ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo?

Ir para baixo 
+2
jorge_wiendl
Kovalhuk
6 participantes
AutorMensagem
Kovalhuk

Kovalhuk


Mensagens : 70
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 42
Localização : Curitiba - PR

Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Empty
MensagemAssunto: Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo?   Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Icon_minitimeSeg Mar 05, 2012 2:56 pm

Opa pessoal, uma boa tarde a todos!

Eu estou esperando o meu arco novo, Brasilbows longbow Salomão 50# Twisted Evil . Então resolvi que iria comprar umas flechas novas também. A minha pretenção é ter flechas em 31'' (eu tenho 30 '' de puxada) com pontas de 100 a 125 gr.

Seguem as dúvidas:

125 gr seria um limitante para um long bow visto este possui uma velocidade menor?
A tabela da Easton recomendou spine 500 - que para a flecha que pretendo comprar (power flight) possui 7.3 gr/inc. Sempre ouvi falar que o recomendado para as flechas seja 9 gr/inc. Posso ir de spine 500 sem medo?

Forte abraço! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo?   Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Icon_minitimeSeg Mar 05, 2012 3:25 pm

Kovalhuk escreveu:
Opa pessoal, uma boa tarde a todos!

Eu estou esperando o meu arco novo, Brasilbows longbow Salomão 50# Twisted Evil . Então resolvi que iria comprar umas flechas novas também. A minha pretenção é ter flechas em 31'' (eu tenho 30 '' de puxada) com pontas de 100 a 125 gr.

Seguem as dúvidas:

125 gr seria um limitante para um long bow visto este possui uma velocidade menor?
A tabela da Easton recomendou spine 500 - que para a flecha que pretendo comprar (power flight) possui 7.3 gr/inc. Sempre ouvi falar que o recomendado para as flechas seja 9 gr/inc. Posso ir de spine 500 sem medo?

Forte abraço! Very Happy


Bão antes de mais nada ocê vai cometer a heresia de usar flechas de Aluminio no long? Se sim, pode parar de ler por aqui.

O spine de flechas de madeira é calculado de acordo com a potencia do arco, ou seja se voce tem um arco de 50lbf, você comprará uma flecha de madeira de spine variando de 50 a 55. Para cada 100gr a mais de peso na ponta é padrão se adicionar 5lbf na potencia do arco, ou seja no seu caso pode pegar flechas de 50/55 de spine. Se voce usasse pontas de 200gr daí voce teria que pegar flechas com spine de 55/60, entendeu?

Em resumo nao tem magica, nem misterio... (ao contrario do que alguns pensam)
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo?   Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Icon_minitimeSeg Mar 05, 2012 3:44 pm

Outra coisa, você tá confundindo o peso de cada polegada da shaft com o peso mínimo da flecha para o peso da puxada. Se a shaft tem 7.3 gpi, uma flecha com 29" com uma ponta de 200 grains, com 16 grains do insert, mais 10 grains do nock, com mais uns 12 grains das penas, vai dar uma flecha com aproximadamente 450 grains. Se o arco tem 50 libras, teremos então 9 gpp (grains por libra), o que é plenamente aceitável para qualquer arco. Devemos lembrar que nem todo arco tradicional é igual. Alguns precisam de flechas mais pesadas, com no mínimo 8 grains por libra, outros podem atirar flechas bem leves sem comprometer a durabilidade. Vai depender do design e do tiller.

Cuidado que a tua flecha é mais longa. Quando mais longa mais mole. Vai precisar de shafts mais duras.
Ir para o topo Ir para baixo
Kovalhuk

Kovalhuk


Mensagens : 70
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 42
Localização : Curitiba - PR

Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo?   Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Icon_minitimeSeg Mar 05, 2012 4:08 pm

jwiendl escreveu:
Kovalhuk escreveu:
Opa pessoal, uma boa tarde a todos!

Eu estou esperando o meu arco novo, Brasilbows longbow Salomão 50# Twisted Evil . Então resolvi que iria comprar umas flechas novas também. A minha pretenção é ter flechas em 31'' (eu tenho 30 '' de puxada) com pontas de 100 a 125 gr.

Seguem as dúvidas:

125 gr seria um limitante para um long bow visto este possui uma velocidade menor?
A tabela da Easton recomendou spine 500 - que para a flecha que pretendo comprar (power flight) possui 7.3 gr/inc. Sempre ouvi falar que o recomendado para as flechas seja 9 gr/inc. Posso ir de spine 500 sem medo?

Forte abraço! Very Happy


Bão antes de mais nada ocê vai cometer a heresia de usar flechas de Aluminio no long? Se sim, pode parar de ler por aqui.

O spine de flechas de madeira é calculado de acordo com a potencia do arco, ou seja se voce tem um arco de 50lbf, você comprará uma flecha de madeira de spine variando de 50 a 55. Para cada 100gr a mais de peso na ponta é padrão se adicionar 5lbf na potencia do arco, ou seja no seu caso pode pegar flechas de 50/55 de spine. Se voce usasse pontas de 200gr daí voce teria que pegar flechas com spine de 55/60, entendeu?

Em resumo nao tem magica, nem misterio... (ao contrario do que alguns pensam)

Não são de alumínio, são de carbono Laughing Eu preciso ficar bão antes pra treinar com madeira..

Lincoln escreveu:
Outra coisa, você tá confundindo o peso de cada polegada da shaft com o peso mínimo da flecha para o peso da puxada. Se a shaft tem 7.3 gpi, uma flecha com 29" com uma ponta de 200 grains, com 16 grains do insert, mais 10 grains do nock, com mais uns 12 grains das penas, vai dar uma flecha com aproximadamente 450 grains. Se o arco tem 50 libras, teremos então 9 gpp (grains por libra), o que é plenamente aceitável para qualquer arco. Devemos lembrar que nem todo arco tradicional é igual. Alguns precisam de flechas mais pesadas, com no mínimo 8 grains por libra, outros podem atirar flechas bem leves sem comprometer a durabilidade. Vai depender do design e do tiller.

Cuidado que a tua flecha é mais longa. Quando mais longa mais mole. Vai precisar de shafts mais duras.

Eu não sabia desse trem de que 9 gpi era o peso total da flecha,

Fazendo as contas aqui:
(7.3 * 31)+ ponta 100+16+10+12= 364
364/50= 7,2 gpi isso?

Será que pego flecha spine 400?
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo?   Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Icon_minitimeSeg Mar 05, 2012 5:33 pm

Você continua confundindo GPI (grains per inch, ou grãos por polegada) com GPP (grains per pound, ou grãos por libra). Um é o peso de cada polegada da shaft, e o outro é o peso da flecha dividido pelo peso da puxada.
Ir para o topo Ir para baixo
Kovalhuk

Kovalhuk


Mensagens : 70
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 42
Localização : Curitiba - PR

Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo?   Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Icon_minitimeSeg Mar 05, 2012 8:53 pm

Lincoln,

Você tem razão, eu confundi mesmo, mas o que eu quis dizer era gpp.

Desculpe se estou chateando vocês com as perguntas mas eu estou gostando muitíssimo desta conversa.

Nas tuas contas você usou um shaft de 28'' e ponta de 200 gr eu usei um shaft de 31'' e ponta de 100 gr.

Fiz as contas com uma ponta de 150 gr e da aprox 8 gpp.

Agora pouco fiz a conta com spine 400, usando ponta de 150 gr e deu 8.9 gpp. Esse número é bom neh?

Cara como faz diferença o peso da ponta!!! Pior que eu tenho umas flechas que comprei faz tempo e tem spine 340.. com ponta de 75 gr ... To usando no meu arco de 30# rsrsrs... agora percebi que fiz cgd.

Forte abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo?   Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Icon_minitimeSeg Mar 05, 2012 9:26 pm

Não está chateando não. Tem bastante gente aqui que gosta dessas conversas mais técnicas. Na verdade você deve se preocupar com coisas mais importantes do que o peso na hora de escolher as flechas. Sugiro usar algum programa para seleção de flechas apropriadas de acordo com teu arco. Recomendo esse aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Leia o manual antes de usar.

Também recomendo ler os seguintes tópicos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Kovalhuk

Kovalhuk


Mensagens : 70
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 42
Localização : Curitiba - PR

Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo?   Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Icon_minitimeTer Mar 06, 2012 9:43 am

Obrigado Lincoln,

Valeu pela ajuda Very Happy

Forte abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo?   Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Icon_minitimeTer Mar 06, 2012 8:56 pm

boa noite lincon e a todos desse post, eu gosto do arco tradicional,flechas de aluminio
e carbono e um produto bom...mas gosto mesmo e as flechas de madeira pros arcos
recurvo/longbow, eu tenho os dois,nao uso as de madeira,por nao ter o gabarito de
medir spine...tinha um amigo nesse forum ,se nao me engano sr, pin ele tinha
fabricado o gabarito de spine...entao eu pergunto aos arqueiros terei que pedir dos
USA...ou tem alguem que possa fornecer esse gabarito...e assim eu mesmo fabricar
as minhas flechas de madeira...inclusive aqui onde moro tem varias aldeias de indios,
e eles todo mes vem pra cidade , e eu encomendei com um dele as varetas de bambu
que eles fabricam sua flechas,,, e o indio me trouxe quaze 50 varas de 1 metro cada.
ainda estao meio verdes.portanto tenho medo de fabricar essas fechas sem medir o spine
e der cagada.
Ir para o topo Ir para baixo
mancha solar

mancha solar


Mensagens : 170
Data de inscrição : 23/06/2011
Idade : 48
Localização : pindamonhangaba

Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo?   Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Icon_minitimeDom Jan 13, 2013 5:12 pm

spine 300 serve para arco de atá quantas libras?
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo?   Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Icon_minitimeDom Jan 13, 2013 8:26 pm

manoel pedro farinha escreveu:
boa noite lincon e a todos desse post, eu gosto do arco tradicional,flechas de aluminio
e carbono e um produto bom...mas gosto mesmo e as flechas de madeira pros arcos
recurvo/longbow, eu tenho os dois,nao uso as de madeira,por nao ter o gabarito de
medir spine...tinha um amigo nesse forum ,se nao me engano sr, pin ele tinha
fabricado o gabarito de spine...entao eu pergunto aos arqueiros terei que pedir dos
USA...ou tem alguem que possa fornecer esse gabarito...e assim eu mesmo fabricar
as minhas flechas de madeira...inclusive aqui onde moro tem varias aldeias de indios,
e eles todo mes vem pra cidade , e eu encomendei com um dele as varetas de bambu
que eles fabricam sua flechas,,, e o indio me trouxe quaze 50 varas de 1 metro cada.
ainda estao meio verdes.portanto tenho medo de fabricar essas fechas sem medir o spine
e der cagada.

Só vi agora o teu post, Farinha. Mas acho que já foi respondido. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

mancha solar escreveu:
spine 300 serve para arco de atá quantas libras?

Depende de muita coisa, principalmente peso da ponta e comprimento da haste. Se usar pontas leves, com as flechas de até 29", dá pra usar com arco de mais 80 lbs.
Ir para o topo Ir para baixo
Codename Dakota

Codename Dakota


Mensagens : 86
Data de inscrição : 24/11/2012
Idade : 41
Localização : Curitiba PR

Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo?   Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Icon_minitimeSáb Mar 16, 2013 5:55 pm

Gostei da pergunta do Mancha e da resposta do Lincoln. Vc deu o exemplo com flechas de 29" e pontas leves, mas com flechas maiores como 33"? Sera que existe uma tabela nesse sentido. Tenho estudado flechas agora e tenho visto que são várias sutilezas para afinar a flecha com o arco, uma ciência. Obrigado pelas lições.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Empty
MensagemAssunto: Re: Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo?   Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Spine 500 para longbow 50#, é isso mesmo?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Spine correto para o arco
» CAÇA E SUAS VARIÁVEIS
» O QUE É SPINE - PARA INICIANTES
» Como calcular a flecha ideal para mim
» GABARITO PARA MEDIR SPINE DAS FLECHAS????

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: