ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 CAÇA de espera JAVALI

Ir para baixo 
+6
daniel.xuxa
kato
Mamute-sc
eschimidt
fabio carneloci
mario junior
10 participantes
AutorMensagem
mario junior

mario junior


Mensagens : 961
Data de inscrição : 31/12/2010
Idade : 40
Localização : interior de SP

CAÇA de espera JAVALI Empty
MensagemAssunto: CAÇA de espera JAVALI   CAÇA de espera JAVALI Icon_minitimeSáb Mar 12, 2011 12:45 pm

galera encontrei algumas informações na net gostaria de compartilhar.

JAVALI - Muito forte e ágil o Javali na fase adulta oferece momentos excitantes e por vezes perigosos ao ser caçado. Pela sua rusticidade, capacidade reprodutiva e adaptação, é uma espécie muito difundida no seu habitat de origem, nas áreas pouco habitadas de grandes florestas com rico sub-bosque nas diferentes regiões próximas a aguadas e riachos onde tenham maiores oportunidades de boa comida e abrigo. O macho javali sus scrofa adulto, na natureza atinge pesos em torno de 150 kilos, mas conforme a região, os velhos machos solitários, não raro chegam a pesar mais de 250 kilos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

CAÇA DE ESPERA
O processo de caça DE ESPERA é aquele em que o caçador se coloca em local de visibilidade privilegiada sobre um ponto de alimentação, de água ou de passagem para poder observar, selecionar e abater um animal, seja ele de caça maior seja de caça menor.
- a partir do alto de um palanque,giral,tre stabd, devidamente mimetizado e estrategicamente colocado à longa distancia de aguadas pontos de alimentação e ou passagens costumeiras do javali.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Para podermos fazer um bom cevadouro, temos que encontrar um local onde haja indícios recentes da passagem ou sinais de que os javalis tenham ou andem a comer naquele local.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
pegadas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Depois de encontrarmos o nosso local, temos que observar esse local e localizar o sitio mais propicio para nos colocarmos quando formos realizar a espera, para isso temos que ter em atenção o seguinte:

- Se é mato, se é limpo, se é no meio de árvores
- Se têm água, se é semeada, se é passagem
- Se possível que tenha boa visibilidade
- Ter em atenção o sentido do vento, muito importante, ficarmos com o vento a bater-nos na cara.
- Ter em atenção a Lua, os porcos gostam de entrar sempre do lado da escuridão, ou seja, contra a Lua, ficando esta nas nossas costas
- Se possível, ficar sempre a um nível mais elevado que o cevadouro, mas não muito
- O palanque, seja este no chão ou elevado, natural ou artificial, deve ficar sempre posicionado de frente para o cevadouro e de modo em ter em conta o vento e a lua, como expliquei acima
- Tentar perceber onde vai entrar o javali e qual o seu trajecto
- A distância de tiro, ter em atenção que de dia é uma coisa mas de noite é totalmente diferente, para caçadeira posicionarmo-nos a 30 metros no máximo, para carabina estes valores podem duplicar ou ainda um pouco mais.
- Utilizar sempre uma roupa para a caça, sem perfumes ou cheiros, apenas o cheiro da natureza


Comida

Existem várias mezinhas e vários tipos de comida a colocar nos cevadouros, os javalis não comem de tudo, também são esquisitos e bastante gulosos

Deixo-vos alguns ingredientes que podem utilizar:
- Milho/Massarocas
- Trigo
- Aveia
- Cevada
- Bolota
- Amêndoas
- Castanhas
- Algumas frutas (pêros, pêras, kiwis...)
- Carpas ou peixe do rio
- Lagostins
- Rações para o gado

Podem ainda dar um toque especial, adicionando mel, anis, leite condensado, leite gordo, iogurte, aromatizantes, sal , óleo de cozinha (banha) e oleo de latas de sardinha com tripas são uma tentação para javalis.

Depois de colocar a comida, eu costumo cobri-la com pedras, não tenham medo do tamanho, se nós conseguirmos carrega-las eles também conseguem desvia-las, isto é para prevenir dos indesejados e porque eles não gostam de comida fácil, gostam muito de fossar.

Construção da "Banheira"

Estes animais gostam muito de se enxordar/rebolar nas poças de lama, serve para se libertarem das carraças e cuidarem da sua pelagem.

A "banheira" podem aproveitar alguma poça de lama que exista no local ou então criam uma, basta abrir uma cavidade no chão com uma enxada, depois é encher com água e podem ainda colocar aqueles óleos próprios para os cevadouros para que eles consigam detectar a uns bons metros, o tamanho... imaginem um javali lá deitado, não é preciso muito grande porque se eles gostarem ao fim de uns dias estará com o dobro do tamanho.

Esta "banheira" ficará a cerca de 10 metros do cevadouro.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Para que eles detectem o cevadouro e a banheira mais facilmente podem utilizar chamarizes ou insensos para os javalis (alcatrão de faia, atractivos, urina das fêmeas, etc...)

Roupa
Uma das coisas mais importantes para que tudo resulte bem a caça, é irmos bem agasalhados, podemos, um gorro, tudo é pouco para passar a noite, principalmente as de Inverno, no Verão as noites por vezes também são frias. um boa camuflagem tambem faz a diferença, não usar roupa com cheiro, pefumes, NÃO fumar com a roupa de caça( para quem sofre com este vicio).
no mercado internacional existem infinitas roupas camufladas, mas vc deve usar a que combina com o local que irá caçar, como nossas floresta é grande a variedade de especies de arvores, plantas, cipos etc. em minha opiniao a camuflagem do exercicito brasileiro é uma ótima opção.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

CAÇA DE APROXIMAÇÃO - É a arte de; atravez de astúcia e artifícios, localizar, aproximar e surpreender os animais selvagens em seu próprio meio.
O caçador se desloca só por uma ampla área previamente escolhida e reservada. Exige um alto conhecimento do terreno, do meio ambiente, dos hábitos de vida da espécie em foco; quando se deslocam e para onde se dirigem para; beber, comer, descansar, dormir, de como se comportam na mudança das condições do tempo, na época do cio, reprodução, criação durante o decorrer das estações. É necessário também um apurado grau de observação, uma pesquisa constante e um exame minucioso de todas as coisas e uma longa experiência; a vista deve ser excelente e treinada para individualizar a presa em meio à mata mesmo se com a ajuda de um binóculo que permite levantar detalhes sobre o que parece ser suspeito. Importantíssimo também uma audição bem afinada com o meio ambiente para interpretar os mínimos ruídos e os sons naturais e anormais; enfim um bom condicionamento físico e resistência aliado à um saudável espírito de aventura formam a grande chance para um bom desfecho. É a mais nobre, completa e esportiva modalidade de caça.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

loca do tiro:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

CAÇA de espera JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: CAÇA de espera JAVALI   CAÇA de espera JAVALI Icon_minitimeSáb Mar 12, 2011 1:27 pm

parabens mario junior excelente topco .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

CAÇA de espera JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: CAÇA de espera JAVALI   CAÇA de espera JAVALI Icon_minitimeSáb Mar 12, 2011 5:30 pm

excelente tópico!!!!!

Meus parabéns...
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

CAÇA de espera JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: CAÇA de espera JAVALI   CAÇA de espera JAVALI Icon_minitimeSáb Mar 12, 2011 9:09 pm

realmente excelente tópico, para o pessoal que mora ou tem possibilidade de ir caçar em estados onde a caça do javali já está liberada é um ensinamento fantástico
Ir para o topo Ir para baixo
kato

kato


Mensagens : 11
Data de inscrição : 08/03/2011
Idade : 59
Localização : Bahia Blanca , Argentina

CAÇA de espera JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: CAÇA de espera JAVALI   CAÇA de espera JAVALI Icon_minitimeSáb Mar 12, 2011 9:56 pm

Excelente informe y fotos , gracias
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sudamericaarquera.superforo.net
daniel.xuxa

daniel.xuxa


Mensagens : 388
Data de inscrição : 25/01/2011
Localização : pelotas

CAÇA de espera JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: CAÇA de espera JAVALI   CAÇA de espera JAVALI Icon_minitimeDom Mar 13, 2011 10:28 pm

aeee junior legal mesmo esse topico, a caça d javali com arco é bem dificil, , vou aproveitar suas dicas (muito boas por sinal) para caçar em espera, mas caçar javali de aproximaçao com arco é lenda... ainda mais d noite, hj (13 março 2011) fui p fazenda caçar, (esta liberada a caça dos javalis aqui no sul) tem um milharal onde os javalis entram a noite, mas t digo tentei caçar de aproximaçao e n consegui atirar com arco, alem d ser mais dificil mirar e atirar a noite, vc tem q estar muito treinado p atirar com o alvo em movimento, pois dificelmente eles param quando vc foca com a lanterna, os javalis sao muito ariscos. e imagina vc ficar a noite toda atras deles e quando os ve nao da tempo d atirar.... preciso treinar muito e tbm preciso comprar uma lanterna p por no lugar do estabilizador, pois nao tem como segurar o arco e iluminar ao mesmo tempo com lanterna comum. ainda bem q eu estava com meu arsenal, (antes de mais nada deixo claro q todas as armas tem registro, e tenho cr) . olha ai a foto.(olha os javalis de caçadas anteriores atras). abraçao e obrigado pelas dicas![img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img][img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img][img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

CAÇA de espera JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: CAÇA de espera JAVALI   CAÇA de espera JAVALI Icon_minitimeDom Mar 13, 2011 11:31 pm

Daniel

QUal é mais emocionante, caçar com arco ou arma de fogo? Eu nunca cacei com nenhum dos dois, mas ao meu ponto de vista a caça com arco é bem mais emocionante e dificil, concorda?
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
daniel.xuxa

daniel.xuxa


Mensagens : 388
Data de inscrição : 25/01/2011
Localização : pelotas

CAÇA de espera JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: CAÇA de espera JAVALI   CAÇA de espera JAVALI Icon_minitimeSeg Mar 14, 2011 12:38 am

com certeza calil, com arco é bem mais dificil, é uma caçada mais tecnica... e tudo q é dificil é emocionante kkkkkkkkkkkkkkkk.
eu prefiro a caça com arco, ontem so peguei as armas pq nao tinha como caçar em espera e a noite estava muito clara p aproximaçao.
alem disso estava sem luminock e perdi duas flechas atirando a noite.
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

CAÇA de espera JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: CAÇA de espera JAVALI   CAÇA de espera JAVALI Icon_minitimeSeg Mar 14, 2011 9:26 am

Ai daniel...se tem bicho lá mesmo e queres caçar com arco o melhor é suspender
a caça com arma e cão e fazer uma ou duas cevas,quanto mais preservado for
o lugar de caça mais rápido eles chegam nas cevas,qualquer coisa me liga e te mostro as minhas
ou algumas maneiras bem fáceis de fazer...e se eu tivesse com a minha quad nessa ai que tu foi
ele já era...quando enquadro ele na mira o foco já esta ajustado.
Ir para o topo Ir para baixo
daniel.xuxa

daniel.xuxa


Mensagens : 388
Data de inscrição : 25/01/2011
Localização : pelotas

CAÇA de espera JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: CAÇA de espera JAVALI   CAÇA de espera JAVALI Icon_minitimeSeg Mar 14, 2011 2:18 pm

entao enio, nao da p suspender a caça com armas pq o proprio dono da fazenda q é meu amigo caça, eheheheheh. tinha um pessoal caçando comigo q o conheçe, o furao. ele falou q um amigo dele ate ja atirou com sua besta. vamos combinar e fzr uma caçada la no fim de semana. abraçao.
Ir para o topo Ir para baixo
daniel.xuxa

daniel.xuxa


Mensagens : 388
Data de inscrição : 25/01/2011
Localização : pelotas

CAÇA de espera JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: CAÇA de espera JAVALI   CAÇA de espera JAVALI Icon_minitimeSeg Mar 14, 2011 2:23 pm

eu to fazendo um suporte para por no furo do estabilizador e prender uma lanterna. acho q vai resolver o problema d iluminaçao, testei ontem a noite e ficou muito bom
estou adaptando tbm um botao q ficara no riser para q eu possa aciona-lo quando estiver com o arco armado. ate tem p vender um acessorio assim, mas a luz é fraca vou por uma lanterna com xenom q ilumina bem mais.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

CAÇA de espera JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: CAÇA de espera JAVALI   CAÇA de espera JAVALI Icon_minitimeSeg Mar 14, 2011 4:17 pm

Daniel, existe um tipo de caça, acho que se chama "balala" ou coisa assim em que se usa a lanterna fixa sobre o chapeu ou boné, no caso de tiros com arco facilita bastante a visada. As vezes vale a pena se dar uma pesquisada.
Ir para o topo Ir para baixo
daniel.xuxa

daniel.xuxa


Mensagens : 388
Data de inscrição : 25/01/2011
Localização : pelotas

CAÇA de espera JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: CAÇA de espera JAVALI   CAÇA de espera JAVALI Icon_minitimeSeg Mar 14, 2011 8:26 pm

opa, vou penquisar sim, obrigado pela dica amigo. esses dias vi um bone com luz na aba, mas é uma luz fraca so p iluminar a mira mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




CAÇA de espera JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: CAÇA de espera JAVALI   CAÇA de espera JAVALI Icon_minitimeSeg Mar 14, 2011 9:04 pm

Parabens pelas armas, quai seriam os calibres? eu achava minha 28 ate legal, mas so ate ver estas suas Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Andre Miranda

Andre Miranda


Mensagens : 77
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

CAÇA de espera JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: CAÇA de espera JAVALI   CAÇA de espera JAVALI Icon_minitimeSeg Mar 14, 2011 11:52 pm

Uma é uma Browning Auto 5, excelente e clássica espingarda calibre 12 semiauto, a outra não sei qual é. Very Happy

P.S. Boas informações do tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.oaventureiro.com.br
daniel.xuxa

daniel.xuxa


Mensagens : 388
Data de inscrição : 25/01/2011
Localização : pelotas

CAÇA de espera JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: CAÇA de espera JAVALI   CAÇA de espera JAVALI Icon_minitimeTer Mar 15, 2011 1:03 am

isso ai andre, a outra é uma benelli semi automatica 8 tiros calibre 12 tbm.
obrigado tiago... abraçao!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





CAÇA de espera JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: CAÇA de espera JAVALI   CAÇA de espera JAVALI Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
CAÇA de espera JAVALI
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mais um Javali na espera com Arco
» Passando apuro na espera de javali na ceva.
» Altura minima para espera de Javali
» Maior desgosto de quem caça em espera.
» Javali na pressão é possível

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: