ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Penas Helicoidal

Ir para baixo 
+4
Mamute-sc
w3rm
Antonio Amaral
Fernando Sencadas
8 participantes
AutorMensagem
Fernando Sencadas

Fernando Sencadas


Mensagens : 71
Data de inscrição : 27/08/2013
Localização : Olinda

Penas Helicoidal Empty
MensagemAssunto: Penas Helicoidal   Penas Helicoidal Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 7:06 am

Alguém pode me informar se a pena colada helicoidal melhora o voo das flechas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fsarchery.com.br
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Penas Helicoidal Empty
MensagemAssunto: Re: Penas Helicoidal   Penas Helicoidal Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 7:46 am

estabiliza muito mais rápido, só uso assim
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Penas Helicoidal Empty
MensagemAssunto: Re: Penas Helicoidal   Penas Helicoidal Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 8:56 am

mas gera mais atrito....
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Penas Helicoidal Empty
MensagemAssunto: Re: Penas Helicoidal   Penas Helicoidal Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 9:27 am

essa história de penas e flechas é assunto para séculos e séculos de discussão, já testei configurações de toda maneira e a gente sempre encontra um ponto de ótimo para cada configuração de pena

helicoidal eu só vi vantagem em flechas muito pesadas (geralmente de madeira), em flechas de carbono/aluminio faço apenas off-set com penas retas e me dou bem

tudo é questão de gosto, mas helicoidal em tiros muito longos a influência do vento vai ser bem visível, principalmente se as flechas forem leves

espero ter ajudado
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Penas Helicoidal Empty
MensagemAssunto: Re: Penas Helicoidal   Penas Helicoidal Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 9:32 am

complementando o que o mamute disse:

nas minhas flechas de target só uso straight pelos motivos citados acima pelo mamute

no meu instintivo só uso left helical de 4 nas de carbono e aluminimo e 5 na de madeira..

e para quem gosta de caçar de instintivo tenho visto que é quase unanime 5" a 5.5" helical para estabilizar mais rapido devido ao tamanho, peso e dinamica das BH

espero ter ajudado tb

abrax
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Penas Helicoidal Empty
MensagemAssunto: Re: Penas Helicoidal   Penas Helicoidal Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 11:01 am

A pena de bicho tem dois lados. O lado que estava virado para o corpo do bicho e o lado que estava virado para fora. O lado virado para dentro do corpo do bicho é mais áspero e o lado virado para fora é mais liso. O ar sofre mais atrito do lado áspero e menos atrito do lado liso, por isso a flecha de pena de bicho gira sempre para o lado áspero da pena.

Se usa uma aleta de plástico tem que dar um ângulo (off-set) para produzir o giro, porque se deixar paralelo não existe o efeito de arrasto de um lado como nas penas naturais. Eu lembro que vi um tipo de aleta plástica com textura para simular esse arrasto e permitir deixá-la paralelo à haste produzindo menos arrasto, para tiro de longa distância.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Penas Helicoidal Empty
MensagemAssunto: Re: Penas Helicoidal   Penas Helicoidal Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 12:50 pm

Eu só uso penas de 4'' com right helical. Desde o início usei assim (confesso que para padronizar o meu equipamento e comprar tudo de um jeito só rsrsrs).

Penas pequenas não fazem sentido serem usadas com helical (a diferença é mínima, por motivos óbvios).
Além disso, alguns rests exigem penas retas para maior performance.

Não costumo atirar de muito longe, e minha forma está longe de ser perfeita ainda (em especial a largada), portanto a troca entre um pouquinho de velocidade e uma maior estabilização parece justa para mim. Ainda mais usando broadheads (pra quem já atirou com broadhead, sabe o que eu estou falando rsrs)

Não adiantaria nada usar uma pena de 2'' e reta se a flecha fosse dando rabada e passando longe do alvo.

Por outro lado, SE eu atirasse com um gatilho e meu arco estivesse com o tuning perfeito, até poderia tentar outras configurações, mas essa não é minha realidade agora.
Ir para o topo Ir para baixo
Valter

Valter


Mensagens : 164
Data de inscrição : 15/08/2011
Idade : 33
Localização : Minas/Goias

Penas Helicoidal Empty
MensagemAssunto: Re: Penas Helicoidal   Penas Helicoidal Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 1:32 pm

E em flechas de balestra será que tem vantagens ,pois ate hoje não vi nada relacionado.
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Penas Helicoidal Empty
MensagemAssunto: Re: Penas Helicoidal   Penas Helicoidal Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 7:35 pm

com broadheads e penas retas vai uma flecha para cada lado comigo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Penas Helicoidal Empty
MensagemAssunto: Re: Penas Helicoidal   Penas Helicoidal Icon_minitimeDom Jan 05, 2014 5:15 pm

Valter escreveu:
E em flechas de balestra será que tem vantagens ,pois ate hoje não vi nada relacionado.

Olá,

Em todos os casos (clássico, composto e balestra) haverá vantagens pelo fato de distribuir as imperfeições da flecha 360 graus em torno do eixo. Em menor grau se a velocidade da flecha for baixa ou a distância até o alvo pequena.
Numa balestra, com maior velocidade e distância, acredito que essa vantagem será maior.
Obviamente, se colocar muito arrasto poderá haver o efeito para-quedas e desestabilizar a flecha.
Em todos os casos você deverá equacionar a velocidade da flecha, o arrasto (tipo, tamanho e grau das vanes) e a distância. Como fazer? Eu só sei empiricamente (tentativa e erro).

Antonio Amaral escreveu:
com broadheads e penas retas vai uma flecha para cada lado comigo

Não conheço muito material de caça mas acredito que as broadheads funcionam como fólios por causa de alguma imperfeição e se não for dada nenhuma rotação pode dar preferência à uma direção, principalmente para as lâminas duplas. Neste caso um bom teste seria lançar as broadheads com penas retas mas com as pontas posicionadas vertical ou horizontalmente para ver se existe tal efeito ou simplesmente trocar as pontas por uma ogival que é simétrica. Uma outra imperfeição que causa uma direção preferencial é o "defeito" das hastes com spines que mudam radialmente.

Bons tiros.


Última edição por Ruy em Dom Jan 05, 2014 6:17 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Penas Helicoidal Empty
MensagemAssunto: Re: Penas Helicoidal   Penas Helicoidal Icon_minitimeDom Jan 05, 2014 5:21 pm

O problema é que em balestras, as vanes tem que correr dentro de um trilho, entao Talvez uma vane helicoidal atrapalhe. Mas nao entendo muito de balestras, talvez alguuém mais entendido possa ajudar melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Valter

Valter


Mensagens : 164
Data de inscrição : 15/08/2011
Idade : 33
Localização : Minas/Goias

Penas Helicoidal Empty
MensagemAssunto: Re: Penas Helicoidal   Penas Helicoidal Icon_minitimeDom Jan 05, 2014 6:15 pm

Uma pessoa boa para falar se em balestras penas helicoidal funciona e Bello .
Vamos aguardar.
Muito obrigado Ruy pela explicação.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Penas Helicoidal Empty
MensagemAssunto: Re: Penas Helicoidal   Penas Helicoidal Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Penas Helicoidal
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Encamisando a mola - mola helicoidal
» Primeiros Tiros: ajuda nas flechas
» Fabricação de flecha artesanal ( super simples)
» pena natural ou de pvc/eva
» Loja online pra comprar penas baratos no Brasil

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: