ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Escotismo e o Arco e Flecha

Ir para baixo 
+5
jorge_wiendl
Mamute-sc
Lincoln
bigspin
rubensrw
9 participantes
AutorMensagem
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitimeQui maio 31, 2012 9:52 am

Rapaziada,
To abrindo esse topico por sugestao do Lincoln, pra divulgar um pouco melhor e conversarmos a respeito do Movimento Escoteiro.
Eu entrei para o movimento em 2002, por causa dos meus filhos, na epoca com 7 e 5 anos, estudei e direcionei a minha formacao para o Ramo Senior (Jovens de 15 a 18 anos e foco nos desafios).

Esse ano a UEB (Uniao dos Escoteiros do Brasil), Formatou uma nova especialidade, ARCO E FLECHA.

As especialidades preveem um conjunto X de atividades que os jovens precisam desenvolver, a quantidade de atividades varia de especialidade para especialidae, quase sempre mulpiplo de tres.

Ao desenvelver 1/3 das atividades o Jovem conquista o Nivel 1 e recebe o distintivo amarelo da especialidade,
Ao desenvelver 2/3 das atividades o Jovem conquista o Nivel 2 e recebe o distintivo verde da especialidade,
Ao desenvelver todas as atividades o Jovem conquista o Nivel 3 e recebe o distintivo grená da especialidade.

O Jovem so desenvolve a especialidade que ele quiser, nada é obrigatorio, e depende do interesse do jovem pelo assunto
O Objetivo das especialidades é estimular o jovem a pesquisar e se desenvolver sobre assuntos que sejam de seu interesse e com o sistema de distintivos estimular o desenvolvimento progressivo atraves do reconhecimento pelo esforco desenvolvido.

Para a especialidade de ARCO e FLECHA, as atividades previstas sao:
1 - Elaborar um trabalho escrito sobre Arco e Flecha, citando sua origem, evolução histórica e características.
2 - Apresentar para a Seção um trabalho sobre regulamentação da prática do Arco e Flecha como atividade esportiva.
3 - Demonstrar todos os tipos de Arcos, tipos de Flechas, tipos de pontas e tipos de Competição.
4 - Demonstrar conhecimento sobre ancoragem, postura, nomenclatura e medidas envolvidas no esporte.
5 - Ter conhecimento das regras de segurança para manejar um Arco e Flecha.
6 - Explicar o que faz a Associação Nacional e Internacional de Arco e Flecha e o tipo de competições desse esporte.
7 - Ter conhecimento prático de Arco e Flecha mediante Curso de tiro com Arco e Flecha, com prática mínima de 6h. Este item é obrigatório para qualquer nível onde se conquiste itens que vão além da teoria fazendo uso do Arco e Flecha.
8 - Participar de uma prova simulada de tiro de Arco e Flecha com pontuação mínima: sendo 50% das flechas pontuando a 10 metros - Alvo FITA ou IFAA e 30% das flechas pontuando a 15 metros - Alvo FITA ou IFAA. Esse item só poderá ser efetuado, após Curso de Tiro com uso do Arco e Flecha conforme item 07.
9 - Participar de prova com monitoramento de Juiz habilitado, item esse que só poderá ser efetuado mediante participação anterior em uma Competição de Tiro de Arco e Flecha conforme item 08.

os distintivos da especialidade (link para a pagina da loja escoteira Nacional);

Nivel 1 Escotismo e o Arco e Flecha Img_13031, Nivel 2 Escotismo e o Arco e Flecha Img_13048, Nivel 3 Escotismo e o Arco e Flecha Img_13055

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR !!!


Última edição por rubensrw em Sáb Jun 30, 2012 11:13 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
bigspin

bigspin


Mensagens : 206
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 47
Localização : Alagoinhas-Ba

Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Re: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitimeQui maio 31, 2012 12:24 pm

Muito legal, estou precisando de um projeto desse para desenvolver aqui na escola. Tem como me mandar esse projeto escrito?

Paulochristian@hotmail.com
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Re: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitimeQui maio 31, 2012 12:32 pm

bigspin escreveu:
Muito legal, estou precisando de um projeto desse para desenvolver aqui na escola. Tem como me mandar esse projeto escrito?

Paulochristian@hotmail.com

Paulo,

O Projeto do Movimento Escoteiro é bastante amplo para que eu possa listar e enviar para voce.
Estamos sempre em busca da Adultos e espacos que possam apoiar o movimento.

Sugiro que entre em contato com a Uniao dos Escoteiros do Brasil, e com certeza poderao te indicar algum grupo ou pessoas proximas que poderao te dar apoio.

http://www.escoteiros.org.br/

De qualquer forma, a noite eu levanto a documentacao de PRojeto Educativo que tenho em casa e te encaminho.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Re: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitimeQui maio 31, 2012 12:34 pm

Muito legal!!! Que surjam muitos jovens arqueiros desse projeto. O escotismo é uma excelente alternativa ao XBox, Playstation e Facebook. Quem tem filhos devia pensar no assunto. Uma das minhas grandes frustrações é não ter sido escoteiro, pois quando garoto eu adorava atividades ao ar livre. Vou tentar fazer diferente quando tiver filhos homens, mas tá difícil... Até a gora só fiz menina.
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Re: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitimeQui maio 31, 2012 12:38 pm

Lincoln escreveu:
Muito legal!!! Que surjam muitos jovens arqueiros desse projeto. O escotismo é uma excelente alternativa ao XBox, Playstation e Facebook. Quem tem filhos devia pensar no assunto. Uma das minhas grandes frustrações é não ter sido escoteiro, pois quando garoto eu adorava atividades ao ar livre. Vou tentar fazer diferente quando tiver filhos homens, mas tá difícil... Até a gora só fiz menina.

Lincoln...
Hoje o Escotismo tambem tem meninas, e nao sao poucas.
Antigamente existia uma separacao entre Escoteiros (meninos) e Bandeirantes (meninas), hoje os dois movimentos Escotismo e Bandeirantismo aceitam tanto meninos quanto meninas.

Veja nesse link uma relacao de grupos escoteiros de PE
http://uebpe.hd1.com.br/grupos.htm
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Re: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitimeQui maio 31, 2012 1:49 pm

parabéns pela iniciativa Rubens, realmente um exemplo a ser seguido; rogo para que tenham toda sorte do mundo na empreitada e coloco-me a disposição no que puder ajudar
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Re: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitimeQui maio 31, 2012 2:12 pm

Citação :
Até a gora só fiz menina.

Passou de consumidor para produtor! Razz Razz Razz

Mas, diante do que está acontecendo, pelo jeito só vai sobrar é arco e flecha mesmo!
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Re: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitimeSex Jun 01, 2012 9:14 am

bigspin escreveu:
Muito legal, estou precisando de um projeto desse para desenvolver aqui na escola. Tem como me mandar esse projeto escrito?

Paulochristian@hotmail.com

Paulo,

Resolvi postar o Link aqui mesmo.

Programa Educativo do site da UEB Nacional
http://www.escoteiros.org/arquivos/documentos_oficiais/projeto_educativo_ueb.pdf

No Link Downloads na seção PROGRAMA tem uma serie de documentos voltados para orientação dos adultos (ESCOTISTAS) que atuam nos diversos ramos.

Os Ramos se dividem em

Ramo Lobinho: para meninos e meninas de sete a dez anos.
Seção: Alcatéia de lobinhos, Alcatéia de lobinhas, ou Alcatéia mista. São chamados de Lobinhos, divididos em Matilhas (grupos de quatro a seis Lobinhos). Trabalha-se a fantasia, utilizando como fundo de cena a História do Livro do Jângal (Mogli, o menino lobo);

Ramo Escoteiro: para rapazes e moças de 11 a 14 anos.
Seção: Tropa de escoteiros, Tropa de escoteiras ou Tropa escoteira mista. São os Escoteiros, divididos em Patrulhas (grupos de seis a oito Escoteiros). Trabalha-se a aventura, através da vida ao ar livre;

Ramo Sênior: para rapazes e moças de 15 a 17 anos.
Seção: Tropa de seniores, Tropa de guias ou Tropa sênior mista. São os Seniores e Guias Escoteiras, divididos em Patrulhas (grupos de quatro a seis Seniores e Guias). Trabalha-se com o desafio aos limites, tanto físico, quanto intelectual, social e espiritual;

Ramo Pioneiro: para rapazes e moças de 18 a 21 anos.
Seção: Clã Pioneiro. São os Pioneiros, que se organizam em Equipes de Interesse, com quantidade variável de jovens. Tem como objetivo trabalhar o serviço ao próximo, como forma de melhorar a sociedade em que vivemos.

Para cada Ramos existe um programa especifico com atividades voltadas para a faixa de desenvolvimento e interesse do Jovem

Na seção Trabalhos academicos, ainda no Link DOWLOADS tem uma serie de trabalhos de graduaçao e pos graduação em algumas universidade que tem o escotismo e o metodo escoteiro ligado a outras atividades tais com engenharia e administracao ede empresas como tema.

Creio que esse trabalho seja epecialemente interessando para voce
A contribuição do Movimento Escoteiro na Educação do Brasil
http://www.escoteiros.org/arquivos/trabalhos_academicos/A_contribuicao_do_Movimento_Escoteiro_na_Educacao_do_Brasil.pdf

Por enquanto é isso... caso haja interesse vamos continuar essa discução
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Venilton-junior




Mensagens : 98
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 41
Localização : Ponta Grossa - PR

Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Re: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitimeSex Jun 01, 2012 4:21 pm

rubensrw escreveu:
bigspin escreveu:
Muito legal, estou precisando de um projeto desse para desenvolver aqui na escola. Tem como me mandar esse projeto escrito?

Paulochristian@hotmail.com

Paulo,

Resolvi postar o Link aqui mesmo.

Programa Educativo do site da UEB Nacional
http://www.escoteiros.org/arquivos/documentos_oficiais/projeto_educativo_ueb.pdf

No Link Downloads na seção PROGRAMA tem uma serie de documentos voltados para orientação dos adultos (ESCOTISTAS) que atuam nos diversos ramos.

Os Ramos se dividem em

Ramo Lobinho: para meninos e meninas de sete a dez anos.
Seção: Alcatéia de lobinhos, Alcatéia de lobinhas, ou Alcatéia mista. São chamados de Lobinhos, divididos em Matilhas (grupos de quatro a seis Lobinhos). Trabalha-se a fantasia, utilizando como fundo de cena a História do Livro do Jângal (Mogli, o menino lobo);

Ramo Escoteiro: para rapazes e moças de 11 a 14 anos.
Seção: Tropa de escoteiros, Tropa de escoteiras ou Tropa escoteira mista. São os Escoteiros, divididos em Patrulhas (grupos de seis a oito Escoteiros). Trabalha-se a aventura, através da vida ao ar livre;

Ramo Sênior: para rapazes e moças de 15 a 17 anos.
Seção: Tropa de seniores, Tropa de guias ou Tropa sênior mista. São os Seniores e Guias Escoteiras, divididos em Patrulhas (grupos de quatro a seis Seniores e Guias). Trabalha-se com o desafio aos limites, tanto físico, quanto intelectual, social e espiritual;

Ramo Pioneiro: para rapazes e moças de 18 a 21 anos.
Seção: Clã Pioneiro. São os Pioneiros, que se organizam em Equipes de Interesse, com quantidade variável de jovens. Tem como objetivo trabalhar o serviço ao próximo, como forma de melhorar a sociedade em que vivemos.

Para cada Ramos existe um programa especifico com atividades voltadas para a faixa de desenvolvimento e interesse do Jovem

Na seção Trabalhos academicos, ainda no Link DOWLOADS tem uma serie de trabalhos de graduaçao e pos graduação em algumas universidade que tem o escotismo e o metodo escoteiro ligado a outras atividades tais com engenharia e administracao ede empresas como tema.

Creio que esse trabalho seja epecialemente interessando para voce
A contribuição do Movimento Escoteiro na Educação do Brasil
http://www.escoteiros.org/arquivos/trabalhos_academicos/A_contribuicao_do_Movimento_Escoteiro_na_Educacao_do_Brasil.pdf

Por enquanto é isso... caso haja interesse vamos continuar essa discução
Sempre Alerta amigo tambem sou escoteiro, entrei com sete anos como lobinho e hoje com 29 anos ainda estou na ativa. família de escotistas, tenho pai, irmãos e futuramente meu filho no movimento. G.E. Monte Alegre, Telêmaco Borba-PR n. 45
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Re: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitimeSex Jun 01, 2012 7:49 pm

Venilton-junior escreveu:
...
Sempre Alerta amigo tambem sou escoteiro, entrei com sete anos como lobinho e hoje com 29 anos ainda estou na ativa. família de escotistas, tenho pai, irmãos e futuramente meu filho no movimento. G.E. Monte Alegre, Telêmaco Borba-PR n. 45

Sempre Alerta, Venilton.
Muito legal ver os jovens dando continuidade no que acreditamos...
Estarei no Jamoboree-RJ como assistente de Chefe de Sub Campo. Ainda nao sei qual sub campo, nem mesmo a seçao é provavel que seja escoteira.
G.E. Raposo Tavares 254-SP

Bem vindo ao Forum e boas flechadas
Sempre Alerta Para Servir !!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Re: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitimeSáb Jun 02, 2012 8:43 am

Que legal, Rubens! Very Happy E o mais interessante é que aqui na minha cidade tem um grupo, será que eles se interessariam em participar do programa? Pelo menos, posso mostr4ar os equipos recurvo TD e o composto...agora, sobre como atirar....a estória é outra...kkkkkkkkkkkkkkkk

Desejo sucesso à sua iniciativa!!! Very Happy

Abraços
VErgilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
Azanias s.a

Azanias s.a


Mensagens : 58
Data de inscrição : 20/12/2011
Idade : 48
Localização : Bauru SP

Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Re: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitimeSáb Jun 02, 2012 10:23 am

SHOW DE BOLA RUBENS
PARABEMS PELA INICIATIVA
ESPERO QUE TENHA MUITO EXITO NA EMPREITADA
lol! lol! lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Re: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitimeDom Jun 03, 2012 11:55 pm

Temujin escreveu:
Que legal, Rubens! Very Happy E o mais interessante é que aqui na minha cidade tem um grupo, será que eles se interessariam em participar do programa? Pelo menos, posso mostr4ar os equipos recurvo TD e o composto...agora, sobre como atirar....a estória é outra...kkkkkkkkkkkkkkkk

Desejo sucesso à sua iniciativa!!! Very Happy

Abraços
VErgilio

Vergilio, o interesse deve partir do Jovem, e o "programa"m na realidade especialidade, ja esta definida e formatada pela UEB.
Seria mesmo uma boa voce se apresentar no Grupo Escoteiro como voluntario e se colocar a disposicao se algum jovem se interessar pela especialidade, podia ate mesmo prepara algum material para apresentacao inicial.

AZ,
Como expliquei ai pra cima... nao e uma iniciativa minha.
Provavelmente alguns jovens tenham demostrado interesse e apresentado uma proposta a chefia que por sua vez deve ter procurado alguem com conhecimento, apareceu um Pai e formatou as atividades necessarias para a especialidade, e apresentou a UEB essa deve ter feito alguns ajustes, e publicou no seu guia de especialidade....

eu so estou divulgando o escotismo aqui no forum....rs..
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Re: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitimeTer Jun 05, 2012 6:21 am

Rubens,
Vou verificar se há interesse ou pelo menos curiosidade do grupo....ser voluntário vai ser difícil...não sou modelo para ninguém...hehehehe.

Abraços
VErgilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Re: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitimeTer Jun 05, 2012 7:46 am

Temujin escreveu:
Rubens,
Vou verificar se há interesse ou pelo menos curiosidade do grupo....ser voluntário vai ser difícil...não sou modelo para ninguém...hehehehe.

Abraços
VErgilio

Legal seu interesse em ajudar.

Todo o Movimento Escoteiro é formado por VOLUNTARIADO. Os jovens estao la porque é desejo deles, nao adianta forcar, os adultos que apoiam nao recebem nada, ha nao ser a satisfacao de ver os jovens crescendo com bons conceitos de etica, disciplina, respeito e interesse pelo proprio desenvolvimento.
Com excessao de algumas profissionais contratados nas areas administrativas das diretorias Regionais e Nacionais, todos sao voluntarios
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Ronaldo Nacaxe

Ronaldo Nacaxe


Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 66
Localização : ATA Academia de Tiro com Arco de Ribeirão Preto - 16-3237-2285 / 9601-2645

Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Re: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitimeQua Jun 06, 2012 9:17 am

Ótimo projeto.
Aqui em Ribeirão Preto temos dois escoteiros treinando arco e flecha e estão indo muito bem. São disciplinados e dedicados.
Passei as mensagens acima para um dos chefes do grupo de escoteiros para, se for o caso, implementar a ideia.
No nosso clube esportivo, implementamos algo parecido. Dividimos o treinamento em cinco níveis: Branco, Preto, Azul, Vermelho e Amarelo.
Quando o arqueiro chega no nível amarelo (nível avançado) já conhece todas as técnicas e a legislação que rege o esporte e as competições em todas as categorias.
Para o arqueiro mudar de nível, exigimos que ela atinja uma determinada pontuação em uma determinada distância, tenha conhecimentos exigidos no nível e domine algumas habilidades.
Queremos, no futuro, implementar um projeto educacional e um de rendimento, com o uso das leis de incentivo ao esporte (leis federais e estaduais).
Este é um ótimo momento para popularizarmos o Tiro com Arco no país.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ibaque.com.br/ata
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Re: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitimeSex Jul 20, 2012 5:27 pm

Desde 15/07/2012 esta sendo realizado o V Jamboree Nacional, no Rio de Janeiro, o evento vai ate dia 21/07 e reuniu 5.000 escoteiros, sendo 3.500 jovens entre 11 e 18 anos.

Uma das atividades desenvolvidas foi o ARCO E FLECHA, os 3.500 jovens tiveram a oportunidade de ter um contato, mesmo que rapido com o nosso esporte.

Seguem algumas fotos.

Escotismo e o Arco e Flecha 602479_392947287435564_918147613_n
Escotismo e o Arco e Flecha Cimg0600g
Escotismo e o Arco e Flecha Cimg0598d
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Conteúdo patrocinado





Escotismo e o Arco e Flecha Empty
MensagemAssunto: Re: Escotismo e o Arco e Flecha   Escotismo e o Arco e Flecha Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Escotismo e o Arco e Flecha
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Flecha rubber blunt ou outra para prática de "paintball" com arco e flecha?
» arco e flecha / comprar / venda / tecnicas / aulas / arcos / arco composto
» [b]Federação Gaúcha de Arco e Flecha - FeGAF-Curso de Tiro com Arco Nivel Iniciante[/b]
» arco e flecha
» DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Camping e Bushcraft-
Ir para: