ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Flecha para desarmar balestra

Ir para baixo 
+7
Fly
marcelocasanova
tallyst
fernandorizzi
RodrigoM
mfbruno
SujoO
11 participantes
AutorMensagem
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Flecha para desarmar balestra Empty
MensagemAssunto: Flecha para desarmar balestra   Flecha para desarmar balestra Icon_minitimeTer Abr 02, 2013 10:10 pm

Como não sou balestreiro competente, gostaria da opinião de quem entende de balestra. Os palpiteiros de plantão por favor se abstenham.

Confeccionei em alumínio maciço com 9,5 mm de diâmetro, comprimento de 20#. A seta normal que uso pesa 412 grains, 8,5 mm de diâmetro e comprimento de 20# . Esta ficou com 860 grains.

Por ser mais pesada e mais grossa poderá gerar problemas?

Com ela posso disparar diretamente no chão, sem pedras é claro, reutilizando ela indefinidamente.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
mfbruno

mfbruno


Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 33

Flecha para desarmar balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha para desarmar balestra   Flecha para desarmar balestra Icon_minitimeTer Abr 02, 2013 10:40 pm

Boa ideia, você já procurou algo sobre isso na internet?
Sempre pensei em uma forma de desarmar a balestra, mesmo nunca precisando.
Faço de suas dúvidas as minhas também.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
RodrigoM

RodrigoM


Mensagens : 99
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 35
Localização : Rio Grande do Sul

Flecha para desarmar balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha para desarmar balestra   Flecha para desarmar balestra Icon_minitimeQua Abr 03, 2013 1:19 am

A ideia eh boa, na minha pequena experiencia acho q nao tem problemas nao. mais espera vir alguem mais experiente ai .
Ir para o topo Ir para baixo
fernandorizzi

fernandorizzi


Mensagens : 627
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 38
Localização : Bagé - RS

Flecha para desarmar balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha para desarmar balestra   Flecha para desarmar balestra Icon_minitimeQua Abr 03, 2013 8:23 am

Achei boa ideia Sujo0, Quando eu tinha uma Jaguar .. eu segurava a corda com as 2 mãos e disparava o gatilho com o dedão .....mass era uma jaguar né .... nao sei se eh seguro no teu caso ...

Abço !
Ir para o topo Ir para baixo
tallyst

tallyst


Mensagens : 1429
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 37
Localização : Pirassununga\SP

Flecha para desarmar balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha para desarmar balestra   Flecha para desarmar balestra Icon_minitimeQua Abr 03, 2013 8:39 am

estes dias estava pensando nisto, como desarma a balestra sem disparar
Ir para o topo Ir para baixo
marcelocasanova




Mensagens : 896
Data de inscrição : 02/07/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra

Flecha para desarmar balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha para desarmar balestra   Flecha para desarmar balestra Icon_minitimeQua Abr 03, 2013 9:02 am

Eu ACHO que deve funcionar sim afinal de contas ela vai fazer o trabalho dos braços.
Mas me veio algumas duvidas que repasso a vc pra ter cuidado no momento do teste:
1 - no momento de soltar, ela está "solta" no trilho, portanto com um movimento repentino ela pode "variar" e sair do trilho e dar -_-.
2 - a tensão no corpo dela será que mesmo sendo maciço, ela nao pode entortar? isso tb se torna perigoso.
3 - não tente desarmar com rapidez, creio que seja perigoso.
4 - agora é troll: pra que pena? hehehehehe

Tenha bastante cuidado com isso mas acho que vai dar certo sim.. a ideia, pelo menos é boa.
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Flecha para desarmar balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha para desarmar balestra   Flecha para desarmar balestra Icon_minitimeQua Abr 03, 2013 11:27 am

marcelocasanova escreveu:
Eu ACHO que deve funcionar sim afinal de contas ela vai fazer o trabalho dos braços.
Mas me veio algumas duvidas que repasso a vc pra ter cuidado no momento do teste:
1 - no momento de soltar, ela está "solta" no trilho, portanto com um movimento repentino ela pode "variar" e sair do trilho e dar -_-.
2 - a tensão no corpo dela será que mesmo sendo maciço, ela nao pode entortar? isso tb se torna perigoso.
3 - não tente desarmar com rapidez, creio que seja perigoso.
4 - agora é troll: pra que pena? hehehehehe

Tenha bastante cuidado com isso mas acho que vai dar certo sim.. a ideia, pelo menos é boa.

Segurar 175# de supetão não é fácil. Mas se alguém acionar o gatilho e outro segurar dá certo. Já fiz isso e seguro o tranco na boa. O problema de fazer isso na Barnett Penetrator é que o sistema de segurança trava se manter a corda puxada até o final. então não posso exercer pressão maior que a corda, se fizer isso acabo travando ela e não dispara. Mas sozinho, segurar com uma mão e acionar o gatilho com a outra acho impraticável.
As penas servem pra ajudar manter ela alinhada no trilho. E por ela se de diâmetro maior que o original, o prendedor da flecha mantém ela mais firme no trilho que uma normal. (essas vanes são reaproveitadas, retirei de uma flecha que foi na parede.
Quanto ao risco de entortar será apenas em relação a flecha, pois dispararei no chão, longe de mim.
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Flecha para desarmar balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha para desarmar balestra   Flecha para desarmar balestra Icon_minitimeQua Abr 03, 2013 12:44 pm

Sempre pensei nesta dificuldade das bestas: armou tem que atirar, se não atirar no objetivo tem que desarmar atirando.

Os americanos, já que lá tem um uso bem maior de bestas, ainda não desenvolveram nada pra desarmar sem ter que disparar com uma seta?

abcs

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
BlackEagleBR

BlackEagleBR


Mensagens : 395
Data de inscrição : 08/10/2012
Idade : 37
Localização : Petrópolis/RJ

Flecha para desarmar balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha para desarmar balestra   Flecha para desarmar balestra Icon_minitimeQua Abr 03, 2013 1:17 pm

Interessante a idéia, porém acho que ela esbarra em 2 problemas:
- Ficar solta no trilho, podendo dar dry-fire caso saia...
- Por ser maciça a chance de ter dano no material (flecha) é maior...além de continuar com o problema de ser uma flecha de alumínio sendo disparada...

Uma opção que achei bem interessante é essa:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A maior vantagem dela é ser biodegradável, então, caso atire e entre na terra e não consiga mais achá=la, não tem neura Wink
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Flecha para desarmar balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha para desarmar balestra   Flecha para desarmar balestra Icon_minitimeQua Abr 03, 2013 1:28 pm

BlackEagleBR escreveu:
Interessante a idéia, porém acho que ela esbarra em 2 problemas:
- Ficar solta no trilho, podendo dar dry-fire caso saia...
- Por ser maciça a chance de ter dano no material (flecha) é maior...além de continuar com o problema de ser uma flecha de alumínio sendo disparada...

Uma opção que achei bem interessante é essa:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A maior vantagem dela é ser biodegradável, então, caso atire e entre na terra e não consiga mais achá=la, não tem neura Wink

Ela não fica solta, por isso coloquei as vanes e ainda tem a pecinha que mantém ela presa. Eu fiz o Moon Nock. Só desbastei com lima redonda. ela fica mais firme que a flecha normal.
Ir para o topo Ir para baixo
mfbruno

mfbruno


Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 33

Flecha para desarmar balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha para desarmar balestra   Flecha para desarmar balestra Icon_minitimeQua Abr 03, 2013 5:22 pm

Ela é a mesma coisa que uma flecha normal, certo?
Então observando os comentários e pensando sobre o assunto, creio que não há problema algum.
Se a seta cabe no trilho, vai até o final, é obvio que vai ficar presa sem nem precisar das vanes.
Mas ainda tem as vanes, ou seja, ela está fixa, não solta. Não haverá risco algum de Dry Fire.

Por ser maciça, ela perde toda a flexibilidade e não deve ter, obviamente, um spine adequado, o que a leva quebrar fácil igual uma de fibra de vidro.
Porém atirar em locais macios com ela vai prolongar a vida útil.

Resumindo: Sem Dry Fire, sem estourar na sua mão, ta tranquilo. Mantenha sempre uma inspeção visual na seta e evite atirar caso ela se trinque.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
BELLO BSB

BELLO BSB


Mensagens : 451
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 54
Localização : BRASILIA

Flecha para desarmar balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha para desarmar balestra   Flecha para desarmar balestra Icon_minitimeSex Abr 05, 2013 1:39 pm

[quote="SujoO"]Como não sou balestreiro competente, gostaria da opinião de quem entende de balestra. Os palpiteiros de plantão por favor se abstenham.

Confeccionei em alumínio maciço com 9,5 mm de diâmetro, comprimento de 20#. A seta normal que uso pesa 412 grains, 8,5 mm de diâmetro e comprimento de 20# . Esta ficou com 860 grains.

Por ser mais pesada e mais grossa poderá gerar problemas?

Com ela posso disparar diretamente no chão, sem pedras é claro, reutilizando ela indefinidamente.

Há muito tempo faço isso porem preparei uma flecha de carbono com uma de fibra de vidro por dentro, usei araldite 24 horas para unilas, na frente um nock flat sem ponta, ai fiz uma de 16 pol, uma 18, outra de 20 e 22 pol, para todas as balestras já dei mais de 500 tiros com elas para desarmar e estao perfeitas, não arranham o trilho e são leves, média de 425 greins...

Eu particularmento achei que essa de aluminio alem de pesada demais ( o que pode forçar a balestra ) ainda pode marcar o trilho e empenar com o tempo...Mas de toda forma é uma boa ideia, fiz isso tambem no inicio, na minha RC300 da Barnett, umas das primeiras balestras que tive a muitos anos atrás..Ainda a pouco tempo tinha ela na traia, veja a veinha ai...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Flecha para desarmar balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha para desarmar balestra   Flecha para desarmar balestra Icon_minitimeSex Abr 05, 2013 2:18 pm

Cara, esse é o problema da tecnologia, no meu caso ( Besta medieval ), eu apenas retiro a corda do gatilho de jeito simples, sem disparar, já no caso de vocês, que utilizam bestas com gatilhos mais inovadores, já não sei.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
jorgegalatas

jorgegalatas


Mensagens : 309
Data de inscrição : 13/09/2012
Idade : 45
Localização : Brasília

Flecha para desarmar balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha para desarmar balestra   Flecha para desarmar balestra Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 8:37 pm

boconcelob escreveu:
Cara, esse é o problema da tecnologia, no meu caso ( Besta medieval ), eu apenas retiro a corda do gatilho de jeito simples, sem disparar, já no caso de vocês, que utilizam bestas com gatilhos mais inovadores, já não sei.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Kkkkkkkkkkkkkkk aí sim kkkkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Flecha para desarmar balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha para desarmar balestra   Flecha para desarmar balestra Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Flecha para desarmar balestra
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Flecha para pesca: Nenhuma presta?
» cera lubrificante para balestra e tempo certo para trocar as penas
» desarmar balestra sem disparar
» É POSSÍVEL DESARMAR A BALESTRA?
» Pesca com balestra - Flecha para pesca

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: