ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvida quanto a pena

Ir para baixo 
+3
megaseba
Rafaelg
isdruviz
7 participantes
AutorMensagem
isdruviz




Mensagens : 76
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 31
Localização : Votuporanga-SP

Dúvida quanto a pena Empty
MensagemAssunto: Dúvida quanto a pena   Dúvida quanto a pena Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 11:29 am

Olá amigos,
Pretendo um dia partir para a arqueria tradicional,e por isso queria ja começar a usar penas naturais no meu recurvo olimpico mesmo.
Porém me surgiu uma grande dúvida: para colar as penas naturais,pode-se usar a garra(clamp) reta(straight) ou deve-se usar uma garra helical no jig conforme a asa da pena(clamp right helical para pena RW)?
Ainda não tenho jig, porém pretendo comprar um com clamp straight e offset de 1% no max. 2%, por isso a duvida.

Grato,

Tiago
Ir para o topo Ir para baixo
Rafaelg

Rafaelg


Mensagens : 86
Data de inscrição : 15/01/2013
Idade : 32
Localização : São Carlos SP

Dúvida quanto a pena Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto a pena   Dúvida quanto a pena Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 12:08 pm

Pode usar sim o reto sim!
Quando você tiver flechas no spine correto, flechas sem penas devem agrupar junto com flechas com pena.
As penas naturais coladas em helicoidal proporcional uma estabilidade a mais nas flechas, pois elas providenciam uma rotação mais rápida da flecha no ar, porém com penas retas você ganha velocidade nas flechas, pois elas não influenciam tanto como as helicoidais.
Assim como penas fluflu, normalmente usadas na caça de pássaros, diminuem muito a velocidade das flechas, porem ganham estabilidade muito mais rápido ( afinal esse é o intuito delas).
Resumindo, eu tenho um colador apenas straight, minhas flechas originais são coladas helicoidais, então atiro 4 helicoidais e 2 retas pois algumas penas se foram, não vejo tanta diferença entre elas não, ao menos não a distancia que costumo atirar.
Até gosto mais das retas, acho que pelo fato de ter eu mesmo colado.
Acho que é mais questão de gosto.
Se você tiver a oportunidade compre um que venda garras separadas, assim você pode ter os 2 Smile
Não esqueça que existem penas left wing e right wing, isso representa em qual das asas as penas foram tiradas, o colador helicoidal é diferente para cada tipo.
Desculpe se estiver falando besteira pessoal ( por favor corrijam se estiver), afinal não entendo muito ainda do assunto e também estou aqui para aprender, essa é só a impressão que tenho.
Espero ter ajudado.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Dúvida quanto a pena Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto a pena   Dúvida quanto a pena Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 12:24 pm

Rafaelg escreveu:
Pode usar sim o reto sim!
Quando você tiver flechas no spine correto, flechas sem penas devem agrupar junto com flechas com pena.
As penas naturais coladas em helicoidal proporcional uma estabilidade a mais nas flechas, pois elas providenciam uma rotação mais rápida da flecha no ar, porém com penas retas você ganha velocidade nas flechas, pois elas não influenciam tanto como as helicoidais.
Assim como penas fluflu, normalmente usadas na caça de pássaros, diminuem muito a velocidade das flechas, porem ganham estabilidade muito mais rápido ( afinal esse é o intuito delas).
Resumindo, eu tenho um colador apenas straight, minhas flechas originais são coladas helicoidais, então atiro 4 helicoidais e 2 retas pois algumas penas se foram, não vejo tanta diferença entre elas não, ao menos não a distancia que costumo atirar.
Até gosto mais das retas, acho que pelo fato de ter eu mesmo colado.
Acho que é mais questão de gosto.
Se você tiver a oportunidade compre um que venda garras separadas, assim você pode ter os 2 Smile
Não esqueça que existem penas left wing e right wing, isso representa em qual das asas as penas foram tiradas, o colador helicoidal é diferente para cada tipo.
Desculpe se estiver falando besteira pessoal ( por favor corrijam se estiver), afinal não entendo muito ainda do assunto e também estou aqui para aprender, essa é só a impressão que tenho.
Espero ter ajudado.

Eu já li sobre colar as penas com angulação para dar o efeito de rotação. Eu pessoalmente não faria isso. Penas retas deixo retas. Para dar angulação existem outros tipos de pena, como as Quick Spin (que alias sao bem caras). Ou as que eu utilizo que são do tipo spin como as Kurly vanes que voce acha na alternative (alias e la que compro minhas penas)
Igualmente este tipo especial de pena (as spin) requer que voce tenha um rest magnetico com tolerancia zero. Se atirar com qualquer outro tipo de rest eu acho que as penas vão durar uns 10 a 20 tiros ate estarem destruidas. Elas são muito frágil.

Quanto ao agrupamento de flechas usando a flecha sem penas e um pouco mais complexo.
Eu diria se atira de instintivo ou tem um arco sem button (plunger acho que chaman os americanos) nem esquenta com isso e a toa.
O spin da flecha vai influenciar obiamente mais salvo que esteja com o spin totalmente errado (ai já esta com outro problema) não e isso que vai definir o ajuste certo. O que influencia a flecha ficar fora das que tem penas a regulagem do button. So quem já teve que regular um sabe o quanto de tempo isso leva e que ter ele perfeito e quase impossivel.
Inclusive button mal regulado e culpado tambem por voce ter que mexer mira lateral quando muda de distancia.
Bem aventurados os arqueiros de composto que não tem que passar por esse porre de regular um button.

Abs,

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Dúvida quanto a pena Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto a pena   Dúvida quanto a pena Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 12:32 pm

Rafaelg escreveu:
Pode usar sim o reto sim!
Quando você tiver flechas no spine correto, flechas sem penas devem agrupar junto com flechas com pena.
As penas naturais coladas em helicoidal proporcional uma estabilidade a mais nas flechas, pois elas providenciam uma rotação mais rápida da flecha no ar, porém com penas retas você ganha velocidade nas flechas, pois elas não influenciam tanto como as helicoidais.
Assim como penas fluflu, normalmente usadas na caça de pássaros, diminuem muito a velocidade das flechas, porem ganham estabilidade muito mais rápido ( afinal esse é o intuito delas).
Resumindo, eu tenho um colador apenas straight, minhas flechas originais são coladas helicoidais, então atiro 4 helicoidais e 2 retas pois algumas penas se foram, não vejo tanta diferença entre elas não, ao menos não a distancia que costumo atirar.
Até gosto mais das retas, acho que pelo fato de ter eu mesmo colado.
Acho que é mais questão de gosto.
Se você tiver a oportunidade compre um que venda garras separadas, assim você pode ter os 2 Smile
Não esqueça que existem penas left wing e right wing, isso representa em qual das asas as penas foram tiradas, o colador helicoidal é diferente para cada tipo.
Desculpe se estiver falando besteira pessoal ( por favor corrijam se estiver), afinal não entendo muito ainda do assunto e também estou aqui para aprender, essa é só a impressão que tenho.
Espero ter ajudado.

Na verdade o tipo de clamp helicoidal nao importa. Pode usar tanto left quanto right, independente da pena ser de left ou right wing. A única coisa realmente necessária é que todas sejam da mesma asa.
Ir para o topo Ir para baixo
isdruviz




Mensagens : 76
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 31
Localização : Votuporanga-SP

Dúvida quanto a pena Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto a pena   Dúvida quanto a pena Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 1:15 pm

Muito obrigado gente, me esclareceu bem as dúvidas.
E realmente,ajustar button é um saco,tanto que tirei o meu do arco e passei a usar um rest que não o faz necessario(aquele hoyt de plastico baratinho),já que atiro apenas por recreação.
E o colador que vi tem sim as clamps a parte pra comprar, mas pelo jeito só a reta ja basta, o que é financeiramente muito bom Laughing .
Vlwzão gente Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Rafaelg

Rafaelg


Mensagens : 86
Data de inscrição : 15/01/2013
Idade : 32
Localização : São Carlos SP

Dúvida quanto a pena Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto a pena   Dúvida quanto a pena Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 2:54 pm

Bruno Garcia escreveu:

Na verdade o tipo de clamp helicoidal nao importa. Pode usar tanto left quanto right, independente da pena ser de left ou right wing. A única coisa realmente necessária é que todas sejam da mesma asa.
Eu digo isso porque vi no FAQ da trueflight.
Lá diz o seguinte:
"Eu devo usar RIGHT wing com um Right helical clamp, e LEFT wing com um LEFT helical clamp?
Sim. RIGHT wing para um RIGHT helical clamp. LEFT wing para um LEFT helical clamp."
Lá mesmo eles indicam o uso da flecha colada em helicoidal.

Só algumas informações adicionais:

Eu sou destro, devo usar penas right wing ou left wing?

Você pode atirar com ambos os tipos de penas. A flecha não rotaciona notavelmente até que tenha deixado o arco.
Penas Left wing devem ser usadas para rotacionar a flecha no sentido anti horário, right wing no sentido horário( vista na visão do arqueiro ).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Como posso saber se minhas penas são right ou left wing?

Primeiro método: Olhe no nock da flecha (como se esta estivesse prestes a ser disparada), e rotacione ela até que uma das penas esteja no topo da haste ( ou no lado, como fazemos com a pena guia). Se o "catch lip" estiver na parte direita da pluma, está é uma pena left wing ( asa esquerda ).
Veja a imagem:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Segundo método: Segure a parte da frente da pena já cortada (parte que termina em ponta) ou da pena "full lenght" (nesse caso termina em uma parte mais larga) viradas para si (parte da frente apontada para você). Olhe de cima para baixo. Rotaciona a pena de modo que a pluma fique na horizontal e sua curva natural distancie de você e fique apontada para baixo. Se a pluna se curvar para a direita partindo da base que você segura ( a ponta da qual falamos ), está é uma pena right wing. Caso a curvatura seja para a esquerda, essa é uma pena left wing.
Veja a imagem:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


A tureflight ( "fabricante" de penas) recomenda fortemente colar as penas em offset ou helicoidal em todas as flechas.
Colar penas em offset ou helicoidal faz a flecha girar em vôo como a ranhura em um cano da arma faz com que a bala gire. Isso é extremamente importante. A rotação atua como um giroscópio para estabilizar a seta. Esta rotação também "dispersa" quaisquer ligeiras imperfeições microscópicas na seta.

Esta vantagem foi constatada pela primeira vez em mosquetes de cano redondo(smooth bore muskets)[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] , disparando bolas de chumbo redondo. Este tipo de mosquete matinha a precisam por cerca de 50 metros. No entanto, simplesmente adicionando rifling ao cano (ou mesmo arranhões angulares dentro do cano) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]causou uma melhora na precisão suficiente para esse intervalo chegar a 150 metros. Este aumento foi evidente, mesmo ao analisar as mesmas bolas de chumbo redondo.

Colar as penas em helicoidal oferece mais estabilidade do que um simples offset e é, portanto, a primeira escolha para qualquer flecha com pontas "broadhead".

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A qual distancia a partir da parte traseira da flecha eu devo colocar as penas?

A parte de trás das penas deve ser coladas suficientemente para a frente para não tocar os dedos do arqueiro ou no "realese" ao liberar a corda. Para atiradores tradicionais (usando os dedos para puxar a corda) cerca de 1 a 1 1/2 polegadas ou 25 a 38 mm.
As penas também deve ser coladas suficientemente para a frente de modo a que as suas bases podem ser seguramente firmadas ao eixo, não ao nock.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
All else being equal, the further to the rear the feathers are, the more efficient the guidance. The feathers should not be any further forward than is necessary for clearance.

Todas elas sendo iguais, quanto mais para traz, mas eficiente será a orientação. Elas não devem estar mais a frente do que o necessário.

Utilizar penas "Back Round" (ou "Parabólica") e "Shield Back" tornam o vôo diferente?
Não fomos capazes de detectar qualquer diferença no desempenho entre esses dois tipos de penas. Aparentemente a única diferença é na aparência. "Round back" são mais populares nos Estados Unidos, "shield back" são mais populares na Europa.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Espero ter ajudado.
Obrigado também pelas informações adicionais, não tenho noção nenhuma de como fazer essa parte toda.
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
isdruviz




Mensagens : 76
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 31
Localização : Votuporanga-SP

Dúvida quanto a pena Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto a pena   Dúvida quanto a pena Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 4:20 pm

Nossa, que aula ein Rafaelg Shocked
Cara,muito bom saber disso, então vou ver se axo algum jig com offset maior, ja vi um com 3%, procurar ele.
Esse material que você postou é realmente completo cara, muito obrigado, com certeza vai ajudar muitas outras pessoas.
Ir para o topo Ir para baixo
Rafaelg

Rafaelg


Mensagens : 86
Data de inscrição : 15/01/2013
Idade : 32
Localização : São Carlos SP

Dúvida quanto a pena Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto a pena   Dúvida quanto a pena Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 4:50 pm

isdruviz escreveu:
Nossa, que aula ein Rafaelg Shocked
Cara,muito bom saber disso, então vou ver se axo algum jig com offset maior, ja vi um com 3%, procurar ele.
Esse material que você postou é realmente completo cara, muito obrigado, com certeza vai ajudar muitas outras pessoas.
Que bom que ajudou Wink
Eu estou a algum tempo tentando construir um tópico com uma boa junção de informações, essa parte vai pra lá.
Depois se quiser dar uma olhada, tem algumas outras informações que podem acabar sendo uteis. Ainda falta terminar bastante coisa, mas também falta tempo, então a coisa anda da maneira que dá.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Dúvida quanto a pena Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto a pena   Dúvida quanto a pena Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 4:59 pm

Olá Rafael, eu já conhecia esse material que você colocou, mas certa vez vi um estudo em que testaram a eficiencia de flechas right wing right helical, right wing left helical, left wing right helical e left wing left helical, e nos resultados não encontram diferença estatística nenhuma!
Infelizmente eu não sei onde vi isso mais Evil or Very Mad (óbvio que existe a possibilidade de ser um estudo enviezado, mas é só um tópico a mais pra se discutir
Mas essas coisas são engraçadas, antigamente por exemplo o povo achava que arqueiro destro só podia atirar com pena da asa direita, e canhotos da esquerda, e hoje já se sabe que isso não tem nada haver kkkkkkk
De toda forma, certo ou não, todas minhas flechas são right wing e right helical kkkkkk eu não pago pra ver não Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Rafaelg

Rafaelg


Mensagens : 86
Data de inscrição : 15/01/2013
Idade : 32
Localização : São Carlos SP

Dúvida quanto a pena Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto a pena   Dúvida quanto a pena Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 5:06 pm

Bruno Garcia escreveu:
Olá Rafael, eu já conhecia esse material que você colocou, mas certa vez vi um estudo em que testaram a eficiencia de flechas right wing right helical, right wing left helical, left wing right helical e left wing left helical, e nos resultados não encontram diferença estatística nenhuma!
Infelizmente eu não sei onde vi isso mais Evil or Very Mad (óbvio que existe a possibilidade de ser um estudo enviezado, mas é só um tópico a mais pra se discutir
Mas essas coisas são engraçadas, antigamente por exemplo o povo achava que arqueiro destro só podia atirar com pena da asa direita, e canhotos da esquerda, e hoje já se sabe que isso não tem nada haver kkkkkkk
De toda forma, certo ou não, todas minhas flechas são right wing e right helical kkkkkk eu não pago pra ver não Twisted Evil

Ah eu não entendo patavina também.
Só li esse faq a algum tempo, quando minhas penas se foram pra tentar entender e ta ai.
Ah eu vi suas flechas!
E que flechas!
Gostei muito da aljava também! Hahahhaha
Do arco também!
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Dúvida quanto a pena Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto a pena   Dúvida quanto a pena Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 8:06 pm

Rafaelg escreveu:
Bruno Garcia escreveu:
Olá Rafael, eu já conhecia esse material que você colocou, mas certa vez vi um estudo em que testaram a eficiencia de flechas right wing right helical, right wing left helical, left wing right helical e left wing left helical, e nos resultados não encontram diferença estatística nenhuma!
Infelizmente eu não sei onde vi isso mais Evil or Very Mad (óbvio que existe a possibilidade de ser um estudo enviezado, mas é só um tópico a mais pra se discutir
Mas essas coisas são engraçadas, antigamente por exemplo o povo achava que arqueiro destro só podia atirar com pena da asa direita, e canhotos da esquerda, e hoje já se sabe que isso não tem nada haver kkkkkkk
De toda forma, certo ou não, todas minhas flechas são right wing e right helical kkkkkk eu não pago pra ver não Twisted Evil

Ah eu não entendo patavina também.
Só li esse faq a algum tempo, quando minhas penas se foram pra tentar entender e ta ai.
Ah eu vi suas flechas!
E que flechas!
Gostei muito da aljava também! Hahahhaha
Do arco também!

kkkkkkkk obrigado, botei novas lá.
Grande abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
reddot hunting




Mensagens : 154
Data de inscrição : 31/05/2012
Idade : 48
Localização : SANTOS

Dúvida quanto a pena Empty
MensagemAssunto: offset   Dúvida quanto a pena Icon_minitimeSeg maio 06, 2013 1:28 pm

olá pessoal ! eu lí a postagem e gostaria de saber como faço o offset para sair helicoidal fiz o
gabarito simples más para colar reto é que estou querendo usar para a balestra
abraço ! e desculpem a ig (iguinorancia) Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Dúvida quanto a pena Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto a pena   Dúvida quanto a pena Icon_minitimeSeg maio 06, 2013 2:20 pm

Eu só recomendo colar usando o clamp helicoidal para flechas de caça ou para tiros de curta distância. Estabiliza a flecha mais rápido, mas gera muito arrasto. Pra uso geral melhor colar reto, talvez um pouco de off-set. Helicoidal só serve em flechas grossas, é essencial que a flecha tenha no mínimo 5/16" de diâmetro, ideal seria a partir de 11/32".
Ir para o topo Ir para baixo
reddot hunting




Mensagens : 154
Data de inscrição : 31/05/2012
Idade : 48
Localização : SANTOS

Dúvida quanto a pena Empty
MensagemAssunto: offset   Dúvida quanto a pena Icon_minitimeSeg maio 06, 2013 10:02 pm

hihihih ainda continuo na ig , não sei o que é e como se faz offset hhihiihih e o clamp não
sei msm o que é.
é que ainda estou aprendendo sobre esses acessorios.
abraço lincoln Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Alex Lima

Alex Lima


Mensagens : 399
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 44
Localização : Interior SP

Dúvida quanto a pena Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto a pena   Dúvida quanto a pena Icon_minitimeQua Dez 11, 2013 9:40 am

Tópico excelente!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida quanto a pena Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida quanto a pena   Dúvida quanto a pena Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida quanto a pena
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Rest Cobra Shoot Thru
» Atenção: Furto de Arcos
» Flechas rosas!!!
» Arco Brasil Bows - Urgente
» Montagem das flechas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: