ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú

Ir para baixo 
+13
manoel pedro farinha
TRC
henrique40
123lavai
CALIL
fabiomic
Mário Sérgio
TopBoww
rdeyvid
comedore
danilo steinke
SujoO
elisonj
17 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeSeg Nov 10, 2014 12:37 pm

Salve galera!

Vou criar um tópico aqui com um build-along de um novo arco que estou começando.
O modelo será um + ou - similar a esse aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Dêem graças ao amigo Fabiomic, que gentilmente cedeu o bambú para eu poder fazer alguns arcos, enviando-me algumas peças do bambú que ele tinha cortado lá. Very Happy

Realmente fiquei surpreso com a qualidade do bambú.

Pelo que já pude avalidar, a distância entre gomos do bambú é bem grande ( o que é ótimo ). E ele tem uma parede interna bem grossa... daria pra retirar uma lâmina interna dele bem legal, se minha serra fita fosse um pouco mais confiável.

Mas por enquanto, e com uma dó tremenda de estar disperdiçando essa parte interna, resolvi iniciar o arco.

Não fiz muita coisa ainda, mas vou atualizando aqui de acordo com o que for desenvolvendo.... tenham paciência... ehehhe...

A primeira coisa que fiz, foi cortar o bambu nas medias certas para o arco... cortei ele de modo que ficasse com 4 cm de lateral (reparem como em alguns pontos ele é bem grosso):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

São 2 pedaços retirados da mesma peça do bambú, cada uma com na faixa de 35 polegadas... isso vai acarretar que os dois braços do arco sejam equivalentes, ou melhor, os gomos do bambu em cada braço vão ser equivalentes.

Isso na hora de tillerar o arco, vai ajudar bastante. Smile

Depois de cortar os bambús, e tirar o excesso na parte dos gomos, o trabalho então foi deixar as laminas na faixa de 3mm.
Fiz isso usando uma lixadeira de cinta e por enquanto só fiz em uma das lâminas, mas logo continuo com a outra, e a colagem de ambas uma na outra...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Por essa ultima da pra ver a distancia entre os gomos... ficará apenas 1 gomo em cada lado do arco.... Very Happy

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Por enquanto é isso...
Espero que aproveitem... Wink


Abraço!








Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeSeg Nov 10, 2014 2:01 pm

Acompanhando........................................!!! Very Happy

Mas já sei que vai ficar ótimo.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeSeg Nov 10, 2014 2:17 pm

cacilda esse vai ficar top
Ir para o topo Ir para baixo
comedore




Mensagens : 18
Data de inscrição : 19/08/2013
Localização : Cascavel-pr

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeSeg Nov 10, 2014 4:16 pm

Tem cara de que vai ficar muito bom, vou ir seguindo seu topico pq estou afim de me aventurar em fazer um arco assim, so estou precisando de tempo disponivel Smile
Ir para o topo Ir para baixo
rdeyvid

rdeyvid


Mensagens : 152
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 30
Localização : Altamira-PA

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeSeg Nov 10, 2014 10:24 pm

muito bao.... vou acompanhar lol!
Ir para o topo Ir para baixo
TopBoww

TopBoww


Mensagens : 39
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 40
Localização : Brasília-DF

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeTer Nov 11, 2014 10:58 am

Olá amigo!!!

Também vou acompanhar seu tópico, torcendo pra dar tudo certo!!!

Tem um bambuzal aqui perto na mata e creio serem bons pra fazer arcos, tem as mesmas características deste que o amigo Fabio te cedeu, paredes grossas e os gomos são bem distantes um do outro, mais tarde vou lá escolher um e posto uma foto, embora não tenha absolutamente nenhuma experiência em fazer arcos assim vou aventurar-me em fazer um, com a ajuda dos amigos creio que vai ficar bom. Very Happy

Abraço!!
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeTer Nov 11, 2014 11:29 am

ficou lindo
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeTer Nov 11, 2014 11:39 am

Mário Sergio escreveu:
ficou lindo

Poxa Mário! Previsões futuras não valem...  XD
Tô começando o arco ainda... calmaaaa...  kkkkkk....  Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeTer Nov 11, 2014 12:26 pm

Blz Elison, as peças de bambú estão ficando boas hein!!!

Comecei algo parecido tbm, mas já estou uns dias parado por falta de tempo e recursos/ferramentas, falta tbm ainda pensar a melhor forma de colocar as laminas e punho na forma, mas tudo que fiz foi 99% baseado no que vi aqui no forum, inclusive de posts seus...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]" />" />" />" />" />

Vc vai prensar tudo em uma fôrma ou vai fazer de outro jeito...
Acho que vou aguardar vc fazer o seu e pedir uma ajuda....kkkkkkkkk
Sobre o capeonato eu tô boiando!!!!! Do que, quando e onde???? kkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeTer Nov 11, 2014 12:38 pm

Esse vou fazer sem a forma Fábio!

A forma mesmo, acho que só passa a ser essencial quando se começa a trabalhar com as laminações de madeira + fibra de vidro... Pois ai a prensagem tem que ser 100% pra não ficar bolhas, etc.

Como o arco que vou fazer é um modelo mais tradicional, então vou adaptar e fazer as curvas sem a forma mesmo... Wink

Comentei que ia usar bambú + ipê acima... mas agora estou cogitando também em adicionar uma pequena camada de roxinho.... vamos ver. Smile

Sobre o torneio, então eu tô mais informado da sua cidade que vc hein!? kkkkkk...

Vai rolar um field ai em Rolândia em Dezembro... a galera do PR inteiro parece que vai baixar ai.
Da uma conferida:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
TopBoww

TopBoww


Mensagens : 39
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 40
Localização : Brasília-DF

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeTer Nov 11, 2014 3:48 pm

Olá amigos!!

Com muito sufoco utilizando um serrote velho, consegui cortar o bambu, se não prestar pra fazer arco pelo menos pra fazer faca serve, depois de colhido estava cortando os pedaços e o bambu lascou e cortou meu dedo bonito, comecei o projeto dando meu sangue... kkkkkkk

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Sem querer atravessar o tópico queria umas dicas dos amigos, tem que deixar secar por quanto tempo?? A ripa de Ipê vou comprar numas das madeireiras daqui, tem muitas, tenho uma ripa de ipê que vou usar pra fazer alguns testes, quando começar o projeto estarei criando um tópico mostrando o progresso deste. bounce

Abraço!!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeTer Nov 11, 2014 4:24 pm

Ê Laiaaa... não seja apavorado TopBoww... fazer as coisas nas pressas acaba dando M#$$@..

A prova ta ai no machucado, que provavelmente vc ganhou de graça... silent

A melhor época para colher o bambú, é em meses que não possuem a letra "R", e também na lua minguante... fora desse período, a chance dele estar encharcado, e criar fungos é bem grande...

Mas de todo modo, se quiser arriscar, da uma olhada nesse tópico aqui, e aprende a tratar ele... pode ser no maçarico mesmo....

Talvez isso salve seu esforço, e vc não tenha sangrado em vão... mas vai com calma... Wink
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeTer Nov 11, 2014 5:43 pm

Muito legal, acompanhando!

Voce fez a estufa pra tirar a umidade do bambu?
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
TopBoww

TopBoww


Mensagens : 39
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 40
Localização : Brasília-DF

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeTer Nov 11, 2014 6:09 pm

elisonj escreveu:
Ê Laiaaa...   não seja apavorado TopBoww...  fazer as coisas nas pressas acaba dando M#$$@..

A prova ta ai no machucado, que provavelmente vc ganhou de graça...  silent

A melhor época para colher o bambú, é em meses que não possuem a letra "R", e também na lua minguante...  fora desse período, a chance dele estar encharcado, e criar fungos é bem grande...

Mas de todo modo, se quiser arriscar, da uma olhada nesse tópico aqui, e aprende a tratar ele...  pode ser no maçarico mesmo....

Talvez isso salve seu esforço, e vc não tenha sangrado em vão...  mas vai com calma...  Wink
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraço!

Verdade, já estava cansado na batalha com o serrote véio, cortando na moral, daí fui com mais um pouquinho de vontade e deu no que deu. Razz

Irei tentar tratar o bambu com maçarico, um amigo artesão tem, vou ver com ele depois. Em Junho vou lá buscar mais 1, colhê-lo na época certa, mas vou tentar com este que peguei hoje e ver no que dá. Agradeço pelas dicas, este fórum é de grande valor para qualquer pessoa que queira aprender sobre arqueria, pessoal entende do que fala, tudo que tenho aprendido sobre o assunto aprendi por aqui em minhas pesquisas diárias.

Arqueria é altamente viciante!!! lol!

Abraço!!

Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeQua Nov 12, 2014 12:04 pm

Calil, a estufa é meio que opcional pra gente... Smile

Lá fora alguns bowyers utilizam ela pra ajudar secar não só o bambú, mas a madeira também. Outros preferem a madeira secando ao tempo...
Entre esses dois tipos de bowyers já rola uma discussão danada (há muito tempo) entre "qual a melhor maneira" de se fazer, mas ambos não chegam a conclusão nenhuma... é igual religião.... se mexer vai vir fanáticos dos dois lados defendendo...
kkkkkk

Aqui no Brasil por temos esse clima quente danado, a diferença de secagem nem é muita assim. O ideal, seria utilizar bambú tratado com Boro, pois ai sim seria removido toda a humidade e resíduos orgânicos, deixando o bambú bem mais resistente.
Cozinhar o bambú, ou usar um maçarico também são boas opções... não sei se o Fábio usou maçarico nessas peças ( eu acho que não ), mas como avaliei que as peças não estão encharcadas, e sei que dá pra fazer com ele assim sem perder muito a qualidade, vou arriscar...

Esses aqui, por exemplo são recurvos com bambús naturais sem tratamento:




Em todo caso, se não ficar bom, depois faço outro... Wink Seria até legal para comparar...

TopBoww, Isso aí cara! vai com calma que tudo vai dar certo... depois que vc é picado pelo bicho da arqueria, é difícil largar... então tu vai ter a vida inteira pra se dedicar a isso. Smile

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeSeg Dez 08, 2014 2:33 pm

Haja paciência para esse tópico hein!? hehehhe...

Bom... tenho muitas fotos para atualizar aqui, mas ando meio sem tempo.
Logo devo postar mais coisas...

Por enquanto, segue um video que tentei montar sobre o processo que que usei para "emendar" as duas lâminas de bambú.

É um procedimento bem simples pra se mostrar e tal, mas acho importante colocar aqui, pois no video eu explico também mais ou menos como o arco vai ser.

Já adianto que o video saiu com uma qualidade horrível... Como era a primeira vez que usei esse óculos com câmera, não tinha muita noção do foco dele.
Mas acho que conforme for fazendo outros videos, vou pegando o jeito e os próximos vão melhorando... Wink



Abraços


Ir para o topo Ir para baixo
123lavai

123lavai


Mensagens : 26
Data de inscrição : 16/11/2014
Idade : 38
Localização : Penha /Santa Catarina

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeQua Dez 10, 2014 9:49 am

elisonj Cara vc é muito mestre show de mais
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeQua Dez 10, 2014 5:36 pm

123lavai escreveu:
elisonj Cara vc é muito mestre show de mais

Mais um... hahaha.... Laughing

Sempre lembro... rabbit
"Who is the Master Leroyyy????"

Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeSeg Jan 26, 2015 2:44 pm

Bom galera, realmente tá demorando esse build-along... rsrsrs...

Mas dêem um desconto, pois estava de férias, e tinha que aproveita-la um poquinho... Smile

Aproveitei também pra fazer arcos! Oia que beleza...
O arco do build-along tá pronto e atirando, não quero dar muitos spoilers ( apesar de alguns já terem visto ele no facebook) então mãos à obra. Wink

Primeiramente vamos do início. Algumas pessoas ( acho que pelo facebook ) me questionaram sobre as lâminas de bambu...
Disseram que não tem lixadeira de cinta, e perguntaram se tem outro jeito de fazer.

Como disse... o ideal é usar uma serra fita e/ou lixadeira... mas fiz um video também pra tentar ajudar e "simplificar" o processo.

A imagem ficou extremamente ruim, mas só pra mostrar como fazer sua própria lâmina pra backing com R$ 1,99
kkkkk...

Pra garotada que não tem ferramenta, é uma possivel solução:



Fiz também a junção das lâminas de roxinho ( que foi utilizado no centro do arco):



E a partir daí, com o material em mãos, é hora de se divertir com a colagem do arco.

Pra colar, usei na grande maioria das vezes a cola Araldite, mas poderia ser usado alguma cola epoxy, sem problemas.

Vou postando algumas fotos das junções e colagens, e comentar cada uma delas onde precisar explicação.

Aguardem... Wink

Abraço





Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeTer Jan 27, 2015 9:00 am

Pode parecer que não, mas 3mm é extremamente fino, e ainda assim é mais que o ideal:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Caso você prefira que o arco tenha um resultado melhor, vc pode dar uma complicada e fazer esse backing taperado. Ou seja, começando mais grosso e terminando mais fino.

Foi o que fiz... fiz um taper nas lâminas iniciando na faixa de 5mm na área do handle, e terminando em 3mm nas pontas.


Uma coisa importante é fazer o "encaixe" do bambu para efetuar a colagem. Eu comentei sobre isso no vídeo, mas não deu pra ver muito bem, então segue as fotos de como deve estar em detalhe:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Essa foto abaixo mostra como NAO deve ser... o encaixe nesse caso ai esta muito curto, e na verdade, quanto mais longo e fino for ele, melhor...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E assim deve ficar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Uma coisa importante que deve ser feito nesse ponto, 'e encontrar o centro de alinhamento das laminas. Isso para evitar futuros limb-twists, e tamb'em para nao colar as laminas tortas, afinal, ninguem que t'a come'cando quer um snake-bow... hehehe...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Usando dois prendedores e uma linha, eu tracei o centro de cada uma das laminas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Reparem que fiz uma marcacao de caneta exatamente no ponto onde a linha passa na beirada:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


A partir dai e seguindo as marcacoes que fiz, retirei todo o excesso do bambu, deixando as laminas praticamente ja no formato que eu desejava:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Aqui como as pontas do bambu ficaram:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O resto do material que sera usado no arco

Peça de ipê:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E também o roxinho:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ahh... o roxinho tambem tem um taper, onde comeca mais grossa no handle, e vai afinando em direcao as pontas...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

As 3 pecas juntas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Processo de Colagem (mais informacoes consultem o video que postei anteriormente):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Usei um pouco de p'o de bambu junto com a cola para nao ficar muito marcado
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois de colado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Hora de colar tudo e prender no molde.

Como a ideia e simplificar, usei o que tinha em casa e que qualquer um pode arranjar para fazer um molde "improvisado":


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Resultado da colagem:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Depois de retirado o excesso das beiradas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como nada 'e perfeito, ainda tive um pouco de limb-twist, pois o "molde" que usei nao estava no nivel... =[
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Continua...
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeTer Jan 27, 2015 9:12 am

Elison eu te achava um cara engenhoso, mas depois dessas fotos tu subiu de nível, agora te vejo como o gambiarra master brasileiro kkkkkkkkkk que "ajeitamento" top. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeTer Jan 27, 2015 9:17 am

danilo steinke escreveu:
Elison eu te achava um cara engenhoso, mas depois dessas fotos tu subiu de nível, agora te vejo como o gambiarra master brasileiro kkkkkkkkkk que "ajeitamento" top. lol!

Ahh... sabe como é... mau de programador... lol!
kkkkkkk....

Tú viu o arco "pronto" já... Agora tá vendo como foi feito. heheh...
Simplifiquei ao máximo, usei ferramentas "básicas" pra galera ter uma "linha" de onde seguir...
Agora não dá nem pra reclamar... Wink

Depois posto mais coisas... Cool

Abraço!

Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeTer Jan 27, 2015 9:18 am

muito bom, fiquei cansado só de ver as fotos, puta trampo que dá.... parabens
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeQua Jan 28, 2015 8:45 am

Continuando...

Bom, para se fazer o handle (empunhadura) qualquer pedaço de caibro ou alguma madeira que vc tiver em mãos serve...
Massss...  como eu queria algo mais elaborado, acabei usando então um pouco de machetaria (colagem de tipos diferentes de madeira).

Pra isso usei uma serra fita. Não sei se daria pra fazer algo nesse estilo sem ela, algo mais simples com certeza dá, mas aí vai da criatividade de cada um.

Não tirei fotos desse processo, mas é bem simples...  vou tentar explicar como fiz:

- Colei dois pedaços de madeira juntos, um em cima do outro, usando apenas um pouquinho de cianoacrilato ( cola rápida estilo super-bonder) de modo a ficar bem fácil para descolar depois.
- Com um prato de molde fiz um risco elíptico na madeira e cortei as duas madeiras juntas sobre esse risco.
- Descolei as duas parte e inverti elas.

Depois é só colar essas partes invertidas.  Pode se usar alguma ou outra lâmina de madeira entre elas para dar um efeito legal...  e foi o que fiz. Ficou assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

As madeiras que usei aí foram imbuia e salgueiro. Com laminas entre elas de Caixeta e Ipê.

Depois com essa parte da empunhadura colada, eu risquei a curvatura das lâminas coladas nela, e removi cuidadosamente o excesso de madeira, até chegar nesse risco...  pra que a empunhadura pudesse "se encaixar" nas lâminas...  E novamente, usei uma camada entre as duas coisas... dessa vez de marfim:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E na parte da costa dos arcos eu lixei também o bambú em toda a extensão da empunhadura para poder colar um reforço alí.  Esse reforço além de estético, ajuda a manter todas as lâminas no lugar, impedindo que aquelas junções explodam.

Depois de tudo colado, e lixado ficou assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Colei também um outro pedaço de salgueiro (com cianoacrilato), dessa vez da parte mais escura, bem na parte inferior da empunhadura. E lixei ela e dei forma de modo que se "encaixasse" na minha mão:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Encaixa perfeitamente:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois disso, resolvi remover o "rind" do bambu.
Não sei a tradução literal desse rind, mas é como se fosse a casca dele, ou sobre-casca... Tanto faz, o que importa é que isso é uma camada do bambú que parece uma cera, e que se mantida pode dar problema na hora de dar acabamento, ou mesmo ficar quebradiça mais tarde e comprometer todo o arco.

Aqui eu mostro um pouquinho dela e da parte onde ela foi removida...  essa parte branca perto do reforço mais escuro:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Removi toda ela com um raspador...  que no caso, era as costas de uma faca tramontina dessas de cozinhas mesmo. Depois de removida, o bambú fica com um aspecto mais "limpo":

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Nesse ponto resolvi fazer o shaft ( onde a flecha passa ). Cortei com a serra fita, e dei um leve acabamento na grosa, de modo a ele ficar um pouco curvado.
A galera geralmente faz essa parte reta, o que é um grande erro pois isso é danado para estragar flechas.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Por enquanto é isso..  depois continuamos com o tillering.   Wink

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitimeQua Jan 28, 2015 9:05 am

affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid geek
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Longbow reflex-deflex ipê backed bamboo
» Projeto de Longbow, Roxinho x Marfim no backing (ex Skyrim)
» Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).
» Projeto para Arco reflex deflex em Ipê + Ipê roxo (Me ajudem)
» Laminação e Backing (Longbow)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: