ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Um chat com Sebastien Peineau

Ir para baixo 
+3
Brutus
rodlopesms
Ruy
7 participantes
AutorMensagem
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Um chat com Sebastien Peineau Empty
MensagemAssunto: Um chat com Sebastien Peineau   Um chat com Sebastien Peineau Icon_minitimeSex maio 16, 2014 5:47 pm

Seria uma sugestão para este Fórum, fazer um chat com um dos atletas brasileiros durante uma hora para discutir sobre técnicas e materiais de tiro com arco. Eu acredito que eles topariam.

O material a seguir é um chat feito por usuários de um blog com Sebastien Peineau. Obviamente o chat estava recheado de informalidades, piadas etc que retirei para conseguir resumir. Infelizmente acabou dando um ar mais formal e sério.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

o Vencedor da 1º etapa da World Cup 2014
o Vencedor da final da Copa do Mundo Indoor Las Vegas 2014
o Primeiro arqueiro francês a conseguir um score perfeito de 900/900 na Vegas Archery Festival  2014
o Primeiro arqueiro francês a conquistar o pódio no Vegas Archery Festival 2014
o Segundo colocado no Vegas Shoot-Off 2014
o Segundo colocado no Campeonato Europeu Indoor 2011
o 2 recordes europeus, 2 recordes mundiais e 14 recordes nacional (França)

O tema do chat é livre mas focado em questões de equipamento, técnica, preparo mental, experiências e novidades. Durante uma hora, ele responderá todas as questões.

Início 09/05/2014 às 20:00 e término 09/05/2014 às 21:12

Q: Você assiste a série Arrow?
R: Não, realmente não tenho tido tempo. Meu dia fica restrito entre o treino e a família.

Q: Por que Hoyt e não outra marca?
R: Simplesmente porque comecei com um Hoyt Ultratec XT 2000 cam padrão e até hoje me sinto bem com arcos da Hoyt. Já atirei com um Mathews Apex 7 mas não consegui gostar dele. Jamais tive a mesma sensação do Spiral X em outros arcos.
T: Eu compreendo, o muro do Spiral X é realmente bem firme mas eu já acho o Spiral X mais agressiva que a monocam da Mathews.

Q: Que tipo de scope você utiliza e qual a dioptria?
R: Eu utilizo um Sure Loc de 29 mm com aumento de 0.80 (7X)
Q: E como ponto de mira?
R: Eu utilizo o menor ponto dos adesivos da Arc Système (menos que 1 mm)

Q: Qual o gatilho que você usa?
R: Um Scott Mini Black Hole, back tension sem trava de segurança. Quando tem muito vento, uso um de polegar, Scott Exxus.
Q: Através das fotos, eu tenho a impressão que você segura o gatilho com a ponta dos dedos, diferente dos outros arqueiros.
R: Não é realmente na ponta dos dedos mas a minha pegada não é firme como dos outros. Eu simplesmente preciso de mais mobilidade próximo do gatilho e essa postura me convém.
Q: É claro que existe todo um processo para fazer o disparo, mas isso dá mais constância?
R: Não forçosamente uma constância pura, mas eu sou um dos raros no circuito mundial a utilizar dessa forma. Ela me permite ter um curso bastante curto.

Q: O que você acha das vanes Bohning Impulse?
R: Eu creio que o Impulse é realmente genial. Eu melhorei meu agrupamento e consegui melhorar a estabilidade da flecha durante o voo.
Q: Você viu o conceito evoluir pelo lado da Bohning, mas vemos que existem diferentes opiniões.
R: Efetivamente, fazendo parte do staff profissional da Bohning, discutimos diretamente com todos os integrantes, várias vezes, e nós decidimos lançar um protótipo.
Q: Eu sugiro, se possível, que na embalagem esteja mencionada a versão para os compostos.
R: Como eu disse antes, esses são ainda os protótipos. Nós estamos ainda na fase de testes.

Q: Como você equilibra o balanço do seu arco (estabilização)?
R: O equilíbrio do meu arco é, sobretudo, feito a partir das minhas sensações. Eu preciso colocar um peso adicional atrás por causa da forma como faço o grip.

Q: O que define o tipo de d-loop que você utiliza?
R: Eu tive um problema de contato com a flecha muito importante e desvios laterais. Fiz uma série de testes e escolhi aquele que mudava tais contatos. E consegui um agrupamento bem superior que antes.
Q: É engraçado por que a flecha, quando fica posicionada mais alta, maior o contato não?
R: Sim, a flecha fica mais alta, mas o contato é menos forte que anteriormente.

Q: O que passou e o que você pensava na final da Copa do Mundo contra PJ Deloche?
R: Quanto entrei no estádio eu estava quase me derretendo. Era a minha primeira final outdoor e não é a mesma coisa que indoor. Eu tentei simplesmente fazer o meu melhor para não me arrepender depois. E quando fiz um voleio de 28 pontos eu estava realmente nervoso contra mim mesmo, eu me sentia insultado.

Q: Entre um rest de lâmina ou escamoteável, qual a sua preferência? Tenho visto muitos rests de lâminas hoje em dia.
R: Eu prefiro um de lâmina pelo fato de ter menos peças que podem se desregular e eu também tenho maior feeling com ele. Como foi dito, existem cada vez menos rests escamoteáveis no circuito internacional. Muitos Trophy, Beiter etc.
Q: O seu overdraw é mais conveniente com qual rest?
R: Considerando o meu grip particularmente (não é ruim quanto ao torque), o overdraw me permite atenuar esse torque e melhorar o agrupamento.
Q: Mas muitos dizem o contrário, eu também sinto muito o torque.
R: Os testes pessoais são mais importantes que “o que dizem”. Você pode fazer o teste torque tuning que grosseiramente é um teste simulando torque para direita e para a esquerda, analisando o overdraw que minimiza tais efeitos.
T: Para aprofundar nesse conhecimento o software APPtitune traz mais detalhes e explicações.

Q: Como está encarando a etapa de Medellin?
R: Eu encaro como todas as outras competições, atiro cada flecha com a mesma seriedade. E também melhorar no ranking da Copa do Mundo.
Q: Para vencer, quantas horas de treino por dia e quantas vezes por semana?
R: Depende das semanas mas em média 7 a 8 horas por semana uma vez que não tenho tantas alternativas.

Q: Apesar de estarmos na temporada outdoor, você tem idéia sobre o novo trispot indoor?
R: Você quer dizer sobre a pontuação ir de 0 a 11?
Q: PJ Deloche disse que lançaria tal idéia uma vez que o formato anual não mede a precisão dos arqueiros. O que acha?
R: Eu estou inclinado a concordar com PJ sobre os 11 pontos mas ninguém ainda conseguiu fazer 600 pontos. Veja nos EUA, a competição LAS Classic onde o X vale 11 pontos, mas isso não impede deles chegarem ao score perfeito.

Q: Por que temos visto, no circuito internacional, opção por estabilizadores laterais mais longos. E sobrepeso ao carregar a central e a lateral.
R: Mais uma vez, depende das sensações de estabilidade, como você quer que ele reaja. Particularmente tenho uma lateral mais longa atrás e pesada que permite que o arco se eleve um pouco na saída.
Q: Eu pessoalmente uso um de 30”central e 15” lateral com 3 e 11 massas respectivamente.
R: E também o seu draw length altera a escolha do estabilizador e do equilíbrio.
Q: Para um draw length de 26.5” / 27” qual seria ATA máximo para utilizar no target indoor e FITA?
R: Não existe uma regra mas depende das sensações. O Hoyt Procomp Elite é um excelente arco, muito estável para um ATA de 37”7/8.

Q: Você sabe de algum rumor sobre o arco que irá substituir o Procomp Elite?
R: Eu tenho um contrato com a Hoyt e de confidencialidade com todos os meus patrocinadores.
Q: OK. Vou tentar... O Procomp Elite não é tão antigo e não tem necessidade de ser substituído.
R: Você pode tentar, mas mesmo sob tortura jamais irei responder.

Q: Você testou as vanes Bohning Impulse 3” indoor?
R: Sim, mas não se adaptou ao meu gosto. Não era alto o suficiente. O Bohning Killer é um excelente vane para indoor.

Q: Para indoor, as hastes 2315 são boas opções?
R: As 2315 são excelentes para indoor. É rígida e para anteparas densas é uma boa escolha. Para adaptá-las você pode alterar o peso das pontas ou comprimento dos tubos para a sua configuração. O vane Killer é bem adaptado para o 2315 e eu já atiro a 2 anos e estou muito contente com eles.

Q: Em matéria de fios de corda, o que acha do Brownell Astro Flight?
R: Eu utilizo, atualmente, o BCY 8190 que é uma excelente fibra. Muito estável. Na verdade, não tive tempo para testar o Astro Flight.
Q: Quantos brins você usa nos cabos e nas cordas de 8190?
R: Utilizo 24 brins em todos.

Q: Você possui um jogo de flechas para cada condição climática?
R: Não, não tenho. Eu só mudo, em caso de muito vento, o meu gatilho. Eu passo para um de polegar e eventualmente adiciono alguns pesos. E em casos extremos, reduzo o comprimento do estabilizador.
Q: Não modifica a potência nem o draw lenght?
R: Não, não mudo.

Q: Pergunta sobre estabilizador da Arc Système, na angulação central, 0º, 10º ou 15º?
R: Para um Hoyt Procomp Elite, o grip não está no centro do arco, está um pouco abaixo. Um orientador inclinado e com pesos orientados para baixo do arco, permite aumentar a estabilidade. Mas é um pouco exigente sob o nível técnico. Eu utilizo um ângulo de 15º.

Q: Eu gostaria de saber se a preparação psicológica ou técnica mental faz parte dos seus treinos.
R: Eu já fiz uma preparação mental durante alguns meses, mas atualmente não mais.
Q: Por que não? É algo que melhora a sua performance?
R: Por absoluta falta de tempo. Mas se eu acho que preciso de novo, eu dou um jeito e volto a fazer. Não ajuda diretamente na performance mas numa proximidade de uma final ou uma grande competição.

Q: Se você passa de um scope de 29 mm para um de 31 mm, você também aumenta um pouco a dioptria?
R: Não. Não aumento.
Q: Em FITA e indoor, qual o melhor diâmetro?
R: Eu gosto do Sureloc Black Eagle de 29 mm, mas agora recebi um Axcel X31 para testar. Eu penso que o aumento exagerado é um pouco ruim sob condições de vento, por exemplo.

Q: Utilizando o gatilho Back Tension, você aciona ou deixa-se acionar?
R: Eu traciono com as costas. Nenhum movimento dos meus dedos.

Q: Dentre os gatilhos Back Tension da Scott, por que você escolheu o Black Hole ?
R: Eu atiro com o mini Black Hole e é o que me convém, melhor se adapta a minha mão. Eu tenho uma mão pequena.
Q: Mas você sabe quando irá disparar?
R: Sim, eu gerencio o tempo de disparo relaxando a tração dorsal.

Q: Você irá participar da seletiva de field este ano ?
R: Eu apreciaria mas os meus resultados de Shangai me faz concentrar sobre a Copa do Mundo e farei tudo da minha parte para obter uma vaga para a final.

Q: O fato de possuir mão pequena é uma vantagem ou inconveniente?
R: É uma vantagem por conseguir enfiar a mão bem funda numa lata de Pringles.
Q: Por falar em Pringles, o que você come durante as competições?
R: Pringles, suco Oasis, crepes Wahou e geléias.

Q: Quando você faz a visada, você entre pelo alto, baixo ou lateral.
R: Pelo alto.
Q: Você busca estabilidade ou circula a zona em turbilhonamento?
R: Atualmente, estando em perfeitas condições, eu consigo estabilizar no 10.

Q: Quanto ao stance, você faz a retroversão da pélvis com travamento do joelho da perna?
R: Nada. Eu só bloqueio o meu abdomen.

Q: Você atira com vanes tipo spin usando um rest de lâminas e se sim, como você orienta para evitar a colisão?
R: Eu jamais uso spin com um rest fixo. É muito difícil acertar e fica melhor utilizar um rest escamoteável nesse caso.
Q: Um dos atletas da equipe utiliza esse tipo de montagem ?
R: Sim, o Christophe Doussot e Sandrine Vandionnant utilizam Elivanes com rest escamoteável.

Q: Em relação à um coaching mental, não acha importante que na Copa do Mundo uma espécie de acompanhamento? Para evitar stress após uma competição importante?
R: Um acompanhamento mental contínuo porque não, mas eu acredito que não preciso neste momento. Eu sei como eu funciono, eu escuto enormemente o meu corpo justamente para não forçar e me machucar.

Q: O que você acha dos nocks Bohning Double Lock para hastes de alumínio no indoor?
R: São nocks muito bons mas tenho que honrar o meu patrocinador que é a Beiter.

Q: Da parte técnica, é importante ter um ponto de contato com a corda?
R: Sim, é importante ter um contato. Esse contato permite checar se a posição está correta.
Q: Lá no meu clube o treinador insiste que eu faça o contato com o nariz mas é problemático. Existe outra forma?
R: É complicado eliminar o contato do nariz.

Q: Pessoalmente quanto você gasta com tiro com arco?
R: Eu não pago meu material, mas na temporada indoor e na Copa do Mundo em Shangai já gastei cerca de R$ 11.000,00, para deslocamentos, hotel, passagens, inscrições etc.
Q: Mas você consegue fazer deduções?
R: Sim, tenho desconto no imposto.

Q: Última pergunta para encerrar o chat. Para o field você usa as mesmas hastes do FITA ?
R: Considerando que só existem 6 pontos, é melhor usar uma haste mais precisa.



Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
rodlopesms

rodlopesms


Mensagens : 148
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 52
Localização : Aquidauana/Campo Grande - MS

Um chat com Sebastien Peineau Empty
MensagemAssunto: Dicas preciosas   Um chat com Sebastien Peineau Icon_minitimeDom maio 18, 2014 9:01 pm

Parabéns Ruy, ótima postagem, é muito bom ler e aprender com estes arqueiros tops. Dá pra aprender muito com este chat. Tem várias dicas.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Um chat com Sebastien Peineau Empty
MensagemAssunto: Re: Um chat com Sebastien Peineau   Um chat com Sebastien Peineau Icon_minitimeDom maio 18, 2014 9:14 pm

Excelente ideia Ruy.Essas informações são ricas e didáticas.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
giulianoluis




Mensagens : 55
Data de inscrição : 13/11/2010
Idade : 50
Localização : Erechim RS

Um chat com Sebastien Peineau Empty
MensagemAssunto: Re: Um chat com Sebastien Peineau   Um chat com Sebastien Peineau Icon_minitimeDom maio 18, 2014 9:47 pm

Parabéns Ruy!

Iniciativa genial!!!!

Excelente entrevista, com ótimas dicas sobre materiais e técnicas utilizadas pelos atletas top!!

Abraços

Giuliano
Ir para o topo Ir para baixo
17Hidalgo

17Hidalgo


Mensagens : 82
Data de inscrição : 17/01/2013

Um chat com Sebastien Peineau Empty
MensagemAssunto: Re: Um chat com Sebastien Peineau   Um chat com Sebastien Peineau Icon_minitimeQua maio 21, 2014 7:15 pm

O melhor topico que eu vi no forum, nos ultimos tempos !!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Gera

Gera


Mensagens : 65
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 39

Um chat com Sebastien Peineau Empty
MensagemAssunto: Re: Um chat com Sebastien Peineau   Um chat com Sebastien Peineau Icon_minitimeQua maio 21, 2014 11:17 pm

Muito bom!

Recentemente o Bernardo também fez um hangout ao vivo... não sei se ele fará um segundo, mas acho interessante escutar de atletas nacionais também...
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Um chat com Sebastien Peineau Empty
MensagemAssunto: Re: Um chat com Sebastien Peineau   Um chat com Sebastien Peineau Icon_minitimeQui maio 22, 2014 5:20 am

Gera escreveu:
Muito bom!

Recentemente o Bernardo também fez um hangout ao vivo... não sei se ele fará um segundo, mas acho interessante escutar de atletas nacionais também...

Na França, por exemplo, os atletas melhores ranqueados costumam participar de foruns e chats ao vivo para tirar dúvidas em relação às técnicas e materiais.
Outro grande momento são os workshops promovidos pela Federação onde a prioridade são os jovens que aprendem e conversam diretamente com os seus ídolos. Ótimo incentivo e são vários durante o ano.

Achei excelente a iniciativa do Bernardo gravando os primeiros passos do tiro com arco, raríssimo em se tratando de Brasil. Falta divulgar mais e melhor. Acho que estamos mudando  Very Happy .
Um outro evento importante são os torneios. Mesmo quem não gosta de participar de competições, é uma excelente oportunidade para observar, aprender e principalmente sentir a dificuldade que é mandar uma flecha no X.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Gyouen

Gyouen


Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 38
Localização : Mogi das Cruzes

Um chat com Sebastien Peineau Empty
MensagemAssunto: Re: Um chat com Sebastien Peineau   Um chat com Sebastien Peineau Icon_minitimeSáb Jul 05, 2014 9:14 am

Fantástico Ruy!!!

Muito show mesmo!!!

é de se admirar, poder ouvir(ler) sobre a experiência dos profissionais,

queria ver uma entrevista assim de recurvo! rs

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.budismo.com.br
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Um chat com Sebastien Peineau Empty
MensagemAssunto: Re: Um chat com Sebastien Peineau   Um chat com Sebastien Peineau Icon_minitimeSáb Jul 05, 2014 4:15 pm

Seria interessante ter algo parecido com os coreanos. Mas esses caras trancam a sete chaves.
Ir para o topo Ir para baixo
Gyouen

Gyouen


Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 38
Localização : Mogi das Cruzes

Um chat com Sebastien Peineau Empty
MensagemAssunto: Re: Um chat com Sebastien Peineau   Um chat com Sebastien Peineau Icon_minitimeSáb Jul 12, 2014 10:07 pm

Ruy escreveu:
Seria interessante ter algo parecido com os coreanos. Mas esses caras trancam a sete chaves.

Seria mesmo!

O Bernardo Oliveira, gravou outro dia sobre os treinos dos Koreanos, acho que ele estava na korea. Disse que eles não fazem exercícios físicos, que o esquema deles é atirar, 8hrs por dia atirando, sem parar...

Vai ver que é isso,

Koga-san que é oriental deve saber.... O oriental, em todas suas doutrinas utilizam o shugyou, que é isso, a continuidade, o fazer sempre, repetidamente, cumulativamente, eternamente. Para eles isso que traz o aperfeiçoamento da sua prática. Seja ela qual for, prática religiosa, espada, sushi, cozinhar arroz, sumo, tudo... o Shugyou está presente em tudo...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.budismo.com.br
Conteúdo patrocinado





Um chat com Sebastien Peineau Empty
MensagemAssunto: Re: Um chat com Sebastien Peineau   Um chat com Sebastien Peineau Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Um chat com Sebastien Peineau
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Riser: Sebastien Flute Forged Plus
» Será que a Sebastien Flute (SF) volta?
» REST PARA VELOX BUFALO: Hostage, Shibuya ou Sebastien Flute
» Chat Box
» Não se esqueçam do CHAT BOX

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Tiro ao Alvo/Target-
Ir para: