ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Legislação sobre aportagem em rios

Ir para baixo 
+6
pauloprg
fabio carneloci
Fly
Mamute-sc
jorge_wiendl
ENIO MONTARDO
10 participantes
AutorMensagem
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeSeg Set 26, 2011 10:25 am

Sancho essa é pra ti, costumo praticar caiaque e canoagem descendo rios e acampando nas margens e já me deparei com a seguinte situação,ancorei montei acampamento para passar a noite em uma praia da margem,na verdade nem barraca montei pq a noite estava espetacular,acendi uma fogueira pra aquecer a agua para o chimarrão e preparar a janta,que seria pintado ao molho pescado mais acima no rio camaquã,um dos mais belos e preservados da região,quando me dou por conta atrás de mim surge um homem sedizendo o dono das terras e que não permitia que acampassem...argumentei que na verdade ele não poeeuia a posse das terras compreendendo 100 mts de cada lado da margem,são terras de dominio da união,não houve conversa que o convencesse de que eu estava dentro da lei,ele incinuou ameaçar-me dei de ombros e disse que dali não saia e recomendei que ele procurasse um advogado para se inteirar da lei e ali passei a noite mas voltando a cidade procurei a tal lai e não encontrei quero fazer cópia e plastificar para que na próxima vez não gaste tanta saliva com cidadão pouco esclarecido como esse. Se alguém tem algo por favor poste.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeSeg Set 26, 2011 10:41 am

Enio, essa lei, smj, é o codigo de aguas, que estabelece que a marinha brasileira é detentora da faixa de terra limitada a 50m de cada lado dos cursos de agua.

Agora, pessoalmente recomendo que oce fique meio esperto nessas historias que tomar um tiro no meio das fuças num é dificil nesse pais! Principalmente a traição!! affraid affraid
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeSeg Set 26, 2011 1:57 pm

principalmente pq é só ele te jogar na água e babau, a gente vai ficar sem amigo e vc vai ficar sem comer o peixe
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeSeg Set 26, 2011 2:05 pm

Mas depois comeremos peixes bem gordos, com dieta a base de Enio!

Complicado isso. Pra vc terem uma idéia que aqui no município temos 7 lagoas,alguams estão cercadas pelos "donos".
Fala sério.
Já pousei em um potreiro junto com um amigo, apareceu o suposto dono do pasto e disse que não poderiamos pousar ali. Ele se virou e disse que estava idno em casa buscar a espingarda. Argumentei que estavamos saindo enão tinhamos ocmo saber que não poderiamos pousar em um simples pasto, apareceu umas crianças e nos disseram pra correr dali, que o velho não era dono do local, mas era louco e já tinha atirado em alguns.
Esse doentes tem em todo local.

abcs

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeSeg Set 26, 2011 5:03 pm

Fly escreveu:
Mas depois comeremos peixes bem gordos, com dieta a base de Enio!

Complicado isso. Pra vc terem uma idéia que aqui no município temos 7 lagoas,alguams estão cercadas pelos "donos".
Fala sério.
Já pousei em um potreiro junto com um amigo, apareceu o suposto dono do pasto e disse que não poderiamos pousar ali. Ele se virou e disse que estava idno em casa buscar a espingarda. Argumentei que estavamos saindo enão tinhamos ocmo saber que não poderiamos pousar em um simples pasto, apareceu umas crianças e nos disseram pra correr dali, que o velho não era dono do local, mas era louco e já tinha atirado em alguns.
Esse doentes tem em todo local.

abcs

Fly
teu caso é diferente...tu invadiu propriedade privada,no meu caso não...não vou deixar de fazer o que gosto nem arredo pé o rio é de todos os que quiserem desfrutar dele e que aportarem por agua,ao proprietário cabe apenas impedir o acesso ao rio por dentro de suas terras mas por água nada podem fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeSeg Set 26, 2011 5:26 pm

é o jwiendl ja disse tudo . essa lei é valida e o risco de levar um tiro tambem .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
pauloprg

pauloprg


Mensagens : 163
Data de inscrição : 08/04/2011
Idade : 57
Localização : CAMPO BOM , RS

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeSeg Set 26, 2011 6:11 pm

bah enio
tem que tomar cuidado pois o pessoal de la não gosta de estranhos
conheço aquele lugar ,ja acampei muitas vezes á margem do camaquã
só que tem ocorrido bastante roubo de gado por lá,os larapios abatem o gado no campo
e levam a carne de barco pelo rio
por isso a hostilidade
não justificando a atitude do suposto dono das terras
mas o risco existe pros dois lados
la tem um lugar chamado de ilha dos pescadores,os moradores de la são gente fina
atravessa de barca até a ilha,depois atravessa a ilha,aí tem um braço do rio que da acesso ao camaquã dá pra acampar sem medo.
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeSeg Set 26, 2011 7:21 pm

ENIO MONTARDO escreveu:
Fly escreveu:
Mas depois comeremos peixes bem gordos, com dieta a base de Enio!

Complicado isso. Pra vc terem uma idéia que aqui no município temos 7 lagoas,alguams estão cercadas pelos "donos".
Fala sério.
Já pousei em um potreiro junto com um amigo, apareceu o suposto dono do pasto e disse que não poderiamos pousar ali. Ele se virou e disse que estava idno em casa buscar a espingarda. Argumentei que estavamos saindo enão tinhamos ocmo saber que não poderiamos pousar em um simples pasto, apareceu umas crianças e nos disseram pra correr dali, que o velho não era dono do local, mas era louco e já tinha atirado em alguns.
Esse doentes tem em todo local.

abcs

Fly
teu caso é diferente...tu invadiu propriedade privada,no meu caso não...não vou deixar de fazer o que gosto nem arredo pé o rio é de todos os que quiserem desfrutar dele e que aportarem por agua,ao proprietário cabe apenas impedir o acesso ao rio por dentro de suas terras mas por água nada podem fazer.

Enio, tu não entendeu. O cara não era dono de nada ali, simplesmente se achava que era dono, mas as terras não eram dele.

No teu caso era a terra do cara?
não né?


abcs

Flty
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeSeg Set 26, 2011 8:53 pm

no meu caso eu faço expedições em rios...desci o camaquã de bagé ao cristal...280 km de travessia em 5 dias acampando nas margens e pretendo descer o rio jaguarão e outros tantos afinal é um de meus passatempos e com a lei em mãos e plastificada nem gasto saliva...mostro a lei e sigo tomando meu mate sossegado mas uma coisa é certa....acampado estou acampado fico.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeSeg Set 26, 2011 9:01 pm

Vou opinar sem conhecimento de causa, então espero que o Sancho me corrija.

Em ambos os casos, os donos ,ou supostos donos, das terras estão errados. No caso das margens de rios não tem nem o que comentar. Mesmo que eu pegue o caiaque na cabeça e atravesse as terras dele até encontrar uma estrada, não estarei fazendo nada de errado. É o direito de ir e vir.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeTer Set 27, 2011 6:36 am

penso o mesmo, assim como até dentro do nosso quintal não temos o direito de atirar numa pessoa, estou correto?

mas a preocuapção é, no meio do mato sem ninguém vendo, para o cara te encher de bala e jogar seu corpo no rio, se ele for maluco é 2 palitos, não acha?
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Nunes

Gabriel Nunes


Mensagens : 130
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 31
Localização : Campo Grande - MS

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeTer Set 27, 2011 6:50 am

aah mamute! com certeza tem louco pra tudo!
mas se um cara pular o muro de casa eu ve-lo no meu quintal, ele nao sai daqui muito bem não!
no minimo com alguns furos! kkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeTer Set 27, 2011 7:02 am

exatamente isso q eu penso, mas já imaginou dormir na beira de um rio, quando o prorpietário das terras te mandou sair se não iria meter bala, ou eu fico de pirraça, mas acordado e longe do fogo ou eu vou dormir rio abaixo
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Nunes

Gabriel Nunes


Mensagens : 130
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 31
Localização : Campo Grande - MS

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeTer Set 27, 2011 7:22 am

é. uma coisa pra se pensar bem, correr o risco né!
o ruim é ter que sair anoite, para encontrar outro lugar pra ficar! kkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeTer Set 27, 2011 7:55 am

dentro do rio a navegação é aberta a todos, mas na margem, mesmo sendo da marinha, é responsabilidade do proprietário... aí que a coisa engrossa! Pensou se pega fogo, derrubas umas árvores?? O proprietário é o responsável.
Eis o motivo de nenhum proprietário gostar.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Nunes

Gabriel Nunes


Mensagens : 130
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 31
Localização : Campo Grande - MS

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeTer Set 27, 2011 8:07 am

verdade schimidt, nao tinha nem pensado nisso!

aai enio, voce faz essas aventuras sozinho? tem fotos? Sempre tive vontade de fazer
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeTer Set 27, 2011 8:13 am

Enio,
se puder abra um tópico sobre alguma dessas suas expedições, se tiver umas fotos e o roteiro, é show!

Uma canoa canadense ainda está na minha lista de desejos..rsrsr e aqui na região tem alguns rios que sempre quis explorar.

abcs

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeTer Set 27, 2011 8:22 am

Se pularem o muro eu passo a lâmina antes e pergunto depois. Ninguém pula o muro de uma casa com boas intenções. Mas numa propriedade rural, num grande pasto, o cara a pé precisa atravessar para chegar ao destino mais rápido. Ou um piloto de planador que precisou pousar fora. A aeronave não tem motor, se tá ruim de térmicas e perder altitude tem que pousar no primeiro pasto que encontrar. Na zona rural aqui ninguém nunca me incomodou; afasto os arames da cerca e atravesso qualquer propriedade numa boa. Se fosse procurar uma estrada levaria o triplo do tempo, fora o risco de ser atropelado. Quem já foi em Brasília deve ter percebido que não existem muros lá. As pessoas podem cortar caminho a pé por dentro da propriedade dos prédios. Eu sempre achei isso muito legal.
Ir para o topo Ir para baixo
pauloprg

pauloprg


Mensagens : 163
Data de inscrição : 08/04/2011
Idade : 57
Localização : CAMPO BOM , RS

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeTer Set 27, 2011 8:24 am

O JEITO ENTÃO É LEVAR UM COLCHÃO INFLAVEL E DORMIR DENTRO DO RIO!!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeTer Set 27, 2011 11:03 am

Gabriel Nunes escreveu:
verdade schimidt, nao tinha nem pensado nisso!

aai enio, voce faz essas aventuras sozinho? tem fotos? Sempre tive vontade de fazer
Sim,normalmente sozinho pois a classificação do que faço é"INDIADA" e poucos se dispoem a acompanhar,mesmo pq em um rio com corredeira como algumas do camaquã as decisões devem ser tomadas com rapidez...outra coisa, tiro uma semana por ano pra fazer isso,é meu divã analitico e cá pra nós ...não tem coisa pior que um companheiro reclamando de acordar cedo,remar 40 km por dia,que tem mosquito,que tá frio que isso não dá ou que aquilo não pode....sozinho é tu e teus botões o barulho do remo e o tempo todo só pra ti limpar a alma e o corpo.Quando reunir umas fotos posto aqui mas a maioria é filme longo,vou ver se consigo editar algo e postar aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Nunes

Gabriel Nunes


Mensagens : 130
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 31
Localização : Campo Grande - MS

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeTer Set 27, 2011 11:49 am

pooxa. que pena eu nao encontrar um parceiro para essas aventuras aqui em cg, tenho apenas meu irmão, que é muito parceiro pra isso, mas lhe falta tempo!
E na verdade nos falta aquela ' hora maluca ' para dizer VAMOS e pronto!
meu pai sempre foi louco para fazer isso, mas lhe falta tempo tambem, e um preparação fisica, meu velho gosta muito de tudo isso , mas ja nao ta na idade e forma fisica, agora pra ele , é pescaria com um pouco de conforto ! dormir bem e tals!

tenho vontade de fazer isso em um rio paralelo ao qual postei as fotos no topico ' causos de acampamento ' ! a agua é cristalina do mesmo jeito, mas nao há cachoeiras, e há algumas corredeiras para uma emoção ! kkk
Espero fotos heim ENIO!
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitimeQua Set 28, 2011 9:14 pm

Lincoln escreveu:
Vou opinar sem conhecimento de causa, então espero que o Sancho me corrija.

Em ambos os casos, os donos ,ou supostos donos, das terras estão errados. No caso das margens de rios não tem nem o que comentar. Mesmo que eu pegue o caiaque na cabeça e atravesse as terras dele até encontrar uma estrada, não estarei fazendo nada de errado. É o direito de ir e vir.

Estamos falando de um rio navegável? ou de um riacho?

se estivermos falando de uma faixa de água que não permite navegação, as margens podem ser consideradas como parte das terras do senhorzinho enfezado.

mas se estivermos falando de um RIO de fato, as terras são da marinha. 50m de cada lado (se não me engano)

Subseção II
Da Aluvião

Art. 1.250. Os acréscimos formados, sucessiva e imperceptivelmente, por depósitos e aterros naturais ao longo das margens das correntes, ou pelo desvio das águas destas, pertencem aos donos dos terrenos marginais, sem indenização.

Parágrafo único. O terreno aluvial, que se formar em frente de prédios de proprietários diferentes, dividir-se-á entre eles, na proporção da testada de cada um sobre a antiga margem.

Subseção III
Da Avulsão

Art. 1.251. Quando, por força natural violenta, uma porção de terra se destacar de um prédio e se juntar a outro, o dono deste adquirirá a propriedade do acréscimo, se indenizar o dono do primeiro ou, sem indenização, se, em um ano, ninguém houver reclamado.

Parágrafo único. Recusando-se ao pagamento de indenização, o dono do prédio a que se juntou a porção de terra deverá aquiescer a que se remova a parte acrescida.

desculpem a demora galera, ando meio doente esses dias.
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Conteúdo patrocinado





Legislação sobre aportagem em rios Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação sobre aportagem em rios   Legislação sobre aportagem em rios Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Legislação sobre aportagem em rios
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Legislação sobre lunetas
» LEGISLAÇÃO SOBRE IMPORTAÇÃO DE BESTAS
» Dúvida Na Legislação Sobre Estilingues
»  * LEGISLAÇAO SOBRE PORTE/POSSE DE ARCO/BALESTRA *
» Preciso de um arco completo para pesca em rios

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Camping e Bushcraft-
Ir para: