ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
redfawkes




Mensagens : 23
Data de inscrição : 19/12/2011
Idade : 27
Localização : Espirito Santo

Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Empty
MensagemAssunto: Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE   Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 8:25 pm

Bom, galera estou dando mais um passo na minha carreira de aspirante a cuteleiro e queria montar um "kit" de amolação, com os produtos necessários para amolar,como minha mãe já tá uma sarna com, na opnião dela, mais uma idéia maluca minha, queria gastar no maximo R$ 150.
E e aí que eu preciso de ajuda de vocês, conhecem alguma loja online que venda esses produtos, por um preço camarada, ou compensa comprar em lojas fisícas mesmo? (é que eu moro meio isolado, e na cidade nunca tem nada que eu preciso '-', e quando vai na "cidade grande" é meio complicado ter tempo pra ficar procurando nas crocas o que eu preciso)!
O que eu estava pensando incluir nesse "kit", seria:
-Uma ou duas pedras de amolar(quantas necessárias e o dinheiro permitir), só não sei a gramatura(é isso mesmo?) necessaria das pedras, estava pensando em uma muito "grossa"(não sei o termo correto) ,por exemplo, uma 500, uma media(1000~1500) e uma muito "fina" (3000~?), gostaria da opnião de vocês acerca disso, por favor, deem a sua opnião, qualquer que seja!!
-E uma chaira. Também não faço a minima idéia de qual comprar(marca, etc. etc.)
Sejam compreensivos e pacientes com minha noobise! Very Happy
att. Hugo
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Empty
MensagemAssunto: Re: Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE   Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 8:46 pm

No eBay tem centenas de kits e pedras para afiação, basta dar uma busca com:
- knife sharpening
- knife sharpener
- knife sharpener stone
- knife sharpening stone
- knife sharpening system

Os kits geralmente usam pedras 120, 320, 400, 600, 1200
Acima de 1200 não é mais afiação, é polimento. As pedras acima de 1200 costuma ser japonesas para sushi ou katana.

Vídeo que mostra como afiar com lixa: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] / [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu vi aqui na minha cidade e acha lixa até lixa 500 / 600, acima disso não achei fácil.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Empty
MensagemAssunto: Re: Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE   Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 8:54 pm

O kit vai depender de qual a sua ideia de faca afiada. Pra maioria das pessoas bastam 3 pedras, uma grossa, uma média e outra fina; ou uma 360, uma 600 e uma 1000. Entretanto, se você tomar gosto por lâminas afiadas, vai querer ir além. Pra quem usa poucas facas pedras é um investimento alto. É difícil de achar no Brasil, e nem sempre o preço agrada. No lugar das pedras eu utilizo lixa d'água. Eu tenho 360, 400, 600, 1.200 e 2.000. Comprei em loja de tintas para pintura automotiva. Faço assim:

Prendo uma tira de lixa numa ripa de madeira e uso como se fosse uma pedra. Mas cuidado porque a lixa é bem mais rápida que a pedra. Numa faca bem cega começo com a 400 ou 600, depois passo na 1.200 e 2.000. A 360 uso apenas pra reparar lâminas danificadas. Com a lixa 2000 a faca já está tinindo de afiada, mas eu não paro por ai. Continuo a afiação em tiras de couro com o auxílio de abrasivos para polimento de metais. Tenho 3 abrasivos, um equivalente a lixa 3.000, outro 8.000 e um terceiro 12.000. Por enquanto eu paro por ai. É mais que suficiente para limpar um pernil sem fazer esforço.

Depois do uso moderado, basta afiar a faca no couro somente. Para facas que vão pro mato e tem uso mais pesado, geralmente é necessário passar nas lixas a partir da 600. Pra facas com fio danificado, com dentes, começo com a 360.

Outra coisa. Não basta ter o material correto pra ter uma boa afiação. É bom ter alguma informação de como fazer corretamente. É preciso conhecer o tipo de lâmina, pois nem todas se afiam da mesma maneira. Tem bastante vídeos no youtube sobre o assunto.
Ir para o topo Ir para baixo
redfawkes




Mensagens : 23
Data de inscrição : 19/12/2011
Idade : 27
Localização : Espirito Santo

Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Empty
MensagemAssunto: Re: Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE   Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 8:59 am

Eu tava procurando no ebay e achei essa daqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O que vocês acham??
att. Hugo
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Empty
MensagemAssunto: Re: Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE   Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 9:00 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
redfawkes




Mensagens : 23
Data de inscrição : 19/12/2011
Idade : 27
Localização : Espirito Santo

Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Empty
MensagemAssunto: Re: Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE   Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 9:07 am

Fly escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Sinceramente, não entendi. auehauehauehauehauehauehauehuaeh
Hm.. entendi mas não tem como apagar, então fica ae mesmo esse trem!! auehauehauehaue
Ir para o topo Ir para baixo
redfawkes




Mensagens : 23
Data de inscrição : 19/12/2011
Idade : 27
Localização : Espirito Santo

Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Empty
MensagemAssunto: Re: Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE   Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 6:13 pm

E o que acham dessa da tramontina?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Vale o custo?
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Empty
MensagemAssunto: Re: Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE   Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 6:19 pm

redfawkes escreveu:
E o que acham dessa da tramontina?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Vale o custo?

Eu não tenho coragem de dar 95 reais nessa pedra. Você encontra pedras similares por 15 reais em lojas de ferragens.
Ir para o topo Ir para baixo
redfawkes




Mensagens : 23
Data de inscrição : 19/12/2011
Idade : 27
Localização : Espirito Santo

Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Empty
MensagemAssunto: Re: Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE   Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 6:44 pm

hm... bom saber, amanhã vou dar um pulo na capital e vou ver se acho alguma!
att. Hugo
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Empty
MensagemAssunto: Re: Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE   Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 6:48 pm

Red,

olhe estas

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Encontra elas no comércio de ferragens, ferramentas e agros.

São boas e baratas, quando vc treinar bem com elas aí pode partir pra outras.

abcs

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
redfawkes




Mensagens : 23
Data de inscrição : 19/12/2011
Idade : 27
Localização : Espirito Santo

Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Empty
MensagemAssunto: Re: Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE   Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 6:52 pm

Tá certo, obrigado pela ajuda!!
att. Hugo
Ir para o topo Ir para baixo
Tales

Tales


Mensagens : 31
Data de inscrição : 29/03/2013

Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Empty
MensagemAssunto: Re: Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE   Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Icon_minitimeQua maio 08, 2013 2:28 pm

Minha sujestão, que funcionou para mim: Pedra Carborundum 108N R$15,00 reais + Pedra japonesa #1000 K45 R$80,00 reais via ebay, mas acha por aqui até R$130,00 reais (se não me engano asiashopp).

Bem nem presiso dizer que o lado mais Grosso da caborundum é para desbaste, depois o lado mais fino, por fim a pedra japonesa... Fica um bisturi. Até perigoso para deixar na cozinha! Alías para cozinha de casa a caraborundum já é suficiente.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Empty
MensagemAssunto: Re: Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE   Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Amolação (em ambos os sentidos) HUEHUE
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvida qual arco comprar
» Arcos Caseiros PVC e Madeira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: