ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Duvida sobre Laminas

Ir para baixo 
+2
RafaelMorgan
Furadan
6 participantes
AutorMensagem
Furadan

Furadan


Mensagens : 878
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

Duvida sobre Laminas Empty
MensagemAssunto: Duvida sobre Laminas   Duvida sobre Laminas Icon_minitimeSex Fev 17, 2012 7:56 pm

Aew pessoal, sou novo aki no forum.

Sempre me interessei pelo tema, por gostar da historia antiga / medieval. Tive um interesse repentino sobre arco e flecha, e estou querendo possuir um.

So q nao tenho vontade de gastar muito ( e nem podendo Razz), ai lendo algumas materias aki no forum eu vi um modelo de arco recurvo feito de molas de VW, que me agradou muito. Esses dias fui a procura das laminas de aço nos ferro velhos aki da cidade. Infelizmente nao encontrei oq procurava, (Molas de combi) mas por um mecanico conhecido meu, ele me arranjou uma um mola de fusca de graça. Eu cortei ela pela metade dando duas partes de 47 cm, e eh o melhor material para laminas q consegui ate agora, vou tentar fazer um arco recurvo com elas. E pelo oq vi o padrão para laminas eh de 55 cm, e os comentário dizem q eh melhor usar laminas de combi por ser mais forte (e pessoalmente tb achei as laminas de fusca bem fracas), mas laminas de fuscas sao a unicas q tenho ate agora.

Mas a duvida eh sobre o material das laminas. Nas expectativa de achar algo semelhante fui em uma casa de material para construção aki da cidade, encontrei laminas de aço da msm largura e espessura de uma mola de combi.

Mas fiquei em duvida se o aço usado nas molas eh igual a o aço que vende para construçoes, perguntei para um mecanico ele disse q nao pois as de construçao tem o " efeito memoria", e indo em alguns sites descobri q o aço das molas são temperados.

Ai queria saber a opiniao aki da comunidade do ArcoBrasil sobre essas laminas de aço. Se as msm encontradas nas lojas de contrusçao podem servir como laminas para arco e flecha.

E se um arco recurvo com laminas de mola de fusca de 47 cm de comprimento poderia ter um tiro potente.

O objetivo do arco eh para diversao, mas tb com interesse em pesca e talvez caça. Ai queria saber a opinião aki da comunidade.

Mas por qualquer coisa, des de ja agradeço.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Duvida sobre Laminas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre Laminas   Duvida sobre Laminas Icon_minitimeSex Fev 17, 2012 8:15 pm

Olá amigo,

Olha, não quero de desanimar, porém, arcos de mola de kombi/fusca podem ficar pesados de puxar e a velocidade da flecha é bem ruim. O material simplesmente não é eficiente para esta finalidade.

Madeira com fibra de vidro é beeeem melhor.

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Duvida sobre Laminas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre Laminas   Duvida sobre Laminas Icon_minitimeSex Fev 17, 2012 8:18 pm

Porque não faz um arco de madeira? É no mínimo 1532 vezes mais eficiente que os de lâminas de suspensão. Dá uma olhada

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Caso queira fazer usando lâminas de suspenão, existem alguns tópicos na seção Faça você mesmo. Dá uma olhada por lá.
Ir para o topo Ir para baixo
Furadan

Furadan


Mensagens : 878
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

Duvida sobre Laminas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre Laminas   Duvida sobre Laminas Icon_minitimeSex Fev 17, 2012 8:35 pm

RafaelMorgan: Entendo... Eu vi em outro topicos a fibra de vidro, so que moro numa cidade pequena e acho muito improvável arruma esse tipo de material, e ate msm por mim que nao tenho nenhum conhecimento sobre fibra de vidro. Razz

Lincoln: Também pensei nessa possibilidade já que madeira não eh oq falta aki pela região. Mas não tenho conhecimento sobre qual tipo de madeira e muito menos o processo de aperfeiçoamento para o arco.

A forma eh pesquisar e estudar sobre o assunto. (os topicos q vc me mando ja pode me ajudam muito, vlw)

Vo tentar fazer um arco com um material aki q ja tenho, e vo tentar fazer um riser com ipê roxo.

Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Duvida sobre Laminas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre Laminas   Duvida sobre Laminas Icon_minitimeSex Fev 17, 2012 8:54 pm

Amigo, na seção faça você mesmo aqui do forum tem muitos tópicos legais sobre como fazer um arco legal usando madeira mesmo. O resultado final é infinitamente melhor!

Tanto é, que não existe nenhum arco profissional feito com lâminas de aço.

Uma das regras gerais para lâminas é, quanto mais leve, mais eficiente.

Compre uma tábua de Ipê roxo, com os veios retos ao longo da madeira, tanto superior quanto lateralmente. É uma excelente madeira para arcos.

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Furadan

Furadan


Mensagens : 878
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

Duvida sobre Laminas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre Laminas   Duvida sobre Laminas Icon_minitimeSex Fev 17, 2012 9:05 pm

Na fazenda do meu pai tem muito tipo de madeiras, como Ipê, Jatobá e Aroeira. Vou la amanham e ver se acho alguma peça com boa qualidade pra fazer um arco.

Pesquisando e estudando, a madeira vai ser o melhor material considerando custo/beneficio que eu poderia achar.

Terminei o ensino médio esses dias, e vai levar um tempinho ate a o inicio do estudo na faculdade, então acho que vou ter muito tempo livre para estudar e fazer um bom arco de madeira. Very Happy

Vlw ai então.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Duvida sobre Laminas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre Laminas   Duvida sobre Laminas Icon_minitimeSex Fev 17, 2012 9:15 pm

As três madeiras que vc citou são muito boas para fazer arcos. Se vc conseguir trabalhar o arco desde o tronco, seguindo com cuidado os veios da madeira, rachando a mesma, e não serrando, vc com certeza fará um bom arco.

Vá com calma, pq é normal que os primeiros não deem muito certo. Estou no meu terceiro. Vacilei nos primeiros.

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Furadan

Furadan


Mensagens : 878
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

Duvida sobre Laminas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre Laminas   Duvida sobre Laminas Icon_minitimeSex Fev 17, 2012 10:20 pm

Achei esse site aqui explicando de forma simples (pelo menos pra mim) de como fazer um arco tradicional:

toxophilos.com.br/construindo.html

Oq vcs acham? Tem informação suficiente?
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Duvida sobre Laminas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre Laminas   Duvida sobre Laminas Icon_minitimeDom Fev 19, 2012 9:38 pm

Eu até tenho vontade de fabricar arcos. Mas ainda estou morando em um apertamento que não tem muito espaço. É térreo, tem varanda e área de serviço, mas não é suficiente.
Tenho um projeto de uma máquina de fabricar flechas, mas a ultima versão faz tanto pó de serragem na casa que tive de adiar o projeto.
A futura residência terá bastante espaço para uma oficina decente. Quem sabe...

Minha opinião de quem já ruminou sobre o assunto. Eu começaria (começarei?) por um longbow bem simples. Depois evoluir para recurvo, laminação, madeiras combinadas, fibra de vidro, etc etc... Toda solução cria novos problemas. Cada coisa nova que vc resolver adicionar ao projeto implica em novas ferramentas, um novo "know-how" que vc vai ter quer adquirir e dominar.

E nunca é demais falar sobre segurança. Estamos falando de usar máquinas e ferramentas perigosas, e de testar um arco feito em casa sujeito a falhas. Cuidado. Para toda ferramenta ha normas de segurança e equipamentos de proteção adequados. No mínimo óculos de proteção.
Ir para o topo Ir para baixo
Furadan

Furadan


Mensagens : 878
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

Duvida sobre Laminas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre Laminas   Duvida sobre Laminas Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 6:37 am

A quem diga callaco. Segurança é vital, no minimo um óculos de proteção e uma mascara para proteger de impurezas.

Optei por fazer um arco tradicional de madeira, ate por recomendação do pessoal aqui do fórum como pela falta de material como aço temperado e fibra de vidro para as laminas.

Mas mesmo pela facilidade de "arrumar" a madeira, me deparo com outros problemas como a falta de ferramentas adequadas e apoio moral de familiares e amigos, por pura ignorância e preconceito. Neutral

Estudei muito sobre o processo de trabalho em madeira e a fabricação de arcos.

Atualmente vou começar a trabalhar em uma peça de madeira do cerno do ipê roxo de 63" que foi cortada a moto-serra. Segundo meu pai ela tem aproximadamente um ano de corte (recomendam 2 anos a uma madeira seca a sombra, mas não tenho muitas escolhas...), e não consegui exemplares melhores, já que as toras mais retas e maiores foram usadas como estaca para cerca.

Mas também não vou exigir uma perfeição de meu primeiro arco, mas espero que ao menos sirva para diversão ou como aprendizado para arcos futuros.
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Duvida sobre Laminas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre Laminas   Duvida sobre Laminas Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 9:33 am

Furadan escreveu:
Mas mesmo pela facilidade de "arrumar" a madeira, me deparo com outros problemas como a falta de ferramentas adequadas e apoio moral de familiares e amigos, por pura ignorância e preconceito. Neutral

Faça o que quiser e seja você mesmo. Porque aqueles que se incomodam não importam e aqueles que importam não se incomodam.

A sociedade burra exige que todo mundo seja igual, e faça as mesmas coisas. Todo visionário passa por isso. A cada arco que vc fizer e melhorar vai ficar todo mundo de queixo caído vendo você acertar alvos a 30 metros ou mais. E ainda assim tome isso como certo, porque mesmo assim alguns não vão dar o braço a torcer e vão continuar criticando, por pura inveja de que vc consegue realizar o que quer, coisa que alguns passam a vida se lamuriando internamente por nem ter tentado.

Como disse na primeira frase, que é de Ralph Waldo Emerson e não do Dr Seuss, quem gosta de você vai achar o máximo qualquer realização sua.

Mas lembrando outra frase famosa. "Há uma linha tênue entre o hobby e a doença mental." clown
Ir para o topo Ir para baixo
metalmayk




Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : santo antonio do sudoeste - PR

Duvida sobre Laminas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre Laminas   Duvida sobre Laminas Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 1:26 pm

cara, tenta fazer um arco de madeira mesmo, o primeiro que eu fiz foi um com mola de combi,
a puxada ficou muito pesada, e realmente, a mola perde velocidade quando e disparada.
eu parti para os recurvos de madeira com bambu, ou com fibra de vidro. ja que vc disse que eh provavel que nao tenha fibra de vidro na sua cidade, usa entao bambu, poe uma lamina de ipe no meio, e duas laminas bem finas de bambu por fora, faz de uns 4,5 cm de largura na parte que eh parafusada no riser e depois estreita um pouco na ponta da lamina. a tah, para colar elas recurvadas, faz uma forma bem simples de madeira e usa aqueles sargentos pra segurar. nao tem erro, eh muito facil fazer e da super certo, mas nao esquece, o bambu tem que tah seco e mesmo assim poe ele numa estufa, ou algo, pq mesmo seco por fora ele conserva humidade por dentro..
espero ter ajudado...
flowww cheers
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Duvida sobre Laminas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre Laminas   Duvida sobre Laminas Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 11:55 pm

ola furadan , eu mesmo fiz 5 arcos longbow estilo ingles usei o ipe/roxinho/champanhe
mas nao consegui exito ainda[nao so de desistir facil nao...hahah] esse arcos sao feito
de uma peça so..nao e laminado, como baking usei o bambu...acabei deixando de lado...
por hora. parti pro laminado...comprei as laminas de fiberglass de 1,0mmx4,5cmx1,85m
da loja de campo largo-PR...RD ARQUEIRIA...eles vendem e manda pra vc pelo correio,
o site deles e...rdarqueiria.com.br...la tem o telefone e os produtos que vc vai precisar!
eu fiz um arco estilo HOWARD HILL usando as fibrasglass deles...ficou com 66 polegadas
de comprimento ja dei + de 100 tiros testanto ele , agora ela vai pro acabamento final.
ficou com 48 libras, com a puxada minha de 27 polegadas..usei 3 laminas de ipe 1 de
roxinho no sanduiche...riser de champanhe com detalhe de caxeta.assim que eu terminar
vou postar fotos do arco.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Duvida sobre Laminas Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre Laminas   Duvida sobre Laminas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Duvida sobre Laminas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» DUVIDA EM QUE LAMINAS USAR
» Laminas Arco Recurvo, duvida
» Duvida sobre confecção de laminas
» Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu
» Duvida sobre as lâminas de arco composto.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: