ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 duvida: diminuir o tamanho do riser?

Ir para baixo 
+3
marcelocasanova
Lincoln
edsonnad
7 participantes
AutorMensagem
edsonnad




Mensagens : 138
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 63
Localização : Ourinhos SP

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeDom Abr 20, 2014 7:22 am

ola Galera.
Estou com uma duvida e precisando de ajuda. montei um par de laminas de W&W pro accent 70" (38lbs) num riser 25. Um amigo viu isso e me falou que eu estava pilotando uma Ferrari num estacionamento de shpping kkkk.
Sera que eu deveria trocar este riser por um 23? Neste caso o arco fica com 68"
Eu tenho 1,70 de altura e puxada de 26" neste arco.
Sei que o correto seria manter o riser e diminuir o tamanho das laminas, mas como ja tenho estas laminas eu nao gostaria de trocar.

agradeco as opinioes

saudacoes
Edson
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nadbem.com.br
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: Re: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeDom Abr 20, 2014 7:29 am

Faz isso não, vai ficar ainda pior. No seu lugar eu trocaria o arco inteiro. Em todo caso, acho que você está medindo a puxada errado. Daqui há pouco o pessoal do target chega aqui pra te socorrer.
Ir para o topo Ir para baixo
marcelocasanova




Mensagens : 896
Data de inscrição : 02/07/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: Re: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeDom Abr 20, 2014 7:47 am

Amigo, deixo minha opinião do meu " jeitinho" de ser: 2 polegadas transforma uma " ferrari" num gol? Acho um pouco dificil.
Agora se o que ele ta dizendo que o conjunto todo e exagerado pra o que vc ta praticando ( vc pretende competir? Atirar em casa, participar de field, etc..) pode ate ser, ai eu respondo de novo: e daí? Vc teve condiçoes de comprar e o fez. Se sente confortavel? Atira sem cansar? Se diverte com isso?
Seja feliz cara, num troca nada não.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
edsonnad




Mensagens : 138
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 63
Localização : Ourinhos SP

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: Re: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeDom Abr 20, 2014 8:06 am

beleza pessoal. Eu esqueci de mencionar que eu estou participando de provas de field com este arco. Minha duvida eh se este arco realmente esta muito "fora" dos padroes para as minhas medidas. Confesso que ainda nao tenho sensibilidade suficiente para verificar se o arco esta adequado, mas ate que tenho atirado com certo conforto com ele.
Neste mesmo riser eu montei uma lamina de 34 libras e o comprimento dele ja encordoado da exatos 66 " e ele fica mais confortavel. O que eu nao tenho certeza eh se ele seria adequado para provas (hunter) em que eu tenho que atirar com distancias ate 60 metros.

Eu atiro no stand bela vista e la so tem composteiros kkkk abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nadbem.com.br
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: Re: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeDom Abr 20, 2014 8:42 am

Alguns recomendam o arco de 70" a partir de puxada maiores do que 28", 29" ou até mesmo 30". Para seu comprimento de puxada (que provavelmente está correto ou próximo) eu indicaria um arco de 66" (até mesmo de 64" se a puxada for mesmo 26") mas eu sugeriria manter o riser de 25" e usar lâminas curtas, que na sua própria experiência geraram um arco mais equilibrado.

A princípio você não está tirando o melhor proveito das lâminas. Segundo alguns entendidos ou "entendidos" (entre os quais me incluo), elas não estão trabalhando no ponto ótimo de eficiência; a flecha vai sair com menor velocidade do que sairia com um arco de mesma potência mas mais curto. As lâminas mais curtas são mais leves e têm menos peso morto para acelerar o que significa que entregam mais energia para a flecha.

Eu não tenho ideia (quantitativa) do quão mais eficiente é o arco curto em relação ao longo. Tenho um arco de 68" que parece significativamente mais rápido que um de 70" à mesma potência (lâminas INNO EX Power nos dois casos) mas minha comparação é baseada em medidas imprecisas.

No seu caso, quatro polegadas a mais podem fazer uma boa diferença, principalmente se atirar sem mira. Mas não significa que não possa atirar com o de 70" com bons resultados. Como dizem os gringos, it's your call.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: riser   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeDom Abr 20, 2014 10:12 am

O riser de 25" seria adequado para vc, acredito.
Tenho 1,72 m, comprei um GMX de 25", e o riser está numa ótima medida.
As lâminas são médias, menores que 70", que acredito sejam as longas.
A impressão que tenho é que as lâminas médias, com 25" do riser, formam um conjunto bem longo, poderia ser até um pouco menor.
Como já disseram, as lâminas longas são mais lerdas.

Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: Re: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeDom Abr 20, 2014 11:33 am

O tamanho do arco é uma coisa pessoal. Antigamente era comum dizerem que a partir de 28" de puxada o arco deveria ter 70". Atualmente alguns dizem que de 28 a 30" o arco deve ser de 68". Arcos mais longos são mais estáveis, arcos mais curtos são mais rápidos. Não sei se há evidências experimentais para ambas as afirmações. Eu estou atirando um arco de 68" com puxada de 29" e estou gostando. Algumas pessoas com essa puxada já afirmaram que ficou pior para puxar (a corda aperta mais os dedos). Portanto a experiência de cada um é diferente e igualmente válida.

Ir para o topo Ir para baixo
edsonnad




Mensagens : 138
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 63
Localização : Ourinhos SP

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: Re: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeDom Abr 20, 2014 7:52 pm

acho que fico mais tranquilo com relacao a esse assunto entao. Vou continuar treinando com ele e se tiver possibilidade eu vendo essas laminas e compro outras menores. Estas laminas W&W estao mesmo novinhas e penso que nao sera dificil vende-las caso nao me adapte.

Eu estou testando agora um material que veio da china, marca youyi, que segundo tenho falado com a atendente, eh a fabrica que tem a licenca da hoyt na china. O arco eh bem gostoso de atirar e veio na medida de 68. Mes que vem eles vao me mandar dois pares de laminas, um par de 34 libras e outro de 38 para eu experimentar. Neste caso entao eu vou pedir laminas mais curtas e fazer a comparacao do meu desempenho, baseado nas opinioes de voces. Eu ja atiro faz 1 ano com as flechas que eles produzem para a SF e sao muito resistentes. Com boa relacao de custo beneficio. Agora vou testar os arcos pra ver se vale a pena. Pelo menos o preco eh bastante atraente. Vamos ver a qualidade

agradeco as dicas da galera e se alguem tiver mais alguma consideracao vai ser bem vinda

saudacoes a todos
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nadbem.com.br
edsonnad




Mensagens : 138
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 63
Localização : Ourinhos SP

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: Re: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeDom Abr 20, 2014 8:02 pm

outra duvida que eu tenho com relacao a este conjunto:

Caso eu diminua o brace e tambem use uma corda mais rapida (com menos fios) eu estaria de certa forma aumentando a velocidade das minhas flechas?


eu digo isso porque no dia que recebi estas laminas (eu comprei do Ismael de SC), elas vieram com uma corda mais grossa. Eu fazia o teste das flechas sem pena e elas desviavam muito. Instalei entao uma corda mais fina e ja melhorou muito o agrupamento das flehcas com e sem pena. O problema eh que o brace ainda esta alto (se nao me engano 9 1/2) . Pensei entao em fazer uma corda mais rapida, com menos fios, e de dyneema, e diminuir o BH para melhorar a velocidade da flecha e consequentemente o agrupamento. Estou falando besteira?

obs. PQP que esporte cheio de manhas kkkkk

saudacoes
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nadbem.com.br
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: Re: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeDom Abr 20, 2014 9:05 pm

Já cheguei a atirar com cordas de 12 fios, adicionando fios no serving central para encaixar os nocks e manter o conforto dos dedos; também engrossei os loops para não estressar a ponta das lâminas. Entretanto não sei dizer o quão mais rápido o arco ficava, embora tenha certa curiosidade. Há uns malucos que atiram com cordas com menos fios ainda (já ouvi de 6) mas eu não forçaria tanto a barra.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael_p

Rafael_p


Mensagens : 857
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 35
Localização : campinas - SP

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: Re: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeDom Abr 20, 2014 11:03 pm

no meu arco antigo ja cheguei a atirar com uma corda de 12 fios, depois mudei pra 14, e fiquei um bom tempo no 16, muda sim, mas a minha experiencia é que o material da corda varia muito mais do que a quantidade de fios, se fosse vc experimentaria uma corda de fast flight e uma de 8125 bcy.

quanto ao tamanho do arco. Com essa libragem vc tem dificuldade em atirar a longas distancias? se não tiver acho que não precisa mudar nada, vc não está usando a eficiencia total do arco mas se isso não te atrapalha a longas distancias, não acho que vc deva mudar.

mas se vc tem dificuldades, talvez vc deva mesmo mudar. eu mudaria a lamina e nao o riser.(riser maior, é mais pesado, mais equilibrado)

manda um abraço pro pessoal do stand bela vista,Sr. Henrique, o Joao etc.. e ve se vem com eles pra pedreira dia 27, aqui tem mais "recurveiros", hhehe

Ir para o topo Ir para baixo
Rafael_p

Rafael_p


Mensagens : 857
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 35
Localização : campinas - SP

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: Re: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeDom Abr 20, 2014 11:12 pm

edsonnad escreveu:
outra duvida que eu tenho com relacao a este conjunto:

Caso eu diminua o brace e tambem use uma corda mais rapida (com menos fios) eu estaria de certa forma aumentando a velocidade das minhas flechas?


eu digo isso porque no dia que recebi estas laminas (eu comprei do Ismael de SC), elas vieram com uma corda mais grossa. Eu fazia o teste das flechas sem pena e elas desviavam muito. Instalei entao uma corda mais fina e ja melhorou muito o agrupamento das flehcas com e sem pena. O problema eh que o brace ainda esta alto (se nao me engano 9 1/2) . Pensei entao em fazer uma corda mais rapida, com menos fios, e de dyneema, e diminuir o BH para melhorar a velocidade da flecha e consequentemente o agrupamento. Estou falando besteira?

obs. PQP que esporte cheio de manhas kkkkk

saudacoes

depende do quanto vai diminuir o brace, diminuir o brace só é efetivo até certo ponto,e uma polegada ou outra nao vai fazer tanta diferença assim.

quanto ao melhorar a velocidade da flecha e consequentemente o agrupamento, velocidade e agrupamento não estão diretamente relacionados.

a nao ser que envolva fatores externos do tipo chuva, vento, dai a velocidade te ajuda bastante.

se procura mais velocidade, recomendo vc tentar usar flechas "finas" como as carbon one da easton ou as W&W challenger, flechas finas podem aumentar bastante a velocidade do seu tiro, pois são mais leves e possuem menos arrasto quando disparadas

Ir para o topo Ir para baixo
edsonnad




Mensagens : 138
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 63
Localização : Ourinhos SP

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: Re: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeSeg Abr 21, 2014 4:32 pm

beleza Rafael. Eu ainda nao consegui sentir toro o desempenho do arco, mas me parece que nao ta tao mais dificil de atirar nos tiros longos. Eu estou usando flechas finas da SF

Aproveitei o feriado e fiquei mexendo no meu arco e acho que ficou legal. Tenho agora que testar no campo

Pode deixar qeu eu mando abraço pra galera daqui e vor tentar participar ai dia 27. O ultimo foi muito maneiro

abracos a todos e obrigado pelas dicas
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nadbem.com.br
Rafael_p

Rafael_p


Mensagens : 857
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 35
Localização : campinas - SP

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: Re: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeSeg Abr 21, 2014 7:10 pm

o Ultimo realmente foi muito legal, a prova hunter é a prova q eu mais gosto no field.

logo, logo vai ter uma field aí em ourinhos, essa tem tiros de 73mts, essa é complicada
Ir para o topo Ir para baixo
edsonnad




Mensagens : 138
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 63
Localização : Ourinhos SP

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: Re: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeSeg Abr 21, 2014 9:43 pm



logo, logo vai ter uma field aí em ourinhos, essa tem tiros de 73mts, essa é complicada[/quote]

essa prova vai ser realmente legal. Vai ter inclusive premiacao em dinheiro. O detalhe eh que tem que ter pelo menos 3 arqueiros para a categoria ter premiacao. Temos que combinar com os recurveiros para dar quorum heeheh

abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nadbem.com.br
Alexandre Ocdy

Alexandre Ocdy


Mensagens : 102
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 47
Localização : Ribeirão Preto

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: Re: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 3:23 am

edsonnad,

Quando diminuimos em 2 polegagas o tamanho riser, aumentamos cerca de 2 libras no peso nominal das laminas (suas win&win passariam a ser de 40lbs). Se tua puxada é realmente de 26", teu arco para target deve ser de 66" (claro que vocÊ pode atirar com um de 70", mas o ideal por testes com experientes técnicos e fabricantes é que este seria teu tamanho ideal. Quanto ao tamanho do riser, é um pouco menos problemático... o que importa mesmo é o tamanho geral do arco... o padrão é 25" (por ser mais comum as fabricantes de lâminas usam ele como um padrão para informar peso das lâminas numa puxada de 28"... que por sinal, também é a puxada mais comum na média)... mas alguns atletas compram risers de 27" (existem apenas risers top neste tamanho opcional)... assume-se que 23" ou menos é para jovens pois o conjunto fica mais leve, mas varia de gosto.

de qulquer forma, eu aconselho manter o riser e trocar por lâminas curtas... pois o riser vc precisaria trocar por um de 21" para ficar nos 66" (teu tamanho ideal.

Sim, menos strands na corda faz com que as flechas voem mais rapidamente, mas também faz com que o tiro perdoe menos os erros do arqueiro... assim como o brace mais curto... eu gosto do brace por volta de 9 1/4.  a corda ideal para mim é a 8125 com 18 strands (atualmente tenho uma de 16 porque minhas flechas ficaram levemente duras)

este é outro ponto... o ideal é fazer o teste do papel (para ver se o rabo da flecha está pendendo para a direita ou esquerda).. o rabo pra esquerda é flecha mole e pra direita é flecha dura.  para resolver isto existem vários possíveis ajustes

Flecha mole:

diminuir a potência do arco
aumentar a grossura da corda
aumentar o brace height
aumentar a tensão do plunger
diminuir o peso da ponta da flecha
diminuir o tamanho da flecha
aumentar o spine da flecha (tem que comprar flechas novas)

Flecha dura: Fazer o oposto do descrito acima

mas tem que tomar cuidado com muita coisa... cordas com poucos strands podem não resistir a arcos pesados... os strands variam de acordo com o tipo de corda... o brace deve ficar no padrão do fabricante do riser (e varia se o arco é de 66" 68" ou 70"... ler no manual do fabricante) deve considerar ao diminuir ou aumentar o peso da ponta da flecha o F.O.C.  que é uma fórmula do ponto de equilibrio da flecha com a metade exata do tamanho da flecha

por ultimo, para ter certeza do tamanho da tua puxada, faça o seguinte:

arme o arco e ancore (se tiver clicker melhor ainda e puxe até clicar) meça a distância (em polegadas) do nockpoint até o começo do grip (onde encosta na mão) e adicione 1,75 polegadas... esta é a tua puxada.

Se esqueci de algo, e os colegas quiserem completar, fiquem à vontade

precisando, estamos aí!

um abraço,

Alexandre
Ir para o topo Ir para baixo
edsonnad




Mensagens : 138
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 63
Localização : Ourinhos SP

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: Re: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 10:44 am

Ola Alexandre

Eu estou ate conformado em trocar as laminas. Eu nao queria era comprar outras ja que essas pelo que vejo sao de boa qualidade, mas vendo isso eu ja encomendei 2 pares de laminas de 66, um par de 34 lbs e outro de 38


Quanto à minha puxada, no composto eu atiro bem com 27, ate 27,5, que eh o meu arco, mas no recurvo eu tenho que atirar mesmo com flechas de 26, senao nao consigo usar o clicker. Pode ate ser uma deficiencia na minha postura ,mas as fechas de 26 dao certinho

Eu estou tentando aumentar a velocidade do arco para continuar usando minhas flechas no spine 600, ja que eu tenho ainda 2 duzias destas flechas. Eu estou fazendo todos os ajustes possiveis e ainda mostra que as flechas estao duras. Quando fiz o teste do papel elas rasgavam pra direita.  Acabei de colocar na tabela da Easton e indica um spine de 750 a 800 aproximadamente

Eu tambem ja encomendei flechas no spine correto mas "estao viajando" ainda( Problemas de morar no Brasil )

Ja mexi na corda (melhorou um pouco), no plunger (ate cansar kkk) , no peso da ponta, no brace, etc. Quando faco o teste dos tiros com e sem pena da muita variacao da flecha para a esquerda. Ontem enchi o saco e resolvi deixar pra outro dia. O problema eh que eu queria acertar o meu arco pra participar neste fds em Pedreira, mas acho que nao vai rolar ainda. Depois de tudo isso ainda tem que ir pro campo pra fazer a colinha da mira (puts).

Acho que quando eu acertar tudo isso vai perder a graca hehehe

abs e obrigado pelas dicas
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nadbem.com.br
Alexandre Ocdy

Alexandre Ocdy


Mensagens : 102
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 47
Localização : Ribeirão Preto

duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: Re: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 3:03 pm

Realmente uma flecha com 26" de spine 600 precisa de uma boa potência de arco.

não sei se será sufuciente, e nem se você tentou, mas todo riser bom ou intermediário possue uma possibilidade de aumentar de 5 a 10% em potência. basta apertar mais os parafusos do riser onde as lâminas se encaixam. eu precisei aumentar a potência aqui e 1 volta e meia me rendeu 2 libras a mais. tem que tomar cuidado com o tiller.. no teu caso eu recomendaria um tiller de 1/16" (distância da base da lâmina superior até a corda menos a distância da base da lâmina inferior até a corda). para aumentar o tiller aperte ligeiramente o parafuso do riser onde a lâmina inferior se encaixa, ou solte o parafuso onde a superior se encaixa.

tente tambem colocar a mola mais molinha no plunger e solte até ela perder a pressão, depois de 2 voltas apertando (vai ficar o mais mole possível sem perder o movimento homogenio do plunger)

Ajustar o arco dá mesmo trabalho... mas é compensador. Agora que meu arco tá bem ajustado preciso trocar de lâminas e flechas... vou passarpelo mesmo trabalho de antes.. hahaha

Sem querer ser repetitivo (e chato... hehe), se trocasse suas laminas grandes por lâminas pequenas de 40 ou 42lbs poderia manter teu riser e flechas atuais, e teria um arco do tamanho ideal e bem ajustado
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





duvida: diminuir o tamanho do riser? Empty
MensagemAssunto: Re: duvida: diminuir o tamanho do riser?   duvida: diminuir o tamanho do riser? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
duvida: diminuir o tamanho do riser?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida tamanho do riser x altura
» DÚVIDA SOBRE TAMANHO DO RISER
» Modelo riser em tamanho real
» Duvida tamanho do arco
» ALGUEM TEM UM MOLDE EM TAMANHO REAL DE UM RISER ???

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: