ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 problemas no tillering

Ir para baixo 
+5
jjleba
boconcelob
wpurgatto
jorge_wiendl
saulin
9 participantes
AutorMensagem
saulin

saulin


Mensagens : 76
Data de inscrição : 24/02/2012
Idade : 34
Localização : Caldas Novas/GO

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeSáb Jun 30, 2012 12:49 pm

boa tarde a todos.
eu estava fazendo um mini longbow de ipe,na hora de fazer o tillering ele partiu uma das laminas ,elas estavam com +ou- 5mm de espessura e o backing era de pano .
oque eu erei para ele quebrar?
ajudem me por favor

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeSeg Jul 02, 2012 9:22 am

saulin escreveu:
boa tarde a todos.
eu estava fazendo um mini longbow de ipe,na hora de fazer o tillering ele partiu uma das laminas ,elas estavam com +ou- 5mm de espessura e o backing era de pano .
oque eu erei para ele quebrar?
ajudem me por favor

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Pelas fotas, ocê forçou a barra demais, com a madeira muito espessa. Me parece tambem que a madeira não era lá essas coisas.

Tillering é antes de tudo calma, pois é onde em 2 minutos se perde o trabalho de horas ou semanas. Da proxima vez, não puxe mais de 2" por vez.

A proposito, qual o tamanho e a puxada quando explodiu (e ocê ficou com cara de bunda(inevitavel, sempre fico))?

O ideal para longs é 66 a 68" (no minimo, se possivel 72"), pois ai a chance de ter problemas (e ficar com cara de bunda)é menor.
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeSeg Jul 02, 2012 10:56 am

O Jorge já disse tudo, até a cara de bunda quando quebra, na verdade quando aconteceu comigo eu quase chorei kkkkkkk
to meio desanimado até hoje de tentar dinovo.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeSeg Jul 02, 2012 11:13 am

wpurgatto escreveu:
O Jorge já disse tudo, até a cara de bunda quando quebra, na verdade quando aconteceu comigo eu quase chorei kkkkkkk
to meio desanimado até hoje de tentar dinovo.

Larga mão de ser FRACO!!!


Tem mais de 20 arcos que quebrei! Só não consegue quem não tenta!
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeSeg Jul 02, 2012 11:22 am

KKKKKKKKKKKKKKKKK
Sabia que vc ia dar um chilique.
Mais não é só isso não, to trabalhando demais, sem tempo, atacando de servente e pedreiro mechendo com obra em casa, sem dinheiro, cheio de dividas, um monte de trabalho extra fora do praso, etc...
Resumindo to fudido e mal pago, mas sou brasileiro....
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeSeg Jul 02, 2012 3:13 pm

A famosa " cara de bunda ", é algo inexplicavel quando vc perde um trabalho de semanas como disse o jorge!! Não desista amigo, eu tambem ja perdi muitos arcos, mas nunca desisti!
Ir para o topo Ir para baixo
saulin

saulin


Mensagens : 76
Data de inscrição : 24/02/2012
Idade : 34
Localização : Caldas Novas/GO

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeQui Jul 12, 2012 8:42 am

ola a todos.
Jorge eu nao medi a puxada que tava.,a madeira que e usei ja tinha ela a uns cinco anos tava meio velha.
Mas quanto ao gabarito de puxada,ele tem que ser de 2 em 2 polegadas?
Como se faz um para medir?
Por exemplo,as laminas estavao com 5mm ,quanto mais for a puxada mais vou ter que tillerar essa medida?
Quanto a cara de bunda nao tem como nao ficar.kkkkkk
O proximo vai ser de roxinho ,cabo de enxada.
Muito obrigado a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeQui Jul 12, 2012 8:52 am

saulin escreveu:
ola a todos.
Jorge eu nao medi a puxada que tava.,a madeira que e usei ja tinha ela a uns cinco anos tava meio velha.

5 anos é madeira seca, se estourou foi falha ou na madeira, ou no tiller.

Citação :

Mas quanto ao gabarito de puxada,ele tem que ser de 2 em 2 polegadas?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Essa é a regua de tillering, pena que não tenho uma fota melhor.
Eu costumo usar de 2" em 2" os encaixes para a corda, pois gosto de trabalhar com alguma folga (ie: se o arco é para 28" eu tillero até 30").

Citação :

Como se faz um para medir?

Medir o que? A puxada? a propria regua de tillerar já tem a medida. Se for o peso da puxada, daí precisa de uma balança de mola (dinamometro) ou um balde e uma cordinha.

[quote]
Por exemplo,as laminas estavao com 5mm ,quanto mais for a puxada mais vou ter que tillerar essa medida?
[quote]

Num entendi, o tillering é o ato de se remover a madeira até que o arco tenha a flexão apropriada para a sua puxada, na força que você deseja. A espessura das laminas pode não ser uniforme (alias raramente é).

Citação :

O proximo vai ser de roxinho ,cabo de enxada.
Muito obrigado a todos.

Cuidado com roxinho, já fiquei varias vezes com cara de bunda trabalhando com essa madeira.
Ir para o topo Ir para baixo
jjleba

jjleba


Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Jaraguá do Sul/ SC

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeQui Jul 12, 2012 10:09 am

Bom Dia
Jorge...uma perguta pro ce...
tillering...é? tirar madeira para q na hora da puxada eu tenha uma curvatura uniforme nos dois lados, e a flexão e força q eu desejo? Supomos que estou trabalhando em um longbow... Puxada de 30", se eu quiser um arco com 70# vou desbastar um tanto, se quiser um de 80# vou desbastar um pouco menos e se quiser um de 50# vou desbastar um pouco mais q o de 70#? é isso?

Wlw

Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeQui Jul 12, 2012 10:13 am

jjleba escreveu:
Bom Dia
Jorge...uma perguta pro ce...
tillering...é? tirar madeira para q na hora da puxada eu tenha uma curvatura uniforme nos dois lados, e a flexão e força q eu desejo? Supomos que estou trabalhando em um longbow... Puxada de 30", se eu quiser um arco com 70# vou desbastar um tanto, se quiser um de 80# vou desbastar um pouco menos e se quiser um de 50# vou desbastar um pouco mais q o de 70#? é isso?

Wlw


é exatamente isso. tillerar é remover a madeira, conseguindo:
1. A força que se deseja
2. O formato que se deseja
3. A puxada que se deseja
Ir para o topo Ir para baixo
saulin

saulin


Mensagens : 76
Data de inscrição : 24/02/2012
Idade : 34
Localização : Caldas Novas/GO

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeQui Jul 12, 2012 11:55 am

agora entendi.vou fazer uma regua de tillerar nova.
Jorge vc cola a fibra de vidro direto no arco ou faz o laminado primeiro?
Cola com ele armado?
To perguntando porque na foto vi uns pelo de fv no arco.
Ir para o topo Ir para baixo
tallyst

tallyst


Mensagens : 1429
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 37
Localização : Pirassununga\SP

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeQua Ago 01, 2012 10:08 am

velho to com uma duvida, quanto tempo o arco tem q ficar em cada medida para a madeira "acostuma" com o formato e outro ponto a queda de temperatura pode congelar as fibras da madeira e fazer ela quebrar???
o long q eu estava fazendo uebro quando era 23h da noite e estava bem mais frio q de dia e ja devia estar naquela medida a umas 4h no minimo
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeQua Ago 01, 2012 11:07 am

saulin escreveu:
agora entendi.vou fazer uma regua de tillerar nova.
Jorge vc cola a fibra de vidro direto no arco ou faz o laminado primeiro?
Cola com ele armado?
To perguntando porque na foto vi uns pelo de fv no arco.
Se for o caso de usar backing, ele deve ser colado com o arco em repouso e antes de começar a tilerar.

tallyst escreveu:
velho to com uma duvida, quanto tempo o arco tem q ficar em cada medida para a madeira "acostuma" com o formato e outro ponto a queda de temperatura pode congelar as fibras da madeira e fazer ela quebrar???
o long q eu estava fazendo uebro quando era 23h da noite e estava bem mais frio q de dia e ja devia estar naquela medida a umas 4h no minimo
A regua de tilerar é para esticar o arco na posição que vc quer , observar o arco (curvatura, puxada, formato, peso) e retirar logo em seguida, não é para deixa-lo armado, nunca deixe o arco armado na regua de tilerar, se não ele pode quebrar, ou vai deformar a madeira.
Ir para o topo Ir para baixo
tallyst

tallyst


Mensagens : 1429
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 37
Localização : Pirassununga\SP

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeQua Ago 01, 2012 11:44 am

putz agora é tarde =\
Ir para o topo Ir para baixo
tallyst

tallyst


Mensagens : 1429
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 37
Localização : Pirassununga\SP

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeQua Ago 01, 2012 12:19 pm

entao o esquema e colocar la, marca, retiralo e desbastar a areao e vir fazendo isto ate chegar na puxada desejada???
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeQua Ago 01, 2012 2:30 pm

tallyst escreveu:
entao o esquema e colocar la, marca, retiralo e desbastar a areao e vir fazendo isto ate chegar na puxada desejada???
cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers
É isso ae!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeQua Ago 01, 2012 2:50 pm

wpurgatto escreveu:
tallyst escreveu:
entao o esquema e colocar la, marca, retiralo e desbastar a areao e vir fazendo isto ate chegar na puxada desejada???
cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers
É isso ae!!!!!

Não esqueça de preparar a cachaça ou pra comemorar que o arco funcionou ou para aplacar a cara de bunda! albino albino
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeQua Ago 01, 2012 2:55 pm

lol! lol! lol! lol! lol!

abcs

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
tallyst

tallyst


Mensagens : 1429
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 37
Localização : Pirassununga\SP

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeQua Ago 01, 2012 4:07 pm

a cara de bunda ja foi ontem, e procurei em muito luga, li muita coisas e vi varios videos.
e tinha entendido q vc colocava na armação para marca onde tirar, depois q no formato deixava para acostumar.
isto me custo meu primeiro projeto.
mas agora ja entendi e no procimo vai dar certo
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeQua Ago 01, 2012 4:19 pm

lol! South Park

episódio: O cara de bunda.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
tallyst

tallyst


Mensagens : 1429
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 37
Localização : Pirassununga\SP

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeQua Ago 01, 2012 4:27 pm

huahuauhahuahuauh
Ir para o topo Ir para baixo
sergiomgomez

sergiomgomez


Mensagens : 218
Data de inscrição : 28/01/2013
Localização : Uberaba MG

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Problemas no tillering    problemas no tillering Icon_minitimeDom maio 19, 2013 4:18 am

Pessoal, até que a parte do tillering eu entendi bem...só me resta umas 6845399 dúvidas(, não quero jogar uma empunhadura de imbuia fora, nem ficar com cara de BUNDA) quanto ao backing, se eu o fizer em bambu devo deixar o bambu a mostra nas costas do arco? Ou tenho que cortar a madeira no meio e deixar o bambu dentro...madeira bambu madeira, ou apenas madeira bambu?
KKKKKKKKKKKKKK
Por enquanto é só.
Aproveitando o espaço, estou pensando em fazer um encontro dos amigos do fórum aqui em MG.
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitimeTer maio 21, 2013 9:48 am

sergiomgomez escreveu:
Pessoal, até que a parte do tillering eu entendi bem...só me resta umas 6845399 dúvidas(, não quero jogar uma empunhadura de imbuia fora, nem ficar com cara de BUNDA) quanto ao backing, se eu o fizer em bambu devo deixar o bambu a mostra nas costas do arco? Ou tenho que cortar a madeira no meio e deixar o bambu dentro...madeira bambu madeira, ou apenas madeira bambu?
KKKKKKKKKKKKKK
Por enquanto é só.
Aproveitando o espaço, estou pensando em fazer um encontro dos amigos do fórum aqui em MG.
Abraços

Depende do que ocê quiser fazer, mas o mais rapido é madeira+bambu. Cuidado com a colagem e principalmente com a espessura do bambu, pois é ai que tá o segredo do morcego...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





problemas no tillering Empty
MensagemAssunto: Re: problemas no tillering   problemas no tillering Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
problemas no tillering
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Madeira e tillering
» Uma fera no tillering
» como funciona o processo tillering??
» 2ª tentativa de fazer um longbow (desastre no tillering!)
» bufalo veio com defeito

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: