ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa

Ir para baixo 
+5
CALIL
Pin
eschimidt
tche171
wpurgatto
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeQui Nov 11, 2010 2:12 pm

Esta madeira é usada a séculos na Europa para a fabricação de flechas, elas devem ser muito duraveis.

Arrow Port-Orford_cedar = Chamaecyparis lawsoniana (A. Murr.) Parl. Cupressaceae -- Cypress family

Não é o Cedro que nós conhecemos aqui no Brasil, é a que conhecemos aqui como Cipreste ou Tuia:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

linck: Port-Orford_cedar.html

SIte que vendem flexas com esta madeira:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
tche171

tche171


Mensagens : 38
Data de inscrição : 18/01/2011
Idade : 45
Localização : Arroio do Sal (RS) / Turvo (SC)

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 11:02 am

Será que todas as plantas desta mesma família, Dara para fazer flechas?
Esta é uma planta fácil de ser encontrada, claro que não em grande quantidade ou exemplares com porte para fazer o abati, mas vou passar na casa de um amigo esta find, pois ele fez o abati em uma entrada de motel que era desta planta.
Valeu, acho que foi uma boa dica.
E fica a pergunta, será que daria para fazer arco?
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 3:50 pm

tenho umas 50 árvores...
se alguém quiser, é só vir buscar..
Moto serra eu tenho
Ir para o topo Ir para baixo
tche171

tche171


Mensagens : 38
Data de inscrição : 18/01/2011
Idade : 45
Localização : Arroio do Sal (RS) / Turvo (SC)

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 5:07 pm

Podia ser mais perto! rsrsrsr


Valeu mesmo asim.
Se voc~e for cortar tira umas madeiras para espermentar nos arcos tambem.
São madeiras grosas?

Até

Tche
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 6:05 pm

The esta madeira é usada desde a Epoca Medieval para a fabricação de flechas, nunca ouvi falar de fazer arcos com ela, tem que pesquisar.

no final do ano passado fui a Volta Redonda visitar meu sogro e vi uma tora de uns 2,5 m e 30 cm de diametro jogada em um jardim, pena que não tenho uma caminhonete ou caminhão (nem carro tenho)kkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 11:25 pm

eschimidt, onde vc mora?????, se num for do outro lado do mundo, talvez ate vou buscar uma, a gente tora uma delas e eu busco na minha camionete, te +.
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 11:34 pm

Pin escreveu:
eschimidt, onde vc mora?????, se num for do outro lado do mundo, talvez ate vou buscar uma, a gente tora uma delas e eu busco na minha camionete, te +.

então... estou pensando em levar alguns 'pedaços' no encontro...
como não entendo nada, qual tamanho?
medirei qual o diâmetro das meninas.
tenho um Corsa, então não abusem kkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeSeg Jan 24, 2011 11:40 pm

Olha, pode cortar pequenas toras (troncos) de 40", da grossura qu ela estiver, tenho uma s10 cabine dupla, da pra carregar um pouco, se vc puder cortar um pouco pra mim, dou um jeito de buscar, mas onde vc mora? SP ? Se for ta nos casos de eu ir ai dia 8, quem sabe se vc morar por ai eu ja ñ pego.

Vc e de SP ?
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeTer Jan 25, 2011 12:00 pm

De Lavras são 460km. De São Paulo (capital) são 210km. No meu perfil tem de onde sou!!
Guenta... fazem 7 meses que não vou nessa propriedade, nem sei como estão as árvores (diâmetro). Vou essa semana tirar algumas fotos e posto aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeQui Jan 27, 2011 2:50 pm

diâmetro média das plantas: 25cm
altura média: 15 mt
quantidade de árvores: 37

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
tche171

tche171


Mensagens : 38
Data de inscrição : 18/01/2011
Idade : 45
Localização : Arroio do Sal (RS) / Turvo (SC)

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeQui Jan 27, 2011 4:09 pm

Boa tarde a todos.
Pin se buscar as toras la em SP ve se fas umas flechas bem em conta para nos, rsrsrsrs.


Até

Tche.
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeQui Jan 27, 2011 4:34 pm

Oi Tche, é o seguinte, vamos ver quanto que nosso amigo vai cobrar, eu fiz os acessorioa tradicionais, e ainda vou fazer mais algumas peças, p/ quem kiser so farei por encomenda, pois e rapido de fazer.
Iso porque pretendo me especialzar em flechas tradicionai e medievais, para venda, pois flechas de qualidade aqui no BRASIL e dificil de achar e quando vc acha e pergunta sobre SPINE respondem assim: "Oque que é isso?"

Por isso estou lendo muito, e tbm fabricando minhas ferramentas como SPINE TEST, colocador de penas, envernizador, procurando por penas e tudo que se trata de assunto de flechas. Para que minhas flechas sejam de primeirissima qualidade e possa ser muito mais em conta que comprar fora do pais, com um preço bom e altissima qualidade e blz. Pretendo fazer ate as pontas, ja estou pesquisando sobre madeira tbm que ñ seja PORT ORFORD.

Mas a ideia e essa, fazer somente flechas, a maior dificuldade ta sendo a ferramenta de fazzer as varetas, achei um torneiro que se aventura a fazer essa ferramenta, achei umas fotos detalhadas delas, e vou levar p/ ele, e depois que tiver com todas as ferramentas prontas, maos a obra, farei modelos patenteados e com madeiras diversas p/ ter variedades em spine, bom vamos ver se nosso amigo corta la pra nois da um jeito de buscar, vamos ver oq ele fala, abraço.

Mas o preço tenho certeza que vai ser abaixo do E BAY+FRETE e TAXA !!!
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeQui Jan 27, 2011 4:40 pm

não vou cobrar nada pelas toras. Você paga o cara que vai derrubar (30 - 40 reais/dia) e me de algo que faz de presente!!!
Mas posso te arrumar apenas umas 5 ou 6 arvores... É flecha pra caramba kkk
Tá barato??
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeQui Jan 27, 2011 4:49 pm

Que isso !!!!!!! Bota barato nisso, mas como vou fazer p/ sair daqui com alguem p/ cortar ????????? isso que é dificil !!!!! Se tivesse jeito de vc mandar alguem cortar pra mim, eu te mandaria o dinheiro, mas na minha camionete acho q se couber é so uma e picada em pedaços de 40", pois minha camionete e uma s10 cabine dupla e a caçamba e pequena.

Depois vc ve quanto fica p/ mandar alguem la p/ cortar uma dessas e cortar em pedaços de umas 40 " +ou-

Se tiver como acho q fica mais facil, que ai, buscar eu vou, mas p/ eu arrumar quem corte, daqui, p/ ir ate ai... e dificil, mas se arrumar, claro que vou fazer umas no caprixo p/ vc.
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeQui Jan 27, 2011 4:55 pm

ah sim... eu mando cortar e depois paga qd vier buscar. Só me avisa antes, para deixar tudo pronto.
A viagem é longa, apenas uma arvore vai compensar? Pensaremos em algo...
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeQui Jan 27, 2011 5:02 pm

Isso, ve p/ mim quanto sai p/ cortar uma so, ai eu busco, depos faço as flechas p/ ver como vao ficar, pois a madeira tem que ta sequinha se ñ empena.

Ai tiro as tabuas coloco p/ secar e faço, dando tudo certo, volto e busco o resto, sei la arrumo uma carreta coloco na pick up, num sei, 1º tenho que fazer umas p/ ver, buscar nois da um jeito.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeQui Jan 27, 2011 6:43 pm

Pin

Se puder me arruma uma tabua (de uns 10cm x 1 metro) dessa madeira aí por favor! Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeQui Jan 27, 2011 8:12 pm

Schimidt, mais uma função para a sua FAZENDA, plantação de árvores para flecha, ainda bem que fica aqui ao lado de São Carlos, se der certo me avisem que vou tentar fazer umas também
Ir para o topo Ir para baixo
Wagner

Wagner


Mensagens : 185
Data de inscrição : 22/12/2010
Localização : Belo Horizonte - MG

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeQui Jan 27, 2011 10:10 pm

Pin,
com relação ao equipamento para fazer flechas, da uma olhada com o luis, ele é marceneiro e fabrica suas próprias flechas, pelo que eu li no seus posts ele parece ter um grande conhecimento no trablalho com madeira, talvez ele te ajude na fabricação deste equipamento. O link para o perfil dele é este [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Luis caso tenha algo contra este post em que eu citei seu nome pode falar que eu apago.
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeSex Jan 28, 2011 11:18 am

Pensou Mamute, ia ficar bilionário...kk
Não compensa, essas árvores estão com mais de 12 anos e com o eucalípto, em 12 anos , eu corto 2,5.
É mais rentável.
Pin... tu sabes quanto tempo a madeira precisa para secar? Eu penso 1,5 a 2 anos (tábua), 3 a 4 se for o troco crú. Para secar tábuas (8 cm espessura) de eucalípto demoram 3 anos, na sombra, de pé e aguando pelo menos 2 vezes por semana.
Confirma uma data que vem buscar, que deixo tudo pronto!!!
Quando vier pegar, leva-lo-ei há um amigo que faz vareta para gaiola... vai ter uma surpresa!!
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeSex Jan 28, 2011 11:56 am

Wagner, tenho 33 anos e meu pai tbm era marceneiro antes de dexa esse mundo, cresci numa marcenaria, tivemos a oficina por 27 anos, e faziamos de tudo, ñ era como hj ñ, apenas MDF, la faziamos as coisas de madeira mesmo. Achei a ferramenta p/ fazer as flechas, um amigo meu vai tentar importar pra mim na medida de 11/32, e tbm ja tenho algumas ideias de como fazer uma ferramenta dessas de outras maneiras, mas vou ver se meu amigo consegue importar primeiro.

Shimith, a madeira p/ secar demora sim, mas tem como secar ela mais rapido tbm, com estufa, tenho q ver com um antigo funcionario e cumpadre amigao nosso, esse tem as manhas de tudo, mas sei q tem como.

Calil, tem um amigo meu aqui q chama CEBOLA q tem uma serraria, e ele ficou de ver se consegue um pedaço bom pra eu testar, e ele arruma tudo em quanto é tipo de madeira e se ele conseguir te mando sim, assim q eu sair vou passar la e ver.

So garanto uma coisa, minhas flechas serao de primeirissima qualidade, mas 1º tenho que ta com tudo em cima, depois... ja era.

Abraço pessoal.
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeSex Jan 28, 2011 12:21 pm

Pin escreveu:
...mas tem como secar ela mais rapido tbm, com estufa..
o problema da estufa é que desidrata rapidamente, rachando a madeira. Mas com geração de pai pra filho, já sabem solucionar o problema.
abr
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeSex Jan 28, 2011 12:30 pm

Eu realmente ñ lembro como e feito, mas sei que tem um jeitinho de fazer isso, vamos ver no que vai dar, amanha ou hj a noite encontro com meu compader e pergunto a ele.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeSáb Jan 29, 2011 10:49 am

comprei flechas novas e o vendedor informou-me que essas virão em Sitka Spruce pois o Port-Orford está sendo muito utilizado e não está encontrando mais com qualidade, é uma madeira da mesma família

o que penso é que qualquer madeira que tenha os veios paralelos pode ser utilizada, aí é só separar qual a parte está sendo utilizada (separar as flechas tiradas mais próximo à casca das tiradas do miolo do tronco) e medir o spine de todas, assim se cria um padrão de spine, creio que os Amaericanos usam o que está mais a mão deles e nós devemos utilizar as madeiras que temos em maior quantidade, se tiver qualidade e preço competitivo não me importo de que madeira seja
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitimeSáb Jan 29, 2011 11:02 am

eu vi essa árvore dando uma volta pelo bairro, retirei um pedacinho e senti que o odor da madeira é o mesmo das minha flechas de Port-Orford, mas como não entendo muito de plantas fiquei em dúvida se é realmente ou se é alguma árvore da mesma família, seguem fotos
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Empty
MensagemAssunto: Re: Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa   Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Port-Orford_cedar - Madeira para flechas - muito usada na Europa
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» MEDIDOR DE SPINE PARA FLECHAS DE MADEIRA
» qual melhor madeira para para se fazer as flechas
» Pontas para flechas de madeira.
» madeira para fazer flechas
» Cavilhas de madeira para fazer flechas?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: