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REVIEW FACA NAUTIKA ATTACK Por: Victor J. Rodrigues aka Sancho
Trago para vocês, um review básico que fiz da minha faca Nautika Attack, abordando os pontos que julguei pertinentes, e faço algumas observações ao longo do texto.
Não precisa ser um gênio para entender que a Nautika Attack é uma tentativa de cópia dos modelos USMC Ka-Bar(vide fotos), no entanto as diferenças de qualidade são gritantes, enfim não estamos aqui para comparar-las então vou deixar esse comentário apenas como uma observação de análise do produto.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Faca Nautika Attack
No intuíto de fazer um review confiável e fiel, desmontei toda a minha faca como podem ver na foto à seguir: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Como podem ver, o cabo não é composto por uma peça única, mas sim por várias camadas de couro, polímero e madeira, São sete seguimentos se contarmos com a parte do martelo que não é fixa no tang da faca, mas sim rosqueada à ele. (no decorrer do post estarão disponíveis as fotos desse mecanismo.)
Também podemos observar que a guarda dos dedos é uma parte individual do corpo da faca, e que a mesma não é Full Tang, se não me engano esse tang é chamado de Integral Hidden Tang, Obs: O mecanismo não apresenta folgas ou barulho, quando o martelo está devidamente rosqueado ao fim da faca, todo o sistema fica bem apertado e fixo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Guarda, observe que existe uma "trincheira" para melhor fixar a lâmina e evitar folgas. por VictorJRod, no Flickr
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Parte de trás da Guarda. por VictorJRod, no Flickr
A faca é feita de Aço Inox e tem uma medida aproximada de 31,5cm da ponta ao martelo, A lámina detêm 18,5cm dessa medida, o cabo, tem 12cm cravados e o martelo tem 1cm.
A lâmina é recoberta por um cromo negro, que a meu ver mais atrapalha que ajuda nesta faca, pois a qualidade do cromo é baixa, o que faz com que ele gere muito atrito, quando você enfia a faca em algo e vai retirar, você sente que ela está prendendo. (Aconselho que tirem o cromo com um bom lixamento e uma boa polida)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Tang por VictorJRod, no Flickr[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Lâmina por VictorJRod, no Flickr
A lâmina vem com uma péssima afiação de fábrica, que inclusive é irregular de um lado e do outro, o cromo negro é bem vagabundinho e sai na primeira amolada como podem ver nas imagens à seguir, e como eu disse a afiação de fábrica é terrível, ou seja, sua faca vai ficar parecisa com essa minha. (caso queira uma amolação de 10°)
Todo o corpo da faca tem a mesma espessura ( 0,5 cm aprox.)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Faca vista de cima. por VictorJRod, no Flickr
Já de "perfil" a faca tem em sua lâmina 3,0 cm e na parta do cabo 1,0cm, imagino que isso à deixe bem mais frágil que uma faca Full Tang, mas até agora não tive problemas com isso.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Lâmina por VictorJRod, no Flickr . [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Pequena observação sobre esta foto, é que pode-se observar um buraco no cabo da faca, realmente não sei pra que isso serve, se alguém souber por favor me diga. por VictorJRod, no Flickr . [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Medida da espessura 1# por VictorJRod, no Flickr . [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Medida da espessura 2# por VictorJRod, no Flickr . [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Detalhe da marca. por VictorJRod, no Flickr . [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Informações sobre o material por VictorJRod, no Flickr . [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Rosca para fixação do martelo por VictorJRod, no Flickr . [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Aqui podemos ver como fica o martelo rosqueado, ele não chega até o final da rosca. por VictorJRod, no Flickr . [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Foto com medida da espessura do martelo por VictorJRod, no Flickr .
Aqui podemos ver a faca toda remontada e alguns detalhes da bainha, logo em seguida vemos algumas fotos do teste que fiz com a lâmina e com o martelo, é um teste bem simples, fiz também um pequeno vídeo do teste, espero que gostem.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Faca remontada por VictorJRod, no Flickr . [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Bainha Frente por VictorJRod, no Flickr . [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Bainha Costas por VictorJRod, no Flickr . [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Foto da faca na bainha, do prego de Aço Inox e da peça de Ipê Amarelo. por VictorJRod, no Flickr
Testando o martelo, e o fio de corte. (fiz o teste do papel depois e o fio estava Okay, esqueci de fazer na hora do vídeo, mas tudo bem é meu primeiro review, erros são comuns)
É isso ai gente espero que tenham gostado, em observação geral, só recomendo a compra dessa faca se você não puder investir mais de 90 reais em uma faca, já que essa ai tem um preço flutuante de 65 à 80 reais, o fio de corte, depois de refeito é excelente pra uma faca desse valor, bem difícil de perder mesmo, mas... não substitui de forma alguma a sua irmã de aparência USMC Ka-Bar, que se importada sai por aproximadamente 150 reais (isso se for taxada) por que vi na amazon uma por 49,90 Doletas...
É uma faca legal acima de tudo, e tenho certeza de que se lixada e retirado o cromo, ela fica esteticamente mais aceitável, depois posto fotos da minha.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Prontinho, aqui vai ela no pós-teste por VictorJRod, no Flickr
Comentem!
Última edição por SanchoVJR em Dom Fev 05, 2012 4:46 am, editado 2 vez(es)
Lincoln
Mensagens : 5959 Data de inscrição : 24/03/2011 Idade : 44 Localização : Campina Grande - PB
Só pra esclarecer, essa é uma "hidden tang", ou espiga oculta. A espiga fica totalmente escondida dentro do cabo. Quando a espiga acompanha o formato do cabo temos uma "full tang". Não se deve confundir full tang com integral. Facas integrais são forjadas a partir de uma única barra redonda, e podem ser tanto full, half ou hidden tang. Segue o exemplo de uma integral hidden tang.
Só pra esclarecer, essa é uma "hidden tang", ou espiga oculta. A espiga fica totalmente escondida dentro do cabo. Quando a espiga acompanha o formato do cabo temos uma "full tang". Não se deve confundir full tang com integral. Facas integrais são forjadas a partir de uma única barra redonda, e podem ser tanto full, half ou hidden tang. Segue o exemplo de uma integral hidden tang.
Cara, eu nunca usei o conceito de integral, mas ontem conversando com o jorge ele usou, e quanto explicou o que era, disse o mesmo conceito da full tang, ele ta a mais tempo nisso que a gente kkk
Mas, retirei a parte lá =p
Lincoln
Mensagens : 5959 Data de inscrição : 24/03/2011 Idade : 44 Localização : Campina Grande - PB
Dá uma olhada em como se faz uma faca integral [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
É uma integral hidden tang.
Sandro
Mensagens : 465 Data de inscrição : 14/11/2010 Idade : 57 Localização : Naviraí - MS
Assunto: Re: Review Faca Nautika Attack Dom Fev 05, 2012 12:10 am
Sancho. Eu desconhecia essa faca da Nautika (quer dizer, importada por eles né porque fabricar mesmo sei lá né). Mas será que a original da Ka-BAR tem essa configuração de lâmina sob o cabo também ou será que é mais larga? Pois essa é comprovada por anos de combate e tem resistência à toda prova né. Mas apesar da pior qualidade dessa ai da Nautika, ainda achei ela legal pra quem tem o orçamento curto acho que dá pra encarar né. Valeu pelo post, achei legal o teste que fez com o ipê também.
matos
Mensagens : 287 Data de inscrição : 06/01/2011 Idade : 49 Localização : sorocaba
Assunto: Re: Review Faca Nautika Attack Dom Fev 05, 2012 12:28 am
este acabamento preto e teflon, mas de qualidade bem baixa ou pouca quantidade misturada com a tinta serve mais para proteger pois as originais erao de oxidaçao negra e este processo requer alguns cuidados
SanchoVJR
Mensagens : 2768 Data de inscrição : 07/04/2011 Idade : 34 Localização : Teresina - PI
Assunto: Re: Review Faca Nautika Attack Dom Fev 05, 2012 4:44 am
Lincoln escreveu:
Só os FRACOS confundem integral com full tang.
Dá uma olhada em como se faz uma faca integral [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
É uma integral hidden tang.
Vou fazer a alteração!
Sandro escreveu:
Sancho. Eu desconhecia essa faca da Nautika (quer dizer, importada por eles né porque fabricar mesmo sei lá né). Mas será que a original da Ka-BAR tem essa configuração de lâmina sob o cabo também ou será que é mais larga? Pois essa é comprovada por anos de combate e tem resistência à toda prova né. Mas apesar da pior qualidade dessa ai da Nautika, ainda achei ela legal pra quem tem o orçamento curto acho que dá pra encarar né. Valeu pelo post, achei legal o teste que fez com o ipê também.
Sandro eu também fiquei me perguntando se a Ka-Bar tinha o mesmo esquema, procurei um review que desmontasse a faca inteira mas não encontrei. A nautica fica boa depois que você amola, mas esse acabamento preto acaba com tudo... bem melhor se ela fosse toda inox mesmo.
matos escreveu:
este acabamento preto e teflon, mas de qualidade bem baixa ou pouca quantidade misturada com a tinta serve mais para proteger pois as originais erao de oxidaçao negra e este processo requer alguns cuidados
Sim, mas esse ai é vagabundo mesmo, sei que é algo mais resistente que tinta, por que pra lixar é um saco, mas na hora que encosta na pedra, ou cai no chão, ou arrasta no cinto, fica tudo detonado.
matos
Mensagens : 287 Data de inscrição : 06/01/2011 Idade : 49 Localização : sorocaba
Sancho. Essa tinta ai é de base epoxínica, ou seja é um epox que antes de fazer a pintura é um pó. Inicialmente você pega a peça a ser pintada e liga a alguns cabos elétricos que vão carregar a peça com energia estática que faz com que a tinta fique aderida à superfície da peça por magnetismo e que depois é levada a um forno a uma temperatura elevada (que não faço nem idéia de qual seja) que faz com que esse pó derreta sobre a superfície do metal formando uma camada uniforme e muito resistente. Isso se chama "Pintura Eletrostática de Base Epoxínica) ou PEBE. O cabo das facas Commander da Tramontina são pintadas assim, assim como a faca a qual a Commander III é copiada que é a Explora Survival (na minha opinião a melhor e mais técnica das facas de sobrefivência já fabricadas em todos os tempos, a empunhadura dela é, no mínimo perfeita). Nas facas originais da Ka-BAR, elas são de aço carbono forfatizadas que não é um processo de pintura mas de modificação da superfície metálica. Existe um tópico aqui mesmo na seção de cutelaria que ensina a fazer esse processo. É muito melhor, mas só serve pra aço carbono. Pra aço inox existe o processo de "cromodur negro" que é um processo eletro-químico que envolve produtos especiais em um banho que gera uma camada muito fina (4 a 6 micras apenas) mas de altíssima resistência. Também foi a explora survival quem trouxe esse tipo de acabamento para as armas "brancas". Como pode ver, as espanholas estão sempre na vanguarda do que há de melhor em cutelaria, aliaz, desde as épocas antigas o aço de Toledo já era famoso. Eu sou um fã incondicional delas.
SanchoVJR
Mensagens : 2768 Data de inscrição : 07/04/2011 Idade : 34 Localização : Teresina - PI
Cara. Eu divago tanto sobre o assunto que esqueço de falar o que era pra falar. Use um removedor de tinta que sai completamente e não vai aranhar a superfície da lâmina. Se tiver paciência pode remover com tiner mesmo, mas demora tempo e tem que ir passando um bombril sobre ela pra ir tirando a camada mais mole. Ácido não resolve pois epóx é usado para a pintura interna de tanques de ácido e soda, então... Removedor é melhor.
Renenq
Mensagens : 370 Data de inscrição : 07/05/2011 Idade : 34 Localização : São Paulo