ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).

Ir para baixo 
+5
jorge_wiendl
Lincoln
boconcelob
CALIL
Selinton R. Pompeu
9 participantes
AutorMensagem
Selinton R. Pompeu

Selinton R. Pompeu


Mensagens : 37
Data de inscrição : 15/05/2011
Idade : 49
Localização : Matinhos - PR

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeTer Jan 17, 2012 10:31 pm

Bem, nessa terceira tentativa fiz um longbow de 68",puxada de 31" e com 35 lbs. acabei tendo um problema na finalização do tilering, gostaria de saber com os mais experientes na arte se tem jeito de recuperar, tipo seu eu colar uma lâmina de bambu no back a lasquinha vai ficar na dela ou vai quebrar de qualquer jeito?!?


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
tábuas de Ipê

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
começando o tilering com a corda longa

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
mais tilering

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
tilering

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
tilering

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
tilering com corda um pouco mais curta

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
tive que parar por que a falta de luz tava fazendo embaraia o zoio

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
colei um pedaço de garapeira para fazer a empunhadura ficou horrível, gambiarra mesmo!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
trabalhando a gambiarra, quer dizer empunhadura

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
não adiantou, não gostei da gambiarra, mas se serve de desculpa, é a primeira vez que faço a empunhadura com duas partes.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
tentei fazer a?? não lembro o nome mas acho que é janela?? sei lá só sei que seve para apoiar a flecha.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
deu um problema, acho que perdi mais um arco.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
é uma lasquinha de nada mas acabou "entrando" na lâmina.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeTer Jan 17, 2012 11:07 pm

Entao, agora voce descobriu o porque do bambu, pra isso nao acontecer hehehehe

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Lembrando que pra usar o bambu voce precisa primeiro coloca-lo numa estufa, pode ser feita com algumas lampadas incandescentes, essas antigas que usavamos antes das brancas.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 12:19 am

Amigo, acredito eu que vc n perdeu o arco n, ipê é mt dificil criar lascas, possivelmente a causa disso é devido a grossura da madeira, se estiver um pouco mais grossa, lasca msm, mais acredito eu que n perdeu n, co certeza o bambu e uma otima cola resolve o problema Very Happy ! abraços!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 7:17 am

Cara, cê tá ficando fera no tillering. Acho que essa lasquinha é muito pequena, não vai dar problemas. Eu não tenho experiência com construção de arcos ainda. Mas eu preencheria o buraco com pó de madeira misturado com cola (apenas estético), e faria um backing. O backing poderia ser só para evitar o cisalhamento. Poderia usar algum tecido pro backing, colado com cola de contato.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 8:37 am

Oia, isso pode ou não dar problemas, vai depender:

- Está perto da empunhadura?

Se estiver, relax! Apenas enche de araldite, e faz uma cobertura de fio de nylon n40 ou n60 e aplica SP(araldite dissolvido em alcool).

- Se não estiver! Bão ai pode ferrar ou não, vai depender de onde. Explicando, quanto mais proximo da metade para o ultimo terço da lamina (locais onde mais flexão existe) mais chance de dar -_- tem. nesse causo, o ideal é voce encher de SP (mais diluido para penetrar mais), colar por cima ou um pedaço de lixa, ou um tecido de nylon com SP, e enrolar o fio de nylon e recobrir com SP.

A proposito, suas peças de madeira estão com os veios meio transversais, portanto ANTES de iniciar o proximo, aplica um backing para evitar esse tipo de c*g*d*. E pense em um backing que não trabalhe (uma vez que a função do becking é apenas evitar o cisalhamento), pode ser couro, nylon, papel pardo, tecido ou o diabo a quatro.

Tente rachar essas peças no sentido do comprimento, isso vai te evitar muita dor de cabeça, pois a rachadura seguira o sentido de crescimento da madeira, e dai evita praticamente qualquer problema de cisalhamento.

E esse arco é um flat-bow.. Razz Razz Razz
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 8:46 am

Aqui eu reforcei as fibras da madeira, a modi ocê te uma ideia do que eu tô falando:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Na ponta (junção dos traços) sempre existira risco de colapso Crying or Very sad Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 12:21 pm

só para sacramentar o q o Jorge escreveu, dê uma olhada na primeira foto q postou

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

veja q os "cortes" q fez atravesam os veios de crescimento (principalemente na tábua da esquerda), isso acaba provocando essa lascas como a q aconteceu, no caso de rachar a madeira o próprio racho já segue as linhas de crescimento e minimizam ou quase resolvem esse problema, por isso q para fazer arco o recomendado é usar tora e não tábuas, não q seja impossível usar tábuas, mas dificulta bastante o resultado final

mas sinceramente vc está ficando craque no assunto, parabéns
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 3:52 pm

Estou fazendo um flatbow aqui também, de Ipê, e está dando certo.

Como tenho experiência com madeira, acho sempre melhor escolher a dedo a melhor madeira antes começar qualquer trabalho. Peguei uma tábua de Ipê tecnicamente perfeita, com os veios quase 100% retos.

Pelo que andei lendo, o melhor backing é de bambu, pelo menos para Ipê. Porém, o tal do bambu é complicado demais.

Estou usando seda, seguida de couro para fazer o backing. Acho que irá ficar bem legal.

Acho que essa rachadura tem conserto, mas faça o backing e deixe secar antes de começar o tillering novamente, para evitar outra.

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 4:23 pm

RafaelMorgan escreveu:
Estou fazendo um flatbow aqui também, de Ipê, e está dando certo.

Como tenho experiência com madeira, acho sempre melhor escolher a dedo a melhor madeira antes começar qualquer trabalho. Peguei uma tábua de Ipê tecnicamente perfeita, com os veios quase 100% retos.

Sim, perca tempo pra escolher a peça, não chorando depois

Pelo que andei lendo, o melhor backing é de bambu, pelo menos para Ipê. Porém, o tal do bambu é complicado demais.

Backing de bambu é um saco e não vale a pena! Alem de aumentar o peso da lamina é um pé no saco pra colar, alem de ser 3 vezes pior para lixar.

Estou usando seda, seguida de couro para fazer o backing. Acho que irá ficar bem legal.

Seda é um otimo material, somente tome cuidado na colagem.

Acho que essa rachadura tem conserto, mas faça o backing e deixe secar antes de começar o tillering novamente, para evitar outra.

Rafael.

Vê se posta as fotas! E boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
KikoAlive

KikoAlive


Mensagens : 179
Data de inscrição : 04/01/2011
Idade : 40
Localização : Curitiba

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 4:25 pm

A um tempo atrás, eu fiz um de ipê roxo, de um caibro que ganhei de um amigo, e infelizmente, tinham muitos nós. Fiz um backing de couro, mas mesmo assim, ele quebrou, na lâmina inferior, um pouco abaixo da metade dela... ficou muito bonito, mas como não foi uma madeira que escolhi, aproveitei como deu... não funcionou... mas valeu a experiência... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 4:30 pm

jwiendl escreveu:
RafaelMorgan escreveu:
Estou fazendo um flatbow aqui também, de Ipê, e está dando certo.

Como tenho experiência com madeira, acho sempre melhor escolher a dedo a melhor madeira antes começar qualquer trabalho. Peguei uma tábua de Ipê tecnicamente perfeita, com os veios quase 100% retos.

Sim, perca tempo pra escolher a peça, não chorando depois

Pelo que andei lendo, o melhor backing é de bambu, pelo menos para Ipê. Porém, o tal do bambu é complicado demais.

Backing de bambu é um saco e não vale a pena! Alem de aumentar o peso da lamina é um pé no saco pra colar, alem de ser 3 vezes pior para lixar.

Estou usando seda, seguida de couro para fazer o backing. Acho que irá ficar bem legal.

Seda é um otimo material, somente tome cuidado na colagem.

Acho que essa rachadura tem conserto, mas faça o backing e deixe secar antes de começar o tillering novamente, para evitar outra.

Rafael.

Vê se posta as fotas! E boa sorte!

Valeu Jorge! Smile

Qual a melhor maneira de colar seda?

Pode deixar que postarei as fotos quando ficar pronto.

Já estou na parte do tillering inicial, mais leve. Depois, quando colar o backing, parto pro tillering mais pesado.

Muita gente me disse que com a madeira correta, não precisa de backing, mas farei mesmo assim para garantir.

O tal do tillering mata a gente de medo, viu? Acada polegada que aumento é um frio na barriga.

Um abraço,

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 4:49 pm

RafaelMorgan escreveu:

Valeu Jorge! Smile

Qual a melhor maneira de colar seda?

Que cola que oce tem ai? Se ainda não comprou, sugiro SP (araldite diluida em alcool), uma camada na madeira, aplica a seda, espera secar, depois outra por cima da seda. Atenção que o araldite somente atinge sua resistencia maxima depois de 7 dias


Pode deixar que postarei as fotos quando ficar pronto.

Já estou na parte do tillering inicial, mais leve. Depois, quando colar o backing, parto pro tillering mais pesado.

Se ocê ainda num colou o backing, nem pense em puxar mais de 8" que a chance de oce remover muita madeira é bem grande! E o pesado é agora, no inicio, depois é que oce começa a remover pouca madeira.

Muita gente me disse que com a madeira correta, não precisa de backing, mas farei mesmo assim para garantir.

Normal, no começo eu tambem fiz muito isso.

O tal do tillering mata a gente de medo, viu? Acada polegada que aumento é um frio na barriga.

Huahuahauah! Eu puxo 2" de cada vez, mai num passa nem arfinete!

A grande dica para tillerar é que voce não pode tirar nem demais, nem de menos, eu costumo dizer que um arco bom acontece quando o bowyer equilibra os seus dois medos: Medo de fazer um arco muito fraco e Medo de quebrar o arco.

É preferivel que voce perca tempo removendo pouco material de cada vez, que perca todo o trabalho por remover muito material de uma vez. A balança é bem importante nessa hora.

Um abraço,

Rafael.

Qual o tamanho da peça? Se ajudar, os melhores que eu fiz com Ipe ficaram com aproximadamente 1cm de espessura na lamina e entre 58 e 62" de comprimento.

Posta as fotos da peça, nem que seja pra matar a curiosidade di ieu!

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 4:49 pm

Kiko, quebrou onde e como?
Ir para o topo Ir para baixo
KikoAlive

KikoAlive


Mensagens : 179
Data de inscrição : 04/01/2011
Idade : 40
Localização : Curitiba

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 4:52 pm

pois é... quebrou a lâmina inferior, um pouco a baixo da metade, na puxada quebrou pra fora... não sei se foi coincidência, mas quebrou bem onde tinha um nó... No
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 4:56 pm

KikoAlive escreveu:
pois é... quebrou a lâmina inferior, um pouco a baixo da metade, na puxada quebrou pra fora... não sei se foi coincidência, mas quebrou bem onde tinha um nó... No

Não é coincidencia, nó serrado fode com arco!
Ir para o topo Ir para baixo
KikoAlive

KikoAlive


Mensagens : 179
Data de inscrição : 04/01/2011
Idade : 40
Localização : Curitiba

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 4:58 pm

pois é... desbastei o que deu, e mesmo assim ainda tava com uma 40 lbs... achei que tinha conseguido me livrar dele... mas não deu pra dar 10 tiros... até que foi longe... rsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 6:04 pm

No TBB2 mostra um esquema de textes, relacionando a resistencia e posição das fibras da madeira no arco, vejam:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Por isso não me aventuro a fabricar outro arco com madeira serrada em serralheria, pois nunca vem com as linhas de crescimento paralelas com o comprimento da tábua.

O texto explica o seguinte:
O ângulo em que as fibras cruzam uma curva, determina a força e a segurança. Enquanto o ângulo da violação aumenta menos trabalho da tensão está feito pelas fibras, mais pela inter-fibra (colagem). Mas a força de madeira (da colagem) quando sob a tensão for insignificanta comparada a essa fibra fora de madeira.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 6:06 pm

Gostei Werlei! Tá fazendo a lição de casa, hein??

Ir para o topo Ir para baixo
Selinton R. Pompeu

Selinton R. Pompeu


Mensagens : 37
Data de inscrição : 15/05/2011
Idade : 49
Localização : Matinhos - PR

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: valeu pelas dicas.   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeSex Jan 20, 2012 9:04 am

Pô pessoal, valeu mais uma vez pelas dicas e só pra constar, vcs já tinham me orientado quanto a função do back mas como eu sô chato mesmo resolvi ver na prática como ficava sem back, pra mim por mais que a teoria seja muito boa eu não me aguento tenho que ver na prática, mas vamos por partes:

Eu já tinha postado as fotos das tábuas de ipê e vcs já haviam falado que os veios estavam "do contra" vai aí o link.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

mas como eu ganhei essas tábuas, vou ter que dar um jeito de aproveita - las melhor o problema acho eu é que pelas medidas das tábuas eu acho que só da pra fazer esse tipo de corte, 2,5cmX13cmX1,80m se não o arco vai ficar muito estreito 2,5cm, nas minhas tentativas o arco tem pelo menos 3,8cm, e agora??

Vou tentar recuperar o arco com as dicas de vcs, dando certo ou não posto fotos.

Também acho que agora caiu a ficha quanto a linhas das fibras da madeira, eu estava "lendo" a madeira de forma errada.

Já estou no tillering de mais dois de ipê+bambu e um pequeno só de ipê pro meu sobrinho que não para de encher o meu saco querendo um "arquinho" pra ele, assim que finalizar posto fotos.

Valeu!!!!!!!!!!!!!!!





Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeSex Jan 20, 2012 10:01 am

Selinton R. Pompeu escreveu:
Pô pessoal, valeu mais uma vez pelas dicas e só pra constar, vcs já tinham me orientado quanto a função do back mas como eu sô chato mesmo resolvi ver na prática como ficava sem back, pra mim por mais que a teoria seja muito boa eu não me aguento tenho que ver na prática, mas vamos por partes:

Bão quem ficou alisando o pau foi voce, não eu! rs rs rs


Eu já tinha postado as fotos das tábuas de ipê e vcs já haviam falado que os veios estavam "do contra" vai aí o link.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

mas como eu ganhei essas tábuas, vou ter que dar um jeito de aproveita - las melhor o problema acho eu é que pelas medidas das tábuas eu acho que só da pra fazer esse tipo de corte, 2,5cmX13cmX1,80m se não o arco vai ficar muito estreito 2,5cm, nas minhas tentativas o arco tem pelo menos 3,8cm, e agora??

2.5cm de largura não é pouco se for um ELB

Vou tentar recuperar o arco com as dicas de vcs, dando certo ou não posto fotos.

Também acho que agora caiu a ficha quanto a linhas das fibras da madeira, eu estava "lendo" a madeira de forma errada.

Já estou no tillering de mais dois de ipê+bambu e um pequeno só de ipê pro meu sobrinho que não para de encher o meu saco querendo um "arquinho" pra ele, assim que finalizar posto fotos.

Valeu!!!!!!!!!!!!!!!


Racha essas tabuas que oce não se lasca de novo!

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Selinton R. Pompeu

Selinton R. Pompeu


Mensagens : 37
Data de inscrição : 15/05/2011
Idade : 49
Localização : Matinhos - PR

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeSex Jan 20, 2012 11:21 am

jwiendl escreveu:
Oia, isso pode ou não dar problemas, vai depender:

- Está perto da empunhadura?

Se estiver, relax! Apenas enche de araldite, e faz uma cobertura de fio de nylon n40 ou n60 e aplica SP(araldite dissolvido em alcool).

- Se não estiver! Bão ai pode ferrar ou não, vai depender de onde. Explicando, quanto mais proximo da metade para o ultimo terço da lamina (locais onde mais flexão existe) mais chance de dar -_- tem. nesse causo, o ideal é voce encher de SP (mais diluido para penetrar mais), colar por cima ou um pedaço de lixa, ou um tecido de nylon com SP, e enrolar o fio de nylon e recobrir com SP.

A proposito, suas peças de madeira estão com os veios meio transversais, portanto ANTES de iniciar o proximo, aplica um backing para evitar esse tipo de c*g*d*. E pense em um backing que não trabalhe (uma vez que a função do becking é apenas evitar o cisalhamento), pode ser couro, nylon, papel pardo, tecido ou o diabo a quatro.

Tente rachar essas peças no sentido do comprimento, isso vai te evitar muita dor de cabeça, pois a rachadura seguira o sentido de crescimento da madeira, e dai evita praticamente qualquer problema de cisalhamento.

E esse arco é um flat-bow.. Razz Razz Razz

Quanto a primeira pergunta, a lasca está entre o meio e o nock.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitimeSex Jan 20, 2012 11:36 am

Citação :

Quanto a primeira pergunta, a lasca está entre o meio e o nock.


Então oce vai ter que enfaixar, do jeito que a gente falou! Boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).   Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu). Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Longbow Ipê + Bambu 5ª tentativa (acho que agora foi)
» 2ª tentativa de fazer um longbow (desastre no tillering!)
» Longbow tradicional. Ipê-roxo + Bambú !
» Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú
» Arcos laminados com bambu+bambu

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: