ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
ViniciusTD




Mensagens : 123
Data de inscrição : 28/03/2012

Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara Empty
MensagemAssunto: Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara   Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara Icon_minitimeSeg Jul 29, 2013 10:53 am

Caros amigos,

Inspirado na iniciativa do Iuri e no grande apoio que vi do meu chará o Vinicius Hunter, esse final de semana resolvi colocar a mão na massa e praticar um oficio que muito me encanta e que quer ainda ter o prazer de dominar minimamente para criar minhas próprias laminas...

Achei muito bacana a técnica de cutelaria por desbaste por ser pratico e rápido, não dependendo de forja, martelos e bigorna, apenas de ferramentas que tenho fácil acesso na casa dos meus pais...Não quis prometer no tópico do Iuri que eu iria fazer uma, pois agora estou adotando uma iniciativa de não ficar anunciando nem prometendo o que vou fazer, depois que eu começar e executar ai sim conversa com as pessoas. Funcionou dessa vez!!!
Como a lima é um material comum e fácil de achar usado e velho, peguei com meu pai uma lima velha da marca Inferpa, mas de tamanho curto é uma lima pequena, pesquisei e vi que o aço é o 1906 parece.

Mão na massa fiquei o dia todo tomando cerveja comendo churrasco e feijoada e mexendo com a faca. A parte da manha ela já tava quase pronta e sem cerveja nem churrasco, depois foi tentar achar o fio e tempera, por fim o revenimento.

Fiz tudo de orelha, sem estudar o assunto direito e sem técnica, acho que deu muita merda, mas saiu um produto que me agradou demais, fiquei super satisfeito de ve-lo pronto.

Vão algumas fotos de celular, peço desculpas pq estão péssimas depois tiro com maquina direito, e o cabo estou pensando se faço de madeira ou de chifre/osso, provavelmente redondo e pequeno tb por ser a lamina pequena, mas aceito sugestões.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Bom agora algumas dificuldades que percebi e queria saber da turma que conhece se sabem responder. Retirei a tempera colocando ela no fogo e soprando com ar até que não pegasse mais o imã, depois deixei ali até esfriar no dia seguinte. Certo?

Não consegui colocar fio nela ainda, está um ângulo muito agudo na região do corte, com o que devo amolar essa lamina e colocar o fio? Quase acabei com minhas digitais de tanto que elas esfregaram por acidente na pedra de amolar, chegou a pegar algum fio, mas nada demais.

Para tempera aqueci ela denovo no carvão vegetal e coloquei em uma parafina, me disseram que esse resfriamento não é rápido o suficiente para tempera e acaba sendo uma espécie de revenimento, é isto?

Como vocês retiram a parafina que adere à lamina após esse passo?

Por fim coloquei ela no forno quente por uns 45 minutos, a lamina ficou com uma cor de cobre, mas uma simples polida na escova de pano do esmeril e pedra de polir ela ficou brilhando denovo. Por que ela da essa cor?

Obrigado pessoal, esse fórum é nota 10, desculpem o tamanho do post e as fotos.
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara   Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara Icon_minitimeSeg Jul 29, 2013 11:42 am

Grande vinicios, cara n sou expert, mais o revenimento tem ser maior, ela tem que ficar com uma cor azul quaze roxa, e quanto a essa tempera com parafina eu n conheço, mais com oleo axo q é o mais indicado, vc esquenta o oleo e aquece a faca ate ficar sem o ima pegar, ai coloca ela no oleo! E o revenimento tem q ser bem alto, 290° por quase 2h salvo engano!


Mais espera seu chará aparecer q ele vai me corrigir se estiver errado!
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara Empty
MensagemAssunto: ...   Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara Icon_minitimeSeg Jul 29, 2013 6:19 pm

carlos ferreira escreveu:
Grande vinicios, cara n sou expert, mais o revenimento tem ser maior, ela tem que ficar com uma cor azul quaze roxa, e quanto a essa tempera com parafina eu n conheço, mais com oleo axo q é o mais indicado, vc esquenta o oleo e aquece a faca ate ficar sem o ima pegar, ai coloca ela no oleo! E o revenimento tem q ser bem alto, 290° por quase 2h salvo engano!


Mais espera seu chará aparecer q ele vai me corrigir se estiver errado!

ocarlos disse tudo hehe, em parafina tambem serve,é a preferencia d alguns pq nao emite fumaça toxica. só faz outro ciclo de revinemento d temperatura mais elevada.obrigado pela citação hehe abraço e bom trab
Ir para o topo Ir para baixo
iurisodre

iurisodre


Mensagens : 455
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 110
Localização : Mata Atlantica, 2ª grota a esquerda

Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara   Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 7:54 pm

ViniciusTD escreveu:
Caros amigos,

Inspirado na iniciativa do Iuri e no grande apoio que vi do meu chará o Vinicius Hunter, esse final de semana resolvi colocar a mão na massa e praticar um oficio que muito me encanta e que quer ainda ter o prazer de dominar minimamente para criar minhas próprias laminas...

Achei muito bacana a técnica de cutelaria por desbaste por ser pratico e rápido, não dependendo de forja, martelos e bigorna, apenas de ferramentas que tenho fácil acesso na casa dos meus pais...Não quis prometer no tópico do Iuri que eu iria fazer uma, pois agora estou adotando uma iniciativa de não ficar anunciando nem prometendo o que vou fazer, depois que eu começar e executar ai sim conversa com as pessoas. Funcionou dessa vez!!!
Como a lima é um material comum e fácil de achar usado e velho, peguei com meu pai uma lima velha da marca Inferpa, mas de tamanho curto é uma lima pequena, pesquisei e vi que o aço é o 1906 parece.

Mão na massa fiquei o dia todo tomando cerveja comendo churrasco e feijoada e mexendo com a faca. A parte da manha ela já tava quase pronta e sem cerveja nem churrasco, depois foi tentar achar o fio e tempera, por fim o revenimento.

Fiz tudo de orelha, sem estudar o assunto direito e sem técnica, acho que deu muita merda, mas saiu um produto que me agradou demais, fiquei super satisfeito de ve-lo pronto.

Vão algumas fotos de celular, peço desculpas pq estão péssimas depois tiro com maquina direito, e o cabo estou pensando se faço de madeira ou de chifre/osso, provavelmente redondo e pequeno tb por ser a lamina pequena, mas aceito sugestões.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Bom agora algumas dificuldades que percebi e queria saber da turma que conhece se sabem responder. Retirei a tempera colocando ela no fogo e soprando com ar até que não pegasse mais o imã, depois deixei ali até esfriar no dia seguinte. Certo?

Não consegui colocar fio nela ainda, está um ângulo muito agudo na região do corte, com o que devo amolar essa lamina e colocar o fio? Quase acabei com minhas digitais de tanto que elas esfregaram por acidente na pedra de amolar, chegou a pegar algum fio, mas nada demais.

Para tempera aqueci ela denovo no carvão vegetal e coloquei em uma parafina, me disseram que esse resfriamento não é rápido o suficiente para tempera e acaba sendo uma espécie de revenimento, é isto?

Como vocês retiram a parafina que adere à lamina após esse passo?

Por fim coloquei ela no forno quente por uns 45 minutos, a lamina ficou com uma cor de cobre, mas uma simples polida na escova de pano do esmeril e pedra de polir ela ficou brilhando denovo. Por que ela da essa cor?

Obrigado pessoal, esse fórum é nota 10, desculpem o tamanho do post e as fotos.


Opa! show de bola, parabéns! to voltando da lida hoje e vou retomar o trabalho com ela, é bom que a gente vai trocando informaçoes para aumentar nosso conhecimento!

abração!
Ir para o topo Ir para baixo
ViniciusTD




Mensagens : 123
Data de inscrição : 28/03/2012

Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara   Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara Icon_minitimeTer Ago 06, 2013 7:50 pm

Show de bola iuri....

e a lida rendeu algum porco????rsrsr

To devendo a foto dela mais caprichada com maquina de verdade, depois posto..
Ir para o topo Ir para baixo
iurisodre

iurisodre


Mensagens : 455
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 110
Localização : Mata Atlantica, 2ª grota a esquerda

Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara   Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara Icon_minitimeTer Ago 06, 2013 9:24 pm

ViniciusTD escreveu:
Show de bola iuri....

e a lida rendeu algum porco????rsrsr

To devendo a foto dela mais caprichada com maquina de verdade, depois posto..

Rendeu uma sim!

vou postar a foto da faca la no meu post
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara   Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Primeira Faca de Lima - inspirado no trabalho do Iuri e ajudas do Vinicius Hunter meu chara
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Primeira faca. (Lima antiga)
» Ajuda com faca Puma White hunter ...
» Faca hunter
» Minha faca Puma White Hunter .
» Faca by Tim Hunter - Marcelo Pimentel

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: