ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Envio de arco da Alternative

Ir para baixo 
+16
TRC
bigspin
Andrius Louis
v.b.-s.j.r.preto
rubensrw
marcelocasanova
souzafms
BESTsports
Alexandre Ocdy
miojox
Rafael_Votorantim
Lincoln
quark
EVC
rfarj
isdruviz
20 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
isdruviz




Mensagens : 76
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 31
Localização : Votuporanga-SP

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeSáb Nov 24, 2012 8:07 pm

Olá amigos,
Finalizei uma compra na loja Alternative agora mesmo, e optei pelo frete Royal Mail Airsure(fiz em dois pedidos: riser em um e laminas+mira+rest em outro) e gostaria de saber de quem ja usou esse metodo se o rastreio dele funciona após a chegada do item no brasil,e também se as chances de ser taxado são altas,e o quanto demorou nos vossos casos(diz de 3 a 8 dias uteis,mas acredito que se for taxado demore mais,certo?)
Só para constar,comprei um riser Sebastien Flute Premium e laminas Sebastien Flute Carbon Premium,com mira sebastien flute axion e rest dos hoyt de plastico baratinhos.
Agradeço desde já a ajuda dos amigos.
Caso tenha postado no lugar errado,me desculpe,e, por favor, mova o topico para o lugar certo =).
Ir para o topo Ir para baixo
rfarj

rfarj


Mensagens : 1174
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 45
Localização : Juiz de Fora - MG

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeSáb Nov 24, 2012 8:39 pm

isdruviz escreveu:
Olá amigos,
Finalizei uma compra na loja Alternative agora mesmo, e optei pelo frete Royal Mail Airsure(fiz em dois pedidos: riser em um e laminas+mira+rest em outro) e gostaria de saber de quem ja usou esse metodo se o rastreio dele funciona após a chegada do item no brasil,e também se as chances de ser taxado são altas,e o quanto demorou nos vossos casos(diz de 3 a 8 dias uteis,mas acredito que se for taxado demore mais,certo?)
Só para constar,comprei um riser Sebastien Flute Premium e laminas Sebastien Flute Carbon Premium,com mira sebastien flute axion e rest dos hoyt de plastico baratinhos.
Agradeço desde já a ajuda dos amigos.
Caso tenha postado no lugar errado,me desculpe,e, por favor, mova o topico para o lugar certo =).


esta sua compra e bem provável ser taxada uma vez que tanto riser quanto laminas SF na alternative estão acima de 50 doletas. sobre o envio o que esta no site e para inglaterra, compra internacional pela alternative e no mínimo 15 dias(pelo menos todas minhas nunca foi abaixo disso), porem ja tive compra que demorou 6 meses para chegar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.crieeative.com.br
isdruviz




Mensagens : 76
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 31
Localização : Votuporanga-SP

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeSáb Nov 24, 2012 8:49 pm

Eita cara 6 meses?
Mas isso por que não tinham em estoque ou a demora foi realmente do serviço de entrega(correio britanico+correio brasileiro)?
Queria receber meus equipamentos pelo menos até o natal ^^
E po,se for 15 dias ta de boa,acaba caindo no que falam no site(8 dias uteis é quase duas semanas ^^)
Muito obrigado por responder rfarj =)
Ir para o topo Ir para baixo
rfarj

rfarj


Mensagens : 1174
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 45
Localização : Juiz de Fora - MG

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeSáb Nov 24, 2012 10:27 pm

isdruviz escreveu:
Eita cara 6 meses?
Mas isso por que não tinham em estoque ou a demora foi realmente do serviço de entrega(correio britanico+correio brasileiro)?
Queria receber meus equipamentos pelo menos até o natal ^^
E po,se for 15 dias ta de boa,acaba caindo no que falam no site(8 dias uteis é quase duas semanas ^^)
Muito obrigado por responder rfarj =)

como falei, no site e entrega local no UK, internacional demora sim(correio e fiscalização RF), tenho 2 encomenda com eles para chegar saiu dia 6/11/12 e ate o momento nada, eu também gostaria de receber ate antes do natal =]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.crieeative.com.br
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeDom Nov 25, 2012 7:53 am

isdruviz escreveu:
Eita cara 6 meses?
Mas isso por que não tinham em estoque ou a demora foi realmente do serviço de entrega(correio britanico+correio brasileiro)?
Queria receber meus equipamentos pelo menos até o natal ^^
E po,se for 15 dias ta de boa,acaba caindo no que falam no site(8 dias uteis é quase duas semanas ^^)
Muito obrigado por responder rfarj =)

Uma vez despachado pela Alternative (os risers eles têm em estoque, portanto devem despachar amanhã, as lâminas demoram até dez dias úteis, portanto só daqui a umas duas semenas que despacham) demora dois ou três dias para chegar ao Brasil e só Deus sabe quanto para ser inspecionado pelos fiscais da Receita Federal. Uma vez que eles liberem, normalmente os Correios entregam em alguns dias. Nessa época de natal tende a demorar nas duas etapas (inspeção e entrega). Você provavelmente só vai receber as coisas em janeiro. E reserve um pouco do décimo terceiro para os impostos.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
quark

quark


Mensagens : 160
Data de inscrição : 27/05/2012
Idade : 42
Localização : Cuiabá - MT

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeDom Nov 25, 2012 10:53 am

Tambem estou com um riser pra chegar da alternativess.. comprei dia 20/11..
mas ja estou acostumado a esperar por coisas importadas, é um bom exercicio de paciencia... huahuahuauha
Smile
Ir para o topo Ir para baixo
isdruviz




Mensagens : 76
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 31
Localização : Votuporanga-SP

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeDom Nov 25, 2012 1:10 pm

EVC escreveu:


Uma vez despachado pela Alternative (os risers eles têm em estoque, portanto devem despachar amanhã, as lâminas demoram até dez dias úteis, portanto só daqui a umas duas semenas que despacham) demora dois ou três dias para chegar ao Brasil e só Deus sabe quanto para ser inspecionado pelos fiscais da Receita Federal. Uma vez que eles liberem, normalmente os Correios entregam em alguns dias. Nessa época de natal tende a demorar nas duas etapas (inspeção e entrega). Você provavelmente só vai receber as coisas em janeiro. E reserve um pouco do décimo terceiro para os impostos.

Abs.
É isso ja estou fazendo, mas pela qualidade do equipamento vale a pena. E pô,só janeiro? Essa receita federal quebra agnt né.
Esse envio equivale ao Priority da USPS né? Se for,realmente é um mês,ja tive canivetes vindos dos EUA taxados e foi um longo mês de espera,sendo 3 semanas desse mês na RF sendo inspecionado e taxado =/.
Mas é isso ae, agora é esperar ansiosamente pelo equipamento.
Muito obrigado pelos comentarios.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeDom Nov 25, 2012 1:26 pm

Um conselho procês. Nunca, jamais, façam compras no exterior com esperança de não serem taxado. O normal é que sejam os cobrados impostos, então não tem porque sonhar com a isenção. Não tenham medo de serem taxados, tenham coragem de colocar os impostos no orçamento.
Ir para o topo Ir para baixo
isdruviz




Mensagens : 76
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 31
Localização : Votuporanga-SP

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeDom Nov 25, 2012 9:04 pm

Lincoln escreveu:
Um conselho procês. Nunca, jamais, façam compras no exterior com esperança de não serem taxado. O normal é que sejam os cobrados impostos, então não tem porque sonhar com a isenção. Não tenham medo de serem taxados, tenham coragem de colocar os impostos no orçamento.
Verdade Lincoln, tem q se preparar($$) pra ser taxado, mas ficar na esperança de não ser e poder usar a grana que seria pros impostos em algo, mas sempre sabendo que as chances de ser taxado em produtos de alto valor são muito grandes,talves até maiores do que as chances de passar "livre" pela receita federal.
Mas,pelo menos para mim, o grande problema não é o imposto em si, mas o tempo q leva para eles taxarem e mandarem o produto pro destino final(nós). Se fosse mais rápido esse processo, nem ficaria na esperança de não ser taxado.
Vlws abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeDom Nov 25, 2012 9:15 pm

Se tem pressa escolha o envio por transportadora. Vale muito a pena quando a compra custa mais de 500 dolares. Menos do que esse valor só vale a pena para alguns estados.
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael_Votorantim

Rafael_Votorantim


Mensagens : 119
Data de inscrição : 24/10/2011
Idade : 41
Localização : Votorantim/Sp

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeSeg Nov 26, 2012 8:50 am

Bom dia isdruviz

minha encomenda na alternatives foi feita em 18/07/12 no valor de R$142,35, foi despachada em 24/10/12 e chegou aqui no dia 19/11/12

e junto com ela um papelzinho dizendo que eu teria que retirar no correio e pagar uma quantia de R$85,41 de impostos kkkk

mas outra que fiz de flechas foi no valor de R$256,00 no dia 06/11/12 e no dia 21/11/12 já estava aqui em mãos sem impostos

então tudo leva a crer que vai da sorte de ser taxado ou não
Ir para o topo Ir para baixo
rfarj

rfarj


Mensagens : 1174
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 45
Localização : Juiz de Fora - MG

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeSeg Nov 26, 2012 3:55 pm

rfarj escreveu:
isdruviz escreveu:
Eita cara 6 meses?
Mas isso por que não tinham em estoque ou a demora foi realmente do serviço de entrega(correio britanico+correio brasileiro)?
Queria receber meus equipamentos pelo menos até o natal ^^
E po,se for 15 dias ta de boa,acaba caindo no que falam no site(8 dias uteis é quase duas semanas ^^)
Muito obrigado por responder rfarj =)

como falei, no site e entrega local no UK, internacional demora sim(correio e fiscalização RF), tenho 2 encomenda com eles para chegar saiu dia 6/11/12 e ate o momento nada, eu também gostaria de receber ate antes do natal =]

para base de calculo, minha encomenda como citada acima havia sido enviada dia 6/11/12 acaba de chegar (26/11/12) levou 20 dias e não foi taxada valor da compra de $46,34.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.crieeative.com.br
isdruviz




Mensagens : 76
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 31
Localização : Votuporanga-SP

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeTer Nov 27, 2012 1:02 pm

Eita entao meu riser se der sorte de não ser taxado vai chegar la pelo dia 17, foi postado hoje ele.
To doidim pra receber meu arco e começar a dar uns tiros com ele *-*
Ir para o topo Ir para baixo
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeTer Nov 27, 2012 1:41 pm

isdruviz escreveu:
Eita entao meu riser se der sorte de não ser taxado vai chegar la pelo dia 17, foi postado hoje ele.
To doidim pra receber meu arco e começar a dar uns tiros com ele *-*

Isdruviz, a taxação só ocorre quando o item chega em território brasileiro.
Ir para o topo Ir para baixo
isdruviz




Mensagens : 76
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 31
Localização : Votuporanga-SP

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeTer Dez 11, 2012 11:32 am

Ae,já estão aqui no correio da minha cidade ambos os pacotes,chegaram hoje,ambos taxados =/
Agora é só eu ver qnd poderei retirar
O unico problema é que pedi as flechas e corda pela lancaster,por express mail,e esse ainda não chegou,ta na RFB ainda emitindo a nota de tributação(pois é,tive azar,em 3 pacotes os 3 taxados)
Vamos ver se semana que vem ja chega a corda e flechas pra eu poder dar uns tiros com meu novo arco *-*
Ir para o topo Ir para baixo
isdruviz




Mensagens : 76
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 31
Localização : Votuporanga-SP

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeQua Dez 12, 2012 10:35 am

Ae peguei meu equipamento *-*
Agora é esperar corda e flechas e começar a agrupar elas no alvo ^^
Quando estiver com tudo farei um review,comparando o arco com os arcos-escola com os quais atirei/atiro na arqueria.
E como ja exposto em um tópico aqui no forum,express mail não presta,ta demorando mais que o airsure,que é um envio priority.
E aproveitando,alguem tem algum video(pode ser em ingles) ensinando a instalar button?o arco vem com um,mas faço nen ideia de como instalar e ajustar
Agradeço a ajuda e atenção de todos
Vlw
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Ocdy

Alexandre Ocdy


Mensagens : 102
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 47
Localização : Ribeirão Preto

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: outro exemplo de compra   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeSeg Jan 07, 2013 2:42 pm

fiz uma compra na alternative dia 12/12/12 no valor de 46 dolares e recebi sem imposto no dia 26/12/12 . Apenas 14 dias... agora aguardo uma encomenda de uma mira no valor de 69,00 com frete despachada dia 20/12/12. Irei postar aqui assim que eu receber. Gostaria de saber quem comprou por standard royal (o mais barato) quantas vezes foi taxado e quantas vezes não... e de quais valores. Pelo que percebi no standard a probabilidade de ser taxado é menor (independente de ser mais que 50 dolares). vamos difundir as experiências. Farei uma série de compras na alternative e postarei aqui as atualizaçoes.
Ir para o topo Ir para baixo
rfarj

rfarj


Mensagens : 1174
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 45
Localização : Juiz de Fora - MG

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeSeg Jan 07, 2013 3:37 pm

Alexandre Ocdy escreveu:
fiz uma compra na alternative dia 12/12/12 no valor de 46 dolares e recebi sem imposto no dia 26/12/12 . Apenas 14 dias... agora aguardo uma encomenda de uma mira no valor de 69,00 com frete despachada dia 20/12/12. Irei postar aqui assim que eu receber. Gostaria de saber quem comprou por standard royal (o mais barato) quantas vezes foi taxado e quantas vezes não... e de quais valores. Pelo que percebi no standard a probabilidade de ser taxado é menor (independente de ser mais que 50 dolares). vamos difundir as experiências. Farei uma série de compras na alternative e postarei aqui as atualizaçoes.

sempre que compro na Alternative, uso o standard porem sempre valores abaixo de U$ 50,00 a compra sem contar o envio(pois o envio standard eles não discriminam na nota), e nunca fui taxado, graças a deus e ao Fiscal zarolho.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.crieeative.com.br
Alexandre Ocdy

Alexandre Ocdy


Mensagens : 102
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 47
Localização : Ribeirão Preto

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeSeg Jan 07, 2013 6:08 pm

RFARJ,

quantas encomendas você já fez? algum ítem grande vocÊ comprou já? algum que a caixa fosse maior? é que pretendo comprar um long rod.. custa menos que 50,00, mas não sei se pelo tamanho dá algum problema. Eu também sempre comprei coisas da china abaixo de 50,00 (uma vez dos EUA) e nunca fui taxado, mesmo o remetente não sendo pessoa física.

Se minha mira que paguei 69,00 for ou não taxada eu posto aqui pra servir de referência para outros arqueiros. A modalidade de standard entretanto só está disponível para valores abaixo de 80,00 e não muito pesados ou grandes.

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
BESTsports

BESTsports


Mensagens : 43
Data de inscrição : 21/05/2012
Localização : São Carlos-SP

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeSeg Jan 07, 2013 8:54 pm

Amigos,

Fiz uma compra na Alternative para entrega por Royal Mail Airsure. O tracking da Royal Mail parou em "entregue para o correio do Brasil". Alguém sabe se dá, e como fazer, para rastrear depois que chegou ao Brasil?

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bestsports.com.br
isdruviz




Mensagens : 76
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 31
Localização : Votuporanga-SP

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeSeg Jan 07, 2013 9:39 pm

Rastreia pelo site dos correios mesmo.
O meu demorou um pouco pra entrar no sistema dos correios(mais que os 2 dias uteis habituais),mas entrou.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeSeg Jan 07, 2013 10:07 pm

Alexandre Ocdy escreveu:
RFARJ,

quantas encomendas você já fez? algum ítem grande vocÊ comprou já? algum que a caixa fosse maior? é que pretendo comprar um long rod.. custa menos que 50,00, mas não sei se pelo tamanho dá algum problema. Eu também sempre comprei coisas da china abaixo de 50,00 (uma vez dos EUA) e nunca fui taxado, mesmo o remetente não sendo pessoa física.

Se minha mira que paguei 69,00 for ou não taxada eu posto aqui pra servir de referência para outros arqueiros. A modalidade de standard entretanto só está disponível para valores abaixo de 80,00 e não muito pesados ou grandes.

abraços

Já comprei long rods e tubos de flechas de alumínio e passaram sem taxação. Nâo é 100% garantido, principalmente se o valor for muito maior que $50 mas as chances são boas de passar direto. Em todo caso, prepare-se para pagar o imposto e se passar batido, bebemore.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Ocdy

Alexandre Ocdy


Mensagens : 102
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 47
Localização : Ribeirão Preto

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeTer Jan 08, 2013 12:27 am

Já comprei long rods e tubos de flechas de alumínio e passaram sem taxação. Nâo é 100% garantido, principalmente se o valor for muito maior que $50 mas as chances são boas de passar direto. Em todo caso, prepare-se para pagar o imposto e se passar batido, bebemore.[/quote]

E qual modalidade de frete?
Ir para o topo Ir para baixo
souzafms

souzafms


Mensagens : 19
Data de inscrição : 10/12/2012
Idade : 35
Localização : Florianópolis

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeTer Jan 08, 2013 1:09 am

Mandei um email pra Alternativess essa semana perguntando se eles não despachavam com nome de pessoa física, pois dai é certo (seguindo a regra de importação) não ser taxado, mas eles disseram que não tem como e que vem um papel colado na caixa com o logo da Alternativess e os valores corretos.

Se não me engano a DX faz esse negócio de mandar como pessoa física.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitimeTer Jan 08, 2013 6:25 am

Alexandre Ocdy escreveu:
E qual modalidade de frete?

A mais simples e barata (Royal Mail Standard). Para coisas um pouco mais caras eles já colocam o Airsure. Demora tipicamente entre duas e quatro semanas, raramente mais que isso.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Envio de arco da Alternative Empty
MensagemAssunto: Re: Envio de arco da Alternative   Envio de arco da Alternative Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Envio de arco da Alternative
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Loja Alternative
» Dúvida envio de arco pelos correios
» Encordoador de arco recurvo no Ebay - item + envio por 18 dólares
» Peep Sight Mira Arco Composto ( duas opções de abertura) + Brinde - Envio Free Por Cr
» Compra na alternative

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: