ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.

Ir para baixo 
+5
Dracull
Neubert
Lincoln
isdruviz
Vinicius Hunter RS
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 10:08 am

Olá amigos. decidi criar esse tópico pra informar mais um poco os admiradores e colecionadores de peças cuteleiras. é um tópico um pouco mais técnico mas que vai ser bem esclarecedor, por quê vejo mitos surgindo sobre os tangs das facas, e duvidas que ainda pairam sobre essa importante parte da lamina. espero que gostem,qualquer duvida só me perguntar.

O tang da faca pode ser o TENDÃO DE AQUILES da peça se mal executado ou mal escolhido segundo o uso que a peça terá. vou listar cada um e tentar quebrar um mito que nasceu devido a erros graves de alguns artesoes.

Full Tang:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A o full tang, o prefirido pra laminas estilo CHOP BLADES (laminas de corte por impacto) exatamente como ta na imagen, os argumentos são,é mais forte, mais resistente. porem com uma história mais recente..NÃO É TRADICIONAL. veremos mais a frente aqui o por que disso.


Hide tang:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

bom, to chegando aonde eu queria, o Hide tang agora virou moda dizer APENAS PARA LAMINAS DE ENTALHE. mas os mesmo q dizem isso, dizem que adoram a KUKRI. Como viram na imagen o nome HIDE TANG ja define bem o que é esse TANG ESCONDIDO totalmente dentro do cabo. vantangens? muito mais ergonomico e aguenta o mesmo que o full tang SE..isso SE FOR BEM FEITO. o Hide tang se tornou "vitima de preconceitos" devido a inumeras mal execuções desse estilo de tang que tem suas peculiaridade, (fiz um desenho meio tosco pra explicar melhor espero q dê pra entender)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


No desenho 1: está o tang como DEVE ser..bem largo na região da espiga e mantendo a largura e espessura até metado do tang, e ali sim, RECEM se inicia a afunila,pra que na colocação do cabo a fixação se de com remache dakela extremidade. esse é o tang correto.

No desenho 2: o TANG ERRADO! isso é o erro que muitos artesões cometeram e ainda cometem infelizmente até hj ao fazer uma lamina Estilo Chop com hide tang, a lamina recebe um mudança brusca de espessura, fragilizando toda a estrutura e tornando a peça na verdade UM PERIGO PARA O USUARIO e tem um video mostrando o que acontece quando isso é feito. esse aí em baixo.

No desenho 3: Semi tang, é um tang mais curto e fino pra laminas de entalhe somente. esse sim é inviavel pra Chop blades.



seguindo, nesse video vocês viram o que acontece quando o HIDE TANG ( e a pessima granulação do aço tambem contribuiu) é mal feito.

vamos citar os REIS das Chop blades com hide tang, No nepal aonde são produzidas as cobiçadas kukri da Kukris House, e elas são hide tang como TRADICIONALMENTE sempre foram. como no video e foto aí em baixo



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

mais um exemplo? facil, THE PARANG a chop blade tradicional do Borneo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


e aqui um video de como é a colocação do cabo da PARANG essa poderos chop blade. que é HIDE TANG.



Mais um exemplo? facil...as espadas EM GERAL sao HIDE TANG, com rarissimas excessões.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

então, tá certo condenar 3 milenios de desenvolvimento de laminas de impacto pra serviços pesados e até mesmo pra GUERRA , por erros de execução de artesões? eu acho que não. espero que tenham gostado, qualquer duvida,estou a disposição. abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
isdruviz




Mensagens : 76
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 31
Localização : Votuporanga-SP

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 10:25 am

Confesso que tinha certo preconceito com as Hide Tang para atividades de impacto mesmo, agora você me esclareceu bem, nunca tinha parado pra pensar no tang das kukris e espadas.
De uma maneira simples podemos dizer que,se for comprar de marca/artesão de qualidade pode ir de hide tang,mas se for comprar coisa barata pra atividade de impacto vá de full tang?
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: isso!   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 10:33 am

isdruviz escreveu:
Confesso que tinha certo preconceito com as Hide Tang para atividades de impacto mesmo, agora você me esclareceu bem, nunca tinha parado pra pensar no tang das kukris e espadas.
De uma maneira simples podemos dizer que,se for comprar de marca/artesão de qualidade pode ir de hide tang,mas se for comprar coisa barata pra atividade de impacto vá de full tang?

comprar laminas de INDUSTRIAS e FABRICAS elas sempre SEMPRE executam o hide tang de maneira errada como citei, vai de FULL nesse caso. e em caso de encomendar com um artesao,peça fotos do TANG antes da colocação do cabo. agora vc ja sabe identificar um hide tang correto e um errado.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 11:05 am

Quando ví o título pensei logo em suco causando cancer

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mas falando sério. Nunca havia percebido nenhum problema com as hidden tang. Tenho visto mais preconceito com as facas de cabo oco (hollow handle). Inclusive muitos cuteleiros famosos falam mal dessas.
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: hahaha   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 11:17 am

Lincoln escreveu:
Quando ví o título pensei logo em suco causando cancer

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mas falando sério. Nunca havia percebido nenhum problema com as hidden tang. Tenho visto mais preconceito com as facas de cabo oco (hollow handle). Inclusive muitos cuteleiros famosos falam mal dessas.

cara,pior q eu mesmo quase fiz essa piada huahuahuhuahua gostei huahuahuhuahauhua ri alto.

aa com as d cabo oco até eu sou totalmente contra. mas deve ter sido só comigo entao, os cliente q me pediam kukris e similares, sempre me diziam essas coisas de full tang e nao tinha jeito de fazer eles mudarem d idéia,preconceito fundado em falta d informação mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 11:29 am

Acho devem ter alguma fundamentação. Talvez por causa de facas de produção em massa.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Já vi algumas onde o TANG é soldado na lâmina.
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: iden!   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 11:34 am

Lincoln escreveu:
Acho devem ter alguma fundamentação. Talvez por causa de facas de produção em massa.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Já vi algumas onde o TANG é soldado na lâmina.

tem umas "cutelarias" em santa maria-RS como a ginete e coqueiro, que solda os tangs na lamina e esconde a solda com um boulster ¬¬
Ir para o topo Ir para baixo
Neubert

Neubert


Mensagens : 189
Data de inscrição : 23/10/2012
Idade : 50
Localização : Vitória-ES

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 3:06 pm

Gostei do que li.

Agora tenho muitas facas da GINETE (Rio Grande do Sul) e são hide tang e soldadas porem são facas basicamente para trabalhos leves e uso na cozinha, desde então duram muito quando assim aplicadas.
Ir para o topo Ir para baixo
Dracull

Dracull


Mensagens : 66
Data de inscrição : 12/07/2011
Localização : Curitiba, PR

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 6:53 pm

Uhm... óia, até hoje, sem exceção, todas as poucas lâminas que fiz foram do tipo full tang - eu chamava de integrais, mas de repente tá errado em "cutelanês". Se bem que nunca fiz uma utilitária, só lâminas para combate, curtas e longas. Até as ornamentais em alumínio, e olha que estas serviam para alguns combates um tanto enérgicos além das apresentações.


Minha teoria para a existência de lâminas "half" tang é a escassez de matéria-prima no passado, pois com o material retirado de duas ou três lâminas poderia se fazer outra "inteira". Hoje acredito que não há necessidade disto, desta economia - pelo menos em lâminas para trabalhos pesados, combate incluso.


Sério, aqui os dois milímetros de material que retiro do cabo (um de cada lado) para fazer o encaixe da guarda me deixam doido. Não seria maluco a ponto de duvidar das qualidades de uma kukri, porém este cabo me incomoda - e como!


Ja,

D.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 7:31 pm

No meu vocabulário sobre cutelaria, integral é uma faca forjada a partir de uma barra redonda. Pode-se fazer uma integral tanto full tang quanto hidden tang.

Integral full tang
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Integral hidden tang
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 4:35 pm

Lincoln escreveu:
No meu vocabulário sobre cutelaria, integral é uma faca forjada a partir de uma barra redonda. Pode-se fazer uma integral tanto full tang quanto hidden tang.

Integral full tang
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Integral hidden tang
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


sim com certeza, vai da escolha do artesão ou do cliente.
Ir para o topo Ir para baixo
Neubert

Neubert


Mensagens : 189
Data de inscrição : 23/10/2012
Idade : 50
Localização : Vitória-ES

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 5:22 pm

Lincoln escreveu:
Acho devem ter alguma fundamentação. Talvez por causa de facas de produção em massa.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Já vi algumas onde o TANG é soldado na lâmina.



Bem o que aprendi então é:

Pode ser hide tang, desde que a "raiz" do tang não seja soldado ou de espessura muito inferior a espessura da lâmina.

Mas sinceramente eu tenho "preconceito" das HIDE TANG. Este modelo da náutica estilo KA-BAR é um claro demonstrativo desta meu "descrédito" com este tipo de faca.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 5:40 pm

Aqui mais um exemplo de hidden tang. Não dá pra comparar com a faca Nautika, né?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: sim amigo   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 5:41 pm

Neubert escreveu:
Lincoln escreveu:
Acho devem ter alguma fundamentação. Talvez por causa de facas de produção em massa.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Já vi algumas onde o TANG é soldado na lâmina.



Bem o que aprendi então é:

Pode ser hide tang, desde que a "raiz" do tang não seja soldado ou de espessura muito inferior a espessura da lâmina.

Mas sinceramente eu tenho "preconceito" das HIDE TANG. Este modelo da náutica estilo KA-BAR é um claro demonstrativo desta meu "descrédito" com este tipo de faca.

a HIDE TANG industrial É UM PERIGO! sim..mas como explikei, vc viu q as laminas d impacto mais conhecidas do mundo sao hide tang e nao houve relatos de quebra na região da espiga ( q vc chamou de raiz do tang). o hide tang BEM FEITO bem EXECUTADO aguenta tanto quanto uma FULLTANG sem sombra d duvidas e ainda é bem mais ergonomico.
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 5:43 pm

Lincoln escreveu:
Aqui mais um exemplo de hidden tang. Não dá pra comparar com a faca Nautika, né?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Boaa lincon! exatamente oq estou tentand mostrar. as espadas em geral pelo mundo inteiro, em todos os milenios de desenvolvimento de laminas de guerra, sempre foram HIDE TANG. com rarissimas excessoes, e aí está alendaria katana. de hide tang.
Ir para o topo Ir para baixo
Neubert

Neubert


Mensagens : 189
Data de inscrição : 23/10/2012
Idade : 50
Localização : Vitória-ES

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 5:45 pm

Lincoln escreveu:
Aqui mais um exemplo de hidden tang. Não dá pra comparar com a faca Nautika, né?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Mas ai ela possui as características que o Vinicius citou neste tópico. A RAIZ integral (não soldada) do TANG e uma redução minúscula do tang (quase uma full)
Ir para o topo Ir para baixo
Furadan

Furadan


Mensagens : 878
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 5:46 pm

E porque não fazer as laminas sempre em FULL TANG?

Se não é por questão de estética, não vejo outro motivo. Na questão de espadas, elas por serem mais flexíveis não tem uma melhor distribuição de energia de impacto, o qual não causa efeitos colaterais a demasia na espiga?

Os facões da Tramontina tem uma TANG relativamente pequena, mas aguentam muita porrada.
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 5:50 pm

Furadan escreveu:
E porque não fazer as laminas sempre em FULL TANG?

Se não é por questão de estética, não vejo outro motivo. Na questão de espadas, elas por serem mais flexíveis não tem uma melhor distribuição de energia de impacto, o qual não causa efeitos colaterais a demasia na espiga?

Os facões da Tramontina tem uma TANG relativamente pequena, mas aguentam muita porrada.

tradicionalmente dentro da cutelaria, a questão ful tang influi diretamente no PONTO DE EQUILIBRIO da lamina, sendo q muitas vezes (sempre) ao fazer uma hide tang o CHOPING power se maximiza na região da lamina, o serve de sumo fundamento primario para as espadas, não envolvendo questão de flexibilidade, para isso era utilizado os inumeros tipos de fulers desenvolvidos pelas culturas. comparar tang feitos INDUSTRIALMENTE com os feitos ARTESANALMENTE e q nem comporar os carros lamborgini q sao montados a mão com um carro popular produzido em massa. qual vc gostaria d ter?
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 5:54 pm

Neubert escreveu:
Lincoln escreveu:
Aqui mais um exemplo de hidden tang. Não dá pra comparar com a faca Nautika, né?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Mas ai ela possui as características que o Vinicius citou neste tópico. A RAIZ integral (não soldada) do TANG e uma redução minúscula do tang (quase uma full)

exato esse é o HIDE TANG correto,para laminas d impacto, não aquele RISCO DA NAUTIKA que é um potencial olho furado ou pontos no super cilio. e SEMPRE tang forjado! e nao soldado
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 6:11 pm

Dracull escreveu:
Uhm... óia, até hoje, sem exceção, todas as poucas lâminas que fiz foram do tipo full tang - eu chamava de integrais, mas de repente tá errado em "cutelanês". Se bem que nunca fiz uma utilitária, só lâminas para combate, curtas e longas. Até as ornamentais em alumínio, e olha que estas serviam para alguns combates um tanto enérgicos além das apresentações.


Minha teoria para a existência de lâminas "half" tang é a escassez de matéria-prima no passado, pois com o material retirado de duas ou três lâminas poderia se fazer outra "inteira". Hoje acredito que não há necessidade disto, desta economia - pelo menos em lâminas para trabalhos pesados, combate incluso.


Sério, aqui os dois milímetros de material que retiro do cabo (um de cada lado) para fazer o encaixe da guarda me deixam doido. Não seria maluco a ponto de duvidar das qualidades de uma kukri, porém este cabo me incomoda - e como!


Ja,

D.


half tang nao entrou na questão das CHOPING BLADES por se inviavel, apenas Full and Hide..e garanto q ambas aguentam o mesmo, nao se esqueça das Saxon sword, usadas pelos temiveis viking, eram hide tang e remachadas na extremidade do pomo e coberta por outra peça
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: e os vikings?   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 6:12 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
Roberto Santos

Roberto Santos


Mensagens : 210
Data de inscrição : 29/04/2012
Idade : 39
Localização : Salvador BA

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 6:13 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: maisu uma vez   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 6:19 pm

DESENHOS DEMONSTRATIVOS PRA CHOPING BLADES.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

desenho 1- HIDE TANG

desneho 2- tang ERRADO

Desenho 3-HALF TANG (nem tem oq dizer sobre esse dentro dessa questão que é CHOPING BLADES, INVIAVEL)
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: ...   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 6:21 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 6:24 pm

Para balancear uma faca full tang às vezes é necessário retirar material do tang.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Empty
MensagemAssunto: Re: Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.   Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Um tópico mais Técnico,verdade sobre os TANGS.
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Mais um topico sobre Spine
» Pode fechar o tópico não vou vender mais de
» Bufalo Velox - Acessorios
» Tópico fixo sobre ocorrências policiais envolvendo arco, balestras e carabinas
» Mais uma pergunta sobre COLA...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: