ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Montando Flechas de Madeira

Ir para baixo 
+7
Anauac
GiovannyS10
Lyke21
manoel pedro farinha
rubensrw
glaucosamaral
Bruno Garcia
11 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeSáb Abr 06, 2013 9:48 pm

Olá galera, depois de muito pesquisar, resolvi me arriscar na arte de montar flechas de madeira. E o resultado foi muito satisfatório, é um processo bastante agradável, e a longo prazo dá pra economizar alguns $$$$.
Então resolvi criar esse tópico pra dividir com vocês um pouco de conhecimento. O processo não é complicado, mas pra quem está começando podem surgir algumas dúvidas aqui, outras ali, espero que ajude alguns.
Aqueles mais experientes que quiserem contribuir também, fiquem a vontade.

Alguns podem se perguntar, "Por que madeira?". Essa é uma escolha pessoal. A madeira está longe de ser tão exata, precisa ou reta quanto alumínio ou carbono. Mas para alguns apaixonados como eu, não existe alumínio ou carbono que se comparem ao prazer de se atirar com uma flecha de madeira.

1ª parte: Escolha do Spine[b]

Como toda flecha, independente do material, todo o processo começa em um ponto: a determinação do spine. As hastes de madeira são numeradas em Libras: ou seja, shafts 50-55#, 65/70# e por aí vai. Quanto maior, mais dura. Porém, não basta simplesmente saber a potencia do arco e comprá-las. É necessário saber o spine dinâmico. Existem várias tabelas espalhadas por aí tentando chegar a um acordo. Aqui, vou me reter a duas formas para simplificar:

1º método: utilização desse programa [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] desenvolvido por Stu Miller. Possui um manual auto explicativo.
Mais detalhes nesse tópico:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

2 método: utilizando a seguinte fórmula, que é ensinada pela RD arqueiria, e que peguei aqui no fórum com o membro Rubens, no seguinte tópico (todos os créditos a eles):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A fórmula é a seguinte, começando com a potência do arco a 28''.
considerando o tipo de arco:
Primitivo self bow -5 a -7#
Long Bow Reflex Deflex +2#
Recurvo +4#
Reforco de Fibra de Vidro +4#
Reforco de fibra de Carbono +3#
Qualidade do Arco de -5 a +5
Bow Quiver -2 a -4#
Corda Fast Flight +5#
Puff silenciador/abafadr de vibracao -1#

Considerando a Puxada
Potencia do arco dividido por 20 multiplicado por (Diferenca entre puxada e 28)
Exemplo 45/20 * (29-28) = 2,25 * 1 = +2,25#

Considerando a Flecha:
Difrenca entre tamanho da flecha e 28 multiplicado por 3 (obs: o tamanho da flecha deve ser calculado a partir do ponto em que a corda encontra a fenda do nock até o ponto em que a ponta começa).
Exemplo (30 - 28) * 3 = 2 * 3 = +6#

Peso da ponta, a base é 125, e diminui 4# para cada 25 gr abaixo disso

No fim, tem-se um valor de spine, que aproxima-se muito do spine dinâmico requerido.

2ª parte: Escolha da Shaft[b]

Chegando ao spine necessário, por um dos métodos acima, é hora de comprar as shafts.
Existem vários locais em que isso pode ser feito. Aqui no Brasil, recomendo fortemente a RD arqueria.
As shafts são divididas pelo tipo de madeira, spine e diâmetro. O diâmetro na maioria das vezes, é 5/16'' ou 11/32'' (fração de polegada). Eu prefiro escolher o menor diâmetro que possua o spine que preciso (geralmente 11/32'').
Quanto a madeira, ficamos refém da disponibilidade e do custo de cada uma. As mais fáceis de serem encontradas são o POC ou Spruce.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por Bruno Garcia em Ter Abr 09, 2013 11:03 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeSáb Abr 06, 2013 9:49 pm

Segue um breve resumo das principais características das madeiras mais utilizadas. (bem básico mesmo).

Port Orford Cedar (POC)

Peso leve a moderado
Não muito durável
Fibras bem paralelas
Pega bem o stain
Fácil de retificar

Douglas Fir

Pesada
Durabilidade moderada
Muitas fibras, menos paralelas
Absorve bem o stain
Difícil de retificar

Maple

Pesada
Bem durável
Fibras retas
Absorve mal o stain
Difícil de retificar

Ash


Pesada
Bem durável
Fibras não muito retas
Absorve mal o stain
Difícil de retifiicar

Yellow Cedar

Peso moderado a alto
Bem durável
Fibras retas
Absorve bem o stain
Fácil retificar

Chundoo

Peso moderado a alto
Durabilidade moderada
Fibras retas
Absorve bem o stain
Fácil de retificar

Laminated Cedar or Pine

Pesadas
Muito duráveis
Fibras retas
Absorve bem o stain
Difícil de retificar

3ª parte: Preparando as Shafts

Com as shafts em mãos, é hora de começar o trabalho. A maioria delas vem praticamente retas de fábrica, como pode ser observado:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se for necessário a primeira retificação deve ser feita agora. O método que eu gosto de utilizar é bem caseiro, tudo que você precisa é algo parecido com isso:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Esquente a parte torta no calor de uma chama (fogão serve), e com ela apoiada numa superfície, passe esse aro na "barriga" da parte torta, fazendo movimentos de vai e vem. Com a prática, você perceberá qual a força e a velocidade que deve ser feita para isso. [b]Comece devagar para evitar problemas!


3ª parte: Staining

Com as hastes relativamente retas, é hora de impermeabilizá-las. Uma grande quantidade de produtos pode ser usada, desde Stains, seladores, vernizes e etc. Só evite usar produtos muito pesados.
Eu usei o seguinte:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Stain cor Mogno

Você pode passar usando restos de panos e estopas, pinceis, ou com um DIP TUBE, que eu fiz e utilizei:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Independente do método, é importante não usar excesso de material. Use o mínimo possível para obter o isolamento.
Eu utilizei 3 demões. Entre cada uma, dei um intervalo de 12 horas. Na última, esperei 1 semana para voltar a trabalhar. Em geral não é necessário esperar tanto, seca muuuito rápido, mas eu estava sem pressa Very Happy

Deixe secando na vertical:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Após cada demão, passe uma esponja de aço na haste para tirar o excesso e tirar as fibras de madeira que sobem com o produto. Com cuidado, não vai danificar. No fim, pode ser necessário retificá-las de novo, conforme falado acima.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Hastes prontas

4ª parte: Pontas e Nocks [b]

Com as hastes prontas, é hora de cortá-las e “apontar” pra colocar as pontas e nocks.
A maioria das hastes vem de fábrica com 32’’ ou 33’’, e é preciso cortá-las. Tenha em mente que hastes maiores são mais moles, e menores mais duras (confira novamente os cálculos de spine na parte 1). Eu cortei minhas hastes em 30 e ½’’.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Com as hastes cortadas, é hora de preparar o local das pontas e dos nocks. O primeiro passo é observar os veios da madeira, como na foto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Com a haste pronta, eles devem ficar perpendicular ao riser, portanto tenha em mente isso antes te instalar os nocks.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Outro ponto importante é determinar a parte que deve ficar em cima e em baixo. É apenas uma medida de segurança, caso por algum motivo a flecha quebre, não atingir sua mão:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Sabendo agora qual parte vai pra cima, pra baixo, prum lado e pro outro, agora sim, é hora de apontar. Pra isso, existem várias ferramentas, a mais fácil é o que eu chamo de “apontador de flechas”. Eles devem ser comprados pelo diâmetro da shaft.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Observe que há duas entradas. Uma serve pra ponta, outra para o nock. Tenha cuidado de não errar. Veja a diferença na haste pronta:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Com tudo colado, é hora de colar. O nock eu colo com super bonder mesmo. (lembre-se mais uma vez de observar o sentido de crescimento dos veios pra colar). A ponta eu usei cola quente, tirando o excesso com as unhas. Depois se precisar tirar por algum motivo, é só aquecer.[b]


Última edição por Bruno Garcia em Qua Abr 10, 2013 11:24 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeSáb Abr 06, 2013 9:49 pm

5ª parte: Penas [b]

Está chegando ao fim. Hora de colar as penas. Antes de mais nada, um breve comentário sobre a escolha das penas. Habitualmente usam-se três, com a guia voltada para fora. O formato da pena não importa: tanto shield quanto parabolic, é meramente estético.
Tampouco importa qual asa são retiradas. Mas há algo importante: SEMPRE use penas de uma mesma asa!
Quanto ao tamanho, penas maiores estabilizam a flecha mais rápido, porem diminuem sua velocidade e sofrem mais atrito com o ar. As menores são o inverso.
Resumindo: essas escolhas são pessoais!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Escolhidas as penas, vamos colá-las. Pra isso não tem escapatória: Tem que usar um jig, caso queira um trabalho bem feito:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pronto! As flechas estão prontas! Falta agora só a última etapa: ajuste fino

Final: ajuste [b]

Mesmo tendo feito todos os cálculos de spine, a certeza que você terá uma boa flecha só virá atirando. Pra isso, recomendo o teste “bareshaft tunning”
Recomendo que de uma dúzia de shafts, separe uma flecha em que não colocará penas.
Segue o tópico do Lincoln exemplificando esses ajustes:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se seguiu todos os conselhos sobre o spine, a maioria dos ajustes poderá ser feito apenas mexendo no brace height.

Agora sim, flechas prontas, calibradas!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Espero que tenham gostado. Tentei juntar o que eu sabia, espero que possa ajudar alguém que ainda tem alguma dúvida. Com certeza algum detalhe ficou faltando, aos poucos concerto.
Críticas e sugestões são muito bem vindas! Se precisarem de alguma coisa, sintam-se livres para entrar em contato comigo por PM.

Grande Abraço a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
glaucosamaral

glaucosamaral


Mensagens : 258
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 30
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeSáb Abr 06, 2013 10:03 pm

Cara simplesmente demais! Muito show o tutorial! colei as vanes das minhas três primeiras flechas sem jig ficaram disparáveis mas longe de boas! Very Happy Mas nas próximas comprarei um jig, pra fazer tudo bunitinhu!
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeSáb Abr 06, 2013 10:32 pm

Muito bom o Topico, bem completo mesmo...

So complementando a questao do corte da haste.
A medida para efeito de calculo deve ser feita do ponto onde a corda encaixa no Nock ate o inicio da pontas, onde a haste começa a embutir na ponta.
Porisso eu primeiro colo o nock ai sim meco e corto, em geral a haste 11/32 embute 1 1/8 na ponta, entao se voce quer uma flecha com 30", deve medir a partir do ponto de encaixa da corda 31 1/8"
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeDom Abr 07, 2013 8:00 pm

Pois é, o jig ajuda muito a manter elas uniformes, o que leva a tiros mais uniformes também.

Obrigado pelo toque Rubens, realmente esse detalhe passou batido enquanto estava fazendo. Depois com mais calma vou acrescentar.
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeTer Abr 09, 2013 7:14 pm

amigo BRUNO.....P A R A B E N S...muito bem esplicado...sem duvida bruno deve ser um
trabalho prazeiroso!!!!!!!...eu to preparando o gabarito de medir spine/a maquina para
pintar as flechas/o diper eu ja fiz/ta faltando a maquina pra fazer as hastes de madeira...
mas ja tenho ela nos planos/inclusive bruno esse produto osmocolor da montana, nos nao
temos por aqui...tive que pedir ao amigo de sao paulo,e ele me enviou, so que pedi na cor
natural.....as flechas do amigo RUBENS...tambem sao de primeira!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Lyke21

Lyke21


Mensagens : 134
Data de inscrição : 09/01/2012
Idade : 25
Localização : Mogi Das Cruzes - SP

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeTer Abr 09, 2013 8:26 pm

Olá,
Muito legal!Parabéns por sua iniciativa, eu pretendo comprar os componentes na RDArqueria(hastes,nock,pontas e penas) mas vou aproveitar esse tópico para tentar sanar algumas dúvidas XD:
-As hastes que você comprou são da RD ?
-Para apontar as hastes para depois colocar a ponta eu posso simplesmente usar uma faca ou outro método ?Tem algum ideia ?
-A pena guia tem um local especifico para ficar ?
-Se eu não impermeabilizar as flechas, e elas molharem é muito ruim ?E se não impermeabilizar e não molhar ocorre algo ?Não costumo atirar na chuva...XD(Creio que ninguém faz isso)
-É preciso envernizar as hastes ?
Desculpe por tantas perguntas,mas agradeço desde já XD.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeTer Abr 09, 2013 11:01 pm

manoel pedro farinha escreveu:
amigo BRUNO.....P A R A B E N S...muito bem esplicado...sem duvida bruno deve ser um
trabalho prazeiroso!!!!!!!...eu to preparando o gabarito de medir spine/a maquina para
pintar as flechas/o diper eu ja fiz/ta faltando a maquina pra fazer as hastes de madeira...
mas ja tenho ela nos planos/inclusive bruno esse produto osmocolor da montana, nos nao
temos por aqui...tive que pedir ao amigo de sao paulo,e ele me enviou, so que pedi na cor
natural.....as flechas do amigo RUBENS...tambem sao de primeira!!!!

Olá amigo, muito obrigado pelo incentivo, realmente é mto bom fazer. A marca do produto acredito que não importe muito, quando fui comprar, procurei pelo stain da Starlack, mas como não tinha, levei da Osmocolor mesmo, mas acho que não tem muita diferença, se estiver faltando só isso, vá com o que estiver mais acessível mesmo!
Abraços!

Lyke21 escreveu:
Olá,
Muito legal!Parabéns por sua iniciativa, eu pretendo comprar os componentes na RDArqueria(hastes,nock,pontas e penas) mas vou aproveitar esse tópico para tentar sanar algumas dúvidas XD:
-As hastes que você comprou são da RD ?
-Para apontar as hastes para depois colocar a ponta eu posso simplesmente usar uma faca ou outro método ?Tem algum ideia ?
-A pena guia tem um local especifico para ficar ?
-Se eu não impermeabilizar as flechas, e elas molharem é muito ruim ?E se não impermeabilizar e não molhar ocorre algo ?Não costumo atirar na chuva...XD(Creio que ninguém faz isso)
-É preciso envernizar as hastes ?
Desculpe por tantas perguntas,mas agradeço desde já XD.

Olá amigo, vou tentar responder da melhor forma:
1- São da mesma madeira, Spruce, porém não comprei da RD, pois como uso um arco bem pesado, e minha puxada é muito grande, precisava de shafts bem duras (spine pelo menos 70-75#), e na RD só vai até 65#, então tive de importar. Mas pra grande maioria dos casos, as shafts da RD servem muito bem.
2- Poder vc até pode, como faca ou esmeril, mas pode ter certeza que será muito menos preciso do que com o apontador, pois você não terá muita certeza do ângulo correto para o encaixe perfeito.
3- No geral, a pena guia aponta pra fora do arco, perpendicular.
4- É ruim sim, pois se molharem com certeza irão envergar, e também ficam mais sujeitas a açaõ de microorganismos, como fungos. Mesmo se não molhar diretamente, a própria umidade do ar pode ser capaz de danificar com o tempo.
5- O verniz serve para o mesmo propósito que o stain ou o selador, qu eé proteger. Se usar um, não usa o outro. O grande problema que os vernizes geralmente são bem pesados.

Espero ter ajudado. Realmente no início é um pouco complicado pra pegar a mão, e requer um pouco de investimento no material.
Se precisar, eu posso fazer as flechas pra você também, só entrar em contato por PM rsrs bounce
Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
GiovannyS10

GiovannyS10


Mensagens : 11
Data de inscrição : 20/02/2012
Idade : 26
Localização : João Pessoa - PB

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeTer Abr 09, 2013 11:18 pm

Muito show, lindo o trabalho Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeQua Abr 10, 2013 1:11 am

Sobre as hastes, eu particularmente gosto mais das POC (Port Oxford Cedar), e pego com o Fabi Carneloci que é usuario aqui do Forum e represnta a Falco no Brasil.

As POC sao mais resistentes porem um pouco mais pesadas que as Sprouce
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeQua Abr 10, 2013 11:26 am

rubensrw escreveu:
Sobre as hastes, eu particularmente gosto mais das POC (Port Oxford Cedar), e pego com o Fabi Carneloci que é usuario aqui do Forum e represnta a Falco no Brasil.

As POC sao mais resistentes porem um pouco mais pesadas que as Sprouce

Olá Rubens, esse comentário me fez adicionar alguns dados básicos sobre as madeiras no tópico, coloquei na parte de shafts.
Mas é estranho, pois em vários locais eles se referem ao spruce como Chundoo, que é um pouco mais pesado que o POC scratch
Talvez essa diferença que você notou se deva à melhor qualidade e processamento das shafts da falco, mas realmente não sei.
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeQua Abr 10, 2013 11:46 am

essa informacao foi passada no curso de montagem de flechas...

Sprouce = ABETO
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Lyke21

Lyke21


Mensagens : 134
Data de inscrição : 09/01/2012
Idade : 25
Localização : Mogi Das Cruzes - SP

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeQui Abr 11, 2013 6:14 pm

Muito legal o tópic, agradeço as respostas, mas se não for muito incomodo gostaria de perguntar:
-Para colar os nocks e pontas é necessário apontar a haste ou é para ficar melhor ?
-Poderia tirar fotos da parte de dentro do nock e pena ?
-Essas pontas servem para target(as que você usou)?
Estaria fazendo um grande favor
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeQui Abr 11, 2013 11:53 pm

Lyke21 escreveu:
Muito legal o tópic, agradeço as respostas, mas se não for muito incomodo gostaria de perguntar:
-Para colar os nocks e pontas é necessário apontar a haste ou é para ficar melhor ?
-Poderia tirar fotos da parte de dentro do nock e pena ?
-Essas pontas servem para target(as que você usou)?
Estaria fazendo um grande favor
Abraços

Vamos lá novamente:
1) Sim, é necessário. Eles possuem um ângulo no encaixe interno, e pra entrar tem que apontar.
2) Não entendi exatamente o que quer.
3) Servir, servem sim. Flechas de madeira geralmente não são usadas para target de competição. Essas pontas na teoria são pra field. Mas se for usar essas flechas pra target, são essas pontas que teria que usar sim (as outras são pra caça).
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 8:04 pm

Novas flechas, essas com penas parabolic, sem nocks (na própria madeira) e sem tintura, só selador:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Bem tradicionais mesmo essas
Valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 11:14 pm

Parabens Bruno... ficaram muito bonitas mesmo... ta arrebentando....

a Ultima foto tava meio fora de foco, nao vi se tem reforco no selfnock...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeSáb Abr 13, 2013 12:33 pm

rubensrw escreveu:
Parabens Bruno... ficaram muito bonitas mesmo... ta arrebentando....

a Ultima foto tava meio fora de foco, nao vi se tem reforco no selfnock...

Valeu Rubens, esse negócio de fazer flecha vicia kkkkkkk
Não coloquei reforço não, estava um pouco inseguro e tenho uma certa escassez de material, então preferi começar fazendo só na madeira mesmo. Nas próximas quem sabe Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeSáb Abr 13, 2013 2:24 pm

Muito cuidado com isso.. aqueles reforcos nao sao so pra enfeite... a flecha pode literalmente abrir na largada....
usa placa de circuito impresso velha...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeSáb Abr 13, 2013 4:20 pm

rubensrw escreveu:
Muito cuidado com isso.. aqueles reforcos nao sao so pra enfeite... a flecha pode literalmente abrir na largada....
usa placa de circuito impresso velha...

Pois é obrigado pelo toque. Eu não me preocupei muito porque essas flechas fiz pra minha namorada, tentei fazer o mais próximo de algumas flechas orientais que vi rodando pela internet, e o arco é bem fraquinho e a puxada dela é pequena também, então coloquei só os fios pra dar uma segurada, mas assim que eu puder então vou providenciar um reforço pra desencargo de consciência rsrsrsrsrs

Valeu amigo!
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeSáb Abr 13, 2013 11:44 pm

ola amigo Bruno...sao muito bonitas...tradicional/simples....agora o amigo Rubens tem
razao quanto o reforço nos nock...esse material que ele fala, tem no ML é nao e caro, chama
FENOLITE...eu usei madeira de IPE amarelo fiz laminas pequenas na espessura de 1,5mm
e ate agora tao firmes...uso no meu arco de 50 libras que fiz...agora nas proximas flechas
vou usar o fenolite que comprei ML na cor amarelo.
um abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeDom Abr 14, 2013 12:05 am

manoel pedro farinha escreveu:
ola amigo Bruno...sao muito bonitas...tradicional/simples....agora o amigo Rubens tem
razao quanto o reforço nos nock...esse material que ele fala, tem no ML é nao e caro, chama
FENOLITE...eu usei madeira de IPE amarelo fiz laminas pequenas na espessura de 1,5mm
e ate agora tao firmes...uso no meu arco de 50 libras que fiz...agora nas proximas flechas
vou usar o fenolite que comprei ML na cor amarelo.
um abraço!

Oww Pedro.. passa o Link ai.... faz o servico pela metade po..... risos....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeDom Abr 14, 2013 11:55 am

manoel pedro farinha escreveu:
ola amigo Bruno...sao muito bonitas...tradicional/simples....agora o amigo Rubens tem
razao quanto o reforço nos nock...esse material que ele fala, tem no ML é nao e caro, chama
FENOLITE...eu usei madeira de IPE amarelo fiz laminas pequenas na espessura de 1,5mm
e ate agora tao firmes...uso no meu arco de 50 libras que fiz...agora nas proximas flechas
vou usar o fenolite que comprei ML na cor amarelo.
um abraço!
Passa o link rsrsrsrs
Pessoalmente, em que tipo de loja a gnt consegue comprar isso?
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeDom Abr 14, 2013 7:50 pm

ok pessoal o contato:
NARCISO ALVES
e-mail: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
11-2331-2706
a placa que comprei 50cm x 60cm x 1,6mm , ele tem em outras medidas tambem
e cor.....
pessoal a placa nao pode ser a cobreada ok....placa virgem que chamo.
espero ter ajudado ok.
abraços a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
Anauac

Anauac


Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 34
Localização : Pouso Alegre

Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitimeQui Jun 06, 2013 9:59 pm

Bruno Garcia escreveu:
manoel pedro farinha escreveu:
ola amigo Bruno...sao muito bonitas...tradicional/simples....agora o amigo Rubens tem
razao quanto o reforço nos nock...esse material que ele fala, tem no ML é nao e caro, chama
FENOLITE...eu usei madeira de IPE amarelo fiz laminas pequenas na espessura de 1,5mm
e ate agora tao firmes...uso no meu arco de 50 libras que fiz...agora nas proximas flechas
vou usar o fenolite que comprei ML na cor amarelo.
um abraço!
Passa o link rsrsrsrs
Pessoalmente, em que tipo de loja a gnt consegue comprar isso?

Casa de componentes eletrônicos, mas acredito que em casas que consertam equipamentos eletrônicos (de todos os tipos) devem ter kilos e kilos de placas velhas e sem uso. Só lixar e usar.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Montando Flechas de Madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Montando Flechas de Madeira   Montando Flechas de Madeira Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Montando Flechas de Madeira
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Laminados de madeira
» Montando Trefiladeira - para fazer hastes de madeira
» Montando flechas de alumínio
» Montando flechas com Jason Balaz
» FLECHAS DE MADEIRA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: