ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?

Ir para baixo 
+2
Lincoln
Jean Roos
6 participantes
AutorMensagem
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 21, 2012 12:36 pm

Olá pessoal, como estou me decidindo na compra de uma balestra de primeira linha, pesquisei muito e perguntei muito para os mais experientes neste assunto e tirei algumas conclusões sobre cada tipo de balestra que estou pensando em comprar, por isso venho dividir com vocês as informações recolhidas até agora na medida que eu for lembrando vou postando aqui:

Bom, primeiramente estou querendo comprar uma balestra de qualidade, primeiro porque é um objeto que armazena muita energia e por isso é muito perigoso comprar este tipo de produto que nem a marca você sabe qual é..., segundo que quero um produto durável, claro que sabendo que assim como arcos compostos ou até mesmo recurvos tem seus desgastes rotineiros mais que se baseiam em lubrificações rotineiras e também troca de corda quando necessário.
Como somos brasileiros e não temos nem um produto barato para este tipo de esporte, é necessário pesquisar muito, pois o valor investido é alto, e se o retorno não for o esperado você se frustrará facilmente.
Por ter representantes no Brasil, fiquei na dúvida entre algumas marcas e modelos de Balestras e por isso fiz uma comparação entre elas:

Os modelos que consigo adquirir com garantia no Brasil e com vendedores confiáveis são esses:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (Reparem na recomendação do tamanho de caça para cada modelo)

Como são as Balestras mais "desejadas" pela maioria, resolvi escrever um pouco sobre cada modelo e o que aprendi pesquisando e conversando com os amigos do fórum:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Carbon Express Covert CX2: O modelo top de linha da Carbon, balestras dessa marca não são muito conhecidas lá fora e estão conseguindo atingir um bom volume de vendas apenas este ano, por serem modelos relativamente novos são de certo receio com a maioria do público exigente, mais como vocês podem perceber possuem de longe a maior velocidade e também a maior energia cinética entre elas, atiram setas pesadas, (já possui flechas dessa marca no meu arco composto, a qualidade era boa, mais por serem os modelos de entrada da carbon não me impressionaram muito), e são indicadas para caça de grandes animais, o preço no Brasil está bem salgado, por ser uma balestra relativamente barata lá fora e aqui estar tão cara estou com certo receio de escolher a mesma.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
TenPoint Turbo XLT II: Bom está é o modelo que a TenPoint mais faz propaganda este ano, por ser um modelo "barato" na Tenpoint, e ter um acabamento muito bonito é ainda mais forte que a Stealth do ano passado, mais como não peguei nem um dos dois modelos em mãos o que posso disser é que ela tem um acabamento mais "rústico" que a Stealth e talvez seja esse o motivo por ela ser mais barata, nos reviews que lí sobre este modelo a Turbo possui o mesmo material que a Stealth é suas laminas e coronha, porém um pouco mais simples do que a Stealth.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Horton Fury: Quando eu ví esta Balestra no seu lançamento pela internet fiquei besta, linda de mais! este sistema de lâmina invertida é muito bonito além do que melhora o equilíbrio na hora da mira pois em Balestras convencionais o peso fica excessivamente na frente onde se encontra as lâminas e neste modelo da Horton ele fica perto do atirado o que possibilita um melhor equilíbrio, porém é a mais pesada de todos os modelos analisados e seu preço no Brasil não esta muito convidativo.

Agora que a coisa complica, estou em dúvida entre os dois modelos mais comentados lá fora, uma delas é fantástica por ser simples e a outra pelo acabamento invejável, compacta, e eleita como a Melhor Compra de 2011 estou falando dos modelos Equinox da Excalibur e a Stealth da TenPoint!

Valos lá a minha análise entre as duas concorrentes:

Excalibur Equinox:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Pró: Uma maravilha de simplicidade, já vem com o pacote completo, esta besta é tão famosa entre os caçadores que a grande maioria as possuem, é sem dúvida a mais famosa de todas elas, no Youtube é facilmente encontrada caçando grandes cervos, ursos ou até mesmo elefante... Como se não bastasse ainda leva o título da Balestra de caça mais precisa do mundo.
Contras: Para mim ela possui dois pontos negativos: o primeiro é que embora ela atire flechas a uma boa velocidade como vocês podem ver no link da comparação as flechas que ela atira são bem mais leves que a das concorrentes, por isso que eu fico meio sem entender como uma arma dessas consegue ser tão boa para a caça de grandes animais se não possui uma Energia cinética alta igual suas concorrentes do comparativo, outro ponto negativo dela seria seu tamanho que sem dúvidas atrapalha, não para target, mais em uma caça onde o mato é muito fechado fica realmente complicado.

TenPoint Stealth XLT:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Pró: Acabamento invejável, é a Mathews das balestras... além disso seu tamanho reduzido impressiona, na verdade ela apresenta um conjunto praticamente perfeito, boa velocidade, boa precisão, bom peso, como se não bastasse ainda é a marca de maior referência no mercado Americano.
Contra: Perto da Equinox ela é de difícil manutenção, uma vez que á a necessidade de uma prensa para substituição de cabos e cordas, também apresenta um preço um pouco mais alto que a Excalibur, mais nada que vá influenciar na minha descissão.

Pretendo utilizar minha futura Balestra para target, pesca e com certeza para uma caçada, podendo ser para abate de grandes animais como ursos ou até mesmo um javali... (dentro da lei é claro).

E vocês pessoal preferem a simplicidade de um recurvo ou a maior velocidade e tecnologia de um composto?
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 21, 2012 2:34 pm

Excelente tópico, Jean. Só algumas ressalvas. Primeiro, um sistema composto não tem mais tecnologia que um sistema recurvo. As rodinhas dão a impressão de sofisticação, mas não tem nada de inovador nelas. Segundo, a recurva Excalibur Equinox entrega 95 ft-lbs de energia cinética. O que é compatível com a maioria das balestras compostas top de linha. A Horton Fury, que usa as mesmas flechas da Equinox, entrega 100 ft-lbs, por exemplo. Essas energias são mais do que suficiente pra matar o Godzila.

Já que você parece gostar de potência e sofisticação, seguem mais duas sugestões pra você avaliar:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Excalibur EclipseXT
Velocity: 330 FPS
Draw Weight: 200 lbs.
Power Stroke: 15.5"
Mass Weight: 6.3 lbs.
Overall Length: 37.4"
Arrow Length: 20"
Arrow Weight: 350 Grains

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

PSE TAC 15i
Speed 402-392 fps (425 grain bolt)
Kinetic Energy 153-145 ft-lbs (425 grain bolt)
Peak Weight 155 lbs
Overall Width 20 3/4" (measured from cam to cam)
Axle-to-Axle 17" at brace, 12" at full draw
Powerstroke 17 1/4"
Mass Weight 8 lbs
Overall Length 41 1/4" to 45" (adjustable)
Ir para o topo Ir para baixo
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 21, 2012 7:25 pm

Lincoln escreveu:
Excelente tópico, Jean. Só algumas ressalvas. Primeiro, um sistema composto não tem mais tecnologia que um sistema recurvo. As rodinhas dão a impressão de sofisticação, mas não tem nada de inovador nelas. Segundo, a recurva Excalibur Equinox entrega 95 ft-lbs de energia cinética. O que é compatível com a maioria das balestras compostas top de linha. A Horton Fury, que usa as mesmas flechas da Equinox, entrega 100 ft-lbs, por exemplo. Essas energias são mais do que suficiente pra matar o Godzila.

Já que você parece gostar de potência e sofisticação, seguem mais duas sugestões pra você avaliar:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Excalibur EclipseXT
Velocity: 330 FPS
Draw Weight: 200 lbs.
Power Stroke: 15.5"
Mass Weight: 6.3 lbs.
Overall Length: 37.4"
Arrow Length: 20"
Arrow Weight: 350 Grains

Essa excalibur ai tb achei muito show de bola! Vou adicionar na lista para escolha tb!

Lincoln vc que entende disso mais que eu, dá uma clicada no link que mandei pro pessoal ver da comparação que montei no site... eles utilizam uma flecha de 350grains apenas na equinox e tb nesta Eclipse que vc me mandou agora, dá uma olhada:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ai vc repara na linha da Kinetic Energy que o site supostamente testou, e repare que as Excalibur são todas bem abaixo das outras marcas, ta certo que é por causa da flechas ser bem mais leve, mais pq isso? elas não atiram flechas mais pesadas?
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 21, 2012 7:34 pm

Jean Roos escreveu:


Essa excalibur ai tb achei muito show de bola! Vou adicionar na lista para escolha tb!

Lincoln vc que entende disso mais que eu, dá uma clicada no link que mandei pro pessoal ver da comparação que montei no site... eles utilizam uma flecha de 350grains apenas na equinox e tb nesta Eclipse que vc me mandou agora, dá uma olhada:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ai vc repara na linha da Kinetic Energy que o site supostamente testou, e repare que as Excalibur são todas bem abaixo das outras marcas, ta certo que é por causa da flechas ser bem mais leve, mais pq isso? elas não atiram flechas mais pesadas?

O site tá errado. A energia lá não bate com os outros valores que eles colocam. Uma flecha de 350 gn a 350 fps tem 95 ft-lbs de energia cinética. É só fazer as contas. Está na média das balestras de caça top de linha.
Ir para o topo Ir para baixo
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 21, 2012 8:32 pm

Outra coisa Lincoln, eu já percebi que a Excalibur desarmada parece um avião rsrsrs, digo isso pois suas lâminas praticamente não ficam curvadas se for comparadas com as lâminas com meu recurvo Samick Sage por exemplo... por esse motivo te pergunto exclusivamente a Excalibur necessita retirar a corda para guardar ela? pq desencordoar 220lbs não vai ser facil...
Outra coisa você já atirou com essa Excalibur Eclipse? achei linda, será que muda muito da Equinox? pelo que reparei no site ela tem o mesmo chassi da Equinox mais com lâminas mais fracas.

Puts, ta bem difícil decidir qual tipo é mais bacana, confesso que gosto mais do tamanho reduzido da TenPoint, mais como aqui no Brasil tudo é difícil, creio eu que a Excalibur é comprar e ficar de boa, por anos e anos, pois não tem "segredo" algum em dar manutenção neste avião!

Vamos lá pessoal! Quero a opinião de todos!
Ir para o topo Ir para baixo
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 21, 2012 9:53 pm

Para melhorar o comparativo do Recurvo x Composto aqui vai as tabelas que eu tanto procurei, não sei por que não tinha visto isto aqui antes!

Excalibur Equinox:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

TenPoint Stealth:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Vc tinha razão Lincoln, a Excalibur é forte d+!

Conclusão, pelo review acima a Excalibur é mais forte independente do peso de flecha utilizado, porem a Stealth é mais silenciosa... para quem tem mais dúvidas vale apena ler todo o review!

abraços pessoal
Ir para o topo Ir para baixo
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 21, 2012 10:18 pm

Olha ai que comparação bacana, para quem gosta de acabamento bem feito...
são as duas coronhas das marcas comentadas, Excalibur e TenPoint
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

(olha pessoal to animado com essa comparação, não liga não, hahaha)
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSáb Set 22, 2012 12:06 am

Essas balestras modernas não carecem de retirar a corda não. Mas se precisar

Ir para o topo Ir para baixo
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeQui Set 27, 2012 2:15 pm

Pessoal, para que o este tópico fique bom, preciso compartilhar com vocês as informações encontradas que muitas vezes vem deste fórum, mais por estar em uma parte com um título diferente não é encontrada por aqueles que a procuram, por isso resolvi copiar a explicação do Lincoln que foi dada de outro tópico para este afim de ajudar os membros que estão em dúvida...
Vale apena ler pessoal, pois a leitura é de fácil entendimento, ideal para pessoas que assim como eu não gostam muito da Física.

Composto X Recurvo:

Primeiro um pouco de física básica. Desaceleração é o mesmo que frear, ou reduzir a velocidade. De acordo com a Segunda Lei de Newton, força e aceleração apontam sempre no mesmo sentido. Portanto, para desacelerar é necessário que haja um força no sentido oposto ao deslocamento. No caso de um arco, para desacelerar seria necessário haver uma força que puxasse a flecha em direção ao arqueiro depois da largada, que veremos a seguir que não acontece. Pela definição de trabalho físico (lembrando que trabalho é a energia transmitida através de uma força), se a força aponta na mesma direção do movimento o objeto ganha energia (cinética no caso da flecha). Se a força aponta no sentido oposto ao movimento, acontece desaceleração, o objeto perde energia.

Baseado na discussão acima, posso afirmar que para haver desaceleração é necessário que haja uma força para reduzir a velocidade. Só que a corda somente empurra a flecha para frente, não existe a possibilidade de a corda puxar a flecha para trás tornando o movimento desacelerado. Vejamos a curva de força em um sistema recurvo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O gráfico acima foi obtido medindo a força exercida pela corda em alguns arcos recurvos durante todo o percurso de contato entre a flecha e a corda (power stroke). O eixo vertical é a medida da força em libras, e o eixo horizontal é a posição da rabeta da flecha em polegadas. Notem que durante todo o contato a força é positiva, e aponta no sentido que a flecha se move. O que pela Segunda Lei de Newton podemos concluir que o movimento é acelerado do inicio ao fim do contato entra a corda e a flecha. Pela definição de trabalho, a corda transmite energia para a flecha durante todo o contato. Obviamente, como vemos pelas curvas acima, a maior parte da energia é transmitida no início do movimento, embora continue aumentando até a flecha sair do arco. Lembrando que, em um gráfico da força em função do deslocamento, a energia transmitida através da força (trabalho) é representada pela "área" abaixo da curva e acima do eixo horizontal.

Em sistemas compostos (com rodinhas), a energia é armazenada de maneira diferente. Vejamos algumas curvas de força:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Novamente, o eixo vertical é a força em libras, e o horizontal é o deslocamento em polegadas. Ao contrário dos sistemas recurvos, o pico de força nos compostos acontece no meio do power stroke. Dependendo do design das CAM, o sistema composto pode armazenar mais energia no mesmo de deslocamento, pois a força permanece no pico por mais polegadas. Da mesma forma que nos arcos recurvos, nos compostos o movimento é acelerado do início ao fim do contato. Como podemos ver pelos gráficos acima, a área sob a curva aumenta de acordo com a "dureza" das CAM. A maior parte da energia é transmitida para a flecha no meio do power stroke.

Muitas das comparações entre arcos "verticais" compostos e recurvos não servem de analogia para comparar balestras. Arcos verticais compostos são mais precisos que os recurvos devido ao disparador mecânico (vulgo gatilho), ao let-off (menos força física necessária na hora de mirar), e do peep sight. Arcos compostos são mais rápidos que os recurvos pois podem armazenar bastante energia no meio da puxada, e não sobrecarregar a musculatura do arqueiro devido ao let-off no final. Um arco recurvo para armazenar a mesma quantidade de energia de um composto (e ter a mesma velocidade) precisaria ter um pico de força relativamente maior, o que pode ser fisicamente impraticável para a maioria das pessoas.

No caso das balestras é diferente. Tanto as compostas quanto as recurvas utilizam um gatilho mecânico. Toda a força da puxada é ancorada no gatilho, sem esforço para o atirador. O sistema de mira pode ser o mesmo pra ambos. Para uma balestra recurva ter a mesma velocidade e energia que uma composta, basta ter pico de força suficiente no final da puxada. O que não é nenhum problema, pois a ancoragem é feita no gatilho. Se a velocidade de saída da flecha é a mesma, o resultado é o mesmo, pois depois que sai da balestra a flecha não "lembra" se foi atirada de um sistema recurvo ou composto.

Outro ponto a se discutir é o peso da puxada. Arcos e balestras são vendidas com um número 60#, 70#, 175#, 225#, etc. Esse número significa apenas que pico de força em libras. Não dá nenhuma informação além disso. Podemos ver no mercado diverso arcos com 70# e velocidades bem diferentes. Do mesmo jeito vemos balestras compostas de 175# com velocidades muito diferentes. O importante não é o pico de força, mas sim a energia armazenada e transmitida. Então considero o número de libras não é importante para comparar arcos e balestras compostos entre si, muito menos ainda para comparar sistemas compostos com recurvos. As balestras recurvas da Excalibur com 225# conseguem energia compatível com as top compostas de 175#. Conseguem o mesmo objetivo em campo. Se uma tem 225# a a outra tem 175# não faz diferença alguma, já que o arqueiro não precisa suportar esse peso. Já a energia entregue na flecha faz toda diferença na hora de abater o animal.

Não estou tentando dizer que as balestras recurvas são melhores que as compostas. Ambos os designs têm suas vantagens e desvantagens:

Balestras recurvas
- São relativamente mais leves
- Podem ser mais precisas, devido a ter menos partes móveis.
- A mecânica mais simples implica em menos possíveis problemas técnicos
- São mais silenciosas
- Dá pra trocar a corda em campo em menos de 20 segundos
- Pode alcançar a mesma velocidade e energia que uma balestra composta. Exemplo balestras recurvas Excalibur

- São relativamente maiores que as compostas
- Necessitam de um gatilho de excelente qualidade, devido ao pico de força ser em full draw


Balestras Compostoas
- São relativamente bem mais compactas
- O gatilho é menos exigido devido ao let-off

- Se quebrar um cabo em campo, já era o seu dia
- O let-off pode mascarar um gatilho ruim. Exemplo as Balestras da Barnett

Ir para o topo Ir para baixo
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeQui Set 27, 2012 7:29 pm

Estou com mais uma dúvida, descobri que as recurvas de qualidade podem ficar por bastante tempo armadas e se você preferir pode deixar sua recurva com a corda a semana toda... mas mesmo assim pela facilidade de tirar a corda muitos preferem tirar e guardar a Balestra sem corda... por outro lado a composta não permite essa facilidade na retirada da corda, por isso queria saber se pelas roldanas não aplicarem tanta força no inicio da puxada a Balestra composta não sofre com o encordoamento "permanente" ou a recurva por ter essa facilidade tera uma vida util maior nas lâminas?
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeQui Set 27, 2012 7:49 pm

Tem no site da Excalibur

How often should I unstring my Excalibur?

You don't have to unstring your crossbow every time you use it, but it will appreciate having its limbs relaxed at least between seasons when you aren't using it.

The number 1 concern is that you NEVER leave the string on if your bow is exposed to high heat, such as in the trunk of a car in the summer sun! Also, always remove your dissipator pads before unstringing your crossbow or the pads will crack and you will have to buy a new set.
Ir para o topo Ir para baixo
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeQui Set 27, 2012 7:57 pm

Lincoln escreveu:
Tem no site da Excalibur

How often should I unstring my Excalibur?

You don't have to unstring your crossbow every time you use it, but it will appreciate having its limbs relaxed at least between seasons when you aren't using it.

The number 1 concern is that you NEVER leave the string on if your bow is exposed to high heat, such as in the trunk of a car in the summer sun! Also, always remove your dissipator pads before unstringing your crossbow or the pads will crack and you will have to buy a new set.

rsrsrs, o site da Excalibur eu já li inteiro... mais a minha dúvida é sobre as compostas... se por n poder tirar a corda a vida util dela vai ser menor e se ela vai cansar as lâminas mais rápido por estar sempre encordoada... necessitando um troca mais prematura que a recurva
Ir para o topo Ir para baixo
Kenjy




Mensagens : 15
Data de inscrição : 20/03/2012

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 28, 2012 3:33 pm

Olha Jean, tbm não sou expert em balestras, mas tbm pesquisei muito e tbm quero ter uma de qualidade de VERDADE, mas se eu fosse voce, ficava com uma recurva. Porque o problema numero um pra mim é confiabilidade. talvez uma recurva não seja tão forte quanto uma composta (mas posso estar redondamente enganado. não sou expert) (mas num quero leva flechada nem de arco de 20 libras!!) mas o que mais pesa é a simplicidade. quanto mais simples, melhor ainda mais pra civis como nós (digo, vc é civil né?). prefiria ter uma besta recurva cor de rosa da hello kitty que uma composta mega hyper pauzuda. (de novo, quem tem uma composta e sabe usar, otimo. eu na minha palermice era capaz de atira no proprio pé com ela)
Ir para o topo Ir para baixo
Furadan

Furadan


Mensagens : 878
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 28, 2012 5:50 pm

Também prezo pela rusticidade. Por qualquer imprevisto, a recurva seria a mais bem vinda.

Quando se trata de aventura, seu equipamento tem que ser pau pra toda hora, mesmo que sacrifique algumas "coisinhas".

Se bem que essa Excalibur derruba qualquer coisa das Américas, certo?
Ir para o topo Ir para baixo
Kenjy




Mensagens : 15
Data de inscrição : 20/03/2012

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 28, 2012 6:07 pm

Bom, eles dizem que derruba Furadan. Se eles tão mentindo, eles o fazem muito bem. apesar... me desculpa. pra caça sou muito leigo... o que temos de "grande" pra caçar aqui no país?
Ir para o topo Ir para baixo
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 28, 2012 6:44 pm

Kenjy escreveu:
Bom, eles dizem que derruba Furadan. Se eles tão mentindo, eles o fazem muito bem. apesar... me desculpa. pra caça sou muito leigo... o que temos de "grande" pra caçar aqui no país?

Na verdade de grande assim nada, e mesmo que nós tivéssemos não seria permitido caçar... Mais derruba qualquer coisa sim, tem um vídeo no youtube que o proprietário da Excalibur (quase certeza que é o proprietário) derruba um elefante com um tiro, lógico que ele demora pra cair, e é verdade já vi muitos fóruns comentando a caçada e muita gente reclamando do porque matar um animal tão grande!
Quanto as recurvas serem mais robustas eu também acho isso, e na verdade gosto do estilo simples delas, o grande problema mesmo é o tamanho das lâminas pelas medidas que achei ela desarmada, é maior que muitos arcos, se não me engano é 36" desarmada e 29,5" armada (modelo Equinox)
No mais a Excalibur é praticamente perfeita, tem o melhor gatilho do mercado, a precisão é 10, o acabamento é bom, o peso é baixo...


abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 28, 2012 6:53 pm

Galera, vocês conhecem marcas boas de bestas recurvas? To com uma dificuldade tremenda de encontrar diversidade nesse quesito.

Gosto muito das excalibur mas parecem bem grandes e muito mais forter do que eu preciso...
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Kenjy




Mensagens : 15
Data de inscrição : 20/03/2012

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 28, 2012 6:57 pm

Ah tá, imaginei mesmo.
É Sancho, foi oque o Furadan disse, algo precisa ser sacrificado... a equinox é grandona mesmo. o importante é o troço todo funcionar. A cara, recurva? vo te fala a mesma coisa que o pessoal aqui me disse: pega a microshock da velox. é uma besta bem compacta e é recurva.
Ir para o topo Ir para baixo
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 28, 2012 7:08 pm

SanchoVJR escreveu:
Galera, vocês conhecem marcas boas de bestas recurvas? To com uma dificuldade tremenda de encontrar diversidade nesse quesito.

Gosto muito das excalibur mas parecem bem grandes e muito mais forter do que eu preciso...

Cara, eu também dei uma procurada, de qualidade mesmo só achei na faixa de preço das Excalibur, e outra coisa, Bestas recurvas necessitam de um gatilho muito bem feito pois a força máxima acontece em full draw... Meu amigo comprou uma Ching Ling em Ponta Porã e eu fui fazer um teste, engatilhei ela e dei um tapa na coronha... ela disparo!
Acho que se você realmente quer uma recurva, compensa sim pegar uma Excalibur pois tem uns modelos mais fracos que embora sejam caros vão durar anos...
Ir para o topo Ir para baixo
Kenjy




Mensagens : 15
Data de inscrição : 20/03/2012

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 28, 2012 7:11 pm

É aquele esquema, se tem dinheiro pra torra, pega logo uma exscalibur de sua preferencia. pô, eu quero uma. se ta com o orçamento mais apertado vai de velox. e se vc for masoquista, pega uma chinesa e seja o que "nome de homem santo aqui" quiser. e conversa com o Cleber Medeiros, ele faz balestras artesanais. e tem recurvas. o preço do cara é bom (desculpa se falei algo proibido aqui pessoal)
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 28, 2012 7:32 pm

SanchoVJR escreveu:
Galera, vocês conhecem marcas boas de bestas recurvas? To com uma dificuldade tremenda de encontrar diversidade nesse quesito.

Gosto muito das excalibur mas parecem bem grandes e muito mais forter do que eu preciso...

Seja bem vindo, Sancho.

As balestras compostas estão na moda. Os fabricantes americanos todos os anos lançam uma nova coleção. As recurvas estão praticamente em extinção no mercado de balestras de caça. Não há muita diversidade. Alguns fabricantes ainda mantém alguns modelos recurvos: Tem a Excalibur, a Horton, e a Ten Point nos EUA. Tem um fabricante chinês, a Poe-Lang, que fabrica balestras de caça, e tem modelos recurvos. A Excalibur tem modelos menores e menos potentes, com cerca de 150 lbs.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 28, 2012 10:48 pm

Lincoln escreveu:

Seja bem vindo, Sancho.

As balestras compostas estão na moda. Os fabricantes americanos todos os anos lançam uma nova coleção. As recurvas estão praticamente em extinção no mercado de balestras de caça. Não há muita diversidade. Alguns fabricantes ainda mantém alguns modelos recurvos: Tem a Excalibur, a Horton, e a Ten Point nos EUA. Tem um fabricante chinês, a Poe-Lang, que fabrica balestras de caça, e tem modelos recurvos. A Excalibur tem modelos menores e menos potentes, com cerca de 150 lbs.

Taiwan
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

São 21 modelos descritos no site da empresa.
8 composta, 7 recurva, 6 pistola.
Mas pelo que vi a diferença entre a maioria dos modelos são os assessórios.

Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 28, 2012 11:12 pm

A principal vantagem das compostas é tamanho menor. O arco das recurvas é realmente enorme, embora a coronha seja do mesmo tamanho. Para muita gente o tamanho do equipamento causa um efeito psicológico negativo. O cara pensa: "Como vou entrar no mato fechado do Brasil com um trambolho desse tamanho?" Como por aqui não se tem experiência em caça, muito menos caça com arco e balestra, a gente precisa escolher os equipamentos baseando-se puramente nos nossos preconceitos. Pra mim o tamanho do arco não importa muito, mas pra outros é o principal fator. Eu me preocupo mais com o peso, prefiro equipamentos mais leves, e as balestras recurvas são mais leves. Eu me baseio nos relatos que leio sobre caça no sul dos EUA, onde a mata é tão fechada quanto a nossa. O pessoal lá caça com longbow de 68". É uma questão de costume com o equipamento. Vendo as fotos, apesar de perceber a diferença no tamanho dos arcos, eu não enxergo dificuldade alguma de manejar uma balestra recurva.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSex Set 28, 2012 11:33 pm

Ai pessoal para apimentar a discussão entre recurvo e composto eu achei este relado de um caçador:

Both bows you are considering are excellent and probably the cream of the crop. I seriously looked at both before I purchased an Excalibur and have never been sorry.

The width "problem" for me has turned out to be a no problem whatsoever. I admit that the first time carrying it into the woods felt pretty odd, but then, I also recall the first time I carried a compound bow into the woods how odd it felt. I have to say that carrying that bow to the woods now seems so natural and normal and the width simply is not a factor.

For instance, consider when you trim out a tree for your treestand. You must clear limbs so that the top of your compound doesn't hit a limb and the same for the bottom. Trimming the bottom is the same; you just do not have to. The only time I could see it being a factor is if you got a shot directly behind you. However, I did that this year (not directly behind but well behind me) and there was no problem.

Lifting the bow to the stand has also been no problem as not once have I got the limbs caught in a branch. Lowering the same. Carrying the bow to the woods is very simple. I carry the bow so that the limbs are vertical rather than horizontal. Some even carry the crossbow with the butt on the shoulder and hanging onto the limbs.

Weight can be a factor and that is one thing that has kept my wife from shooting so far.

Ten Point has the very best cranking mechanism on the market in my opinion. That does not say that Excalibur's crank is bad becasue it is not. The Excalibur crank is excellent but it should be removed to shoot although not everyone does this. I have also shot the bow with the crank attached and have no problem with it, but you do notice it.

As stated, your choices are of two excellent bows. I consider the Excalibur to be the best on the market but that does not mean Ten Point is inferior by any means because they have an excellent bow. Shoot both and consider all the factors and then make your choice.




Bom é como o Lincoln falou, e o relato do caçador acima pareceu semelhante ao relato do Lincoln, pelo menos o que eu entendi foi isso, rsrsrs...
Ir para o topo Ir para baixo
Kenjy




Mensagens : 15
Data de inscrição : 20/03/2012

Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitimeSáb Set 29, 2012 1:54 am

É Jean, em miudos o que ele disse é realmente: preferencia. então escolha a sua favorita e vá se divertir.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?   Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Discussão sobre Balestras: Compostas ou Recurvas?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Balestras compostas
» bestas recurvas
» alguem ai sabe um video da horton fury atirando a mais de 50 metros?
» Balestra Profissional MK150A4BC Olimpic Super Luxo 150 Lbs - Dúvidas!
» Dúvida sobre balestras

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: