ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Flecha sem vanes X trajetória

Ir para baixo 
+2
Antonio Amaral
Ruy
6 participantes
AutorMensagem
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeSex Ago 08, 2014 4:15 pm

Uma dúvida para os composteiros.
Atirei uma flecha sem vanes com um arco composto e usando gatilho.
A flecha voou toda torta e atingiu 40 cm à direita das flechas com vanes numa distância de 30 metros. Mudei a posição do rest lateralmente mas a diferença permaneceu.

Estando o arco perfeitamente regulado e as hastes perfeitamente ajustadas, tanto as flechas com vanes quanto as sem vanes atingiriam o mesmo ponto? Supondo ausência de ventos laterais.

Faço essa suposição baseado na ausência do paradoxo do arqueiro e o rest perfeitamente regulado, tanto horizontalmente quanto verticalmente.

Obs. Eu uso um rest escamoteavel e arco de target.
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeSex Ago 08, 2014 5:07 pm

Ruy escreveu:
Uma dúvida para os composteiros.
Atirei uma flecha sem vanes com um arco composto e usando gatilho.
A flecha voou toda torta e atingiu 40 cm à direita das flechas com vanes numa distância de 30 metros. Mudei a posição do rest lateralmente mas a diferença permaneceu.

Estando o arco perfeitamente regulado e as hastes perfeitamente ajustadas,  tanto as flechas com vanes quanto as sem vanes atingiriam o mesmo ponto? Supondo ausência de ventos laterais.

Faço essa suposição baseado na ausência do paradoxo do arqueiro e o rest perfeitamente regulado, tanto horizontalmente quanto verticalmente.

Obs. Eu uso um rest escamoteavel e arco de target.
dê uma olhada no alinhamento das Cams você corrige isso ajustando as pernas do yoke
teoricamente a flecha sem vanes deveria pegar ligeiramente acima ou no mesmo ponto das com vanes a 30 metros

meu agenda 7 atirava para baixo e a esquerda das com vanes, eu corrigi ajustando a posição das arruelas da cam inferior e as pernas do Yoke

vc atirou no papel com vanes?

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Gera

Gera


Mensagens : 65
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 39

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeSáb Ago 09, 2014 1:17 am

O spine das flechas também pode ter influência. É importante que as Cams estejam bem alinhadas e a potência adequada para o arco. O momento do tiro também pode ter tido influência, já que você não utilizou um disparador mecânico (não lembro o nome correto do equipamento).

Vale a pena fazer o teste do papel para ter certeza que as flechas estão voando bem.
Ir para o topo Ir para baixo
thunder_ot

thunder_ot


Mensagens : 233
Data de inscrição : 01/05/2011
Idade : 47
Localização : Campo Grande - MS

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeSáb Ago 09, 2014 9:33 am

Se flechas, center shot, sicronismo das cam e técnica de disparo estiverem ok, provavelmente deverá ajustar o yoke.
Outra coisa a ser observada é, se na ancoragem, vc não exerce uma pressão exagerada sobre a corda.
Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeSáb Ago 09, 2014 10:00 am

thunder_ot escreveu:
Se flechas, center shot, sicronismo das cam e técnica de disparo estiverem ok, provavelmente deverá ajustar o yoke.
Outra coisa a ser observada é, se na ancoragem, vc não  exerce uma pressão exagerada sobre a corda.
Abs.
Pressao exagerada na parede altera os tiros verticalmente. Spine é o menos provavel em um composto principalmente usndo gatilho, meu agenda 7 atirava flechas .400, .340 ou .300 sempre para a esquerda das com vanes.

Ideal é colocar o arco em um draw board para checar o alinhamento full draw
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
thunder_ot

thunder_ot


Mensagens : 233
Data de inscrição : 01/05/2011
Idade : 47
Localização : Campo Grande - MS

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeSáb Ago 09, 2014 10:10 am

Isso mesmo Antonio, só não expressei direito a pressão na corda durante a ancoragem, eu quis dizer a pressão do rosto na corda, o que pode levar as flechas a desviarem para esquerda. Esse mesmo vício pode levar a agrupamentos oblongos, forma de bola de futebol americano, nas distâncias maiores.
Valeu.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeSáb Ago 09, 2014 10:12 am

Obrigado pelas respostas.
O arco composto não é minha praia, prefiro o recurvo, mas tenho atirado com alguma frequência principalmente quando termina a temporada.
Eu tenho agrupado razoavelmente bem com flechas com vanes. Mas um dia uma das flechas perdeu uma vane e resolvi tirar todas para fazer um teste. E aí, percebi esse problema.
Eu alinhei a cam superior e chequei recentemente. Já a inferior, como precisava tirar o eixo, resolvi não mexer. Tinha percebido um pequeno desalinhamento, a cam está um pouco à esquerda, mas não achei que seria tão relevante. Quando retornar das férias vou alinhar e fazer o teste novamente.
Novamente, muito obrigado!

Antonio Amaral, no seu caso a cam inferior estava desalinhado à direita ou à esquerda? Segundo a minha lógica, flecha sem vane à esquerda, cam muito à direita e vice-e-versa. Isso mesmo?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeSáb Ago 09, 2014 10:16 am

E outra dúvida. Utilizando um rest de lâminas ao invés do escamoteavel, esse efeito seria minimizado? Supondo o arco nas mesmas condições e o rest escamoteavel regulado dentro dos parâmetros do fabricante.
Ir para o topo Ir para baixo
thunder_ot

thunder_ot


Mensagens : 233
Data de inscrição : 01/05/2011
Idade : 47
Localização : Campo Grande - MS

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeSáb Ago 09, 2014 10:30 am

Ruy, os rest de lâmina, geralmente, perdoam mais erros que rests fallaway.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeSáb Ago 09, 2014 10:38 am

Eu tenho um rest de lâminas que por sinal é bem mais fácil de regular. Alinho a cam inferior e testo. Se ainda persistir um pequeno erro, troco o rest.
Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeSáb Ago 09, 2014 11:32 am

Ruy olhe essa foto do Agenda 7 antes de eu regular a cam inferior e depois

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Esse desalinhamento fazia com que a flecha fosse muito para a esquerda, o Anarchy também veio assim porém com menos influencia sobre a trajetória embora também atirasse um pouco para a esquerda.

abraços

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeSáb Ago 09, 2014 4:31 pm

essas fotos dão uma idéia bem claro do que o desalinhamento das CAM´s pode acarretar, sempre senti isso, mas nunca tinha tido a idéia de fazer fotos como essas, ficaram show de bola, parabéns Antonio
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeSáb Ago 09, 2014 5:06 pm

Mamute-sc escreveu:
essas fotos dão uma idéia bem claro do que o desalinhamento das CAM´s pode acarretar, sempre senti isso, mas nunca tinha tido a idéia de fazer fotos como essas, ficaram show de bola, parabéns Antonio

Oi Mamute as fotos ajudam muito a descobrir muitas coisas, alinhamento, erros de postura etc. eu estou sempre fotografando tudo.

Para essas fotos eu coloquei a maquina em um tripé e usei o timer para disparar pois não é bom ficar na frente de um arco armado com flecha e broadhead  Twisted Evil 




Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeDom Ago 10, 2014 4:50 am

Uma (neste caso, duas) imagem vale mais que mil palavras. Um ligeiro desalinhamento na cam inferior que acaba forçando uma lâmina mais que a outra. Nas fotos, olhando de frente, a lâmina inferior direita sofria uma torção e a cam foi reposicionada, depois, mais para direita. Deve ser exatamente o que deve estar ocorrendo com o meu arco que é um Hoyt de lâminas split XT 2000 só que no sentido inverso.
Surge uma outra questão. Será que uma lâmina não dupla, como a da Mathews que é inteiriça, esse tipo de problema é menos sentido? E o que leva a maioria dos fabricantes a adotar, hoje, lâminas split?

Muito obrigado Antônio, esclareceu a minha dúvida. Tenho muito a aprender sobre os arcos compostos, é um outro universo bastante distinto dos recurvos.
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeTer Ago 12, 2014 12:14 pm

Ruy escreveu:
Uma (neste caso, duas) imagem vale mais que mil palavras. Um ligeiro desalinhamento na cam inferior que acaba forçando uma lâmina mais que a outra. Nas fotos, olhando de frente, a lâmina inferior direita sofria uma torção e a cam foi reposicionada, depois, mais para direita. Deve ser exatamente o que deve estar ocorrendo com o meu arco que é um Hoyt de lâminas split XT 2000 só que no sentido inverso.
Surge uma outra questão. Será que uma lâmina não dupla, como a da Mathews que é inteiriça, esse tipo de problema é menos sentido? E o que leva a maioria dos fabricantes a adotar, hoje, lâminas split?

Muito obrigado Antônio, esclareceu a minha dúvida. Tenho muito a aprender sobre os arcos compostos, é um outro universo bastante distinto dos recurvos.
Ruy prega a lenda que a diferença principal entre solid e split limbs é que as sólidas são vai frágeis por causa do corte em "V" para as Cams, e as split deixam o arco mais leve por ter menos material, no caso das split a maioria dos fabricantes usa laminas de diferentes potências no mesmo arco para compensar o "Cam lean" caso o montador se confunda na posição isso pode acarretar esse tipo de problema você olhando o arco (destro) por trás as laminas mais fortes vão em baixo a direita e em cima a esquerda (pelo menos na Bear)
Em termos de performance existe um consenso que as diferenças se existirem são irrisórias


abraços
Tuba
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Henrique Junqueira Campos




Mensagens : 287
Data de inscrição : 23/08/2009

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeDom Ago 24, 2014 1:37 pm

Por favor
Faça o teste de papel e nos informe o resultado
Henrique
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeDom Ago 24, 2014 5:56 pm

Farei, Henrique.
Peguei o arco no ano passado e a primeira coisa que fiz foi o teste do papel. Tentei deixar o rasgo perfeito mas ficou para a direita (sou destro, atiro com gatilho de polegar e o rasgo indicava a ponta ligeiramente à direita das vanes). Como tinha sido bem pouco e eu estava empenhado no recurvo, acabei deixando após diversas tentativas.
Uma outra coisa que notei foi um desalinhamento das cams, ambas paralelas em relação à vertical mas a cam inferior está um pouco para esquerda em relação ao centro. Eu vi um post seu sobre o alinhamento da cam inferior num arco PSE. Retornando das férias farei essa regulagem e depois coloco os resultados.
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique Junqueira Campos




Mensagens : 287
Data de inscrição : 23/08/2009

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeSeg Ago 25, 2014 9:33 am

ok e nos passe os resultados
Faça o teste a
2 metros
5 metros
10 metros
15 metros
20 metros
ok

Obrigado
Henrique
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeSeg Set 15, 2014 6:04 am

Voltando ao assunto... Very Happy

Eu ainda não consegui fazer o teste do papel porque a sala de indoor, onde estão os materiais, não foi aberta para a temporada. Mas assim que for, farei os testes e postarei as avaliações.
Eu reposicionei as arruelas de regulagem e agora as cams estão alinhadas. Mas mesmo assim em 30 metros existe uma diferença horizontal entre as flechas com vanes e sem vanes de aproximadamente 40 cm, isso tanto com hastes supostas mais moles e hastes mais duras.
Cheguei a trocar o rest pelo de lâminas, alinhei novamente mas a diferença permaneceu, a sem vane atinge sempre à direita dos agrupamentos das flechas com vanes.

Estive vendo esse vídeo sobre a direção preferencial das hastes e do arco.


E um outro teste, este já agrupando consideravelmente.


Interessante é que mesmo com as flechas adequadas e arco regulado, as flechas sem vanes rasgam bastante o papel considerando a distância do tiro.
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeQua Set 17, 2014 11:50 am

Ruy escreveu:
Voltando ao assunto... Very Happy

Eu ainda não consegui fazer o teste do papel porque a sala de indoor, onde estão os materiais, não foi aberta para a temporada. Mas assim que for, farei os testes e postarei as avaliações.
Eu reposicionei as arruelas de regulagem e agora as cams estão alinhadas. Mas mesmo assim em 30 metros existe uma diferença horizontal entre as flechas com vanes e sem vanes de aproximadamente 40 cm, isso tanto com hastes supostas mais moles e hastes mais duras.
Cheguei a trocar o rest pelo de lâminas, alinhei novamente mas a diferença permaneceu, a sem vane atinge sempre à direita dos agrupamentos das flechas com vanes.

Estive vendo esse vídeo sobre a direção preferencial das hastes e do arco.


E um outro teste, este já agrupando consideravelmente.


Interessante é que mesmo com as flechas adequadas e arco regulado, as flechas sem vanes rasgam bastante o papel considerando a distância do tiro.
Ruy para que lado fica o Nock ? para a direita?

experimenta tirar uma volta do Yoke do lado esquerdo e dar uma volta no yoke no lado direito (olhando o arco por trás)

abraços

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeQua Set 17, 2014 1:27 pm

Antonio Amaral escreveu:

 Ruy para que lado fica o Nock ?  para a direita?  

experimenta tirar uma volta do Yoke do lado esquerdo e dar uma volta no yoke no lado direito (olhando o arco por trás)

abraços


Obrigado Amaral, coincidência ou não fiz esse teste hoje.
O nock, olhando por trás, fica na esquerda.
Na verdade eu tirei três voltas da direita e coloquei três na esquerda do yoke.
Para minha desilusão, continuou a mesma coisa.
Eu havia notado que o nock das flechas estavam um pouco apertadas. Resolvi pegar a flecha sem vane, de haste mais dura que o indicado, que estava indo para a direita, sempre, e dei uma pequena lixada para soltar mais fácil. Coincidência ou não, a flecha foi para o meio e agrupou juntamente com as outras com vanes a 30 metros de distância. Repeti várias vezes e o resultado foi o mesmo.

Poderia estar otimista por ter "descoberto" o problema.
A questão é...  será isso mesmo? Vou colocar um stop cord e ver se isso melhora.

Mas ainda farei o teste do papel.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeQua Set 17, 2014 3:08 pm

Ruy escreveu:
Antonio Amaral escreveu:

 Ruy para que lado fica o Nock ?  para a direita?  

experimenta tirar uma volta do Yoke do lado esquerdo e dar uma volta no yoke no lado direito (olhando o arco por trás)

abraços


Obrigado Amaral, coincidência ou não fiz esse teste hoje.
O nock, olhando por trás, fica na esquerda.
Na verdade eu tirei três voltas da direita e coloquei três na esquerda do yoke.
Para minha desilusão, continuou a mesma coisa.
Eu havia notado que o nock das flechas estavam um pouco apertadas. Resolvi pegar a flecha sem vane, de haste mais dura que o indicado, que estava indo para a direita, sempre, e dei uma pequena lixada para soltar mais fácil. Coincidência ou não, a flecha foi para o meio e agrupou juntamente com as outras com vanes a 30 metros de distância. Repeti várias vezes e o resultado foi o mesmo.

Poderia estar otimista por ter "descoberto" o problema.
A questão é...  será isso mesmo? Vou colocar um stop cord e ver se isso melhora.

Mas ainda farei o teste do papel.

Sds.
deve ser o nock apertado mesmo, o teste com bareshaft maximiza qualquer erro por mínimo que seja eu estou usando oa Accunock, tive uma melhora sensível nos agrupamentos, ele tem um sistema que libera a flecha no momento do disparo sem qualquer atrito com o serving

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeQua Set 17, 2014 4:12 pm

Esses nocks realmente são muito interessantes. Eu não os conhecia.

E fico tranquilo, agora, por saber a razão do problema. A gente sempre pensa no pior, você nem faz idéia do que eu imaginava...
Estava vendo este material

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

e na parte que ele fala sobre o nock

Nock Fit
When setting up a bow it is important that the arrow fits correctly onto the string. Most nocks made are
designed to snap onto the bow string. It is important that the fit is not too tight or too loose.
The nock should fit in such a way that it snaps onto the string but still has enough movement to freely
slide up and down the string. As you draw a bow back the string can rotate as you draw, the nock fit
should be such as to allow this rotation without placing excess side force on the arrow.


... é importante que o ajuste do nock não seja demasiadamente apertado ou folgado. O nock deve se ajustar de tal forma que ele segure a corda mas ainda tenha liberdade para se movimentar livremente para cima e para baixo da corda (ou ao menos rotacionar a corda sem arrastar a flecha junto). Ao puxar o arco, a corda gira e o nock deve ser justo mas que permita essa rotação sem provocar excesso de força lateral na flecha.

E vamos aprendendo.

Obrigado, Antonio Amaral.

Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitimeDom Nov 23, 2014 12:40 pm

Terminada a minha temporada de indoor com arco recurvo, comecei a treinar com o composto.
Atirando com o Darton (ds2800 ), não tive nenhum problema mas com o Hoyt (ultraelite riser shoot through) percebi que existia algo estranho na consistência e voltei para o "teste" das flechas com vanes e sem vanes mas, agora, a 18 metros.
Estranhamente o problema com o Hoyt havia "voltado" e a flecha sem vane insistia em desagrupar das com vanes e as flechas com vanes agrupavam mais à esquerda (para um destro).
Ao comparar os dois arcos, a corda do Darton é mais centrada enquanto que a do Hoyt fica um pouco à esquerda vendo de trás para arcos destros. Chequei novamente o alinhamento das cams, ajustei o yoke, ATA, brace etc e mesmo assim a flecha sem vane continuava indo para a direita do agrupamento das flechas com vanes.

Como eu já tive um problema parecido de consistência com o recurvo quando a corda raspava o bolso da camiseta resolvi retirar o protetor do braço. No primeiro tiro a queimação onde a corda raspou ligeiramente.
Mesmo tocando bem leve, a corda acabava desviando e provocava o desagrupamento.
E como consertar isso...
Primeiro ajustei o posicionamento da cabeça para que a corda, em letoff, fique no canto da boca e a mão do gatilho no osso do maxilar (atiro com gatilho de polegar). Depois, na puxada, o alinhamento das articulações como no recurvo e finalmente, o mais importante, a posição da mão do arco.
Como o composto possui um grip baixo, a mão do arco acaba ficando mais espalmada que é diferente do recurvo que uso a mão alta. Como a memória muscular ainda estava voltada para o recurvo, o posicionamento da mão no grip acabava trazendo o arco mais para próximo do braço.

A solução para esse problema vem desse vídeo.



Obviamente não comprei o produto e acho que nem precisa. Ao posicionar a mão no arco, feche os dedos médio, anelar e mínimo para criar um gabarito. O grip deve ficar posicionado além dessa referência e ao puxar o arco, esses dedos devem ficar relaxados e abertos. Não é preciso ficar com os dedos fechados uma vez que a posição do grip já está definida.
Todas as flechas agruparam melhor e a flecha sem vane entre elas. Very Happy

O protetor de braço às vezes mascara o tiro e vários arcos, de marcas e modelos diferentes, possuem a corda fora da linha de centro. Um exemplo visto também com o Maitland.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Flecha sem vanes X trajetória Empty
MensagemAssunto: Re: Flecha sem vanes X trajetória   Flecha sem vanes X trajetória Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Flecha sem vanes X trajetória
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta
» Flecha de 4 vanes em balestra?
» Vanes compridas ou pequenas? (flecha de carbono)
» Primeiro recurvo saindo... estilo Black Window
» Chairgun para cálculo da trajetória e otimização dos tiros.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Compostos-
Ir para: