ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Tiro instintivo e Olho diretor

Ir para baixo 
+5
Mamute-sc
joaosoter
Rafael_p
carlos ferreira
Mathyz
9 participantes
AutorMensagem
Mathyz

Mathyz


Mensagens : 45
Data de inscrição : 14/12/2012
Idade : 29
Localização : Bahia

Tiro instintivo e Olho diretor Empty
MensagemAssunto: Tiro instintivo e Olho diretor   Tiro instintivo e Olho diretor Icon_minitimeSáb Ago 03, 2013 9:35 pm

Eae galera, estou com uma duvida q desde que entrei no fórum não conseguir sanar, aprendi muita coisa sobre arquearia e agora quero levar a pratica, mas preciso comprar meu primeiro arco que será um tradicional, enfim...

O olho diretor influencia na prática de tiro instintivo?

pergunto isso pois apesar do meu olho diretor ser o esquerdo, treinei alguns tiros com pistola de pressão e estilingue mas não percebi diferença mirando com olho direito (era ruim demais razoável com os 2 olhos), pelo fato de ser destro fico na duvida se realmente devo comprar um arco canhoto..

oq me dizem?

Desde já grato Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Tiro instintivo e Olho diretor Empty
MensagemAssunto: destro   Tiro instintivo e Olho diretor Icon_minitimeSáb Ago 03, 2013 9:49 pm

Penso que não é bem o olho, são as mãos e os braços.
O olho, só "zóia".
Precisa saber qual é a mão que quer segurar o grip, o punho do arco, e qual é a mão que quer puxar a corda.
Esse "querer" está embutido na nossa mente.
Só tem um jeito de saber, ou, de "querer", precisa manusear um arco por um bom tempo, até que as mãos, e braços, decidam qual serviço elas, e eles, querem fazer.
Como decidir?
Manuseie o arco, como destro e como "sinistro".
A mão direita é a destra, a canhota é a sinistra.
Qual maneira lhe for mais cômoda, adote.
Sem manusear um arco, fica difícil decidir.
O estilingue é diferente do arco, não tem correlação.
A diferença?
No estilingue a forquilha é empurrada e a malha fica fixa; no arco, o punho fica fixo e a corda é puxada.
Percebeu? São atitudes inversas.
Essa é a minha modesta opinião de leigo. srsrs
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Tiro instintivo e Olho diretor Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro instintivo e Olho diretor   Tiro instintivo e Olho diretor Icon_minitimeSáb Ago 03, 2013 10:05 pm

TRC escreveu:
Penso que não é bem o olho, são as mãos e os braços.
O olho, só "zóia".
Precisa saber qual é a mão que quer segurar o grip, o punho do arco, e qual é a mão que quer puxar a corda.
Esse "querer" está embutido na nossa mente.
Só tem um jeito de saber, ou, de "querer", precisa manusear um arco por um bom tempo, até que as mãos, e braços, decidam qual serviço elas, e eles, querem fazer.
Como decidir?
Manuseie o arco, como destro e como "sinistro".
A mão direita é a destra, a canhota é a sinistra.
Qual maneira lhe for mais cômoda, adote.
Sem manusear um arco, fica difícil decidir.
O estilingue é diferente do arco, não tem correlação.
A diferença?
No estilingue a forquilha é empurrada e a malha fica fixa; no arco, o punho fica fixo e a corda é puxada.
Percebeu? São atitudes inversas.
Essa é a minha modesta opinião de leigo. srsrs

Bele aula professor!!

Eu tenho essas mesmas manhas ai, meu olho diretor é o esquerdo, mais sou destro, e de maneira nenhuma consigo segurar um arcou uma arma como "sinistro", ja o estilingue, seguro com a mão direita, exatamente como o trc falou, pq a forquilha é levada a frente pela mão direita, e no arco a corda é puxada com a mão direita, e o olho, o olho é meu então ele tem que fazer oq eu quero! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael_p

Rafael_p


Mensagens : 857
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 35
Localização : campinas - SP

Tiro instintivo e Olho diretor Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro instintivo e Olho diretor   Tiro instintivo e Olho diretor Icon_minitimeSáb Ago 03, 2013 10:54 pm

bom o que eu ouvi bastante quando eu comecei eh....o olho diretor eh o olho que vc usa como referencia, nao é impossivel mudar, mas eh mais facil vc acostumar a atirar com o braço esquerdo do que mudar a maneira que vc vizualiza as coisas....

meu problema era ao contrario, meu olho eh o direito mas sou canhoto, acostumei a puxar a corda com o braço direito sem problemas, preferi manter meu olho...só apanho um pouco nos compostos, mas nos recurvos ja eh algo natural.
Ir para o topo Ir para baixo
Mathyz

Mathyz


Mensagens : 45
Data de inscrição : 14/12/2012
Idade : 29
Localização : Bahia

Tiro instintivo e Olho diretor Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro instintivo e Olho diretor   Tiro instintivo e Olho diretor Icon_minitimeSáb Ago 03, 2013 11:46 pm

Brigadão TRC! acho q vou ter q achar alguém com arco pra fazer uns test-drive antes de comprar o meu.
Ir para o topo Ir para baixo
joaosoter




Mensagens : 56
Data de inscrição : 17/11/2010
Idade : 35
Localização : Antonina - PR

Tiro instintivo e Olho diretor Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro instintivo e Olho diretor   Tiro instintivo e Olho diretor Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 1:44 am

Realmente acredito ser melhor experimentar mesmo, comigo aconteceu uma coisa engraçada.

Toda vida atirei com estilingue e segurava a forquilha com a mão direita, mas nunca fui muito bom, na verdade bem ruim, mas quando comecei a atirar com arco, foi natural pra mim e não pensei em ser de outra forma usar ele como destro, segurando-o com a mão esquerda, e não a direita como no estilingue.

A melhor coisa foi quando decidi trocar a mão do estilingue e mudei completamente minha precisão em coisa de duas semanas, isso sem treinar nada, praticamente um dia que parei pra treinar mesmo e consegui ganhar uma etapa do campeonato de estilingue que teve na RD Arqueria.

Então não acredito que arco e estilingue sejam tão diferentes no que diz respeito a olho dominante e segurar como destro e canhoto, mas isso pela experiência que eu tive, nunca tentei atirar canhoto com arco.

Alguém sabe me dizer se aquela historia de que se vc fecha um olho pra atirar, não pode atirar tanto destro como canhoto, é só escolher, mas se usa os dois olhos abertos pra atirar vc tem que estar segurando do lado certo, do lado do seu olho dominante, certo?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Tiro instintivo e Olho diretor Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro instintivo e Olho diretor   Tiro instintivo e Olho diretor Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 9:35 am

geralemente (pelo menos nos 100% dos casos que conheço) quem é destro para escrever e tudo o mais é destro em arqueria, isso é, puxa a corda com a mão direita

com relação ao olho dominante, ái já pode ser diferente, pode ser mão direita para puxar a corda (no caso destro) e ser olho dominante esquerdo, aí ferrou, vai precisar descobrir o que é melhor para você, tem gente que procura treinar o outro olho (a maioria) mas tem gente que prefere inverter as mãos que segura e armam o arco (principalmente a mão que coloca a flecha no arco), é uma minoria, mas se dizem muito felizes com a escolha

nesse tópico aqui tem um pouco mais dessa discussão [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Conectado
Mathyz

Mathyz


Mensagens : 45
Data de inscrição : 14/12/2012
Idade : 29
Localização : Bahia

Tiro instintivo e Olho diretor Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro instintivo e Olho diretor   Tiro instintivo e Olho diretor Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 10:49 am

Vlw Mamute! mas então, olho diretor influencia sim no tiro instintivo?
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Tiro instintivo e Olho diretor Empty
MensagemAssunto: olho   Tiro instintivo e Olho diretor Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 11:12 am

É uma coisa engraçada essa história do estilingue e do arco.
No estilingue, seguro a malha com a esquerda e a forquilha com a direita.
Desde criança, quando fazia arcos de bambu para brincar, sempre fiz o contrário do estilingue, segurava o arco com a esquerda e a corda com a direita.
Acho que vale muito mais o instinto do que o olho.
Equivale à pergunta: - "levantou com o pé esquerdo ou direito?"
Saber lá, hem!
A gente põe o pé no chão, instintivamente. kkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Tiro instintivo e Olho diretor Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro instintivo e Olho diretor   Tiro instintivo e Olho diretor Icon_minitimeDom Ago 11, 2013 4:46 pm

sou destro com olho dominante esquerdo. comprei meu primeiro arco destro (rh) e agora troquei tudo pra canhoto por conta do meu olho. demorou um pouco mas to amarradão. to atirando bem tanto instintivo quanto recurvo olimpico.

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
quark

quark


Mensagens : 160
Data de inscrição : 27/05/2012
Idade : 42
Localização : Cuiabá - MT

Tiro instintivo e Olho diretor Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro instintivo e Olho diretor   Tiro instintivo e Olho diretor Icon_minitimeDom Ago 11, 2013 7:01 pm

Também sou destro, mas com olho dominante canhoto..
Fazer o que né.. mas meu equipamento é destro, ai atiro com o olho direito fechado..
Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
pedrocast

pedrocast


Mensagens : 67
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Tiro instintivo e Olho diretor Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro instintivo e Olho diretor   Tiro instintivo e Olho diretor Icon_minitimeQua Ago 21, 2013 5:00 pm

Mas no tiro instintivo você não mantém os 2 olhos abertos e olha para o alvo?

Ou seja, o olho dominante influencia no tiro instintivo ou apenas quando você usa miras?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pvalentini.net
Conteúdo patrocinado





Tiro instintivo e Olho diretor Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro instintivo e Olho diretor   Tiro instintivo e Olho diretor Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tiro instintivo e Olho diretor
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Arco+olho diretor+puxada
» Tiro Instintivo
» Vídeos do Greyarcher1 - Tiro instintivo
» tiro instintivo na WA ex FITA
» Ainda sobre tiro instintivo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: