ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL

Ir para baixo 
+5
Carlinhos
Bruno Garcia
Striverx
CALIL
Mamute-sc
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeDom Jul 28, 2013 11:04 am

como temos visto arcos se quebrando com uma frequência quem nem dá tempo do coração se recuperar vou tentar fazer aqui resumo de algumas regras básicas que o arqueiro (principalmente iniciante) deveriam seguir
 
arcos leves são mais dificeis de dar problema, eu adoro atirar com um longbow de 35#, mas caso você queira partir para um arco mais pesado tenha muito cuidado em seguir alguns passos que são imprescindíveis para dar vida longa ao seu arco
 
REGRA 1- não encordoe o arco com as pernas, use encordoador, a soma de arco de grande libragem e falta de experiência causam geralmente torção nas lâminas na hora de encordoar
 
REGRA 2- flechas de madeira, tem uma regra básica para comprar flechas de madeira, nunca se compra na mesma libragem do arco; o primeiro passo é saber qual é o peso da puxada do arco na SUA puxada, depois siga essa regra inicial para escolher as primeiras flechas
 
puxada de 24" subtraia 15# no peso de puxada do arco (nunca compre flechas com menos de 30#)
puxada de 25" subtraia 10# no peso de puxada do arco (nunca compre flechas com menos de 30#)
puxada de 26" subtraia  5# no peso de puxada do arco (nunca compre flechas com menos de 30#)
puxada de 27" use o mesmo peso do da puxada 
puxada de 28" adicione  5# no peso de puxada do arco (nunca compre flechas com menos de 30#)
puxada de 29" adicione 10# no peso de puxada do arco (nunca compre flechas com menos de 30#)
puxada de 30" adicione 15# no peso de puxada do arco (nunca compre flechas com menos de 30#)
puxada de 31" adicione 20# no peso de puxada do arco (nunca compre flechas com menos de 30#)
puxada de 32" adicione 25# no peso de puxada do arco (nunca compre flechas com menos de 30#)
 
nessa tabela do Rose City Archery tem essas informações [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] não é invenção minha, estou apenas copiando aqui algo que já foi postado e está perdido no meio dos milhares de post já digitados nesse Forum
 
depois de escolher suas flechas faça um teste inicial, compre 3 flechas com spine 5# menor, 3 flechas com o spine calculado conforme a tabela e 3 flechas com spine 5# maior, faça o teste do papel e aí saberá com certeza que flchas precisará, dai pra frente você pode mudar de fornecedor, mas nunca de spine
 
REGRA 3- O peso final da flecha é de extrema importância para o seu arco, depois de colocado nock, penas e ponta pese sua flecha, pegue o peso em grains e divida pelo peso da puxada do arco, o resultado deve ser maior que 9, se for menor acrescente peso na flecha ou escolha novas flechas, caso contrário  VAI DANIFICAR SEU ARCO, atirar flecha com uma relação menor do que essa causa no arco o mesmo resultado de um DRY-FIRE, que seria o tiro sem flecha alguma no arco, se tiver com o peso menor e com o spine menor então ferrou, é arco quebrado na certa
 
uma maneira fácil de sentir esse problema é que o arco vibra muito, fica até difícil segurá-lo depois do tiro, mas não use a vibração como determinante, faça as contas ANTES de dar o primeiro tiro, se continuar vibrando mesmo assim procure o erro e pare de atirar, arco não foram feitos para vibrar excessivamente, se está acontecendo é porque algum problema existe, e você deve descobrir o que é antes de continuar atirando
 
flechas de madeira são mais fáceis de resultarem 9 ou mais quando divide o peso da flecha pelo valor do peso da puxada do arco NA SUA puxada, no caso de flechas de carbono ou de aluminio, para arcos pesados quase sempre é necessário adicionar um tubo de peso dentro do shaft, como esses aqui vendidos na 3Rivers
 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
 
a imagem é autoexplicativa, cada tubo desses pesa entre 3 e 8 grains por polegada, para ficar claro para os que não gostam de matemática, imaginem que calcularam uma flecha (spine estático e depois spine dinâmico) e depois de tudo feito verificou o peso da flecha, como exemplo deu 450 grains, sabe que seu arco tem (ou terá) peso de puxada em torno de 65# na sua puxada, o resultado é
 
450/65 = 6,92, bem abaixo de 9 que é o mínimo recomendado
 
vamos supor que o shaft de sua flecha tenha 31,5, ele soma o tubo de peso de 8GPI (grains por polegada para ver se resolve), no caso o comprimento do shaft x peso por polegado do tubo que vai acrescentar => 31,5 x 8 = 252 grains
 
soma esse resultado no peso da flecha => 450+252 = 702 grains; a relação ficaria
 
702gr/65# = 10,8, bem acima de 9; pode até usar, mas teria uma flecha bem pesada que perderia bastante a velociade
 
vamos testar com o peso de 5GPI, mesmo cálculos alterando o peso de 8GPI por 5GPI
 
31,5x5 = 157,5 grains
450 + 157,5 = 607,5 grains
 
607,5grains / 65# = 9,34 portanto pode atirar sem medo de ser feliz, claro que ainda vale aquela regra, se o arco estiver vibrando pare de atirar e verifique o que está acontecendo
 
espero ter ajudado e quem quiser acrescentar alguma coisa que é te importânica para o pessoal que está começando ou que gostaria de aprender algo nov, ficque a vontade


Última edição por Mamute-sc em Seg Jul 29, 2013 10:39 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeDom Jul 28, 2013 4:18 pm

Vou dar minha opinião sobre esse tópico com a frase abaixo:

Se não fosse o Mamute eu não sei o que seria do fórum!!!
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Striverx

Striverx


Mensagens : 133
Data de inscrição : 04/01/2013
Idade : 31

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeSeg Jul 29, 2013 4:59 am

meu arco ta ok mas a flecha depois que bate no alvo vibra um pouco é normal? o arco nem treme
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeSeg Jul 29, 2013 10:40 pm

Striverx
 
isso tem mais a ver com a regulagem do arco, dá uma lida esse tópico aqui que vai te ajudar
 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Striverx

Striverx


Mensagens : 133
Data de inscrição : 04/01/2013
Idade : 31

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeTer Jul 30, 2013 4:33 am

Mamute valeu cara, mais uma duvida, o meu alvo n esta reto na minha frente e sim um pouco para baixo pode ser isso oque esta causando a vibração?
abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeTer Jul 30, 2013 12:42 pm

Striverx escreveu:
Mamute valeu cara, mais uma duvida, o meu alvo n esta  reto na minha frente e sim um pouco para baixo pode ser isso oque esta causando a vibração?
abraço

A vibração é normal em alvos um pouco mais rígidos, principalmente em tiros muito pertos, onde a flecha ainda tá dando rabada pra compensar o paradoxo do arqueiro. Fica mais intensa com erros de spine, mas mesmo se o spine tiver perfeito, em alvos mais próximos e firmes, a flecha vibrará também.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeTer Jul 30, 2013 1:08 pm

seu alvo é feito de que?
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeTer Jul 30, 2013 1:24 pm

agora entendi a pergunta, vibra quando bate no alvo, pode ser spien errado (a flecha voa de lado e força o chacoalho ao bater no alvo) o alvo pode não prender ou prender demais a flecha, enfim, pode ser tanta coisa
Ir para o topo Ir para baixo
Carlinhos

Carlinhos


Mensagens : 87
Data de inscrição : 02/09/2012
Idade : 31
Localização : Schroeder - SC

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeTer Jul 30, 2013 3:25 pm

Muito bom o post Mamute!
Mas há outros fatores que devem ser considerados para determinar o spine da flecha, não?
O rubens postou há algum tempo em algum lugar alguns critérios que ele aprendeu com o pessoal da RD se não me engano... (me desculpe rubens se estiver falando alguma besteira)

"A puxada padrao pra medida da potencia é 28"

considerando o tipo de arco:
Primitivo self bow -5 a -7#
Long Bow Reflex Deflex +2# ( e o caso do Dakota)
Recurvo +4#
Reforco de Fibra de Vidro +4#
Reforco de fibra de Carbono +3#
Qualidade do Arco de -5 a +5, considerei o Dakota um bom arco +3#
Bow Quiver -2 a -4#
Corda Fast Flight +5#
Puff silenciador/abafadr de vibracao -1#

Considerando a Puxada
Potencia do arco dividido por 20 multiplicado por (Diferenca entre puxada e 28)
no meu caso 45/20 * (29-28) = 2,25 * 1 = +2,25#

Considerando a Flecha:
Difrenca entre tamanho da flecha e 28 multiplicado por 3
no meu caso (30 - 28) * 3 = 2 * 3 = +6#

Peso da ponta, a base é 125, e diminui 4# para cada 25 gr abaixo disso
como vou usar ponta de 100 grains - 4#" - Rubens, séc. XXI ( o.O Referência mais precisa pra que?)

É algo a mais, mas tão simples quanto, que pode ajudar o/
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeTer Jul 30, 2013 3:46 pm

Belo tópico, Mamute.
Só querendo ser meio chato, a regra de 9 grains por libra não se aplica a todos os arcos. Para alguns recurvos, por exemplo, uma flecha com tal peso ficaria pesada demais.
Acho que nada é melhor do que perguntar para o próprio fabricante do arco sobre o peso ideal da flecha.
Ir para o topo Ir para baixo
Striverx

Striverx


Mensagens : 133
Data de inscrição : 04/01/2013
Idade : 31

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeTer Jul 30, 2013 4:09 pm

O alvo é de papelão  prensado  uns 30cm

minhas flechas são win win 600 e o arco tem 30 lb
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeTer Jul 30, 2013 4:21 pm

Sobre flechas de madeira, há algum tempo atrás eu criei esse tópico:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
em que o cálculo do spine que descrevo é explicado pelo método do rubens. Tiro e queda.
Todas as tabelas que vi até hoje recomendam spine menor do que o correto.
Ir para o topo Ir para baixo
Striverx

Striverx


Mensagens : 133
Data de inscrição : 04/01/2013
Idade : 31

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeTer Jul 30, 2013 4:23 pm

Bruno Garcia, deve se isso estou atirando a 5 metros e o alvo é de papelão prensado, vou atira de longe hoje para testar.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeSáb Ago 03, 2013 12:01 am

Carlinhos escreveu:
Muito bom o post Mamute!
Mas há outros fatores que devem ser considerados para determinar o spine da flecha, não?
O rubens postou há algum tempo em algum lugar alguns critérios que ele aprendeu com o pessoal da RD se não me engano... (me desculpe rubens se estiver falando alguma besteira)

"A puxada padrao pra medida da potencia é 28"

considerando o tipo de arco:
Primitivo self bow -5 a -7#
Long Bow Reflex Deflex +2# ( e o caso do Dakota)
Recurvo +4#
Reforco de Fibra de Vidro +4#
Reforco de fibra de Carbono +3#
Qualidade do Arco de -5 a +5, considerei o Dakota um bom arco +3#
Bow Quiver -2 a -4#
Corda Fast Flight +5#
Puff silenciador/abafadr de vibracao -1#

Considerando a Puxada
Potencia do arco dividido por 20 multiplicado por (Diferenca entre puxada e 28)
no meu caso 45/20 * (29-28) = 2,25 * 1 = +2,25#

Considerando a Flecha:
Difrenca entre tamanho da flecha e 28 multiplicado por 3
no meu caso (30 - 28) * 3 = 2 * 3 = +6#

Peso da ponta, a base é 125, e diminui 4# para cada 25 gr abaixo disso
como vou usar ponta de 100 grains - 4#" -  Rubens, séc. XXI ( o.O Referência mais precisa pra que?)

É algo a mais, mas tão simples quanto, que pode ajudar o/

 calculo de flecha existem muitos, para arco tradicional o que chegou mais perto foi o programa do Stu Miller conforme postado pelo Lincoln nesse tópico aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] a regra de somar ou subtrair é uma maneira de você se aproximar da flecha que precisa, por isso indiquei comprar o kit que a maioria dos fabricantes de flecha vendem que é o kit iniciante, onde vem 3 flechas de spine acima e abaixo daquele que você calculou, aí você faz o teste do papel e terá a certeza de qual flecha é a adequada, qualquer calculo que se faça antes é APENAS TEORIA, só na prática virá a certeza
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: arco e flecha   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeSáb Ago 03, 2013 10:21 am

Excelente o tópico do dr Mamute.
Mas, coloco uma questão aqui, eu compro um arco e ainda tenho que aprender uma montoeira de teoria pra dar uns tirouxos!
Digo, tirouxos, porque já tô velho e meus tiros saem meio frouxos.
Vou acabar doido!
É muita coisa sô!
Cada vez que abro a enciclopédia do "arcobrasil", minha cabeça dói. srssr
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeSáb Ago 03, 2013 8:16 pm

creio que poderia comprar ou fazer um arco e sair atirando, mas se quiser sair de um inicio um "pouco mais adintado" leia essas regrinhas básicas PRINCIPALMENTE SE O CABRA QUE UM ARCO DE HÉRCULES, pois aí as coisas ficam muito mais evidentes
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: arco   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeSáb Ago 03, 2013 9:32 pm

Desculpem-me, os amigos, mas permitam-me um "arreparo".
Arco de Hércules, no sentido de "arco para um arqueiro forte".
É que o Hércules, ente da mitologia grega, era muito forte, usava uma pesada clava.
O arco que todo arqueiro gostaria, seria o arco de Odisseu (Ulisses), da famosa Odisseia, escrita por Homero.
O protagonista, Ulisses, caiu no mundo depois da destruição de Troia, enquanto a sua Penélope, que ficara em casa, era obrigada a casar com terceiros, e, tecia um manto de dia e "destecia" à noite.
Depois de muitos anos, enquanto a esposa tecia e "destecia", e os pretendentes queriam casar e não casavam, o nosso herói voltou, triunfante!
Aí, então, entra a questão do "arco de Ulisses"; só casaria com a Penélope quem conseguisse encordoar e atirar com o famoso "arco do Ulisses" ... exigência feita pela dita cuja.
Esse seria um verdadeiro arco de Hércules, de Ulisses, feito de osso e que só mesmo o seu famoso dono conseguia encordoar e usar.
O dito cujo voltou, disfarçado, armou o arco, meteu flechas em todo mundo, abraçou a esposa Penélope, beijou e foi "nanar" com ela.
E olhem lá uma coisa, ele armou o arco sem o "bowstringer".
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 9:29 am

obrigado pela correção TRC, antes de acertar todos os inimigos ele ainda teve que passar por uma prova te passar uma flecha por várias argolas (se não me engano)

mas o exemplo é verdadeiro, 99% dos que iniciam na arqueria querem um arco de 500#, daqueles que a flecha é da espessura de um cabo de vassoura e é toda de uma liga especial de tungstênio para aguentar o tranco; aí depois de feita a besteira percebi que isso não nem um pouco divertido e tudo perde a graça

meu primeiro arco foi um de 45#, ainda bem que resolvi ouvier um cabra mais experiente que me disse para usar no MÁXIMO 50#, que acima disso nada seria diversão, com o tempo descobri o porque dessa verdade

hoje tenho um arco de mais de 80# (ainda penso em derrubar um bufalo com ele) mas atirar com ele só muito de vez em quando, mas isso serviu para testar e entender todos os possíveis problemas que acontecem com um arco tradicional, e por isso essas regras básicas, que ficam muito evidentes com o aumento de peso de puxada do arco, encordoe corretamente, use flechas com peso e spine adequado, não fazer isso é pedir para ter problema

PS hoje eu me divirto muito com um longbow de 35#, e olhe que ele chega a 45# na minha "puxadinha" Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: tiro   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 10:46 am

Mamute está pleno de razão, arco tem que ser na medida coerente.
Longbow, para um arqueiro de estatura média, em início de carreira, como é o meu caso, 40 libras é muito.
Se for para tiro rápido, sem ancoragem, 40 libras seria até razoável.
Mas, com mira, estabilizador, ancoragem, 40 libras é demais.
O tiro rápido, instintivo, é mais fácil, distende a corda, apruma o "zóio" e ... zas ... lá vai a flecha.
Ancorar, estabilizar o arco, mirar, fungar, respirar, enxugar suor ... kkk ... 40 libras, pra mim, é muito mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
tferrs

tferrs


Mensagens : 1046
Data de inscrição : 02/01/2013
Idade : 38
Localização : Zona Sul de São Paulo-SP / Barra da Tijuca - RJ

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 7:52 pm

Post Fantástico... tinha que ser do Mamute.

Tenho orgulho de fazer parte desse fórum graças a posts como esse, que acrescentam muito no aprendizado de todos...

Quando eu comprar meu X-200(da Martin) ou o Grizzly (da Bear)... irei seguir essa tabela com certeza.
Ir para o topo Ir para baixo
http://cursandoengenharia.wordpress.com
Alexandre_Ramos

Alexandre_Ramos


Mensagens : 963
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto - SP

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 9:05 pm

Olá pessoal,

Estou com uma duvida (na verdade estou com medo de fazer C@g@d@).

Estou comprando um Falco Force Vintage 68" 45# @28 e gostaria da ajuda de vocês para escolher as flechas corretamente, então vamos lá:

O arco usa corda Fast Flight, e tem uma camada de carbono, minha puxada é de 29#, sei que preciso somar os fatores para chegar nas flechas corretas, inclusive a qualidade do arco influencia.
As flechas Falco Premium, são vendidas em Spine de 5# em 5#,   40-45# 50-55# 55-60#
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Estaria correto utilizar as flechas com Spine 50-55# com comprimento de 31" e pontas de 100grains no arco citado? 68" 45# @28

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 9:14 pm

Alexandre, fiz uns cálculos rápidos aqui, por alto, em flechas de 31' e ponta de 100 grains, vc deve precisar de aprox spine 65-70#. Isso é só uma estimativa. Te recomendo pedir as flechas full size, com o maior spine disponível (justamente 65-70 se não me engano) e quando chegar, ir fazendo bareshaft e cortando até adequar.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre_Ramos

Alexandre_Ramos


Mensagens : 963
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto - SP

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 9:24 pm

KKKKKKKKKKK agora fiquei perdido de vez geek geek geek 

Como você fez as contas Bruno?

Eu tentei usar o programa que o Lincoln postou na seção de flechas para arcos recurvos, mas não consegui preencher os campos... E fazendo as contas com a tabela que o Rubens postou aqui eu precisaria de flechas com 12# a mais (já considerando minha puxada).
Mas ai fiquei pensado, se é a própria Falco que fabrica o arco e as flechas, será que essas tabelas meio genéricas se aplicam também?
Alguém ai que tem arcos da Falco pode me dar uma luz???? Sad 
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre_Ramos

Alexandre_Ramos


Mensagens : 963
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto - SP

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 9:42 pm

Bruno,

Se pedir as mais duras em full size, conforme for diminuindo elas vão ficando mais duras ainda certo? Será que tem que ser tanto assim?
O full size da Falco é 32", levanto em consideração minha puxada de 29" (na parte inferior do grip até o Nock) ainda precisaria de pelo menos mais 1" para apoiar a flecha na janela do arco, sobraria apenas mais 2" para diminuir.
Essas contas ai da puxada batem?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 11:13 pm

Alexandre, eu calculo o spine das flechas de madeira da seguinte forma explicada nesse tópico. Acredito q seja o mesmo método que usou:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
As shafts de madeira full size geralmente são 32, mas isso considera a shaft sem taperar e sem ponta. Qndo vc monda, sem cortar nada da shaft, ficam com aprox 31'' (pq o valor considerado na conta de spine é do groove do nock até o "ombro" da ponta, medida chamada BOP).

Vamos aos cálculos:
arco 45#, reflex deflex +2, carbono +3, bom arco (+3), fast flight +5, puxada +2,25, 31'' comprimento +9 ponta 100 -4.
Total 66,25# => margem 65-70

Se deixar a flecha inicialmente com pouco mais de 31'', terá uma margem de até 2'' que poderá cortar até adequar o spine (vc pode deixar a flecha até o tamanho exato da sua puxada sem correr riscos, na verdade, pode deixar até 1/2 polegada menor, pq o comprimento da ponta acaba compensando).
Com flecha de madeira, é preferível jogar o spine pra cima do que pra baixo, vai por mim kkkkkk

Uma coisa que te aconselho é conseguir algumas pontas de 125 grains, pq se por ventura a flecha ficar ligeiramente dura, vc consegue compensar. Se precisar eu tenho pontas sobrando aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Empty
MensagemAssunto: Re: DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL   DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
DICA NÚMERO 1 PARA QUEM VAI COMPRAR ARCO TRADICIONAL
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Dica para comprar um arco chines
» Dica para o primeiro arco recurvo
» boa relqcao custo/beneficio para comprar um recurvo tradicional pelo ebay
» Dica de compra para Arco
» Dica para arco completamente iniciante

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: