ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Libragem recurvo target

Ir para baixo 
+4
Ruy
megaseba
EVC
JosePires
8 participantes
AutorMensagem
JosePires

JosePires


Mensagens : 20
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 46
Localização : Tatuí-SP

Libragem recurvo target Empty
MensagemAssunto: Libragem recurvo target   Libragem recurvo target Icon_minitimeSáb Mar 29, 2014 7:46 pm

Pessoal, qual é a libragem para target, tem restrição ou é por categoria?
Outra pergunta, um limb melhor pode conseguir mais velocidade na flecha com menos libras?
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Libragem recurvo target Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem recurvo target   Libragem recurvo target Icon_minitimeSáb Mar 29, 2014 7:59 pm

Depende da competição.

Indoor a 18m, com umas 30lbs (ou até menos) você já pode competir confortavelmente. Para outdoor, categoria adulto, round FITA (90, 70, 50 e 30m) você precisa de um arco de umas 40lbs e flechas leves (Easton ACE p.ex.) para ter chance de ter alça de mira. Se for o round olímpico (70m p/ adultos), então pode até usar potência menor, umas 36lbs eu diria. Tudo indica que a curto prazo as competições vão se limitar aos 70m.

Não há limite de potência mas não é comum se atirar com mais de 50lbs e isso com muito treino.

Quanto à última pergunta a resposta é sim embora o quão mais rápido é motivo de controvérsia.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Libragem recurvo target Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem recurvo target   Libragem recurvo target Icon_minitimeSeg Mar 31, 2014 10:25 am

JosePires escreveu:
Pessoal, qual é a libragem para target, tem restrição ou é por categoria?
Outra pergunta, um limb melhor pode conseguir mais velocidade na flecha com menos libras?

Atualmente estão sim usando inclusive risers maiores (de 26" e 27") com laminas menores. Mais isso tem outro porem. uma lamina menor voce irá a curvar ela alem do limite estipulado pelo fabricante. Se não for uma lamina de otima qualidade (leiase laminas de carbono) grande chances de quebrar ela. Ate as de carbono tem essa chance tambem tanto que não tem garantia para puxadas fora do padrão.

Mesmo assim em fita dificillmente vai encontrar alguem com arco pequenho quanto maior for mais estabilidade se ganha por tanto não tem muito sentido sacrificar estabilidade para ganhar velocidade.


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Libragem recurvo target Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem recurvo target   Libragem recurvo target Icon_minitimeSeg Mar 31, 2014 4:59 pm

JosePires escreveu:
Pessoal, qual é a libragem para target, tem restrição ou é por categoria?
Outra pergunta, um limb melhor pode conseguir mais velocidade na flecha com menos libras?

A única restrição para target em relação à libragem é nos arcos compostos, 60#, que não é o seu caso.
Mesmo no indoor recurvo tenho visto o pessoal atirando com 36# ou mais para fazer uso das hastes de maior diâmetro (e portanto mais rígidas).
Dizem também que, para quem está acostumado, dá mais estabilidade.

Para conseguir mais velocidade existem vários artifícios e um limb melhor é um deles. Não se esqueça que têm a corda (material e número de brins), o material e a geometria da haste da flecha, o peso das pontas, as vanes e a geometria delas.
Mas por alguns testes que fiz, o mais significativo e "barato" foi mudando as flechas.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Libragem recurvo target Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem recurvo target   Libragem recurvo target Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 8:53 am

Quanto a velocidade da flecha não sei precisar pois não medi, mas com uma lâmina melhor, diga-se mais cara, o arco fica mais macio para puxar e mais estável na largada.

Eu tinha um Riser SF Forged com as lâminas mais simples da SF, até achava legal atirar com ele, mas depois que peguei um arco com lâminas Inno de carbono, aí eu vi a diferença, era um arco com 38 libras, 2 a mais que as lâminas do SF e mesmo assim era mais macio para puxar.


Se vc vai começar no target, nem pensar em começar com uma lâmina de 36 libras ou mais que isso. Ideal seria começar com um arco escola com +/- 24 libras, assim vc consegue iniciar fazendo a postura correta. Se começar com um arco de 36 libras, vai acabar pegando um monte de vicios que depois vai ser difícil de perder.

E um arco escola, vc vende fácil, perde pouco dinheiro.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Libragem recurvo target Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem recurvo target   Libragem recurvo target Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 10:28 am

giantorm escreveu:
Quanto a velocidade da flecha não sei precisar pois não medi, mas com uma lâmina melhor, diga-se mais cara, o arco fica mais macio para puxar e mais estável na largada.

Eu tinha um Riser SF Forged com as lâminas mais simples da SF, até achava legal atirar com ele, mas depois que peguei um arco com lâminas Inno de carbono, aí eu vi a diferença, era um arco com 38 libras, 2 a mais que as lâminas do SF e mesmo assim era mais macio para puxar.


Se vc vai começar no target, nem pensar em começar com uma lâmina de 36 libras ou mais que isso. Ideal seria começar com um arco escola com +/- 24 libras, assim vc consegue iniciar fazendo a postura correta. Se começar com um arco de 36 libras, vai acabar pegando um monte de vicios que depois vai ser difícil de perder.

E um arco escola, vc vende fácil, perde pouco dinheiro.

Excelente conselho! o ideal mesmo e começar na faixa de 20 a 24 libras. Como não sempre e possivel andar comprando laminas cada 3 meses no maximo do maximo eu diria 30 e acredite vai dar bastante trabalho.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Libragem recurvo target Empty
MensagemAssunto: braço   Libragem recurvo target Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 12:27 pm

Olímpico com 40# é excelente, o duro é manter mira com ele. rsrrss
Trinta libras, se for de estatura mediana, 1,70 m, relativamente bom de braço, vai tranquilo.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Libragem recurvo target Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem recurvo target   Libragem recurvo target Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 12:55 pm

Esse paradigma agora mudou um pouco.

Tiro FIta adulto, com uma flecha excelente (ACE ou Nano, ou X10 e por ai vai) 40# de sobra (desde que sela uma boa lamina de carbono)

Caso contrario umas 42 nunca mais que 44 libras.

So que agora os 90 metros estão cada dia mas por fora... (perdeu a graça) por tanto com 38 libras já esta mas que de bom tamanho no maximo vai atirar a 70 metros mesmo.


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Libragem recurvo target Empty
MensagemAssunto: libragem   Libragem recurvo target Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 5:15 pm

Xi, Mega!
Com 40 libras já fica ruim de segurar, com 42 libras fica pior ainda.
Eu atiro com as 40#, mas não tem como "dormir" na mira ... o braço treme.
Com relação a essa questão do braço tremer, no meu caso, é porque a puxada fica curta.
O braço esquerdo não consegue esticar muito e treme.
Mas, com 30 libras, fica macio.
Lâminas médias.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Libragem recurvo target Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem recurvo target   Libragem recurvo target Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 5:16 pm

TRC escreveu:
Xi, Mega!
Com 40 libras já fica ruim de segurar, com 42 libras fica pior ainda.
Eu atiro com as 40#, mas não tem como "dormir" na mira ... o braço treme.
Com relação a essa questão do braço tremer, no meu caso, é porque a puxada fica curta.
O braço esquerdo não consegue esticar muito e treme.
Mas, com 30 libras, fica macio.
Lâminas médias.

Cara ai e aquele negocio... tem que ir aos poucos. Eu atiro com 42 mole mole e o que tem meu arco. So que com essas paradas de treino e foda, quando pego de novo já da para notar a diferença. Sempre que isso acontece arrumo uma lamina mais leve e começo tudo de novo Razz


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Libragem recurvo target Empty
MensagemAssunto: treino   Libragem recurvo target Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 9:39 pm

É verdade mesmo.
Precisa treino.
Acho que faz mais de 20 dias que não atiro com o composto.
Com recurvo então, faz quase 2 meses.
Ir para o topo Ir para baixo
igor.js167

igor.js167


Mensagens : 73
Data de inscrição : 07/03/2014
Idade : 30
Localização : Recife

Libragem recurvo target Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem recurvo target   Libragem recurvo target Icon_minitimeSeg Abr 14, 2014 11:33 am

Fiz uma pequena tabela aqui:

20# > 24# para treino iniciante (de postura)
26# > 30# para indoor
36# > 40# para olímpico (max. 70 metros)
38# > 42# para Fita (max. 90 metros)

Tá bom assim?
Qualquer sugestão de alteração é bem vinda...
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Ocdy

Alexandre Ocdy


Mensagens : 102
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 47
Localização : Ribeirão Preto

Libragem recurvo target Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem recurvo target   Libragem recurvo target Icon_minitimeQua maio 21, 2014 3:54 am

É importante levantarmos uma questão:

Pessoas com puxada maior PRECISAM DE MAIS POTÊNCIA.

Antes que me entendam errado, digo MAIS POTÊNCIA na puxada até o clicker bater e não na nomenclatura da lâmina.

Eu que tenho 30" de puxada preciso de mais potência na ponta dos dedos (até o cliker bater), do que alguém de 28" de puxada por exemplo.

O Motivo é simples: minha flecha será maior e consequentemente mais pesada.

A recomendação para alguém de puxada de 30" é de 44 a 46 libras. Acabei de encomendar minhas lâminas definitivas para alcançar esta potência. Comprei as win&win RCX-100 (LÂminas TOP do nível das winex e 1 vírgula inferiores as inno) com 38 libras na lâmina e eu puxando vai dar umas 44 libras.

Estas serão minhas lâminas definitivas... encomendei flechas cartel triple também... metade do preço das X10 e com desempenho similar... as x10 levam ligeira vantagem por serem um pouquinho mais pesadas e com isto têm um arrasto do vento menores...

Enfim... potência maior para puxadas maiores. Outro fator é manter a mira com o braço o mais pra frente possível... isto melhora a precisão da angulação do arco na hora do tiro... Sempre tem que ter o equilíbrio, pois o pin da mira mais longe não é melhor com uma ancoragem difícil pela potência do arco... por isto temos que conhecer nossos limites de força.

Alguns podem falar que para compensar o peso das flechas maiores, podemos usar pontas mais leves e flechas com spine mais alto para compensar esta diminuição do peso da ponta, mas para tiros mais precisos em 70 e 90 metros recomenda-se no mínimo pontas com 110 grains
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Libragem recurvo target Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem recurvo target   Libragem recurvo target Icon_minitimeQua maio 21, 2014 6:50 am

A potência correta é aquela da qual você pode dar conta durante todo(a) um(a) treino/competição. Roubando a frase da propaganda de pneus, "potência não é nada sem controle". A puxada mais longa aproveita melhor a capacidade das lâminas então o maior peso das flechas é compensado.

Uma coisa importante que você menciona é o braço do arco, que na minha opinião (e experiência) é tão ou mais importante que largada ou uso da musculatura das costas (que são mais frequentemente mencionados quando se fala de técnica).

Quando o braço do arco é bem resolvido, é mais fácil usar a musculatura das costas e, consequentemente, ter uma boa largada e follow-through. Se o braço do arco é deficiente, vai ser mais difícil ter consistência. Portanto um bom alinhamento para usar mais o esqueleto e menos os músculos é fundamental, principalmente quando se usa clicker.

Um comentário que acho que vale a pena fazer: às vezes menos é mais quando se quer corrigir problemas de técnica. Um arco de menor libragem e/ou a massa do arco pode ajudar. Estou usando o arco abaixo. 2kg em vez de 3kg que eu estava usando antes.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Está sendo bem mais fácil acertar o braço do arco.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Libragem recurvo target Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem recurvo target   Libragem recurvo target Icon_minitimeQua maio 21, 2014 8:29 am

Um outro ponto interessante é a questão da libragem nos treinos e nos torneios.
Durante os treinos eu atiro 6 flechas, vou buscar, retorno e atiro novamente as 6 flechas. Geralmente o intervalo de lançamento dessas flechas é menor que nos torneios onde disponho de 4 minutos para fazê-lo.
Nos torneios, disputados no sistema AB/CD, o intervalo de "descanso" entre um voleio de 6 flechas para outro, chega a ser de 10 minutos (tempo de espera para tiro dos outros, de busca das flechas e anotação dos pontos).
Resumindo, nos treinos atiro 6 flechas a cada 6 minutos e nos torneios a cada 12 minutos.
Considerando esse tempo de "recuperação" do corpo para os próximos tiros, lâminas de alta libragem nos treinos acaba dando a impressão de serem mais "pesadas" que nos torneios.

Outra questão é em relação ao limite inferior (lâminas de baixa libragem). Dependendo das condições de vento, é interessante ter uma certa resistência que permite uma ancoragem mais sólida. Lâminas muito leves dão a impressão que as articulações não se encaixaram perfeitamente.

E lembrei também que num dia, de ventos laterais fortes, era impossível utilizar o clicker e manter um bom agrupamento. Curiosamente, parei de usar o clicker e disparava quando a corda tocava o nariz e o agrupamento melhorou consideravelmente.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Ocdy

Alexandre Ocdy


Mensagens : 102
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 47
Localização : Ribeirão Preto

Libragem recurvo target Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem recurvo target   Libragem recurvo target Icon_minitimeQua maio 21, 2014 2:05 pm

EVC,

perfeita tua colocação sobre o braço, mas me referia a outro braço... o da mira (aquele que em geral tem 9")

quando se atira com mais potência, você pode manter este braço mais para frente e com isto ter mais precisão ao mirar no alvo.

Vamos lembrar que o vento também é um fator a se considerar que menores libragens interferem

Atiro na mesma escola de um colega que foi medalha de bronze no paulista indoor do ano passado (Éder Rogério Daniel). Ele atira com Lâminas hoyt f7 e com a puxada dele fica em 51 libras de potência... Ele não é nenhum fisiculturista e têm ótimos resultados, como este do paulista e é também campeão Brasileiro e Sul-americano de Field.

Acredito que 51 libras chega a ser até prejudicial... na minha modesta opinião o ideal pe menos que isto. Concordo com você quando diz que menos é mais, mas acho que o segredo é o equilíbrio. Eu pulei de 36 libras para 44... ainda não chegaram, mas eu fiz um teste na academia antes e por incrível que pareça, pareceu mais fácil abrir um arco de 44 do que o meu de 36. Talvez como disse o Ruy, a ancoragem fica mais sólida... resta eu saber se aguento atirar 60 flechas sem estar tremendo feito vara verde no fim do treino.

O curioso foi que experimentei 2 lâminas que variaram entre 43 e 44 libras na minha puxada.. uma era da KAP e outra da samick... a kap pareceu muito melhor... a kap era de fibra com madeira e as samick de fibra com foam. espero que as minhas win&win sejam melhores ainda. são de carbono e foam... tenho atualmente as sf elite de carbono, fibra e foam.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Libragem recurvo target Empty
MensagemAssunto: Re: Libragem recurvo target   Libragem recurvo target Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Libragem recurvo target
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
»  Aumentar a libragem do arco recurvo
» Meu recurvo ( TARGET / Olimpico )
» Flecha Target - para Recurvo
» Meu case (arco recurvo target)
» Hoyt para quem gosta de recurvo target

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Tiro ao Alvo/Target-
Ir para: