ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Libragem de um arco de caça

Ir para baixo 
+10
Rômulo Ramthum
EVC
eschimidt
Temujin
TRC
CALIL
George Leite
Mamute-sc
collaco
Homero
14 participantes
AutorMensagem
Homero




Mensagens : 33
Data de inscrição : 14/09/2011
Idade : 26

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeDom maio 27, 2012 12:14 pm

Bem, aqui em Portugal a caça com arco é permitida, não a todas as especies mas ainda dá para caçar alguma coisa.
Ando a procurar arcos, já vi modelos muito bons, mas gostava de saber o minimo aconselhavel de libragem de um arco para caça. Penso que o meu arco de iniciante de +ou- 20 libras não tem a força correta para uma caçada. Desde já obrigado Very Happy !
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeDom maio 27, 2012 12:34 pm

Não necessariamente. Mas depende do que você quer caçar.
Como imagino que não sejam ursos ou javalis. rsrsrs Para matar animais um arco de 20 libras basta. Mas acho muito leve. É arco de iniciante e você irá querer um mais pesado em breve. Eu pessoalmente acho que para homens arcos entre 30 e 40 libras tem o peso ideal.

O que mata na caça são as pontas de caça, bem afiadas, e feitas para serem capazes de partir ossos para conseguir entrar em pontos vitais. Furar o coração ou o pulmão. O que garante a morte rápida. E um arco de 20# é capaz de fazer isso.

Mas porque preferem arcos mais potentes? Porque a parábola que a flecha faz é menos acentuada. Arcos potentes são mais rápidos e a flecha voa mais reta. Facilita acertar o alvo.

Ah. E sobre as flechas. Uma flecha adequada a um arco leve não pode ser usada em um futuro arco mais potente. Tem que comprar novas flechas. A flecha adequada a um arco de 20# vai ser muito mole para um arco de 40#. Ainda mais com uma ponta pesada. Corre o risco de quebrar no tiro.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeDom maio 27, 2012 4:44 pm

arcos de 20# não são recomendados para caça, se for animal pequeno ele fugirá da zona de tiro devido ao barulho provocado pelo tiro antes da flecha chegar até ele e se for animal maior, além dele se mover (com grande possibilidade de errar a zona mortal) a chace de haver pouca penetração e não causar uma morte rápida é enorme

creio que para ter tranquilidade na caça, pensando principalmente em causar o menor sofrimento possível no animal, não usar arco com menos de 45# para caçar

você pode comprar um arco de 25# para iniciar os treinos, e assim que conseguir atirar com um de 45# parta para a caçada, lembre-se de treinar com suas flechas de caça antes de ir para a caçada
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeDom maio 27, 2012 6:30 pm

É verdade. Esqueci de considerar a velocidade da flecha e a fuga do alvo. Very Happy

Mas eu me referia a animais pequenos. Não ficou claro.
Para coelhos, lebres, raposas, etc. Um arco leve teria penetração suficiente. Mas considerando a velocidade acho que um arco de 40# seria ideal.
Entretanto 40# é pesado para começar. Tem que malhar para chegar nele. Treinar com o de 25# não vai dar esse ganho. Muito leve. Se for um adulto começar com um de 30-35# acho suficiente. Nem leve nem pesado. Em um mês já está atirando 100 flechas em cada treino. E talvez ainda dê para caçar alguma coisa com ele.
Ir para o topo Ir para baixo
George Leite

George Leite


Mensagens : 278
Data de inscrição : 21/12/2011

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeSeg maio 28, 2012 5:10 pm

Como os colegas falaram tudo depende de vários fatores, mas eu acrescentaria o principal, a destreza e pontaria do atirador. Lembre que os índios brasileiros caçavam animais com arcos sem as qualidades e libragem que temos hoje.
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeSeg maio 28, 2012 6:52 pm


E tem uma vantagem extra. Eles cheiram a índio. E não a homem comedor de hambúrguer. =D
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeSeg maio 28, 2012 7:26 pm

e usam o arco desde criancinha, e não apenas esporadicamente

comprar um arco pensando no que um índio usa (ou usava) é um pouco ingênuo, não acham?
Ir para o topo Ir para baixo
George Leite

George Leite


Mensagens : 278
Data de inscrição : 21/12/2011

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeTer maio 29, 2012 11:10 pm

Caros amigos, não me entendam mal. Eu não estou tentando estimular pessoas a usar arcos que índios usavam, nem estou dizendo que poderemos/deveremos ser iguais a eles. Apenas procurei justificar a acertiva de que não adianta um arco de grande limbragem se o arqueiro não tem nenhuma intimidade ou precisão com o mesmo. O arco não vai fazer tudo sozinho. Melhor ter um arco com um libragem razoável e um atirador treinado e adaptado ao material que usa. Libragem não significa necessariamente sucesso no objetivo, existem outros fatores importantes, principalmente treino/pontaria.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeTer maio 29, 2012 11:19 pm

Composto ou recurvo?


Arco para caça, se composto: de 50 a 70 libras. Eu prefiro 60.

Recurvo: de 45 a 60.

Se eu fosse caçar um dia, começaria pelo composto (maior sucesso). Só depois de muito treino iria de recurvo.

Ah e for composto, quanto menor e mais leve (peso), melhor (para mim).
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Homero




Mensagens : 33
Data de inscrição : 14/09/2011
Idade : 26

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeQua maio 30, 2012 1:01 pm

eu estava a pensar comprar um takedown recurvo aconselham?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeQua maio 30, 2012 7:32 pm

seria o mais indicado para você Homero, procure por um arco que permita usar lâminas de 50 ou 55 libras, aí você compra lâminas de libragem menor agora (25# ou 30#), treina até sentir que é possível atirar com um peso maior, aí comrpa as lâminas mais pesadas (aquela que escolher), isso faz com que s[´gaste o valor das lâminas novas (e terá sempre as mais leves e as mais pesadas para atirar)

pena que terá que trocar as flechas trambém, pois elas mudam com o peso do arco
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: arco   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeQua maio 30, 2012 9:09 pm

Pra caça, bom seria um canhão. Não tem erro, derruba mesmo!
Aqui no Br. nem de estilingue, nem com arco, nem com canhão.
Penso que não é a libragem do arco que serve para o tiro.
Acho que é a libragem certa que o arqueiro consegue retesar o arco e segurar a mira no alvo.
Eu testei um gatilho MaxPro4 aqui em casa.
Pendurei um balde com água num cordão, passei pelo degrau de uma escada inclinada, apoiei a mão esquerda e puxei em posição de tiro.
Brincando, ergui 25 Kg, ou seja, 55 libras; o composto tem sistema de alívio e o gatilho pode ser puxado invertido. Fica fácil.
Será que eu aguentaria segurar a mira num long-bow 55 libras?
Não sei! Não tenho um para experimentar.
TRC


Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeQui maio 31, 2012 5:45 am

é questão de treino, tenho arcos recurvos de 80# affraid e atiro muito bem, só que não dá para ficar 20 segundos esperando a mira estabilizar, e depois de uns 10 tiros você já começa a pensar em pegar o arco mais leve, portanto se pensa em se divertir compre o arco com um peso de puxada que dê para brincar sem traumas (40# por exemplo), mas aí teria que ser take-down, para poder usar lâminas mais pesadas sem ter que trocar o arco inteiro
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeQui maio 31, 2012 6:13 am

Mamute-sc escreveu:
é questão de treino, tenho arcos recurvos de 80# affraid e atiro muito bem, só que não dá para ficar 20 segundos esperando a mira estabilizar, e depois de uns 10 tiros você já começa a pensar em pegar o arco mais leve, portanto se pensa em se divertir compre o arco com um peso de puxada que dê para brincar sem traumas (40# por exemplo), mas aí teria que ser take-down, para poder usar lâminas mais pesadas sem ter que trocar o arco inteiro
Eu tenho um TD!!! Very Happy Very Happy Very Happy O arco TD foi comprado pensando nesta possibilidade da mudança de lâminas e depois decidir qual a libragem de um futuro recurvo....hehehehe.

PS: Mani, este negócio de começar com um equipo e depois de um tempo querer usar um outro me lembrou quando estava começando a pescar com o Fly...aquela linha embolava no ar e dava um monte de nó de vento...largava de lado e ia pra carretilha ou molinete mas a í o Mestre Paulo Mosca me falou o seguinte "quer aprender a lançar a linha de fly, só leve o equipamento de fly e nada mais." aprendi a lançar a linha...não tão bem mas aprendi...kkkkkkk.

A necessidade faz parte do aprendizado!

Abraços
VErgilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeQui maio 31, 2012 8:22 am

no mínimo 50 libras (composto)
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: takedown   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeQui maio 31, 2012 8:43 am

Mamute está certo.
A troca das lâminas é a "pedida" correta.
Mas, antes de comprar um equipamento, o ideal seria medir mesmo o "peso da puxada".
Não é difícil. Precisa de um cordão, um balde grande e um apoio inclinado para içar o balde cheio dágua.
O "take-down" é a medida certa. Troca lâminas, aceita mira, estabilizador, button, etc., não?
Nunca manuseei um, mas dá gosto de ver.
Uma coisa é certa, na minha opinião, montar um equipamento bom, leva tempo e dinheiro.
TRC
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeQui maio 31, 2012 9:24 am


Depende do que você pretende. Se você quer tradicional um bom arco e boas flechas é um equipamento bom.
Se você quer target aí sim, montar equipamento bom é brabo. Muitas traquitanas...
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeQui maio 31, 2012 5:36 pm

TRC escreveu:
aceita mira, estabilizador, button, etc., não?
Nunca manuseei um, mas dá gosto de ver.

Nem todos os desmontáveis (take down) aceitam todas as traquitanas. Há alguns voltados para caça ou competição em algumas modalidades de Field que não, pelo que me lembro.
Ir para o topo Ir para baixo
Rômulo Ramthum




Mensagens : 14
Data de inscrição : 29/12/2016

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeDom Jan 01, 2017 3:55 pm

Ta agora me surgiu uma duvida se eu tiver um arco de 50 libras (velox bufalo) eu posso ir caçar???
Atenciosamente, Rômulo Ramthum
Ir para o topo Ir para baixo
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 35
Localização : Canguçu - RS

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeSeg Jan 02, 2017 5:00 pm

Recomendo no mínimo 60lb, vai matar qualquer coisa que passar pela frente em Portugal. Essa potência mata javali facilmente.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeSeg Jan 02, 2017 7:18 pm

Se vc é de Portugal eu sugiro visitar o João Freitas,
campeão português de tiro ao arco, técnico de nível 3.
O cara é altamente competente. Ele tem uma loja em Lisboa.
E na loja você poderá experimentar os arcos.

Antes de dizer que é longe lembre-se que o Brasil tem 8.515.767 Km²
enquanto Portugal tem 92.090 Km². Eu tenho que viajar 450 km para participar das competições.
Isso é pouco menos do que de Lisboa a Bragança. Wink
E quando é competição nacional, dependendo de onde sai e para onde vai são mais de 1.500 km.
Manaus - Porto Alegre são 4.500 km, umas 6h de avião.

(+351) 218110477
(+351) 964755262

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeQua Jan 04, 2017 12:45 pm

Tá em portugal?
entra no site da bearpaw do Henry Bodnick pega um take down Mohawk hibrid ou um Mohawk recurve ambos take down.
Ir para o topo Ir para baixo
rodrigo fonseca

rodrigo fonseca


Mensagens : 64
Data de inscrição : 31/05/2015
Idade : 46
Localização : cangucu, rs

Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitimeQua Jan 18, 2017 1:27 pm

começando com um de 50 libras ja esta muito bom! e com
certeza mata!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Libragem de um arco de caça Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem de um arco de caça   Libragem de um arco de caça Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Libragem de um arco de caça
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Libragem de Balestra x libragem de um arco
» Libragem de arco composto
» Como acostumar com a libragem do arco?
» Duvidas sobre arcos Velox Senior.
»  Aumentar a libragem do arco recurvo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: