ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Luneta de Observação

Ir para baixo 
+2
EVC
Gera
6 participantes
AutorMensagem
Gera

Gera


Mensagens : 65
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 39

Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: Luneta de Observação   Luneta de Observação Icon_minitimeQua Nov 20, 2013 10:31 am

Galera, estou precisando comprar uma luneta para Target, daquelas que ficam no tripé.

Vejo que o mercado brasileiro não tem tantas opções para essa compra, até onde vai meu conhecimento. O que recomendam é aquela básica da Meade 20x60x60.

Gostaria da opinião de vocês:

1. Qual a luneta que você usa e se ela serve direitinho para o propósito.
2. Qual seria uma luneta custo x benefício (marca e especificações (ex.20x60x60)) para comprar no mercado brasileiro?

Valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: Re: Luneta de Observação   Luneta de Observação Icon_minitimeQua Nov 20, 2013 12:30 pm

Não vou dar uma resposta conclusiva, apenas apresentar alguns dados extras para sua consideração.

Uma luneta com aumento de 60 vezes não necessariamente vai ser útil, a não ser que a ótica seja excelente (e aí o preço vai ser alto). A primeira luneta que eu tive (xing-ling) tinha aumento fixo de 20 vezes (declarado) e apenas ajuste de foco e resolveu meu problema bem (inclusive a 90m). Mais tarde eu comprei uma Alpen melhorzinha (20x45x60) mas nunca uso o aumento máximo mesmo com a 90m (uso cerca de 30x). Se você atirar com composto o maior aumento pode até se justificar para um alvo a 90m (se você for muito bom) mas mesmo neste caso você consegue enxergar as flechas relativamente bem com aumento menor. Fora o fato de exigir uma ótica muito melhor, também é mais difícil centralizar o alvo com maior aumento e o pessoal tropeça na luneta o tempo todo, exigindo ajuste frequente (ou seja, você corre o risco de gastar muito tempo se estressando com a luneta quando deveria se concentrar em atirar).

Outro dado relevante: a tendência é o round FITA clássico (90/70/50/30m para homens) ser abandonado. Então ficamos com os rounds duplos a 70m (recurvos) e 50m (compostos) e aí o aumento extra é ainda menos útil.

Compre um tripé decente. Esses Greika de R$80 são um lixo.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: Re: Luneta de Observação   Luneta de Observação Icon_minitimeQua Nov 20, 2013 12:35 pm

Ah, é interessante que a ocular esteja a 45 ou 90° para facilitar.
Ir para o topo Ir para baixo
Gera

Gera


Mensagens : 65
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 39

Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: Re: Luneta de Observação   Luneta de Observação Icon_minitimeQua Nov 20, 2013 12:39 pm

EVC, no mercado livre não tem tantas opções... conhece algum site que tenha algumas lunetas para venda?

Tem essas opções de xing ling, será que presta?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Achei também uma Bushmaster usada por 180 e uma vivitar nova por 189, mas essa ultima não tem inclinação.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: Re: Luneta de Observação   Luneta de Observação Icon_minitimeQua Nov 20, 2013 5:17 pm

Procure por "luneta de espotagem".
Existem várias lojas de armas que vendem esse material.
Eu uso uma Shilba chinesa 20x50. A óptica (lente) é muito ruim, muita distorção, mas serve para o tiro com arco. Já para tiro esportivo, calibre 4.5 ou 5.5 mm acima de 25 metros, esquece...
Tenho também um binóculo 10-30x50, um pouco exagerado e pesado. Já acho melhor porque serve tanto para target quanto para field. E as pessoas não ficam esbarrando no tripé.

Reeditando. Essas três que você citou, são bem parecidas com a minha. As lentes são um horror, distorcem a imagem e não conseguem focar direito. Mas como o objetivo é ver onde a flecha acertou e não ficar lendo jornal à distância, acho que deve dar para o gasto. Lunetas boas, lentes boas custam caro.
Existem os telêmetros que não podem ser utilizados em competições como field mas bastante interessantes para ajustar os olhos à distância.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Uma dúvida. Em stands de tiros esportivos tenho visto bastante câmeras com IP ligados a um smartphone. Você coloca a câmera próxima ao alvo, faz o foco e através do wifi você controla e vê o alvo. Eu nunca vi isso no tiro com arco.

Bons tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
cemullerbr

cemullerbr


Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 47
Localização : Santa Cruz do Sul

Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: Re: Luneta de Observação   Luneta de Observação Icon_minitimeQua Nov 20, 2013 10:50 pm

Ruy escreveu:
Procure por "luneta de espotagem".
Existem várias lojas de armas que vendem esse material.
Eu uso uma Shilba chinesa 20x50. A óptica (lente) é muito ruim, muita distorção, mas serve para o tiro com arco. Já para tiro esportivo, calibre 4.5 ou 5.5 mm acima de 25 metros, esquece...
Tenho também um binóculo 10-30x50, um pouco exagerado e pesado. Já acho melhor porque serve tanto para target quanto para field. E as pessoas não ficam esbarrando no tripé.

Reeditando. Essas três que você citou, são bem parecidas com a minha. As lentes são um horror, distorcem a imagem e não conseguem focar direito. Mas como o objetivo é ver onde a flecha acertou e não ficar lendo jornal à distância, acho que deve dar para o gasto. Lunetas boas, lentes boas custam caro.
Existem os telêmetros que não podem ser utilizados em competições como field mas bastante interessantes para ajustar os olhos à distância.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Uma dúvida. Em stands de tiros esportivos tenho visto bastante câmeras com IP ligados a um smartphone. Você coloca a câmera próxima ao alvo, faz o foco e através do wifi você controla e vê o alvo. Eu nunca vi isso no tiro com arco.

Bons tiros.
Resolvi importar uma (China) e após a meia noite faz aniversário de um mês que foi pra fiscalização do exército e não tenho mais nenhuma notícia.
Nem arco ficou tanto tempo pra fiscalização.
Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Gera

Gera


Mensagens : 65
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 39

Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: Re: Luneta de Observação   Luneta de Observação Icon_minitimeQua Nov 20, 2013 11:44 pm

Também tenho esse receio de ficar presa no exercito, Cemuller...

Ruy, obrigado pelas dicas.
Até agora estou propenso a comprar esta luneta aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mas pelo visto ela não regula zoom, apenas foco. Acha que pode dar pro gasto?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: Re: Luneta de Observação   Luneta de Observação Icon_minitimeQui Nov 21, 2013 7:06 am

Gera,

As duas bagaceiras que tenho são essas aí.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Eu tinha dito que a luneta era Shilba, mas é Bushnell (deve ser falsificada) 20x50, chinesinha que eu usava para carabina. Serve também mas é o problema do tripé. Bem parecida com essa aí que você quer comprar.
O outro é um binóculo Auriol (de supermercado) 10-30x60. Esse aqui me surpreendeu pelo alcance e "nitidez" e me serve bem tanto para curtas quanto longas distâncias. O único porém é o peso.

Acho uma palhaçada as restrições com ópticos e armamentos leves. Só o cidadão honesto é que fica sem condições de se defender. Maluco ou bandido consegue no contrabando ou arruma qualquer outra coisa que sirva como arma.

Só dá uma olhada na filetagem (rosca) da base da luneta. Essa Bushnell eu tive que refazer porque a filetagem não correspondia ao padrão dos tripés convencionais.
Tripé é importante. Não precisa de um Manfrotto mas pelo menos um Silk que é mais estável. Como você não irá sustentar as pesadas objetivas das máquinas fotográficas, não precisa ser tão robusto.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
handervet

handervet


Mensagens : 86
Data de inscrição : 13/09/2012
Localização : Pirenopolis

Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: Re: Luneta de Observação   Luneta de Observação Icon_minitimeQui Nov 21, 2013 10:14 am

No site da dx tem umas com bom preço e essa não e taxada pela alfandega mas tem muitas outras esse e so um exemplo...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: Re: Luneta de Observação   Luneta de Observação Icon_minitimeQui Nov 21, 2013 5:01 pm

Eu não recomendo binóculo para target. Vai gastar tempo e a tremedeira vai praticamente inviabilizar enxergar suas flechas.

Ir para o topo Ir para baixo
Gera

Gera


Mensagens : 65
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 39

Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: Re: Luneta de Observação   Luneta de Observação Icon_minitimeQui Nov 21, 2013 5:15 pm

Eu consegui um Bushnell 20x60x60 para comprar com um amigo. Acho que dá pro gasto.

Para 18m tou pensando em usar um binoculos mesmo (apesar de não precisar)... Aqui em Recife a galera exagera usando luneta até em indoor...

Eu fico indignado com essa besteira do exercito, negócio pra observação é barrado para inspeção e demora uma década pra devolverem. Qual o critério pra eles levarem pra inspeção? Tem um mm mínimo de aproximação ou modelo específico?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: Re: Luneta de Observação   Luneta de Observação Icon_minitimeSáb Nov 23, 2013 6:42 am

Gera escreveu:
Eu fico indignado com essa besteira do exercito, negócio pra observação é barrado para inspeção e demora uma década pra devolverem. Qual o critério pra eles levarem pra inspeção? Tem um mm mínimo de aproximação ou modelo específico?
O problema é que vem escrito LUNETA/SCOPE que pode ser luneta para mira de armas, barrado na hora. Se vier como monóculo de observação ou qualquer coisa que descaracterize, TALVEZ passe.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Uma coisa é você poder utilizar dentro do país sem o CR, como carabinas de ar comprimido até 6 mm. Outra coisa é você poder trazer de fora, só com CI ou CI e CR, dependendo do material. São burocracias distintas.

Bons tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
reddot hunting




Mensagens : 154
Data de inscrição : 31/05/2012
Idade : 48
Localização : SANTOS

Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: luneta   Luneta de Observação Icon_minitimeDom Dez 01, 2013 12:16 pm

olha !!! vou te falar tenho uma spoter 2.5x30x60 2.5 de ocular aumento fixo de 30x e a &*$%# que me esquecí é de 60mm é muito potente geralmente atiradores de elite que usam este mod.
uso para ver os planetas pra terem uma idéia vejo saturno muito melhor que estas lunetas que vendem no ml digo , porque comprei uma e nao valeu nada paguei R$ 300 perdido
abraço !!!
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: Re: Luneta de Observação   Luneta de Observação Icon_minitimeSeg Dez 09, 2013 10:05 am

Ruy escreveu:

Uma dúvida. Em stands de tiros esportivos tenho visto bastante câmeras com IP ligados a um smartphone. Você coloca a câmera próxima ao alvo, faz o foco e através do wifi você controla e vê o alvo. Eu nunca vi isso no tiro com arco.

Bons tiros.

"Ganhei" um smartphone do meu filho (na verdade dei um novo para ele e ele gentilmente me cedeu o velho  Very Happy ). Pensei em montar uma rede ad-hoc entre o smartphone (Android) e o tablet (Android também) e compartilhar a câmera. Alguém já tentou isso?

Segundo as minhas pesquisas:
(1) montar uma rede ad-hoc wireless com o smartphone e o tablet.


(2) instalar um software de compartilhamento de câmera no smartphone.


(3) visualizar a imagem da câmera do smartphone (focado, localizado próximo do alvo e obviamente protegido) através do tablet (localizado próximo do atirador).

Não testei ainda mas talvez nesta semana.
Teoricamente daria para fazer usando dois smartphones também.

Bons tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: Re: Luneta de Observação   Luneta de Observação Icon_minitimeSeg Dez 09, 2013 3:51 pm

Curiosidade é fo%$.
Testei e deu certo. Instalei o IP WebCam gratuito do Android e utilizei um notebook. O roteador é o de casa porque não quis configurar rede ad-hoc. Mas funciona da mesma forma.

Segue a imagem do alvo de 40, iluminação com uma lâmpada fraca. No exterior fica bem melhor.
O ideal é ter um suporte para o celular, como aqueles do navegador. Fica mais fácil posicionar.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Quem puder testar usando dois smartphones, por favor poste o resultado. Obrigado.

Bons tiros.


Última edição por Ruy em Qua Dez 11, 2013 6:23 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Gera

Gera


Mensagens : 65
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 39

Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: Re: Luneta de Observação   Luneta de Observação Icon_minitimeSeg Dez 09, 2013 4:05 pm

Legal isso aí hein Ruy!

Até mesmo pra combates é bem interessante. Dá pra projetar em televisão grande sem um custo muito alto.

Bronca é somente um tiro errado em cima do celular mesmo kkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: Re: Luneta de Observação   Luneta de Observação Icon_minitimeSeg Dez 09, 2013 7:40 pm

Sim, tiro perdido é um problema. O pessoal do clube utiliza aquelas câmeras de CFTV para monitorar os tiros de carabinas e tais câmeras são protegidas por uma chapa de aço.
Acho que daria para fazer algo semelhante no tiro com arco.

Acabei de testar com o tablet e também deu certo. No final de semana vou ver se consigo comprar um suporte para o smartphone e testar in loco no clube.
Fiquei empolgado com esse treco.
Inclusive dá para armazenar as imagens (tirando fotos) para análise posterior.
O ideal seria se pudesse transferir automaticamente as imagens, traduzidas em pontos, aos bancos de dados de resultados como o Archer Notepad. Aí fecharia o ciclo.

Bons tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Luneta de Observação Empty
MensagemAssunto: Re: Luneta de Observação   Luneta de Observação Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Luneta de Observação
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» VENDIDA: luneta de observação
» Compro luneta de observação terrestre!!!! 20x60x60,
» Lâminas de angelim para take-down
» Dicas de materiais de camping...
» Artigo de John Dudley sobre pânico do gatilho.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Tiro ao Alvo/Target-
Ir para: