ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo

Ir para baixo 
+3
gabriel p.
dbc785
lcaserapiao
7 participantes
AutorMensagem
lcaserapiao
Cuteleiro
Cuteleiro



Mensagens : 54
Data de inscrição : 12/12/2012

FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Empty
MensagemAssunto: FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo   FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 8:15 am

Caros Amigos,

Ontem tive o prazer de ler um artigo do meu amigo e Professor, Eduardo Berardo, sobre cutelaria custom. Este foi um dos melhores artigos do gênero que já li. Quem produz suas próprias facas, quem as compra ou mesmo que apenas as aprecia, certamente terá uma outra visão da atividade depois de ler este post que publico aqui com permissão dele e por questões didáticas.

Espero que apreciem tanto quanto eu. Boa Leitura.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Um abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
dbc785

dbc785


Mensagens : 1474
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 33
Localização : Pederneiras - SP

FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Empty
MensagemAssunto: Re: FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo   FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 8:30 am

Excelente Artigo,

Eu quero mais uma faca! kkkkkkkk.
Ir para o topo Ir para baixo
gabriel p.

gabriel p.


Mensagens : 129
Data de inscrição : 21/04/2013
Idade : 30
Localização : Goiania-Go

FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Empty
MensagemAssunto: Re: FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo   FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 8:40 am

Otima materia.
Não tem jeito, pelo menos eu sempre quero mais uma faca, minha esposa direto mi pergunta:
Pra que esse tanto de faca, voce so tem 2 mãos...
Mas fazer o que ne, e amor de mais,kkkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Empty
MensagemAssunto: Re: FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo   FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 9:02 am

Gabriel, fala isso quando ele for comprar sapatos hhehehehe
Ir para o topo Ir para baixo
gabriel p.

gabriel p.


Mensagens : 129
Data de inscrição : 21/04/2013
Idade : 30
Localização : Goiania-Go

FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Empty
MensagemAssunto: Re: FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo   FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 9:55 am

Ai thiago eu sempre falo,kkkkkkkkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
lcaserapiao
Cuteleiro
Cuteleiro



Mensagens : 54
Data de inscrição : 12/12/2012

FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Empty
MensagemAssunto: Mas não adianta muito....   FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 9:59 am

gabriel p. escreveu:
Ai thiago eu sempre falo,kkkkkkkkkkkkkkkk

Aqui esse argumento não funciona tão bem quanto deveria kkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Empty
MensagemAssunto: Re: FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo   FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 10:06 am

tem muié que parece ser uma centopeia de tanto sapato que tem hehehehehe. O Serapião veio pra enriquecer, esta parte do forum sobre cutelaria, bão demais, e num some não cumpadi!!!!!

Ir para o topo Ir para baixo
lcaserapiao
Cuteleiro
Cuteleiro



Mensagens : 54
Data de inscrição : 12/12/2012

FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Empty
MensagemAssunto: Sumir num sumo não kkkkk   FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 10:24 am

Não sumo não, nobre colega!!!

Só o tempo que é curto pra tudo que a gente quer fazer.

Forte abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Empty
MensagemAssunto: wow   FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 11:14 am

q post e matéria formidavel !!!!! vlw heim
Ir para o topo Ir para baixo
lcaserapiao
Cuteleiro
Cuteleiro



Mensagens : 54
Data de inscrição : 12/12/2012

FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Empty
MensagemAssunto: Pode adicionar o blog dele   FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 11:19 am

Vinicius Hunter RS escreveu:
q post e matéria formidavel !!!!! vlw heim

Vínicius,

Eduardo Berardo é um dos melhores cuteleiros do Brasil e tem reconhecimento, inclusive, internacional. Pode adicionar e seguir o blog dele. É uma excelente fonte de informação sobre cutelaria de excelência. Quem gosta do tema não pode deixar passar. Recomendo com empenho.

Forte Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Arknoid

Arknoid


Mensagens : 8
Data de inscrição : 04/06/2013
Idade : 30
Localização : Alegrete - RS

FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Empty
MensagemAssunto: Facas Custom   FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 2:34 pm

Realmente, quando se trata de uma obra de arte, se essas facas não forem uma obra de arte não sei mais o que é, não estimamos "Preço" e sim o Valor, uma peça única, bem trabalhada e bem cuidada, quando é passada de geração em geração... não tem preço. Qualquer investimento que se faça, será bem feito. Tenho uma faquinha "Cascavel" que meu pai ganhou quando fez 18 anos, e Vendeu* para mim quando fiz 18 anos... e espero passar para meu filho um dia... em fim.. são para nós homens como  as joias para as mulheres.

* Sempre ouvi que faca não se dá, se vende, nem que seja por uma moeda... superstição antiga.farao 
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael_p

Rafael_p


Mensagens : 857
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 35
Localização : campinas - SP

FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Empty
MensagemAssunto: Re: FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo   FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 9:35 pm

se ele declarasse imposto, tava fudi*

rapidamente uns calculos aqui.

R$20,00 de energia por 16hrs de trabalho..quase 1 real por hora?

mesma coisa 16hrs pra usar um botijao inteiro de gas? (tá vazando, hehehe)

56 reais a hora trabalhada de um torneiro? caraio 10 mil reais por mes, um torneiro recebe (vo fazer o curso já)

tirando isso, acho que ninguem tem que tentar justificar os preços que pratica, se vc tem demanda por esses preços, pratique-os!!!

se não tem reveja

não estou reclamando (mas vai aparecer algumas pessoas falando que estou).amo facas(bowies), espadas, canivetes(balisongs) tenho pelo menos umas 20 em casa, meu pai mais umas 20 tbm, pendurada na parede, do lado do banco do carro, algumas pra chegar^^. tbm gasto uma nota com elas..

mas nem de longe é um bom artigo^^.

nao conheço o berardo, mas sou muito fã do trabalho do serapiao e suas maravilhosas laminas, desculpe mesmo se ofendi alguem, principalmente o berardo. tenho enorme respeito por quem consegue viver,trabalhando com coisas fora do comum

mas é só minha opiniao
Ir para o topo Ir para baixo
lcaserapiao
Cuteleiro
Cuteleiro



Mensagens : 54
Data de inscrição : 12/12/2012

FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Empty
MensagemAssunto: Opinião respeitada   FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Icon_minitimeQui Jul 18, 2013 10:27 am

Rafael,

Sem dúvida respeitar a opinião dos demais colegas é fundamental. E vc manifestou a sua de maneira muito clara. Contudo, a título de esclarecimento, vou fazer algumas considerações. Talvez, depois disso, você e demais amigos possam ver a questão por outros ângulos.
Eduardo Berardo é capitão da polícia militar de São Paulo e um cuteleiro de renome internacional. É referência lá fora e aqui no Brasil e "professor" de diversos colegas, inclusive eu. Há uma demanda enorme pelas peças dele num mercado que é extremamente exigente (nacional e internacional). No círculo de colecionismo de cutelaria de excelência, o nome dele dispensa apresentações.
Eu, por exemplo, quando estou em dúvida sobre alguma técnica ou assunto pertinente, ligo pra ele pra perguntar... Não conheço nenhum outro cuteleiro no Brasil que tenha o nível técnico no quesito faca "ferramenta" que ele tem. Se tiver oportunidade, este ano haverá uma Grande Salão de cutelaria em São Paulo em Novembro, ele estará lá, assim como eu. Será um prazer apresentar vocês!!!

Sobre o ARTIGO do Berardo (tecnicamente falando), todos os cuteleiros e colecionadores com quem conversei de ontem pra hoje foram unânimes em afirmar que ele escreveu excepcionalmente bem. No meu entender, contudo, foi até parcimonioso nos valores. No uso do gás, exemplificando, certamente ele não gasta apenas um botijão, mas dois ou mais nesse período (16 h). Observe, ele especificou a confecção de uma faca hunter de aço-damasco de 4"... que requer um pequeno billet.

Não sei se você já esteve numa oficina de cutelaria, ou teve a oportunidade de ver aço-damasco sendo feito... mas nessa atividade a quantidade de calor exigida é bem maior que o forjamento. Na minha oficina, dois botijões novos só servem pra fazer duas sessões de billets de aço damasco. Billets grandes mas que só serão usados pra uma lâmina cada, apenas. Portanto, em matéria de combustível, no meu caso aqui são dois botijões em 10 h de trabalho ininterrupto...Não há vazamento e sim uma vazão "estúpida" pra dar conta do caldeamento. Quando a pressão começa a diminuir já não se pode continuar fazendo aço-damasco, embora pra forjar simplesmente, ainda seja possível por algumas horas.

A ideia por trás deste artigo não é se justificar sobre os preços praticados. Concordo com você que sobre a questão de praticar os preços que pode. Ele, assim como muitos de nós, tem um compromisso sério com a qualificação técnica e conscientização sobre o que é a cutelaria de excelência. Essa conscientização é importantíssima nos dois lados da atividade (produtores/clientes). Imagine que vários colegas iniciantes (ou mais antigos) ao lerem um artigo assim, retiram informações importantes sobre a atividade, possibilidades de mercado e etc. Em termos de insumos, por exemplo, pouca gente sabe que há talas de marfim de mamute que custam cerca de U$ 500,00 o par... Conhecer isto, assim como outros materiais e preços é relevante tanto pra quem adquire uma peça artesanal quanto pra quem quer produzí-la.

Sobre a questão de impostos, ele, assim como eu e todos os demais colegas cuteleiros que compram insumos no Brasil pagam uma quantidade exorbitante de impostos (embutidos no preço). A maioria dos materiais mais "sofisticados" que usamos são importados. A tudo acrescenta-se, 65% de imposto sobre o frete e preço + cerca de 7% de IOF. Sem falar no frete que é cobrado em praticamente tudo. Ainda por cima há poucas empresas nacionais voltadas de fato pro segmento. Na verdade, a única que conheço é a DAF Abrasivos que tem se feito presente em todos os eventos de cutelaria nacionais. Esta "realidade" nacional faz com que aquele que queira se firmar no panorama da cutelaria custom tenha que, literalmente, "matar um leão por dia" pra se aprimorar e chegar num patamar técnico que deseja para si mesmo.

Não vi seu post como uma reclamação, ao contrário. Você apenas expressou sua opinião com as informações que tem, nesse momento. Espero que você, assim como demais colegas, possa frequentar em breve uma boa feira de cutelaria, conversar com cuteleiros e ver peças de alto nível técnico. Ajudará a ter uma nova opinião sobre o assunto assim como possibilitará fazer novas e boas amizades. Espero vê-lo em algum deles!!! (tá feito o convite kkkkk)

Um abraço a todos.



Ir para o topo Ir para baixo
Rafael_p

Rafael_p


Mensagens : 857
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 35
Localização : campinas - SP

FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Empty
MensagemAssunto: Re: FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo   FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Icon_minitimeQui Jul 18, 2013 10:53 am

Então o Sr. Berardo é "chefe" do meu pai^^

Obrigado pelo convite Serapião e eu vou sim, assim como fui nos 2 ultimos^^. inclusive para adimirar mais ainda as Facas Do Fabio Souza, pois as facas dele pra mim são umas das melhores e mais bonitas que já vi.

eu tinha escrito de uma forma mais "detalhada" mas tinha ficado muto grande...sobre os preços, tinha uma parte que erá só um chute meu, pois não conhecia nada, menos a parte do torneiro mecanico Smile, o botijao eu tinha uma media, meu tio tem uma pastelaria, e nos periodos de festa junina ele monta "a Barraquinha do pastel" em algumas escolas aqui da cidade, com dois tachos ligados (uma boca de quase 20cms) um botijao de gás durava das 10 as 22 sem pestanejar, por isso na minha visao, um botijao de gás para 16hrs, parecia algo irreal.

sobre o aço damasco, realmente nunca vi ser feito, e estive lendo o Blog do Berardo ontem e vi que ele fez um padrao muito bonito de aço damasco "ondas de fogo, ou algo assim", Realmente o Berardo é um Cuteleiro de alta qualidade, sem questionamentos.

Sobre os Impostos, Garanto pra vc que todas as pessoas do Forum compartilham essa dor com vocês cuteleiros.

justamente isso que eu quis iniciar, uma discussão(conversa) saudavel, e não ofender alguem, afinal conversar com pessoas que entendem mais do que voce é só lucro^^.


Obrigado pelo convite novamente Serapião.

Abcs


Ir para o topo Ir para baixo
lcaserapiao
Cuteleiro
Cuteleiro



Mensagens : 54
Data de inscrição : 12/12/2012

FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Empty
MensagemAssunto: Pois estamos em família   FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Icon_minitimeQui Jul 18, 2013 11:04 am

Pois então, Rafael...

Estamos em "família" pois este que vos fala é um reles "sargento de milícias" kkkkk

Nos veremos em breve!!!

Forte Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Junker

Junker


Mensagens : 337
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 38
Localização : Teixeira de Freitas - Bahia

FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Empty
MensagemAssunto: Re: FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo   FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Icon_minitimeQui Jul 18, 2013 12:39 pm

O artigo é otimo, sempre admirei muito facas artesanais, e com a chegasdo do Serapião pude ver trabalhos lindissimos que ele nos tem apresentado.
Em relação a vazão de gás, já vi equipamentos comerciais e semi industriai que consomem um botijão em 7 a 8 horas, a depender da pressão do equipamento.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Empty
MensagemAssunto: Re: FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo   FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
FACAS CUSTOM SÃO BARATAS!!! Entenda o PORQUÊ por Eduardo Berardo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Flechas Baratas (baratas mesmo) para iniciantes
» Bainhas Custom "Custom Sheaths"
» Facas Puukko & Facas Mora: O que são?
» Entenda os petalovers
»  '''POLEGADA''' aprenda e entenda .

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: