ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Construa seu arco de ipê e bambú

Ir para baixo 
+13
laloperera
Junior Coelho
rabelo.fabiano
danilomelgaco
Lincoln
jorge_wiendl
SanchoVJR
LGBRAZ
Martti
DJALMA
Antaris
wpurgatto
CALIL
17 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeSex Out 15, 2010 8:19 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Só lembrando que o wpurgatto já tinha postado esse link aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Convidad
Convidado




Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeDom Out 17, 2010 3:56 pm

nao sei se ja foi postado


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeQui Out 21, 2010 2:50 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aqui um Longbow feito de Jacaranda e Bambu, detalhe feito na França.
Fonte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeQui Out 21, 2010 3:01 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Aqui um Warbow feito de Ipê e Bambu, detalhe feito na França.
Fonte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeQui Out 21, 2010 3:18 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Agora um recurvo feito de Ipê e Bambu, também da França.
Fonte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tem muitos outros, mas já esta provado a eficiência do Bambu e do Ipê, ainda bem que escolhi estes materias para fazer o meu, que alias já esta quase pronto, daqui algumas semanas mostro aqui no forum.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeQui Out 21, 2010 6:19 pm

Fez fotos dos passos de construção?
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeSex Out 22, 2010 8:00 am

Kako se vc esta perguntado sobre o meu, estou tirando as fotos sim, mas é basicamente o que esta no primeiro site desta folha, tirando as ferramentas, já estou com tres dedos machucados, fora as farpas que já perdi as contaas, para vc ter uma ideia tive que laminar o bambu com uma enxó que era do meu avô, pois não tenho uma plaina e não sei quem tenha para emprestar, nada mais medieval que isso Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeSex Out 22, 2010 12:41 pm

wpurgatto escreveu:
Kako se vc esta perguntado sobre o meu, estou tirando as fotos sim, mas é basicamente o que esta no primeiro site desta folha, tirando as ferramentas, já estou com tres dedos machucados, fora as farpas que já perdi as contaas, para vc ter uma ideia tive que laminar o bambu com uma enxó que era do meu avô, pois não tenho uma plaina e não sei quem tenha para emprestar, nada mais medieval que isso Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
Esse é o espirito da coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
Antaris




Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 29
Localização : Sao José dos Campos - SP

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeTer Mar 01, 2011 11:39 pm

Purgatto, será q n tem cmo vc postar algumas fotos pra mim ter uma base para meu proximo arco?
Queia ver como e feito(c recurvo) a curvatura caracteristicados arcos!
N sei c ele pega o formato depois da colagem(atraves do calor) ou na colagem(a juncao das duas madeiras q da o formato).
C vc souber me da uns toque
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeQua Mar 02, 2011 9:30 am

Veja bem Antaris um Longbow não é um recurvo, mas dá para curva-lo um pouco sem perder a caracteristica do mesmo, deve ser para almentar a potencia, não tenho certeza, veja no linck a seguir como se dá aquela pequena envergada no longbow na hora da colagem do bambu com o Ipê:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Tem um video aqui no forum que o Calil mostrou, uns caras entortando madeira com calor, melhor dizendo com "vapor", mas ai é para a fabricação de um recurvo.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Ir para o topo Ir para baixo
Antaris




Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 29
Localização : Sao José dos Campos - SP

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeQui Mar 03, 2011 4:00 pm

pois é, ja tinha visto ese site!

o que me decepcionou bastante foi q n ficou igual ao dele mesmo curvando pra frente durante a colagem!

Além do mais n sei como os caras fazem pra q o arco n tome a forma depois q descordam o arco!
O meu, por exemplo, depois q fiz o trilering ele nao estava mais reto, pois a madeira cedeu e começou a ficar como estivesse encordado(pouca coisa)!

-Isso é normal?
-C nao o q fiz de errado?
Ir para o topo Ir para baixo
Antaris




Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 29
Localização : Sao José dos Campos - SP

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeQui Mar 03, 2011 4:08 pm

Um q eu queria q ficasse igual é o primeiro arco desse topico(logo acima)!

Alguma dica para fazê-lo?
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeQui Mar 03, 2011 5:04 pm

Infelizmente ainda não tenho experiência para tanto.

Só umas duvidas que pairou sobre meus pensamentos:
-Vc tem certeza que a madeira que usou é o Ipê?
-Vc esta desencordando seu arco depois de usa-lo?

Poste umas fotos aqui ou crie um tópico com fotos dele para poder opnar melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Antaris




Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 29
Localização : Sao José dos Campos - SP

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeSex Mar 04, 2011 1:29 pm

Purgatto, seguinte:

Segundo meu pai e os madeireiros da loja, a madeira q ue usei é realmente o ipe, alem do mais e mto parecido e o cheiro e bem caracteristico!

E na verdade eu nem estou usando o arco ainda. Ele esta no preocesso de tillering e nem tem sua propria corda. O q me deixa com um pouco tenso é que so depois de algumas envergadas ele ja ficou um pouco curvado naturalmente assim: ( , ao inves de ficar reto(mas bem pouco).

O q fico encucado é q nao vejo isso nos outros arcos como o do poorfolkbows e outros!

N sei... mas acho q tenho q estudar mto antes. Vou ver c termino e posto algumas fotos dele. C a parte funcional ficar boa aeh ficarei mto feliz!!! =D
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeSex Mar 04, 2011 2:42 pm

Talvez a cola que usou tenha cedido um pouco, pois a cola mais usada para a laminação, é a resina epoxi, e vc comentou que tinha usado outra, qual mesmo?

Ir para o topo Ir para baixo
Antaris




Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 29
Localização : Sao José dos Campos - SP

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeSex Mar 04, 2011 6:43 pm

Eu usei a "cola para madeiras" à base de polímero vinílico. Segundo o site TOXOPHILOS, o cara disse q podia ser uma a base de RESINA Vinílica. Mas como na foto do site vi a embalagem igual a minha, intao achei q n teria problemas.

É uma cola bege clara cheiro diferente da cola branca normal?

Afinal... Qual é a cola q vc vai usar?Quanto custa?
Ir para o topo Ir para baixo
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeQua Mar 23, 2011 9:21 pm

Antaris escreveu:
Eu usei a "cola para madeiras" à base de polímero vinílico. Segundo o site TOXOPHILOS, o cara disse q podia ser uma a base de RESINA Vinílica. Mas como na foto do site vi a embalagem igual a minha, intao achei q n teria problemas.

É uma cola bege clara cheiro diferente da cola branca normal?

Afinal... Qual é a cola q vc vai usar?Quanto custa?
ola pessoal ,tbm gostaria de saber qual a cola certa pra se fazer um arco .No youtube ha varios videos de ''como hacer un arco '',nao falo espanhol mas dá pra entender bem o cara falando RESINA EPOXI .seria a mesma ?
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeQui Mar 24, 2011 5:15 pm

Sim resina epoxi, pois é muito mais resistente a tração, vc pode encomendar pelo ML, ou pedir direto dos distribuidores, veja os links:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeQui Mar 24, 2011 11:10 pm

wpurgatto escreveu:
Sim resina epoxi, pois é muito mais resistente a tração, vc pode encomendar pelo ML, ou pedir direto dos distribuidores, veja os links:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
valeu wpurgatto, agradecido,amanha vou a Rib Preto com certeza acharei la .outra coisa ,vi no youtube um cara dizendo com muit afirmaçao que a IMBURANA é a melhor madeira p arcos ,melhor que ipe ,jacaranda ,e mais um monte ,,O que vc acha disso ?
abs
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeSex Mar 25, 2011 8:45 am

Pode até ser, mais o problema é encontrar para comprar, pois se for a mesma que vi a muito tempo atras (que não me lembro mais o nome) ela é uma árvore da floresta amazonica.
Ir para o topo Ir para baixo
Martti

Martti


Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/03/2011
Localização : Planalto Ocidental Paulista

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeSeg Mar 28, 2011 12:38 am

wpurgatto escreveu:
Pode até ser, mais o problema é encontrar para comprar, pois se for a mesma que vi a muito tempo atras (que não me lembro mais o nome) ela é uma árvore da floresta amazonica.

Purgatto, permita-me uma humilde contribuição.
A imburana(amburana/umburana) ocorre na floresta amazônica, mas seu habitat de maior
frequência é o nordeste brasileiro(caatinga).
É moderadamente pesada (0,6 g/cm³), apresentando retratibilidade baixa e resistência mecânica entre baixa e média.
Muito usada em artesanato devido a sua densidade uniforme.
Deve se deixar secar muito cuidado pois tende a empenar.
Conhecida como cerejeira do nordeste, é amarelada com veios escuros, produz um acabamento muito interessante.
É madeira é nobre e possui elevado valor comercial. Por isso, a imburana está ameaçada de extinção pela exploração intensiva de sua madeira.
Por possuir cheiro acentuado, peculiar, agradável e gosto levemente adocicado, hoje é a madeira mais procurada
para a confecção de tonéis de aguardente.
Caso alguém compre e não dê certo para o arco, dá certo para o álcool... Very Happy
Abs
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeSeg Mar 28, 2011 9:06 am

Obrigado Martti, excelente explanação.
Ir para o topo Ir para baixo
LGBRAZ




Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/05/2011

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeQua maio 11, 2011 12:03 am

Opa, meu primeiro post. Estou planejando fazer um de Ipê + alguma outra para o revestimento (pensei em pau marfim). Mas minha dúvida é o seguinte, Araldite é uma boa resina epoxi ou é melhor não usá-la, porque aqui em Recife é dose encontrar essas coisas. E alguma sugestão para a madeira do revestimento, pois não queria usar bambu não.
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeQua maio 11, 2011 8:43 am

Tudo bom LGBRAZ, seja bem vindo.
Primeiro a Araldite funciona sim e muito bem, o problema é o custo beneficio, pois com o preço de 20 g de dela vc compra quase 1/2 Kg de uma resina epoxi ou adesivo epoxi qualquer sem "nome importante", vc paga mais caro pela marca, veja este linck abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Outra opção de revestimento (backing) que vc pode subistituir o bambu é o couro, que é muito facil de encontrar, tem arcos nos USA que eles usam couro de cobra, mais pode ser bovino ou caprino, é só lembrar que a espessura pode influenciar na potência do arco.

Ir para o topo Ir para baixo
LGBRAZ




Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/05/2011

Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitimeQua maio 11, 2011 2:08 pm

Pois é Purgattom, primeiramente obrigado pelas boas vindas. Sei que araldite é cara mesmo, mais pela marca do que pelo produto, mas conversando com um amigo que é shaper de pranchas consegui a cola, um problema a menos! Quanto ao revestimento não queria usar couro não, liguei para uma madereira aqui perto e encontrei laminados de várias madeiras de 5mm, o que fica fácil reduzir com a plaina, a dúvida é saber qual usar, tem pau marfim, imbuia, cerejeira e um outro tanto. Nesse sábado eu vou dar uma passada por lá e conversar com o pessoal. Assim que começar a fabricação eu vou postando o processo. Abraços e até lá.
Gustavo Braz
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Construa seu arco de ipê e bambú Empty
MensagemAssunto: Re: Construa seu arco de ipê e bambú   Construa seu arco de ipê e bambú Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Construa seu arco de ipê e bambú
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» arco lamindo de bambu+bambu
» problema com bambu
» Arco de bambu!
» Arco de Bambu
» ARCO DE BAMBÚ - TUTORIAL

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: