ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Fogo primitivo

Ir para baixo 
+6
Temujin
CALIL
Mamute-sc
marovasco
Lincoln
adrict
10 participantes
AutorMensagem
adrict

adrict


Mensagens : 146
Data de inscrição : 29/05/2011
Idade : 52
Localização : Rio Claro- SP

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeDom Set 11, 2011 9:53 pm

Pessoal só p/ começar:
Vamos relatar (a verdade heim !!) a experiência de fazer fogo primitivo !! Alguem já estave em uma situação no mato e precisou fazer fogo sem isqueiro ou outro tipo de artifício como pederneiras e iniciadores de fogo !?!?
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeDom Set 11, 2011 10:02 pm

Quando eu era garoto, e via filmes da Sessão da Tarde, tentei várias vezes fazer fogo esfregando gravetos. Consegui hematomas nas mãos Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
marovasco

marovasco


Mensagens : 364
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 49
Localização : Tapera/RS

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeDom Set 11, 2011 10:06 pm

adrict escreveu:
Pessoal só p/ começar:
Vamos relatar (a verdade heim !!) a experiência de fazer fogo primitivo !! Alguem já estave em uma situação no mato e precisou fazer fogo sem isqueiro ou outro tipo de artifício como pederneiras e iniciadores de fogo !?!?
Não sei se conta mas duas vezes fui fazer churrasco no mato e esqueci de levar fósforo ou isqueiro mas como estava de carro tirei um cabo de vela e com a faísca que sai ao apróximar da lataria com o motor funcionando acendi um papel com gasolina.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeDom Set 11, 2011 10:09 pm

Ah, já fiz fogo usando uma bateria 9 V e palha de aço

Fogo primitivo Images?q=tbn:ANd9GcQxMF9h8qAI1V_yUx2ycue_98QiS_2aqx74bfp-VzJua5AUjpZ4kwFogo primitivo Images?q=tbn:ANd9GcRjRS8TDWvhEcWGZ3mZKVpaATEHSqAJt4soQmfwhHGU7AIAY3XDhA

Mil e uma utilidades.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeDom Set 11, 2011 10:17 pm

essa da pilha é fácil, mas infelismente ter bombril no meio do mato é quase impossível

a um tempo atrás eu fiz fogo com fricção aqui em casa para mostrar aos meus filhos, não foi complicado não vou ver se encontro um video q me baseie e posto aqui
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeDom Set 11, 2011 10:22 pm

Hoje eu sei como fazer fogo. Basta ter um arco e uma flecha de madeira

Fogo primitivo Fire_clip_image004
Ir para o topo Ir para baixo
adrict

adrict


Mensagens : 146
Data de inscrição : 29/05/2011
Idade : 52
Localização : Rio Claro- SP

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeDom Set 11, 2011 10:25 pm

Ahhhh aí não vale pessoal !! Tem que ser primitivo, fricção, pedra de flint etc...
Ir para o topo Ir para baixo
adrict

adrict


Mensagens : 146
Data de inscrição : 29/05/2011
Idade : 52
Localização : Rio Claro- SP

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeDom Set 11, 2011 10:31 pm

Lincoln escreveu:
Hoje eu sei como fazer fogo. Basta ter um arco e uma flecha de madeira

Fogo primitivo Fire_clip_image004
E Lincoln, parece simples mas é muito difícil tenta fazer aí na sua casa qualquer dia p/ vc ver !!
Eu que já tenho prática demoro entre 20 a 40 min ! É complicado. Parece bem fácil vendo o BearGrills,e o Casal Selvagen fazendo na TV mas é bem complicado as vezes vc tá ali a mais de 40min com o arco (BowDrill) e qdo vc consegue ...Pimba cai uma gotinha de suor bem em cima da brasa !!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeDom Set 11, 2011 10:57 pm

não encontrei o video q queria mas esse é muito próximo



eu usei um seicho rolado para apoiar o topo do pau roliço, mas como ele mostra no vídeo fica bem mais mais seguro

a diferença q vi nesse vídeo é q em outro ele ensina fazendo quase um orifício na madeira de apoio, mas o orifício seria apenas uma pequena saída onde cairiam uma espécie de fuligem q serviria para colocar na mecha

tomem muito cuidado, no hora q a mecha pega fogo (e vc com o beição assoprando) vem fogo rapidamente na sua cara, portanto fique esperto pois a fumaça atrapalha bastante nessa hora

podem tentar q é fácil e depois q consegue vc fica super feliz Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeDom Set 11, 2011 11:13 pm

Fogo primitivo 21jayp1
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeDom Set 11, 2011 11:28 pm

essa foto do Calil tem algo bem parecido do q eu fiz, no pau q vai sair as brasas eu só fiz uma entrada uma pouco maior do q a q aparece na foto, notem q tem um vinco feito a faca, em V, eu fiz um V q chegava quase no meio do apoio o pau roliço, e não demorei 20 a 40 min não, foi em menos de 5 min
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeDom Set 11, 2011 11:38 pm

Este V é para facilitar entrar o ar penso eu.

A foto não é minha, obviamente! rss
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeDom Set 11, 2011 11:43 pm

nem sabia q era para entrar ar, mas no meu caso fai caindo uma espécie de pó fumegante, aí até coloquei um pouquinho de areia para aumentar a fricção, foi batata, em pouco tempo eu tinha um start para a minha mecha, e podem tentar é rápido como no vídeo, e é muito legal a sensação

fogo com fricção de pedras eu nunca tentei, no mínimo tem q ter os tipos de pedras corretas e muita paciência, pois deve ser do outro mundo
Ir para o topo Ir para baixo
adrict

adrict


Mensagens : 146
Data de inscrição : 29/05/2011
Idade : 52
Localização : Rio Claro- SP

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeDom Set 11, 2011 11:47 pm

CALIL escreveu:
Este V é para facilitar entrar o ar penso eu.

A foto não é minha, obviamente! rss
Na verdade não Calil esse entalhe é para facilitar colocar a brasa no ninho para acender o fogo !
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeSeg Set 12, 2011 7:44 pm

OFF-TOPIC...Eu prefiro permanganato de potássio em cima de algodão e pinga glicerina....melhor ainda pinga acido sulfúrico, combustão instantânea...rsrsrs

Nas minhas pescarias, levava em potes estanques o permanganato e algodão com glicerina aparecesse alguma emergência era só misturar. Wink

PS: Já tentei esta técnica de usar um arco com vareta mas não consegui...sou muito sem jeito. scratch

Abraços
Vergilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeQua Set 14, 2011 12:50 pm

utilizavam também bater umas pedras contra as outras até que alguma fagulha acendesse alguns gravetos.
Não era algo fácil.

https://www.youtube.com/watch?v=pcGfDH-cEBw&feature=player_embedded#!





Última edição por ovidiopena em Dom Set 18, 2011 8:34 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Nunes

Gabriel Nunes


Mensagens : 130
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 31
Localização : Campo Grande - MS

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeQua Set 14, 2011 6:32 pm

nao seria muito primitivo, e tambem nunca tentei!
mas vi esse video de um cara fazendo fogo com camisinha!
Link!
Ir para o topo Ir para baixo
adrict

adrict


Mensagens : 146
Data de inscrição : 29/05/2011
Idade : 52
Localização : Rio Claro- SP

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeQua Set 14, 2011 10:26 pm

Gabriel Nunes escreveu:
nao seria muito primitivo, e tambem nunca tentei!
mas vi esse video de um cara fazendo fogo com camisinha!
Link!
Não é primitivo, usa no exercito inclusive no kit de sobrevivencia das forças especiais a camisinha é item obrigatório !!
Mas valeu Gabriel é bem interessante !!
Ir para o topo Ir para baixo
majordbs

majordbs


Mensagens : 315
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 33
Localização : Natal/RN

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeQui Set 15, 2011 10:32 am

Sou adepto a boa e velha pederneira..
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeQui Set 15, 2011 11:00 am

Faz igual o Jorge quando for pra Brasília, usa napalm.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Nunes

Gabriel Nunes


Mensagens : 130
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 31
Localização : Campo Grande - MS

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeTer Out 04, 2011 3:52 pm

sei que muda muito do '' primitivo '' mas para nao criar outro topico vou falar aqui!

hoje sem ter muito o que fazer, resolvi tentar fazer fogo aqui em casa, de varias maneiras possiveis!
como ao lado de casa tem um terreno baldio, encontro mato seco facil!
peguei o necessario... e fui para a experiencia!
por hoje Tentei com camisinha...
a parte de aluminio de uma lanterna..
bombril e bateria...
com camisinha nao obtive resultado, acho que nao consegui focar direito a luz do sol!
com bombril e bateria foi moleza! hehe
ja o que me intrigou foi com a parte da lanterna, começou a esquentar, saiu uma fumaça.. mas parava!
e eu nao estava mechendo em nada, é como se mudasse o foco da luz... então apesar de saber que funciona nao consegui brasa!
amanha tentarei modos mais primitivos, atrito e etc...
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitimeTer Out 04, 2011 5:58 pm

Uma da técnicas de fogo primitivo, com arco.
São 4 videos com o tutorial completo pra fogo com arco, em português:
Video 1:


depois nele temos links pros outros

abcs

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fogo primitivo Empty
MensagemAssunto: Re: Fogo primitivo   Fogo primitivo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fogo primitivo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fogo Primitivo Arco & Broca
» Arco Primitivo
» Arco primitivo
» Primeiro Arco Primitivo
» [videos] Fazendo um Arco Primitivo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Camping e Bushcraft-
Ir para: