ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Construindo um Arco Composto

Ir para baixo 
+65
v.b.-s.j.r.preto
hunterbr
subzero2015
magrão arqueiro
laudir
Kamykaze
Ipolos
CLEONIR FORTES
tomazsp
kulik
Jefferson Lima
cyberjo
quark
Luis Manara
fishingwithabow1
santosgds
Primo
Eduardoan
lubisomem01
gustavolv
vinirag
kronosklaus
boconcelob
ale
maikokovaleski
Marcelo-Stratus
darckmatrix
Farleytufao
17Hidalgo
chicuta
Simba
pietropetris
roberto schurr
marcelocasanova
BlackEagleBR
PedroM
Alexandre_Ramos
Furadan
miojox
manoel pedro farinha
matos
MaverickMCS
collaco
marcusandr
pvfigueiredo
igorvargas.webcodex
danilomelgaco
ptklopes
Max Parreira
tallyst
rubensrw
Hallaor
vagnervpb
SanchoVJR
Lincoln
Skill
kinhoend
HugoCaffe
mineirim
jorge_wiendl
baydau
marovasco
RafaelMorgan
Volpato
wpurgatto
69 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 10, 11, 12  Seguinte
AutorMensagem
marovasco

marovasco


Mensagens : 364
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 49
Localização : Tapera/RS

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeSex Ago 10, 2012 9:47 pm

Sucesso! Depois de pronto grave um vídeo atirando e posta para o pessoal ver ele em ação.
Ir para o topo Ir para baixo
ptklopes

ptklopes


Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/08/2012
Idade : 48
Localização : Belo Horizonte

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeDom Ago 12, 2012 2:21 am

Fabio primeiro parabéns pelo projeto, ta lindo!!!!!!!!!
Gostaria muito de fazer um e seu "tutorial" esta fantástico, de grande ajuda. Porém, se não fosse pedir muito, vc poderia me dar mais informações sobre o funcionamento das roldanas/cames, ainda não entendi como funciona e como se passa o cabo por elas.Eu entendo a teoria mais na pratica ainda não sei como a mesma se aplica.
Mais uma coisa, qual madeira você usou para o riser?????
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeSáb Ago 18, 2012 1:07 pm

Fiz um rest e uns ajustes nos cabos..... o rest dá uma gama boa de regulagens...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
danilomelgaco

danilomelgaco


Mensagens : 533
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 35
Localização : Bom Despacho / MG

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeSáb Ago 18, 2012 3:29 pm

Ta ficando muito bem feito. Parabéns!


Vc vai pintá-lo de alguma cor?


Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
http://Pode-se marcar dessa forma: tudo sobre apelação de uma co
igorvargas.webcodex

igorvargas.webcodex


Mensagens : 365
Data de inscrição : 19/07/2012
Localização : Viamão

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Sobre o guarda cabos   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeSáb Ago 18, 2012 5:01 pm

poderia postar algumas fotos com detalhes do guarda-cabos.
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeDom Ago 19, 2012 10:29 am

danilomelgaco escreveu:
Ta ficando muito bem feito. Parabéns!


Vc vai pintá-lo de alguma cor?


Abraço.

Tentarei algo camuflado....
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeDom Ago 19, 2012 10:38 am

igorvargas.webcodex escreveu:
poderia postar algumas fotos com detalhes do guarda-cabos.

Para o cable guard estou pensando em algo como isso...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Max Parreira




Mensagens : 41
Data de inscrição : 03/08/2012

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Projeto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeQua Ago 22, 2012 8:45 am

Fabio, ja entrei em contato contigo antes, bom gostaria de parabenizar pelo projeto, o meu ja esta em andamento, não me processe, pois estou utilizando todo o seu tutorial com pequenas mudanças, devido ate a dificuldade em minha cidade, mas vou fazer o passo a passo e de pois posto, a proposito, sobres as cams, segui seu conselho e fiz a roldana menor um pouco maior, vou monta-las nas laminas e depois te falo sobre o resultado, não deixe de nos prestigiar com as novidades.
Ir para o topo Ir para baixo
pvfigueiredo




Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/08/2012

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeQua Ago 22, 2012 4:07 pm

Cara parabéns e tomara que ele fique muit bom!!! Não conheço nada de arco mas entrei no forum para conhecer e vi seu tópico e tive que te dar os parabéns! Muito bom ver uma pessoa com tanta força de vontade em fazer algo de tamanha complexidade. Mais uma vez meus Parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeQui Ago 23, 2012 9:23 am

Fiz dois tipos de cable guard, o que funcionou melhor foi o da fotos abaixo, o outro ficou com aparência melhor mais a corda saia fora da polia menor quando puxava a corda e os cabos escapavam... enfim ficou assim mesmo, talvez eu tente algo com uma aparência melhor, mas isso dependerá da minha animação e vontade...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeQui Ago 23, 2012 10:48 am

Tá ficando bão demais. Talvez os cabos escapem devido ao ângulo que fazem com a polia.

Imaginei isso vendo essa foto

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois de finalizado, você poderia criar um novo tópico com as principais etapas da concepção e construção do arco. Algo do tipo um build along. Seria muito interessante, visto são poucos no mundo capazes de realizar um projeto tão elaborado e complexo em casa. O conhecimento adquirido durante esse processo é sem dúvidas inestimável.
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeQui Ago 23, 2012 3:38 pm

Lincoln e pvfigueiredo, valeu pelos comentários, me senti lisongeado.... obrigado!!!!

Sobre o cable guard estou quase desencanando... aumentei a profundidade do sulco das roldaninhas e os cabos ``assentaram`` bem melhor e agora estão correndo que é uma beleza tanto nas cames quanto nas polias menores e nas próprias roldanas do cable guard... tudo fucionando até o momento...

Ir para o topo Ir para baixo
Max Parreira




Mensagens : 41
Data de inscrição : 03/08/2012

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: POTENCIA   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeSex Ago 24, 2012 2:53 pm

Fabio, ói nóis aqui traveis, vou montar a sequencia de construção do meu arco e compartilhar aqui na semana que vem enquanto isso, pintou uma duvida cruel, vc utilizou quatro molas de fusca com 32 cm, foi isso?, o angulo de colocação dos limb foi de 20º??, caso tenha sido isso mesmo, fica impossivel armar o arco sem as cams, certo, bom com as modificação que fiz nas cams, o meu arco ja desde o inico da puxada, (ja ta pronto....to falando que sou um bom aluno....) eu não sinto peso forte, a puxada é linear mas acredito que no final ele deve ter ficado um pouco mais pesado que o seu, mas nada que impeça de mirar....o seu tem aquele lance de no meu da puxada sentir o restofff..certo, o meu não ficou com isso, mas arma legal,....qnato ao rest o seu ficou movel, tipo no meio da flecha ele ja abaixa?????
Ir para o topo Ir para baixo
Max Parreira




Mensagens : 41
Data de inscrição : 03/08/2012

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: POTENCIA1   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeSex Ago 24, 2012 10:56 pm

Fabio,
descobri o problema ao aumentar a roldana menor, mantive o alinhamento assim com a roldana maior diminui a excentricidade das cams, diminui o peso da puxada mas nao consegui o restoff....
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeSáb Ago 25, 2012 11:30 am

Max Parreira escreveu:
Fabio,
descobri o problema ao aumentar a roldana menor, mantive o alinhamento assim com a roldana maior diminui a excentricidade das cams, diminui o peso da puxada mas nao consegui o restoff....

Olá Max. é o seguinte, as lâminas tem 32cm sim, o ângulo está em torno dos 20° (vc é um bom observador)..., porém isso não é uma regra ok, vc tem toda a chance de melhorar bem mais esse projeto...... o rest é fixo, não tem peças móveis não, só é possível fazer os ajustes e apertar os parafusos pra ficar bem fixo, os ajustes serão necessários na hora de alinhar tudo pra atirar....

A primeira vez que montei as cames o peso da puxada estava meio fraco, mesmo tracionando bem as lâminas... isso aconteceu pq a função de ``alavanca`` estava muito forte, aliviando muito a puxada e com let-off bem pouco... olhe a foto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois fiz a modificação nas cam´s que mudou tudo na potência do arco, repare agora o percurso que o cabo irá fazer com o colocação da roldana pequena, a força literalmente triplicou com essa mudança...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois dessa modificação com um pouco só de tensão nas lâminas já dava um peso bem maior do que anteriormente cerca de 43 libras medido com uma balança de mão, o let-off permaneceu na casa dos 50%.

Vc não precisava diminuir a excêntricidade da cam, bastava vc observar quanto da polia menor era necessário, ou seja, somente o pedaço da polia onde o cabo iria correr, o pedaço ``morto`` onde o cabo não corre vc poderia cortar fora, não sei se entendeu, mas ficaria com aproximadamente meia polia parafusada na cam com o eixo excêntrico na posição correta... olhe na foto abaixo, é mais ou menos isso que estou querendo dizer...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se eu tivesse analisado melhor antes teria feito assim, mas na fase que está a costrução do arco não modificarei mais o projeto, cara é tanta coisa, tanta ``treta`` a ser analisada, pensada, testada... é muito dificil explicar virtualmente...hehehehe

Muita coisa na costrução deste arco foi por tentativa e erro pra depois acertar, tenho algumas peças que fiz e não funcionaram e foram perdidas, depois refiz do jeito que seria melhor, é assim mesmo, tem que ser persistente... já quebrei a cabeça pensando, desenhando, fazendo peças que não funcionaram corretamente, te digo, já me frustrei muito, pasei muita dor de cabeça....hehehehehe

Obs.: não esqueça de postar as fotos do seu projeto ok, espero ter contribuido... abraço!!!!



Última edição por fabiomic em Seg Set 03, 2012 8:27 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Max Parreira




Mensagens : 41
Data de inscrição : 03/08/2012

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: CONTRIBUIÇÃO   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeDom Ago 26, 2012 4:44 pm

VC não contirui. Vc contriubui muito, vou dar mais uma analisada e criar o post, valeu muito obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeQui Set 06, 2012 10:50 am

Fiz os reforços nos limb pocket´s e acertei o alinhamento do arco.... o reforço foi necessário pq uma chapa só deu uma cedida e entortou quando coloquei mais pressão, ai coloquei duas chapas e tipo uma arruela de borracha maciça entre as chapas e as lâminas...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeQui Set 06, 2012 11:29 am

Cara, você é doidão demais; no bom sentido!

Muito massa sua iniciativa. Seu arco está ficando bem interessante.

Ao meu ver, os maiores pontos negativos são as lâminas e cordas.

Para quem já fez tudo isso, vale a pena tentar fazer lâminas de madeira+fibra de vidro, pois ficarão muito mais eficientes.

Tecer uma corda com um material adequado também não é nada difícil. Essa corda irá esticar demais; é muito elástica.

Kkkk...Agora que vi que você é de Rolândia! Que nome de cidade cabuloso!

Um abraço,

Rafael.

PS: Quero ver um vídeo desse arco atirando.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeQui Set 06, 2012 12:19 pm

RafaelMorgan escreveu:
Cara, você é doidão demais; no bom sentido!

Muito massa sua iniciativa. Seu arco está ficando bem interessante.

Ao meu ver, os maiores pontos negativos são as lâminas e cordas.

Para quem já fez tudo isso, vale a pena tentar fazer lâminas de madeira+fibra de vidro, pois ficarão muito mais eficientes.

Tecer uma corda com um material adequado também não é nada difícil. Essa corda irá esticar demais; é muito elástica.

Kkkk...Agora que vi que você é de Rolândia! Que nome de cidade cabuloso!

Um abraço,

Rafael.

PS: Quero ver um vídeo desse arco atirando.

Hehehehe eu Diodão!!!! imagina!!....rssss

O nome Rolândia vem do guerreiro Roland que defendeu a antiga alemanha, tem até uma estátua enorme no meio de uma das praças da cidade olha aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Temos aqui muitas colônias alemãs e italianas, meus pais são descendentes de imigrantes... eles vieram pra cá meio fugidos da guerra e tbm pra cultivar na terra roxa que é uma terra muito fértil, gosto muito daqui, é tranquilo a cidade é bonita, vale a pena viver aqui, só tem o problema de não se ter muitas opções em questão de divertimento etc...

Sobre a corda é provisória, vai ser feito de multifilamento, deixa eu dar os retoques finais no arco e dai farei a corda...
As lâminas são um problema mesmo... quem sabe um dia eu tome a iniciativa e tento aprender um pouco mais sobre fibra de vidro pra fazer algo realmente descente....
Abç...
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeQui Set 06, 2012 3:28 pm

Só que Roland não era exatamente um alemão, pois ele fazia parte do Império Carolíngio e ele travou batalhas contra os bretões (o povo do Asterix e Obelix). Com o desaparecimento do império romano o continente europeu ficou sem uma liderança por uns 300 a 400 anos até que surgiu o Carlos Magno e unificou a Europa criando um império que unia da Espanha até a Alemanha, os bretões ficaram de fora. Com o fim do império carolíngio surgiu a França e Alemanha. O Roland defendia o império em seu extremo oeste, lutou contra os árabes que ocupavam a península ibérica e morreu lutando contra os bretões. Provavelmente ele levou uma pedrada do Obelix lá nos Pirineus.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
marcusandr

marcusandr


Mensagens : 193
Data de inscrição : 02/08/2012
Idade : 43

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeTer Set 25, 2012 11:42 am

Fabio, mais algum progresso com o arco??? posta umas fotos dele finalizado acompanhei todo o seu tópico a achei um ótimo trabalho.
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeTer Set 25, 2012 12:16 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Provavelmente ele levou uma pedrada do Obelix lá nos Pirineus.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O Obelix levava esse pedrão, um menir (LINK), porque na cultura dos Gauleses a única coisa que eles temiam é que o céu caísse sobre suas cabeças. Era um talismã delicado...
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeTer Set 25, 2012 4:17 pm

marcusandr escreveu:
Fabio, mais algum progresso com o arco??? posta umas fotos dele finalizado acompanhei todo o seu tópico a achei um ótimo trabalho.

Olá Marcus, ele tá desse tipo aqui ó:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

As atribulações da vida estão me deixando sem tempo... falta pouca coisa e quando acho que vai sobrar um tempo pra trabalhar nele acontece um outro problema pra resolver... mas enfim, faltando agora ajustar o limite da puxada, um sistema de mira (que será simples), os cabos e corda... depois os acabamento tipo lixa e tinta, etc...

Abraço!!

Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeDom Out 14, 2012 11:03 am

Fiz o ajuste da puxada, um pino com mais de 30 pol. (erro total) o outro com 29 pol., era pra ficar com 28,5..., vai ficar um pouco desconfortável a ancoragem, mas vai ficar assim mesmo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

String supressor

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
marovasco

marovasco


Mensagens : 364
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 49
Localização : Tapera/RS

Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitimeSeg Out 15, 2012 10:09 pm

ESTOU ANSIOSO PARA VER UM VÍDEO DELE EM AÇÃO, E DE SABER A QUE DISTANCIA ELE CONSEGUE MANDAR UMA FLECHA.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Construindo um Arco Composto - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Construindo um Arco Composto - Página 4 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Construindo um Arco Composto
Ir para o topo 
Página 4 de 12Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 10, 11, 12  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Construindo um arco composto
» > Construindo um arco composto moderno!
» projeto de arco composto
» construindo um arco recurvo
» Construindo Meu Arco e Flechas (Iniciante)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: