ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira

Ir para baixo 
+4
lubisomem01
Vinicius Hunter RS
Roberto Santos
Vitor Favaah
8 participantes
AutorMensagem
Vitor Favaah

Vitor Favaah


Mensagens : 84
Data de inscrição : 17/06/2011
Localização : Indaiatuba

[review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Empty
MensagemAssunto: [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira   [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Icon_minitimeSáb Jul 20, 2013 12:37 am

Salve!
Boa noite a todos! Venho aqui expor minha opinião muito bem definitiva a respeito do assunto...
Vou falar a respeito da minha faca, feita com mola de caminhão (aço 5140, se não me engano), e cabo de cumarim. O objetivo era ficar FUNCIONAL, DURÁVEL E BOA, respeitando meus limites mecânicos, técnicos (tenho 17 anos) e sem precisar de forja (não tenho), sendo assim, a beleza ficando em segundo plano.
Processos:

1) Molde em papel, desenhei na mola. Feito isso, cortei o aço com esmerilhadeira (não tirei a têmpera, nem fiz o revenimento, nem nada. Simplesmente peguei um disco novo de corte, e mandei bala.)
Pontos importantes:
* não pode deixar a lâmina esquentar muito. Portanto, parava constantemente, esperava esfriar, e jogava num balde com água pra esfriar mesmo.
* Demorou cerca de quarenta minutos cortando. A esmerilhadeira pode esquentar, caso não for muito potente. No caso, usei a do meu avô (o bagulho parece que vai voar, é muito potente uaheuhae)
* A lamina era curvada, desentortei com uma marreta de uns 5kg. O negocio é bruto! Depois de ter cortado a faca, ajustei numa marreta menor, batendo contra um pedaço de trilho de trem. Ficou reta!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



2) Polimento, e o fio
Apoiando no proprio fio, e com disco de desbaste, fui polindo e fazendo a curvatura.
Fiz um fio escandinavo (acho que é este o nome). Sei que, teoricamente ele fica menos resistente a trabalhos grossos, mas não possuia a capacidade de fazer um fio com dois ângulos, afinal, este foi meu primeiro trabalho com aço.
Infelizmente esqueci de tirar fotos desse processo!

3) Oxidação em ácido específico pra oxidação de aço-mola, com ph ideal, mantido na temperatura certa por tempo contado.
Na verdade, foi só vinagre, aquecido no microondas. UHAUAHA
Esquentei o vinagre no microondas, coloquei a faca e esperei esfriar. Repeti o processo umas oito vezes.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


4) Demorei pra conseguir a madeira. Enrolei uma corda, só pra conseguir usar por um tempo.
Apos conseguir a madeira, fiz o cabo. Cumarim, duas placas de 11mm de grossura. A faca é full tang, então as placas foram coladas na lâmina, e parafusadas uma nas outra (furei a lâmina com uma furadeira de bancada)
Não ficou lá muito bonito, mas deu certo. Passei 4 mãos de polistein (proteção contra umidade, e acabamento) e uma de verniz (acabamento apenas. O polistein protege o suficiente contra a umidade).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Conclusão
Já tive várias facas, da tramontina, columbia, etc... A da tramontina era ótima, mas quebrou. A da columbia era  aceitável.. Grande, com um corte bacana, mas o cabo era de plastico, e quebrou. Outras, até tenho ainda, mas não sinto confiança em usar.
Esta faca que fiz é INCRIVELMENTE robusta. É grande o suficiente pra diversos trabalhos (uns 26 cm mais ou menos), é pesada, e tem um fio bem resistente. Desço lenha nela quando faço acampamentos, dou porradas mesmo! Ja cavei buracos, ja desenterrei pedra, fiz uma trincheira para fogueira, e o fio não sai, e continua integralmente perfeita! A unica coisa que desgastou foi a oxidação, ela ficou um pouco mais clara. Mas, ainda funciona! E é isto que eu preciso. A faca conta ainda com um furo para passar uma corda, e ainda um quebra-vidro. Teve uma tentativa de serra na traseira dela, mas foi meio falha. Nada fiz com isso rs

Esta faca está comigo pra qualquer aventura que faço que tenha mata. Não precisa ser bonita! Não vou ficar me achando pros passarinhos e formigas da selva, mas vou sim precisar de uma faca boa, e quero ter confiança quando precisar. Portanto, eis o motivo de eu nunca mais gastar com facas, e quando sentir a necessidade de alguma lâmina robusta diferente, vou num ferro velho, arranjo mais uma mola, e faço outra lâmina!

Quero deixar claro também que não foi difícil. Com um material mínimo (esmerilhadeira, marreta, oculos de proteção, morsa, furadeira de bancada e um pouco de tempo) pode fazer uma lâmina extremamente confiável, e melhor: completamente customizada, da forma que você quiser. Até eu, com meros 17 anos, fiz uma faca que vai ficar pro resto da minha vida hahahahh
Admito que caso ganhar uma faca colt, smith, jeep, ou qualquer outra assim, vou ter um pouco de medo de usar. Essa, por outro lado, encararia um exercito só com ela.. hahahaha

É isso. Não sei se foi muito útil, nem sei se consegui convencer vocês... Mas deixo minha experiência e meu relato no forum.
Fiz mais duas laminas com a outra parte desta mola, assim que tiver tempo eu posto, se vocês quiserem.

Cuteleiros profissionais, me desculpem. Sei que ficou feio, mas todo mundo precisa começar né?! HAUHUHAUHAAUHA

Grande abraço a todos,
bons tiros, e boa noite!



EDIT: as fotos foram?
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto Santos

Roberto Santos


Mensagens : 210
Data de inscrição : 29/04/2012
Idade : 39
Localização : Salvador BA

[review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Empty
MensagemAssunto: Re: [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira   [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Icon_minitimeSáb Jul 20, 2013 1:01 am

Man show de bola parabéns, so testa o fio e a durabilidade dela pra pancadas etc...
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor Favaah

Vitor Favaah


Mensagens : 84
Data de inscrição : 17/06/2011
Localização : Indaiatuba

[review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Empty
MensagemAssunto: Re: [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira   [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Icon_minitimeSáb Jul 20, 2013 1:03 am

Está completamente aprovada... Fiz a faca na verdade há um ano atrás, ja acampei várias vezes, ja usei em casa, ja fiz muitas coisas, e o fio não sai! hahaha
Ir para o topo Ir para baixo
E. Santos

E. Santos


Mensagens : 67
Data de inscrição : 26/06/2013
Idade : 43
Localização : Fortaleza-CE

[review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Empty
MensagemAssunto: Re: [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira   [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Icon_minitimeSáb Jul 20, 2013 3:14 am

Parabéns Vitor Favaah!

Sua técnica chama-se "desbaste" se não me engano!
Ficou muito bonita! ta cobrando quanto pra fazer outra? hehehehe!
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

[review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Empty
MensagemAssunto: boaaa   [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Icon_minitimeSáb Jul 20, 2013 11:16 am

grande inciativa amigo, uma dica, ja ki é uma faca pra porrada mesmo, pra uso sem frescura, da um acabamento oxidado, limpa ela bem deixa como tava d inicio logo q vc terminou ela, e poem de molho no vinagre e lava ao fogo no fogao, e deixa aquecer até começar a levantar fervura,dae desliga o fogo e deixa ali unus 10 minutos, e remove ela, vai ficar uma cabamento oxidado q vai proteger a lamina de oxidações maiores q podem danficar a lamina, só cria aquela patina escura mesmo. abração
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor Favaah

Vitor Favaah


Mensagens : 84
Data de inscrição : 17/06/2011
Localização : Indaiatuba

[review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Empty
MensagemAssunto: Re: [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira   [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Icon_minitimeSáb Jul 20, 2013 12:23 pm

Opa! Vou fazer essa oxidação na minha próxima lâmina. Não tinha pensado em colocar no fogão uhauhauah
obrigado!

E. Santos, na verdade ao menos pensei nisso. Será que consigo vender? Se fizer sem o serrilhado ruim atrás, e com uma melhor oxidação e um cabo mais bem feito... A lamina em si, bem acabada. Consigo?
Posso conversar a respeito, só não posso garantir data, pq estou em ano de vestibular, e é complicado... Mas acredito que posso fazer em pouquinho mais de um mês rs
E outra coisa, quanto poderia cobrar por um trabalho assim?! Realmente não tenho ideia! UHAUAHUAH

E obrigado, fico muito feliz que tenham gostado...

Correção: O cabo foi feito de cumaru! E não cumarim. hahahahauha
Ir para o topo Ir para baixo
lubisomem01

lubisomem01


Mensagens : 354
Data de inscrição : 03/06/2010
Idade : 68
Localização : Rio de Janeiro -RJ

[review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Empty
MensagemAssunto: Re: [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira   [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Icon_minitimeSáb Jul 20, 2013 1:39 pm

PARABENS.. e alem de tudo usou um aço da melhor qualidade...
Ir para o topo Ir para baixo
http://pumaslubisomem.blogspot.com.br/
SpartaBoss




Mensagens : 23
Data de inscrição : 25/05/2013

[review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Empty
MensagemAssunto: Re: [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira   [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Icon_minitimeSeg Jul 22, 2013 8:47 am

boas
peço desculpa pela ignorancia mas pq puseste o vinagre e que eu estou a fazer uma faca tbm so que apartir de um disco de cortar madeira
Ir para o topo Ir para baixo
Sorvetero




Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/05/2013

[review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Empty
MensagemAssunto: Re: [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira   [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Icon_minitimeQui Jul 25, 2013 6:53 pm

irmãozinho, vc me deu uma idéia...

acho que vou fazer uma pra mim tbm!!

quebrei uma smith&weson que me doeu a alma!!
quero uma faca que seja pau pra toda obra, e não uma lâmina que só sirva pra descascar laranja...

parabéns pelo serviço!!
Ir para o topo Ir para baixo
leonardoac

leonardoac


Mensagens : 437
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 28
Localização : Campos dos goytacazes-RJ

[review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Empty
MensagemAssunto: Re: [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira   [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Icon_minitimeQui Jul 25, 2013 8:30 pm

SpartaBoss escreveu:
boas
peço desculpa pela ignorancia mas pq puseste o vinagre e que eu estou a fazer uma faca tbm so que apartir de um disco de cortar madeira

O vinagre é para dar tonalidade de oxidado...tem outra maneira que é aquecendo a lamina e colocar no oleo frio (nao sei se vai retirar alguma propiedade do metal por ter que aquecer).
Ir para o topo Ir para baixo
E. Santos

E. Santos


Mensagens : 67
Data de inscrição : 26/06/2013
Idade : 43
Localização : Fortaleza-CE

[review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Empty
MensagemAssunto: Re: [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira   [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Icon_minitimeQui Jul 25, 2013 11:37 pm

Vitor Favaah escreveu:
Opa! Vou fazer essa oxidação na minha próxima lâmina. Não tinha pensado em colocar no fogão uhauhauah
obrigado!

E. Santos, na verdade ao menos pensei nisso. Será que consigo vender? Se fizer sem o serrilhado ruim atrás, e com uma melhor oxidação e um cabo mais bem feito... A lamina em si, bem acabada. Consigo?
Posso conversar a respeito, só não posso garantir data, pq estou em ano de vestibular, e é complicado... Mas acredito que posso fazer em pouquinho mais de um mês rs
E outra coisa, quanto poderia cobrar por um trabalho assim?! Realmente não tenho ideia! UHAUAHUAH

E obrigado, fico muito feliz que tenham gostado...

Bom, valor de faca artesanal é algo muito minucioso, algo que so o artista poderá dizer, mas continue aperfeiçoando, se você conseguir trilhar o caminho certo todos vão querer tuas facas!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Empty
MensagemAssunto: Re: [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira   [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
[review] Faca de 'sobrevivencia' caseira
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Review Faca Nautika Attack
» Vendo faca Faca Smith & Wesson Extreme O P S (Baixou)
» Projeto de faca inspirada na faca do filme Rambo III
» Faca de desbaste vs Faca forjada
» Faca do Mal - Faca + Tazer!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: