ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 qual melhor madeira para para se fazer as flechas

Ir para baixo 
+14
Dhonatan Oliveira
gribel
mancha solar
pietropetris
Moterani
stopa
Jeferson Distler
gabrielcoelho
luis/mg
arqueiro bode
RafaelMorgan
eschimidt
wpurgatto
CALIL
18 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Convidad
Convidado




qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeQui Out 28, 2010 8:34 pm

rs bem trabalhadas
Ir para o topo Ir para baixo
arqueiro bode

arqueiro bode


Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/01/2011
Idade : 38
Localização : Canoinhas /SC

qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 27, 2011 10:28 am

Cara este tipo de bambu do tuto tem por praga nos jardins aqui da cidade o pesooal vai dar graça se eu pedir agumas varas para mim
outro coisa np inicio do post foi citado que itauba e boa para flechas eu concordo eu fiz um long bow com itauba e com as sobras fiz flechas, e uma madeira linda bem amarelinha e tem um cheiro agradaveu meio adocicado, apezar de ser uma madeira com dureza rasuavel e boa de se trabalhar
Ir para o topo Ir para baixo
W.Junior

W.Junior


Mensagens : 56
Data de inscrição : 06/01/2011
Idade : 62
Localização : Martinopolis - SP

qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeSáb Mar 19, 2011 2:48 pm

CALIL escreveu:
frajola escreveu:
na hora que voce vai sapecalo ele fica mole ai voce faiz dele o que quer o de vara de pesca talves nao sirva pra flecha mais eu ja fiz muintas varas de pesca com eles dechava retinho amarrava depois varias junta e dependurava com um peso pra pode secar e nao entorta

ue pq nao serviria o bambu de pesca?

O bambu de pesca nao tem uniformidade nos gomos, além serem de curtos, ou seja , a ponta em relação a parte de trás da flecha diferem bastante na espessura e também não são tão roliças.
Estou fazendo flechas de um bambu que encontrei numa estrada próximo a minha casa, tirei umas 30 varinhas e endireitei-as no fogo, tem gomos longos e bastantes roliços além de grande uniformidades. Desde janeiro que estoui fazendo, tem de secar etc e com muita calma. Já coloquei umas pontas que fiz de ossos, faltando fazer os nocks e colocar as penas.
Quando estiverem prontas posto as fotos.

Math1999 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
luis/mg

luis/mg


Mensagens : 107
Data de inscrição : 22/11/2010
Idade : 38
Localização : claudio mg

qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeSáb Mar 19, 2011 7:45 pm

olha,ja fiz flechas de varias madeiras e as q achei com melhor resultado sao as de freijó,leve e resistente''' mas escolha sempre uma peça com veios paralelos ao longo da peça e q nao esteja revessa e con nós....

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
gabrielcoelho




Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/07/2011

qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeDom Jul 10, 2011 8:29 pm

E o bambu gigante?

a parede tem facilmente mais que os 8mm necessários para uma flecha, o material é flexivel, resistente e extremamente retilineo!

eu to com idéia de cortar a parede do bambu em hastes e tornear!

Já ví muita coisa legal feita com bambu gigante! olha aí:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

eu acho que se escolher bem, este pode ser um excelente material!

Eu pretendo terminar meu primeiro arco essa semana, e vou procurar bambu gigante para fazer as hastes das flechas!
Ir para o topo Ir para baixo
Jeferson Distler

Jeferson Distler


Mensagens : 25
Data de inscrição : 06/07/2011
Idade : 47
Localização : Panambi - RS

qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 02, 2011 8:45 pm

Estou usando guajuvira e ouvi de um marceneiro sobre um tal alecrim branco, ele ficou de trazer umas varas. É ver pra crer. Assim que colocar as mãos nelas atualizo vcs.
Ir para o topo Ir para baixo
stopa

stopa


Mensagens : 34
Data de inscrição : 28/06/2011
Idade : 46
Localização : são bento do sul

qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 30, 2011 1:07 pm

vou fabricar algumas flechas de ( pau de maio ) ele tem esse nome porque não racha nunca nem no machado o unico jeito de vc cortar ele e na moto serra acho que vai dar certo assim que fazer aviso e e pósto as fotos aqui um abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Moterani




Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/12/2012

qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 13, 2012 11:52 pm

RafaelMorgan escreveu:
Hahahahah!! Esse aí não vai servir não...A não ser com uma puxada de 80", num arco de 160" de ATA e 550 libras.

Esse aí é o Bambusa Vulgares, ou Bambu Imperial. É um espécie Chinesa, mas muito bem adaptada ao Brasil.

O "bambu de pesca" é o Phyllostachys aurea. Wink


Bambu de pesca aqui no brasil é a chamada "BENGALA"
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 14, 2012 12:06 pm

Estou começando algumas experiências com bambus. Aqui em casa tenho muito bambu de uma espécie que eu não conheço, mas é um bambu ornamental comum em jardins.

Depois de deixar um feixe com vários deles amarrados por algumas semanas, peguei algumas varas, cortei e fui "moldando" no calor de um fogão a gás. Eles não ficaram 100% retos, mas já ficou bem melhor do que a cobra que eles eram antes.

Mas ainda não será possível construir uma flecha que preste pois me falta um medidor de spine, pontas e nocks, além de que as penas que eu tinha acabaram em testes.

Quero ainda conseguir o tal de Pseudosasa japonica, a espécie de bambu que o cara do tutorial de flechas de bambu usou, que parece ser mais reto nos tubos, pelo menos.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 14, 2012 1:16 pm

As madeiras Top lá fora são Port Oxford Cedar, e Douglas Fir (ambas com qualidades um pouco diferentes uma da outra). Há outras muito usdas, e também, com qualidade excelente, como Sitka Spruce, Ash, Birch, Yellow Cedar e Pine (este se divide em vários tipos, como Boyton, Northern, Lodgepole, Norway, etc).

Obs: eu coloquei os nomes em inglês porque não sabia os nomes reais delas em português, já que a tradução poderia ser uma, mas esta seria conhecida aqui por outro nome.
Ir para o topo Ir para baixo
mancha solar

mancha solar


Mensagens : 170
Data de inscrição : 23/06/2011
Idade : 48
Localização : pindamonhangaba

qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 14, 2012 3:09 pm

Alguém conhece um fornecedor de bambu meio barato?
Ir para o topo Ir para baixo
gribel




Mensagens : 27
Data de inscrição : 19/05/2011

qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeTer Jan 08, 2013 5:27 am

Tava lendo nos livros do Bernard Cornwell, que os "Beefies" usavam Freixo pros arcos e pras flechas. Tem isso aqui no Brasil?
Ir para o topo Ir para baixo
Dhonatan Oliveira




Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/07/2015

qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeQui Out 01, 2015 11:07 am

Pessoal, em uma de minhas andanças no mato encontrei uma espécie de taquara que achei muito boa pra flecha, ela não é oca e os colmos (gomos) são compridos, fiz algumas flechas com pontas de osso e pelas naturais.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
W.Junior

W.Junior


Mensagens : 56
Data de inscrição : 06/01/2011
Idade : 62
Localização : Martinopolis - SP

qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: FLECHAS DE BAMBU   qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeQui Out 01, 2015 12:42 pm

Postei estas flechas que fiz de bambu, (penas de pavão, pontas de osso e aço).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abçs
Ir para o topo Ir para baixo
Dhonatan Oliveira




Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/07/2015

qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeQui Out 01, 2015 1:46 pm

Muito bom cara, adorei as flechas. Achei que eu fosse o único por aqui que fazia pontas com osso rsrs, que tipo de osso vc usa? Eu fiz algumas recentemente com osso de costela.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
AdrianoFerro




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Catanduva

qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeQui Dez 17, 2015 10:49 pm

garapa é madeira boa para fazer flecha?tenho disponivel aqui garapa e guatambu e peroba , alguma delas serve para flecha para um arco de ate 30 lbs?
Ir para o topo Ir para baixo
W.Junior

W.Junior


Mensagens : 56
Data de inscrição : 06/01/2011
Idade : 62
Localização : Martinopolis - SP

qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Ponta de osso   qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 18, 2015 2:55 pm

Dhonatan Oliveira escreveu:
Muito bom cara, adorei as flechas. Achei que eu fosse o único por aqui que fazia pontas com osso rsrs, que tipo de osso vc usa? Eu fiz algumas recentemente com osso de costela.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ficaram muito legal as pontas. As minhas faço as pontas de osso de mocotó. Abçs
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 20, 2015 3:20 pm

muito legal, parabéns
Ir para o topo Ir para baixo
pnapoleao




Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : SOrocaba//SP

qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitimeQua Jan 27, 2016 9:47 am

Bom dia

primeiramente gostaria de compartilhar uma ferramenta para quem trabalha ou se interessa com/por madeira.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

É um baita banco de dados com varias especies  de arvores  e com dados quantitativos referentes as madeiras, fotos... enfim, confiram por vocês mesmos Wink .

Olhando os dados de algumas especies e "matutando" com os meus botões  cheguei a algumas conclusões sobre o que faz uma madeira ser boa para flechas.

Se vocês olharem no site, verão que eles quantificam alguns parâmetros, como dureza , densidade, resistência a compressão, modulo elástico, entre outras

para nos o que interessa (fora parâmetros subjetivos como tamanho do grão, facilidade de trabalho, solta farpa ou não) é a densidade e o modulo elástico.

O modulo elástico nada mais é do que o spine, é quanta força a madeira oferece para se deslocar uma distancia x, e ele considera flexão elástica, ou seja é a força que você aplica sem deformar a madeira.

A densidade é o peso relativo ao volume. seria o grains/in  (grãos por polegadas)

com isso em mãos da pra criar um outro índice
Modulo elástico/densidade  quanto mais alto esse numero  maior a gama de spines possíveis de se construir flechas sem que elas fiquem muito pesadas (os troncos voadores rsrs)

Fazendo uma tabela  agt chega nas melhores candidatas, do ponto de vista mecânico e dessas selecionar as que tem o grão mais homogêneo,
que resistem melhor à compressão ao cisalhamento...

um ponto de partida  Smile

é possível analisar  as madeiras para arco da mesma forma, mas em vez de considerar modulo elástico e densidade acho que o mais apropriado seria modulo elástico/modulo de ruptora

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: qual melhor madeira para para se fazer as flechas    qual melhor madeira para para se fazer as flechas  - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
qual melhor madeira para para se fazer as flechas
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Qual a melhor madeira para flechas artesanais!
» COMO SABER QUAL O SPINE CERTO PARA FLECHAS DE MADEIRA?
» Qual o melhor tipo de madeira para a confecçâo de Arco?
» Cavilhas de madeira para fazer flechas?
» qual é a melhor loja para se fazer compras pela internet arcoeflecha ou arqueiria?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: