ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 "Espada" caseira - ajuda

Ir para baixo 
+12
Garcia_Cowboy
Vinicius Hunter RS
miojox
Bandzenho
boconcelob
rubensrw
jsati
wpurgatto
aislans
thunder_ot
SanchoVJR
Vitor Favaah
16 participantes
AutorMensagem
Vitor Favaah

Vitor Favaah


Mensagens : 84
Data de inscrição : 17/06/2011
Localização : Indaiatuba

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeTer Mar 13, 2012 9:15 pm

Pessoal, peço desculpas caso postei no local errado... sei que é meio que "faça você mesmo" mas achei que tava mais ligado à Cutelaria.. Enfim, vamos ao que interessa!

Estou querendo muito fazer uma "espada".. digo com Aspas, pois não será algo tão, digamos assim, foda. É algo só para cortar uma ou outra coisa.. Sei la, como se substituísse um facão... Tem uma mata atrás da minha casa, sempre vou la com uns amigos.. Usaria ela para abrir trilha, ou cortar uma madeira pra fazer a fogueira do acampamento... algo assim... Queria juntar o útil ao agradável: amo trilhas, amo espadas... e ainda por cima, coisas caseiras!!
cheers

Em resumo é isso.
Agora, a questão: Posso usar uma lamina de suspensão ? talvez a de kombi ou mesmo de caminhão! Ela resiste um fio bom ? Não quebra ?
PS: Não vou fazer outra tempera! apenas moldar, lixar e colocar o fio, empunhadura, guarda e talvez um contra-peso!

Desculpem uma possível ignorância, não achei muita informação a respeito disso em lugar nenhum...

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeTer Mar 13, 2012 9:35 pm

Desculpa a pergunta mas... quantos anos você tem?
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Vitor Favaah

Vitor Favaah


Mensagens : 84
Data de inscrição : 17/06/2011
Localização : Indaiatuba

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeTer Mar 13, 2012 10:28 pm

16!
Sei la, posso ser um pouco novo... mas sou viciado em acampamentos, matas, sobrevivência, cutelaria, armas, arcos, coisas assim... atiro desde os 13 (com carabina..). Curto desde quando eu tinha uns 10, fazendo spud, airguns e pequenos arcos... fazia umas laminas pequenas pra moldar e esculpir giz (sim, eu era uma criança estranha e não tinha amigos.. AHAUHAUHAUHUAH) Digo até que sou fanático por isso! Mas não se preocupe, não machucaria sequer uma mosca...
Mas, por que a pergunta ?

Ir para o topo Ir para baixo
thunder_ot

thunder_ot


Mensagens : 233
Data de inscrição : 01/05/2011
Idade : 47
Localização : Campo Grande - MS

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeTer Mar 13, 2012 11:06 pm

Vitor, tente dar uma olhada no youtube, existem vários videos orientando como fazer uma faca por desbaste. O problema é que vc precisará de equipamentos como disco de corte, lixadeira e uma forja caseira. Dá pra fazer sim! Mas é um pouco mais complicado do que só desbastar uma chapa de aço.
Abração.
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeTer Mar 13, 2012 11:11 pm

Vitor, não é que você não possa ter uma espada... mas é que você não pode mexer com as ferramentas sem a supervisão de um adulto... Seus dedos podem sofrer bastante com um disco de corte...


mas respondendo à sua pergunta... molas de carro podem ser usadas para fazer uma espada sim... aliás, são usadas pra fazer facas...
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Vitor Favaah

Vitor Favaah


Mensagens : 84
Data de inscrição : 17/06/2011
Localização : Indaiatuba

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeQua Mar 14, 2012 8:34 pm

tenho esmirilhadeira, furadeira (furadeira de bancada, inclusive) e garanto que sei mexer nesses equipamentos... a besta caseira que eu fiz foi usando estes, e sem ajuda alguma de meu pai, ou qualquer adulto! inclusive o corte das laminas, e o desbaste da coronha, que fiz com o disco de corte e desbaste da esmirilhadeira...
se quiserem foto da besta pronta pra ver o resultado, eu posto... ela ficou massa! hahah tem um tópico aqui no fórum dela, porém está desatualizado...
bom, quanto à facas eu sabia que dava pra fazer, não sabia de espadas, por ser de um tamanho um pouco maior... bom, vou fazer, quando ficar pronta posto passo a passo aqui no forum!
se alguem tiver alguma informação de facões, ou espadas feitos com laminas de suspensão, por favor, me passe! não achei quase nada a respeito disso na internet...
obrigado..
Ir para o topo Ir para baixo
aislans




Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/05/2012

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeDom Jun 03, 2012 7:59 pm

Olá amigo,
Sou neto de ferreiro e me criei ao meio dessas coisas de cutelaria, ferraria, forjas e temperas.
Fiz algumas espadas, alguns arcos, bestas, facas, facões, enfim, muita coisa e eu era muito novo.
Algumas coisas vc tem q levar em consideração a respeito de espadas, como por exemplo que tipo de espada vc quer, é uma katana ? espada curta ? espada ninja ? curvada ? reta ?
Primeiro descubra isso, aconselho a começar com pequenas facas, pra vc aprender a "usar" as ferramentas e fazer com que consiga o desbaste sem perder a tempera de um aço.
Existem diversas temperas( tratamento termico) que vc pode fazer depois, mas vamos começar do básico.
Em oficinas de suspensão vc consegue um pedaço de mola de kombi(barra de torçao) ou de fusca.
São "finas" para uma espada de bom corte, mas pra começo ta mais do que bom.
Comece com facas, ai vc vai entendento sobre a empunhadura e outros detalhes.
A montagem da espada é algo pessoal, vc deve decidir como fazer, tem modelos que da pra seguir, mas a decisão é sua.
Quanto ao desbaste com esmilhiradeira, faça sempre resfriando o aço, se "azular" perdeu a tempera do material e ele vai ficar mole...
Se azular também não da pra temperar mais (não é aconselhavel pq ele fica vitrificado) vc consegue algo com fio muito duro e bom, mas a qualquer pancada ele parte e isso pode te machucar.

Como eu disse, comece descobrindo que espada vc quer... ai procure o aço....
Mais tarde vc consegue aços de maiores medidas e ai com a tecnica aperfeiçoada vc faz algo duravel.
Abraço e cuidado com essas ferramentas ai viu hehe
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeSeg Jun 04, 2012 5:45 pm

Começe com espadas de madeira pintada com tinta prata, fiz varias para o meu filho quando ele tinha 13 anos e ele se divertiu muito agora só quer saber de computador.
Ir para o topo Ir para baixo
jsati

jsati


Mensagens : 409
Data de inscrição : 16/06/2011
Idade : 34
Localização : Vargem Grande do Sul - SP

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeQua Jun 06, 2012 7:44 am

wpurgatto escreveu:
Começe com espadas de madeira pintada com tinta prata, fiz varias para o meu filho quando ele tinha 13 anos e ele se divertiu muito agora só quer saber de computador.

Esculachou geral....kkkkkkkkk

Deixa o menino brincar Purgatto....quando eu tinha 14 pra 15 encafifei de fazer um longbow...fiquei mais de um mês trabalhando nele pra ele quebrar na hora de encordoar...kkkkkkk

Mas isso me despertou o gosto pela arquearia de vez....e cá estou eu... Basketball Basketball Basketball

Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeQua Jun 06, 2012 8:09 am

jsati escreveu:
wpurgatto escreveu:
Começe com espadas de madeira pintada com tinta prata, fiz varias para o meu filho quando ele tinha 13 anos e ele se divertiu muito agora só quer saber de computador.

Esculachou geral....kkkkkkkkk

Deixa o menino brincar Purgatto....quando eu tinha 14 pra 15 encafifei de fazer um longbow...fiquei mais de um mês trabalhando nele pra ele quebrar na hora de encordoar...kkkkkkk

Mas isso me despertou o gosto pela arquearia de vez....e cá estou eu... Basketball Basketball Basketball


Concordo 100%, acho que devemos estimular os jovens na buscar do conhecimento, e botar o conheciento adquirido na pratica, lembro que na sociedade Judaica, aos 13 anos o jovem faz o Bar Mitzvá e é considerado adulto, o Vitor ja ta com 16 e se botou na cabeca que vai fazer temos é que orienta-lo quanto aos cuidados que deve ter.

Bom quanto ao conhecimento de como fazer.... deixo para outros, pq eu nao sei nada.. heheh
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeQua Jun 06, 2012 10:33 am

Num entendi nada???
Só dei a ele uma opção mais facil de chegar ao resultado final, antes que desista, em nenhum momento disse para ele não fabricar a espada de aço, só falei para ele "começar com espadas de madeira".

Aqui no quintal de casa tinha verdadeiras guerras medievais do meu filho com os amigos dele, alem de espadas, adagas, katanas, escudos, etc.
Ir para o topo Ir para baixo
jsati

jsati


Mensagens : 409
Data de inscrição : 16/06/2011
Idade : 34
Localização : Vargem Grande do Sul - SP

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeQua Jun 06, 2012 11:33 am

Ah tá...achei que você tava "zoando" ele....


Mas ainda assim, no primeiro post ele disse que queria a espada pra ir pro meio do mato, ir cortando mato e tal...

Espada de madeira não faz isso... scratch scratch scratch ...kkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeQua Jun 06, 2012 5:35 pm

jsati escreveu:
Ah tá...achei que você tava "zoando" ele....


Mas ainda assim, no primeiro post ele disse que queria a espada pra ir pro meio do mato, ir cortando mato e tal...

Espada de madeira não faz isso... scratch scratch scratch ...kkkkkkkkk


Depende!!!
Eu tive uma Katana de pau-ferro que cortava muito mato lá de casa, quando tinha 14 anos.
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeQui Jun 07, 2012 3:25 pm

mei complicado em! Mas, usando uma lamina de suspensão de kombi ( a mais fina ) , voce obtem uma boa " espada " sem muito lengalenga, e ficam bem afiadas, pra voce ter noção, eu já tive um facão de lamina de suspensão, mais o endiabrado do meu filho perdeu meu facão! Faça, experimente e tenha CUIDADO ao manusear ferramentas !

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



espero ter ajudado!
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeQui Jun 07, 2012 10:33 pm

Wanderlei,

Eu nao tenho nada contra espadas de madeira.. do depende do objetivo de cada um...

Da uma olhada no que eu fiz para um Jantar Medieval... peguei as medidas de uma Excalibur a venda no Mercado livre e tentei reproduzir... claro que nao chegou nem aos pes...


Isso ai é MDF.... hehhhe
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Bandzenho

Bandzenho


Mensagens : 96
Data de inscrição : 17/12/2011
Idade : 26
Localização : Santa Catarina

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeQui Nov 29, 2012 4:45 am

wpurgatto escreveu:
Começe com espadas de madeira pintada com tinta prata, fiz varias para o meu filho quando ele tinha 13 anos e ele se divertiu muito agora só quer saber de computador.

meeu que corte em purgato...dexa o rapaizinho faze os esquema dele...eu tenho só 15 pooh e a galera do forum me ajudo bastante a um tempasso atras no meu primeiro recurvo xD
Ir para o topo Ir para baixo
https://ueitairsoft.com
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeQui Nov 29, 2012 10:27 am

Tem uns videos incríveis no youtube, por exemplo, mostrando o processo de fabricação de uma Katana.
É só procurar direitinho que tem muita coisa sobre espadas na internet, acho que muito mais do que sobre arcos e flechas.

Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: só por video nao rola   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeQui Mar 07, 2013 9:31 pm

caras, ja forjei algumas espadas,e em breve vou postar as fotos da minha espada montante q estou acabando, caras, cada espada tem um metodo de forja, se tu for atras dos videos de forjamento de katana, vai se lasca, eles temperam a espada em agua! eles nao normalizam o aço da espada!! eles usinam ela depois da tempera!! nao fazem recozimento!!..se tu aplicar isso em um aço q nao for o TAMAHAGANE..tu só vai por tempo e dinheiro fora. se quer mesmo começar, começa vendo videos de forjamento de facas! e depois vai pra espadas, começar por espadas é o mesmo q entrar na academia querendo pegar 150kg d supino no primeiro dia!
Ir para o topo Ir para baixo
Garcia_Cowboy

Garcia_Cowboy


Mensagens : 156
Data de inscrição : 05/01/2013
Idade : 33
Localização : Maringá - PR

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeSex Mar 15, 2013 1:09 am

cara gostei da sua ideia, de uma espada caseira,
eu acho ue vou pensar em fazer uma tb...
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.ventureshop.com.br/
Vitor Favaah

Vitor Favaah


Mensagens : 84
Data de inscrição : 17/06/2011
Localização : Indaiatuba

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeDom Mar 17, 2013 5:51 pm

Só esclarecendo, pq esqueci da existência do tópico...
Acho ruim quando as pessoas subestimam a capacidade de "jovens". Muitos não são viciados em computador, em coisas sem sentido, e gostam de aventuras, projetos, coisas caseiras e afins. E desses muitos, a maioria possui a coragem (se é que posso dizer assim) de partir para um projeto que, independente das consequências, ele julga interessante, e quer colocar em prática.

Enfim,
Decidi fazer uma faca e um facão com minha lâmina. Dito e feito: fiz as duas. Ainda estão sem acabamento (vou pintar a lâmina, provavelmente com banho zincado, para deixar escuro - acho que é este o nome), e sem refazer a têmpera, digo que nunca vi uma lamina tão resistente e que segura tanto o fio. Ja fiz inúmeros trabalhos - pesadíssimos - e não me arrependo nada de ter gasto alguns dias de trabalho de desbaste, corte e lixamento das lâminas e dos cabos em Cumarim (e as mãos de polistein)
Depois posto fotos, estou sem tempo agora.
Obrigado pessoal!
Grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 12:34 am

Rubens

Imageshack é cheio de frescura, não permite linkar a foto direto em fórum

Use o tinypic => [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E se for criar uma conta e manter um álbum o photobucket é melhor
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

os dois são da mesma empresa, o tinypic não necessita cadastro, o photobucket exige.

---

em relação ao tópico, eu comecei a ganhar ferramentas aos 13 anos
com 12 anos já aprendia a consertar coisas na escola, tinha uma aula só para isso.
Ir para o topo Ir para baixo
andrepimenta

andrepimenta


Mensagens : 253
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro/ RJ

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 1:15 am

Cara, não desiste de fazer suas facas não, queria eu ter crescido assim... no mais... se quiser ajuda pra projetos, tamos ae
Ir para o topo Ir para baixo
alex costa
Cuteleiro
Cuteleiro
alex costa


Mensagens : 74
Data de inscrição : 17/03/2013
Idade : 44
Localização : Sonora MS

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 1:54 am

Caro amigo Vitor, está no caminho certo, que é querer, e tentar e ver no que da!

Sobre a mola de kombi, tem proporções que se encaixa perfeitamente num projeto de espada, só tens que decidir se quer uma katana, uma medieval, ou uma no estilo militar, enfim existem vários modelos, só escolher.

Mas se você pretende dar um acabamento mais apurado, nos detalhes e na finalização, tipo deixar a lamina bem alinhada e polida, sem normalizar o aço vai ser muito, mais muito, mais difícil, na industria quando eles terminam uma peça como a mola de suspensão ele fazem o (TT)
tratamento térmico nessa peça, o que sobe significativamente a dureza desta, se não normalizar antes, quando for usinar, suas ferramentas se desgastarão mais rápido, tipo o disco de sua lixadeira, a pedra do seu esmeril, as brocas da furadeira, e em geral em laminas mais longas é muito importante essa normalização, e também é muito simples, podendo ser feita até na churrasqueira, o importante é o aço se esfriar o mais lento possível,

Verá o quanto vai te ajudar nos ajustes e acabamentos, depois quando sua lamina estiver usinada, até um maçarico é capaz de se fazer a tempera, aqueça o aço até perder o magnetismo, em seguida mergulhe no óleo, use um recipiente com óleo pra tempera, ( uso parafina para tempera seletiva, óleo mineral e diesel para tempera integral) a segunda opção é o mais indicado no seu caso, feito esse processo utilize uma lima para contatar que a tempera funcionou, a lima deve deslisar livre sobre o aço, feito isso, faça o revenimento da peça tem que ter um forno elétrico, ou uma fonte de calor controlada que de em torno de 200 a 230 graus, faça dois ciclos de uma hora cada,

Retome as lixas a empunhadura a bainha e nos mostre.

Abraços

Alex.
Ir para o topo Ir para baixo
http://alexcostafacas.blogspot.com.br/
luigijsp

luigijsp


Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 32
Localização : Recife-PE

"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitimeQui Jun 06, 2013 2:54 pm

O.o
Realmente esse tópico me inspirou a começar de vez nessa de fabricação de lâminas, alguem pode disponibilizar algum tipo de tutotial e glossário, algo um pouco mais ''como funciona e pra que serve'' :Dtenho como conseguir umas molas de kombi para começar, mas queria um tutorial tipo: fase 1, fase 2, fase 3...
desde já agradeço a atenção e mãos a obra  lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





"Espada" caseira - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: "Espada" caseira - ajuda   "Espada" caseira - ajuda Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
"Espada" caseira - ajuda
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda com Besta caseira!
» Ajuda - forja caseira - materiais
» A Serpente na Espada: Forjando uma espada Viking.
» ajuda mecanismo gatilho- besta caseira
» Ajuda com minha primeira Balestra caseira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: