ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Empty
MensagemAssunto: Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta   Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Icon_minitimeQua Jan 26, 2011 3:29 am

Bom pessoal,

Na falta de informação acabei correndo atraz de algums sites americados e acabei achando o que procurava. Vou compartilhar aqui um pouco do que aprendi.

Abaixo estão as fontes que consultei:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Bem, vou tentar falar um pouco sobre balística.
Aos desconfiados peço que se acalmem pois balística não é só coisa de armas de fogo não! Balística nada mais é do que a ciência que estuda o movimento dos projécteis! lançados no espaço por uma força determinada e sendo assim esta pode ser aplicada ao tiro com arco e besta.

Agora com o conceito em mente vamos pensar um pouco em fisica. Quando nos preparamos para atirar com uma besta e olhamos pela luneta traçamos uma linha imaginaria que sai do nosso olho, passa pelo tubo da luneta e vai até o alvo. Porém com a flecha não ocorre a mesma coisa! Assim que esta deixa o corpo da besta ela passa a sofrer a ação de três forças;

1- Resistencia do ar que leva à redução da velocidade;
2- Gravidade que puxa a flecha para baixo;
3- Arrasto aerodinâmico que é o atrito do ar com a ponta da flecha o que faz com que ela suba para depois cair.

Veja o desenho:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Desta forma podemos dizer que a trajetoria de uma flecha poderia ser desenhada como uma parabola pois a cada metro que a flecha viaja ela gasta parte de sua energia cinética.

Mas é claro que o “desenho” desta parabola vai depender da velocidade atingida pela flecha e que a velocidade depende da potencia do equipamento utilizado, peso da flecha e da ponta.

De maneira geral podemos dizer que quando mais rápido a flecha viaja o arco baliscito se torna mais longo e menos curvo e é ai que esta a vantagem das bestas mais potentes, pois as flechas atiradas por elas geram um arco de trajetória pouco curvo e bem longo o que na pratica significa que a luneta estará regulada para um intervalo pequeno uma vez que o arco estará sempre muito próximo da linha visada pelo atirador.

Vejamos os exemplos.

Para facilitar o nosso entendimento é importante convertermos as unidades de medida como, jardas, polegadas e pés por segundo conforme a tabela abaixo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Consegui informaçãoes para as seguintes bestas:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Observe na tabela abaixo as variações nas trajetórias de acordo com a velocidade de cada besta.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O Grafico abaixo demosntra de forma ilustrativa es informações da tabela acima.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Com base nestes dados podemos observar a teoria. Em resumo:
1- Quanto mais rápido o tiro menor é a variação no arco balistico;
2- A cada metro percorrido a flecha perde energia cinetica e a tendencia é cair cada vez mais rápido.
3- Quando atiramos uma flecha ela sobe por uma fração de segundos devido ao arrasto aerodinamico o que podemos dizer ser irrelevante para o tiro com besta tendo em vista que em menos de 10 metros a flecha retoma o processo de queda.

MAPEANDO A TAJETÓRIA BALISTICA DA SUA BESTA:

Com o comportamento balístico em mente podemos partir para a regulagem da luneta. Vocês se lembram que a flecha faz uma parabola e que a visão do atirador vai em linha reta não é mesmo. Sendo assim podemos dizer que estas só se cruzam em um único ponto que ocorre em uma determinada distancia. Pois bem, vamos chamar este ponto de ponto zero.

No meu caso eu defini que a mira de minha besta deveria ficar calibrada para 20 metros tendo em vista que esta é a distância em que eu geralmente atiro. Muito bem, com isto em mente me posicionei a 20 metros do meu alvo e comecei a atirar e regular a mira até que minhas flechas começaram a acertar o centro do alvo e pronto, o ponto zero da minha besta estava calibrado.

Em seguida me movi para 30 metros de distância e como previsto minhas flechas começaram a acertar a parte inferior do alvo. Ajustei a luneta novamente anotando quantos clicks eram necessários para que as flechas voltassem a acertar o centro do alvo. Quando terminei voltei a mira para o meu ponto zero.

Repeti este procedimento sucessivamente para 40, 50, 60 e 70 metros.

Fiz uma pequena etiqueta com quantos clicks são necessários para cada distância e colei na coronha da minha besta. Agora quando tenho que atirar eu apenas confiro a distância do alvo com o rangefinder e ajusto a luneta para a posição desejada.

Bem pessoal podemos concluir que atirar com uma besta qualquer um atira, mas obter precisão absoluta a qualquer distância exige esforço e conhecimento.

Espero ter contribuido e que possamos discutir e nos aprofundar no assunto.

Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta   Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Icon_minitimeQua Jan 26, 2011 4:22 pm

Mas se a luneta tiver retículos não precisa desses apertos nos parafusos.
Acho mais simples, rápido e precisa.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta   Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Icon_minitimeQua Jan 26, 2011 4:43 pm

eschimidt,

Infelizmente um forum de entusiastas não pode ser administrado por uma pessoa como você. Acho que você não entendeu nada do que eu disse. As sua luneta não possui milhares de retículos para que você acerte o alvo a qualquer distancia!
Se você não sabe do assunto não deveria criticar o post das pessoas que pesquisaram sobre o assunto.
Em menos de um mês neste forum pude perceber que você não sabe absolutamente nada sobre o assunto e se acha o maioral.
Só sabe dar informações supérfluas e dicas como "pergunte ao fabricante ou ao vendedor"".
É uma pena que uma ideia genial como esta fique na mão de uma pessoa como você!
Agradeço e me despeço do forum.
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta   Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Icon_minitimeQua Jan 26, 2011 5:03 pm

Realmente não sei de nada, mas sempre aprendi a respeitar os outros. Nunca ofendi e ofendo.
Se tu achas que copiar é um dom, peço desculpas.
Caso não saiba, não sou adm deste fórum. A unica coisa que adm é minha silvicultura.
A minha luneta não possui milhares, apenas 4. Suficiente para as distâncias que gosto, 150 metros. E não aperto nenhum parafuso. Bom aperto uma vez cada 15 dias, para não perde-la na mata.
Critica que se referiu, foi construtiva ou destrutiva?
As informações supérfluas que deve ter sugerido, são link de outros posts. Inclusive poderia ler esse [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] .
abr
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta   Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Icon_minitimeQua Jan 26, 2011 5:27 pm

Eschimidt,

Se te ofendi, minhas sinceras desculpas! Este não era o meu objetivo!
Quando escrevi o post foi com o objetivo de agregar informações ao tópico do Pin que por sinal foi muito bem escrito por ele.
Eu sei que a minha informação não foi útil para você, sendo assim acho que você não deveria entrar no post e dizer em outras palavras que o que eu escrevi não vale nada. O forum existe para discursão. E a critica que eu queria fazer a você é que você sempre entra nos posts das pessoas sem nada a agregar com respostas destinadas ao fim da discursão e isso sinceramente eu não acho legal.
Você disse que o meu post é uma cópia. Talvez você possa me passar o link de onde tem as velocidades e trajetorias das bestas de em Km/h, metros e centímetros com gráficos e figuras.
Bem de qualquer forma não tem problema, pois perdi o gosto pelo forum.
Peço novamente desculpas se te ofendi.
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta   Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Icon_minitimeQua Jan 26, 2011 5:31 pm

Raphael escreveu:
Eschimidt,.... você não deveria entrar no post e dizer em outras palavras que o que eu escrevi não vale nada....
onde? como?
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta   Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Icon_minitimeQua Jan 26, 2011 7:41 pm

MODERAÇÃO???????
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta   Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Icon_minitimeQua Jan 26, 2011 8:06 pm

Raphael escreveu:
eschimidt,

Infelizmente um forum de entusiastas não pode ser administrado por uma pessoa como você. Acho que você não entendeu nada do que eu disse. As sua luneta não possui milhares de retículos para que você acerte o alvo a qualquer distancia!
Se você não sabe do assunto não deveria criticar o post das pessoas que pesquisaram sobre o assunto.
Em menos de um mês neste forum pude perceber que você não sabe absolutamente nada sobre o assunto e se acha o maioral.
Só sabe dar informações supérfluas e dicas como "pergunte ao fabricante ou ao vendedor"".
É uma pena que uma ideia genial como esta fique na mão de uma pessoa como você!
Agradeço e me despeço do forum.

Tchau.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Empty
MensagemAssunto: Re: Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta   Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Entendendo a Trajetória da Flecha para Regulagem da Luneta
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Flecha sem vanes X trajetória
» Regulagem Luneta
» Regulagem Luneta
» Duvida de regulagem de luneta
» Regulagem de Luneta em Balestra !

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: