ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Como acostumar com a libragem do arco?

Ir para baixo 
+3
EVC
therry21
will_zxt
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
therry21

therry21


Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/12/2015
Idade : 29
Localização : Porto Alegre/RS

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeQui Dez 31, 2015 9:49 pm

Boa Noite,

Comprei um RD Stick 55'' 35# porque me foi o informado ideal de acordo com minhas medidas, porém como é meu primeiro arco estou com bastante dificuldade para manter a ancoragem. Até comecei a fazer uns exercícios e por enquanto tá dando uma leve melhorada, mas o problema é que quando eu estico totalmente o braço esquerdo, o do arco, eu sinto uma dor bem aguda na deltoide (acho que é ali xD).

Alguém saberia dizer o que poderia ser e o que fazer a respeito?

PS: RD Arqueria me atendeu super bem e foram bem atenciosos, recomendo Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeSex Jan 01, 2016 8:30 am

O primeiro arco sempre deve ser de baixa libragem, no máximo 24#. Começar com arcos acima disso é a forma mais rápida de desistir do esporte.
A opção mais indicada, é treinar com um elástico que pode ser substituída até por uma câmara de pneu. Veja em www.tinyurl.com/bibliotecadoarqueiro, artigo "uso do elastico.pdf".
Caso tenha condições, invista num arco escola de 24#.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: dor   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeSex Jan 01, 2016 11:25 am

therry21 escreveu:
Boa Noite,

Comprei um RD Stick 55'' 35# porque me foi o informado ideal de acordo com minhas medidas, porém como é meu primeiro arco estou com bastante dificuldade para manter a ancoragem. Até comecei a fazer uns exercícios e por enquanto tá dando uma leve melhorada, mas o problema é que quando eu estico totalmente o braço esquerdo, o do arco, eu sinto uma dor bem aguda na deltoide (acho que é ali xD).

Alguém saberia dizer o que poderia ser e o que fazer a respeito?

PS: RD Arqueria me atendeu super bem e foram bem atenciosos, recomendo Very Happy

Olá, seja bem vinda ao Arco Brasil.
Com certeza o tempo fará vc se acostumar a essa libragem.
Faça alongamentos e aquecimento dos músculos dos ombros e braços antes dos tiros.
Nunca atire com os músculos frios.
Aqueça e passe "balsamo bengue" nos ombros, cotovelos e principalmente nas partes que doem.
Bons tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
therry21

therry21


Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/12/2015
Idade : 29
Localização : Porto Alegre/RS

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeSex Jan 01, 2016 1:40 pm

Ae guys, depois de passar 2 dias fazendo umas flexões e ancorando sem flecha consegui fazer hoje uma sessão de 20 disparos...

Só que ainda tenho problema em deixar o braço do arco totalmente reto com o corpo e dai a flecha fica desviando e indo pra esquerda enquanto eu ancoro, dai to deixando o arco um pouco inclinado pra direita e tá indo de boas, isso é errado? xD
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: postura   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeSex Jan 01, 2016 2:15 pm

O arco inclinado para a direita, ligeiramente, é o estilo Byron Ferguson.

https://www.youtube.com/watch?v=DLxS8W7lWMU
https://www.youtube.com/watch?v=DLxS8W7lWMU
Ir para o topo Ir para baixo
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 35
Localização : Canguçu - RS

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeSáb Jan 02, 2016 5:03 pm

Tente fazer uma sessão de ancoragem por dia, sem efetuar disparos mas usando flechas, se caso a corda escapar dos dedos, não danificará o arco. Foi assim que me acostumei com o meu composto, que iniciei nas 55 libras.
Ir para o topo Ir para baixo
therry21

therry21


Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/12/2015
Idade : 29
Localização : Porto Alegre/RS

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeTer Jan 05, 2016 3:00 pm

Eu ando sentindo dor no deltóide do braço do arco, o esquerdo, eu faço alongamento e aquecimento antes mas sempre acabo não dando prosseguimento nas sessões por causa da dor, com medo de que vire uma lesão mais grave.

O melhor seria dar uma pausa pra ir ver isso em algum médico ou isso é devido a recém estar a uma semana com um arco com libragem alta pra começo e com o passar do tempo vai melhorar?

No caso seria bom aplicar o famigerado balsamo benguê que todo mundo fala? xD
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeTer Jan 05, 2016 3:27 pm

Eu pratico arqueira a mais de ano e sempre fico com umas dores após um treino.
E pior é depois de uma competição, onde você fica mais "duro" para não balançar.

Eu tenho um arco tradicional de 55 lbs, demorei um bocado para conseguir usá-lo.
Hoje eu atiro com um recurvo Uukha de 42 lbs, 68 polegadas.
Levei uns 6 meses para me adaptar a esse peso e conseguir uma consistência mínima.
Comecei com o arco de 26 lbs, passei para um de 32 lbs, onde fiquei por um ano.

Ir para o topo Ir para baixo
therry21

therry21


Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/12/2015
Idade : 29
Localização : Porto Alegre/RS

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeTer Jan 05, 2016 3:29 pm

A questão é que eu fico com a dor o dia inteiro, até quando acordo... É tipo uma agulhada no músculo
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeTer Jan 05, 2016 3:41 pm

Verifique se não está mantendo os músculos desnecessariamente tensionados. Por exemplo os músculos dos antebraços. Ou músculos antagonistas (bíceps e tríceps por exemplo) fazendo cabo de guerra.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeTer Jan 05, 2016 3:58 pm

Também verificar a postura, se o alinhamento dos ossos está correto.
Outro fator é na hora de subir o arco e descer puxando a corda.
Melhor se o movimento for circular como indica Kissik Lee e a técnica chamada de BEST.
O movimento tem que obedecer a biomecânica de nosso corpo.
Ir para o topo Ir para baixo
therry21

therry21


Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/12/2015
Idade : 29
Localização : Porto Alegre/RS

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeTer Jan 05, 2016 4:10 pm

É, eu treino sozinho em casa então é meio dificil de corrigir postura sem um feedback xD

Mas eu estou nem a 1 semana com o arco, imagino que seja isso... só achei estranho a dor
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeTer Jan 05, 2016 9:53 pm

therry21 escreveu:
É, eu treino sozinho em casa então é meio dificil de corrigir postura sem um feedback xD

Mas eu estou nem a 1 semana com o arco, imagino que seja isso... só achei estranho a dor

Esses dias estou atirando com um recurvo 40 libras; fiquei uns 4 meses sem atirar com ele.
Nos primeiros tiros senti a pressão das lâminas, mas depois, não senti mais.
Com o decorrer do tempo, vai querer lâminas mais pesadas.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeQua Jan 06, 2016 6:58 am

TRC escreveu:
therry21 escreveu:
É, eu treino sozinho em casa então é meio dificil de corrigir postura sem um feedback xD

Mas eu estou nem a 1 semana com o arco, imagino que seja isso... só achei estranho a dor

Esses dias estou atirando com um recurvo 40 libras; fiquei uns 4 meses sem atirar com ele.
Nos primeiros tiros senti a pressão das lâminas, mas depois, não senti mais.
Com o decorrer do tempo, vai querer lâminas mais pesadas.

TRC, você já desenvolveu o que popularmente se denomina memória muscular. É como andar de bicicleta, você pode ficar anos sem andar mas vai saber como andar mesmo que nos primeiros instantes vacile um pouco. Além disso, nesse intervalo eu suponho que você tenha usado o seu composto.

Um iniciante com um arco de 40lbs tem grande chance de desenvolver vícios que vão ser difíceis de remover depois.

Como o therry21 já comprou o arco, o jeito é se virar e tentar tirar o melhor proveito dele mas já começa com o pé esquerdo, por assim dizer.

@ terry21, procure filmar a si próprio e analise tentando corrigir os erros. Não tente consertar tudo de uma vez, trabalhe em um elemento de cada vez. Se der,faça algum curso, mesmo que rápido. Aí em Porto Alegre há uma federação. Vale a pena entrar em contato para se informar sobre cursos. E deve haver grupos de field não necessariamente ligados à federação mas que podem ajudar também.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: arco   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeQua Jan 06, 2016 9:00 am

Algumas coisas que não são bem explicadas aqui:

Qual seria a medida da envergadura do arqueiro?
Qual o sexo do arqueiro? Masculino ou feminino?

Se o arqueiro tiver uma puxada pequena, a libragem utilizada seria menor que 35 libras.
Dependendo do sexo do arqueiro, 35# pode ser muito ou pode ser pouco.

É verdade, EVC, atiro sempre com o composto, meus arcos variam, de 50 a 58 libras.
Mas, atirar com o recurvo é pior, porque não tem o letoff.
Atirar com recurvo 40#, eu acho pior que atirar com composto 50#.
Entretanto, o arqueiro precisa fazer exercícios para fortalecer os ombros, senão fica difícil.
Eu, antes de atirar, faço exercícios com pesos de 1,5 Kg para aquecer os ombros.
Já vi arqueiros atirando com long 60#, mas, vi também que não ancoram, atiram bem rápido.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeQua Jan 06, 2016 10:37 am

TRC escreveu:

Já vi arqueiros atirando com long 60#, mas, vi também que não ancoram, atiram bem rápido.

E com alguns vícios como voltar um pouco antes de largar, o que na prática faz com que a potência efetiva do arco seja menor. Sem contar que a precisão de tiro vai pro brejo. Então aquele arco potentão não adianta muito.

Bem observado sobre o comprimento de puxada. De qualquer modo, mesmo com uma puxada um pouco mais curta um arco de 35lbs ainda é um pouco demais para quem começa, em minha opinião.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: potência   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeQua Jan 06, 2016 11:04 am

É isso!
Quem eu vi, levava um pouco a mão pra frente, não aguentava ancorar.
O meu recurvo tem um par de 40 libras, e ancoro para mirar.
Aliás, como brinco instintivo, ancoro no canto da boca para distâncias pequenas, e, para distâncias maiores que 40 m, ancoro uns 2 cm mais atrás.
Não faço ancoragens embaixo do queixo, não uso mira.
Entretanto, amigo EVC, 40 libras não é muito potente, para tiros a 50 metros a flecha baixa muito.
Atiro com Medallion 600, estavam com 20 gramas, cortei um pouco e deixei com 26,4" de haste; no total, mais ponta e nock, uns 27, 4".
Também cortei o insert da ponta, 1cm, estava muito comprido e pesado.
Com os cortes as flechas agora pesam 17 gramas, ficaram mais leves, ainda não testei a nova parábola.
Na verdade, como tenho braços curtos e meu braço esquerdo curva na ancoragem, minha puxada daria de 26 a 27", e a potência do arco não atingiria 40 libras.
Ir para o topo Ir para baixo
therry21

therry21


Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/12/2015
Idade : 29
Localização : Porto Alegre/RS

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeQua Jan 06, 2016 1:01 pm

Meu pior problema mesmo é a questão da dor como já falei... a libragem do arco to me acostumando aos poucos com exercícios.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeQua Jan 06, 2016 1:08 pm

TRC, você não participa de uma maratona treinando 42km de cara, vai começando com distâncias mais curtas e vai aumentando à medida que progride. É esse mesmo princípio que leva vários neste fórum, entre os quais me incluo, a recomendar um arco de menor custo para começar.

Aparentemente vamos continuar discordando e concordo em discordar, embora em minha opinião é um mau conselho recomendar arcos potentes para quem está começando.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: dor   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeQua Jan 06, 2016 2:03 pm

therry21 escreveu:
Meu pior problema mesmo é a questão da dor como já falei... a libragem do arco to me acostumando aos poucos com exercícios.

Eu costumo dizer que o melhor arco é aquele que temos.
Como o seu arco é de 35 libras, ou você compra outro ou se acostuma com ele.
Até poderia colocar uma corda um pouco mais longa, diminuiria a potência.
Quanto à dor, esquente os ombros com exercícios e passe "balsamo bengue" antes de atirar.
Esse "balsamo bengue" é milagroso, eu não atiro sem usar.

EVC, eu não discordo, aliás, eu concordo, arco mais leve é melhor para o iniciante.
Mas, alguém que tenha um porte físico mais "poderoso", não vai atirar com 20 libras, certamente atirará com mais libragem.
Apesar de idoso, para mim não seria adequado iniciar com 20 libras, meu porte físico puxaria mais libras.
Eu comecei com composto nacional, ruim à beça, com libragem alta e ruim de puxar, por causa do cabo de aço.
Tenho aqui um aluno e ele atira com meu ProComp, com umas 58 libras, tranquilo, mas, o porte físico dele é melhor que o meu.
Como já aprendeu a postura correta de puxada e ancoragem, atira tranquilamente.
Mas o composto é diferente do longbow.
Para uma arqueira, long com 30 libras, já geraria uma dificuldade de ancoragem.
A libragem maior, para iniciantes, gera vícios, como vc já disse.
Ir para o topo Ir para baixo
therry21

therry21


Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/12/2015
Idade : 29
Localização : Porto Alegre/RS

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeQua Jan 06, 2016 2:14 pm

Eu com toda certeza teria começado com um pouco menos de libragem se tivesse me informado melhor... mas agora é tarde xD

Comecei a passar o balsamo ontem, vou passar hoje antes de treinar pra ver se ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: arco   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeQua Jan 06, 2016 6:26 pm

therry21 escreveu:
Eu com toda certeza teria começado com um pouco menos de libragem se tivesse me informado melhor... mas agora é tarde xD

Comecei a passar o balsamo ontem, vou passar hoje antes de treinar pra ver se ajuda.

Tome o cuidado de esquentar bem os ombros e braços, inclusive movimentos de coluna - alongamentos.
Se o ombro doer, pare um pouco, não force demais.
O "balsamo bengue" é a pomada, o gel não funciona tão bem como a pomada.
Esse remedinho é milagroso, já faz uns 50 anos que uso.
É a minha salvação. rsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
therry21

therry21


Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/12/2015
Idade : 29
Localização : Porto Alegre/RS

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeSex Jan 08, 2016 4:42 pm

Outra duvida, eu acho mais fácil começar a ancorada de baixo pra cima, eu vou puxando a corda enquanto levanto o arco e não depois que eu levantei... Está errado ou posso continuar fazendo?
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: postura   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeSex Jan 08, 2016 5:32 pm

Sei, não!
Os arqueiros olímpicos levam o arco bem para cima e depois puxam para a posição de tiro, enfiando o dedão da corda embaixo do queixo.
Eu levanto o arco, com o braço curvado, depois empurro o arco para a frente puxo a corda para trás, trazendo para a posição de ancoragem, o dedo maior da corda no canto da boca.
No composto, faço da mesma forma, colocando o gatilho de mão lá perto da orelha.
Vi arqueiros do composto puxando por baixo e depois levantando o arco para ancorar, com gatilho de pulso.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitimeSex Jan 08, 2016 9:19 pm

O arqueiro olímpico levanta o arco bem para cima E para o lado da mão do arco.
Quando desce puxando, faz um movimento circular para o lado da mão da corda.
Levanta o arco e olha o alvo pelo lado de fora, desce e o alvo entra do lado de dentro.
Esse movimento circular protege a articulação.

Quando eu fazia esse movimento reto, sempre ficava com dor no ombro.
Depois que comecei fazer o movimento circular, dá para fazer 90 a 120 tiros sem sentir o ombro.

Como acostumar com a libragem do arco? 346xg88
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como acostumar com a libragem do arco? Empty
MensagemAssunto: Re: Como acostumar com a libragem do arco?   Como acostumar com a libragem do arco? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como acostumar com a libragem do arco?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» COMEÇAR COM ARCO DE ALTA LIBRAGEM.
» Libragem de Balestra x libragem de um arco
» Comece sempre com arco de baixa libragem
» Libragem de arco composto
» Libragem de um arco de caça

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: