não tinha levado isso em conta.

Este video que o Juliano postou, o San Harper usou dois tipos de madeira para a fabricação da flecha , segundo u texto que li isto não é meramente decorativo, mas almenta a durabilidade da flecha, as madeiras usadas antigamente eram o cedro de Portof Orford ou pinho de Noruega ( em ingles = Shafts are usually Portof Orford cedar or Norway pine).
Para adptarmos as mais encontradas a madeira mais clara poderia ser o pinus eliot (ou o pau marfim) e a parte mais escura poderia ser de Ipê (ou ceregeira).
Ir para o topo Ir para baixo
JPauloBap

JPauloBap


Mensagens : 380
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 40
Localização : Itápolis / SP

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeTer Ago 17, 2010 12:18 pm

O Marfim costuma ser duro sim, mas ganha quanto à resistência.

Tinha me esquecido do Freijó, tem boa resistência e não chega a ser tão pesado. Inclusive é utilizado para fabricar hélices de pequenos aviões.

A Cerejeira é muito boa para se trabalhar, mas anda bem sumida.

Abc.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeTer Ago 17, 2010 1:08 pm

Juliano

mas o Marfim nosso não é o maple. O maple que é usado em instrumentos musicais é da espécie Acer sp. É outra madeira, muito nobre.

O nosso pau marfim tem nome cientifico de Balfourodendron riedelianum

A bandeira do canada usa a folha de um Maple como símbolo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeTer Ago 17, 2010 1:18 pm

Vejam aqui baquetas (de tocar bateria) feitas de pau marfim.

Ela serve pra flecha e deve ficar MUITO boa. Pois o peso dessa madeira me parece ideal, assim como sua flexibilidade.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeSex Ago 20, 2010 5:44 pm

Descobri que o Cedro de Port Oxford, muito usado na fabricação de flechas na Europa é o que conhecemos por Cipreste (arvore)

Tambem descobri que o sentido das fibras da madeira tem que ser horizontal , como na imagem a seguir:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Juliano

Juliano


Mensagens : 216
Data de inscrição : 18/06/2010

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeQui Set 02, 2010 8:48 am

arcoeflecha


Última edição por Juliano em Sáb Jan 29, 2011 7:27 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeQui Set 02, 2010 1:34 pm

tirem uma dúvida, qual marfim serve para flecha, o pau-marfim comumente encontrado por aqui ou o Maple.

até quantas libras deve ter o arco para se usar flechas de madeira (se quebrar na saída a gente vira o alvo)
Ir para o topo Ir para baixo
Juliano

Juliano


Mensagens : 216
Data de inscrição : 18/06/2010

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeQui Set 02, 2010 1:51 pm

arcoeflecha


Última edição por Juliano em Sáb Jan 29, 2011 7:29 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeQui Set 02, 2010 1:56 pm

Juliano, e o melhor é usar o Maple, pergundo porque sei onde tem um bosque de Maple, daí da para arrumar matéria prima de graça Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Juliano

Juliano


Mensagens : 216
Data de inscrição : 18/06/2010

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeQui Set 02, 2010 8:14 pm

arcoeflecha


Última edição por Juliano em Sáb Jan 29, 2011 7:24 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeQui Set 02, 2010 8:23 pm

conheço gente lá perto que corta a arvore inteira se eu pedir, é muita reclamação das folhas caindo Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeQui Set 02, 2010 9:27 pm

Juliano escreveu:
Dizem que um arco composto moderno não pode atirar flechas de madeira , só que alguns compostos oferecidos para jovens e iniciantes e recreação oferecem flechas de madeira no kit de compra , e que o indicado para arcos de madeira são flechas de madeira .

Arcos compostos com pouca potencia podem atirar flechas de madeira. agora existe um risco enorme em fazer isso com um composto de 50 ou 60 Lbs
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeQui Set 02, 2010 9:29 pm

mamute-sc escreveu:
tirem uma dúvida, qual marfim serve para flecha, o pau-marfim comumente encontrado por aqui ou o Maple.

até quantas libras deve ter o arco para se usar flechas de madeira (se quebrar na saída a gente vira o alvo)

Está perguntando por curiosidade ou está pensando em usar no seu futuro Vendetta?
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeQui Set 02, 2010 9:49 pm

não, sei que não dá,
estou pensando no futuro recurvo que eu gostaria de comprar
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeQui Set 02, 2010 10:01 pm

CALIL escreveu:
mamute-sc escreveu:
tirem uma dúvida, qual marfim serve para flecha, o pau-marfim comumente encontrado por aqui ou o Maple.

até quantas libras deve ter o arco para se usar flechas de madeira (se quebrar na saída a gente vira o alvo)

Está perguntando por curiosidade ou está pensando em usar no seu futuro Vendetta?
affraid
Ir para o topo Ir para baixo
rabelo.fabiano

rabelo.fabiano


Mensagens : 16
Data de inscrição : 25/06/2011
Idade : 38
Localização : maringá paraná brasil

construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitimeTer Ago 02, 2011 5:03 pm

Vou fazer um teste com peroba...
analizar o spine peso e tudo mais...
se ficar condizente, mando para alguem experimentar... pois ainda não comprei e nem construi meu arco.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





construçao de flechas Empty
MensagemAssunto: Re: construçao de flechas   construçao de flechas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
construçao de flechas
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Construção de flechas, a Arte esquecida
» Ideia para construção de flechas
» DUVIDA - Construção das próprias flechas
» Ajuda para construção de arco e flechas caseiras
» projeto novo de besta

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: