ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Arco partindo...

Ir para baixo 
+7
danilo steinke
Duent
w3rm
elisonj
Roberto de Souza
v.b.-s.j.r.preto
ULISSESOFRANCO
11 participantes
AutorMensagem
ULISSESOFRANCO




Mensagens : 17
Data de inscrição : 05/03/2012

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeQui Set 18, 2014 3:05 pm

Boa tarde, fiz meu primeiro arco, long bow de massaranduba de 6 pés, aproximadamente 120lb, muito forte, há uns dois anos, mas hoje ao fazer um disparo ele estalou e vi na sua lâmina o descolamento de uma camada...

Alguém tem alguma ideia de como repará-lo?

Pensei em usar cola de madeira e prensa de bancada, e depois lixar até a retirada do verniz e aplicar resina epóxi rígida como camada externa... Será que resolve?
[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeQui Set 18, 2014 3:26 pm

Parece que lascou um grupo de fibras que não estão alinhadas com a lâmina.
Além de colar, você poderia fazer um reforço estilo japonês.
Eles usam uma fibra natural, não sei o nome dessa tira. Depois cobrem com urushi.
É tipo um serving, pode usar cola bicomponente e fazer o serving. Depois cobre com resina.
Não pode ser muito grande para evitar alterar o tillering.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 63
Localização : Guarujá - SP

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeQui Set 18, 2014 3:38 pm

Eu não tentaria qualquer remendo.
Esse tipo de lascado já conheço e não acredito que haja conserto, infelizmente. Ainda mais se o seu arco tiver mesmo essa potência toda.
O risco é muito grande e não vale á pena, na minha opinião.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeQui Set 18, 2014 4:49 pm

Acho que da pra concertar sim...

A idéia do v.b.-s.j.r.preto é muito boa.
Eles fazem muito isso lá fora, não só com fibras naturais, mas com outros componentes também.

Minhas soluções em ordem de preferência:

1 - reveste com bambú. Seria o modo ideal para travar as fibras, mas vai aumentar a velocidade do tiro (e ainda mais a potencia do arco).
2 - Coloca um backing de seda, linho ou couro em todo o arco. Isso seguraria as fibras no lugar e não adicionaria nada na puxada.
3 - faz como o v.b.-s.j.r.preto disse. vc pode usar uma linha forte e enrolar no local, colando com cola bi-componente...

estilo assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Esse foi feito com um tipo de linha de pesca, mas acho que qualquer linha de poliester já seguraria.

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
ULISSESOFRANCO




Mensagens : 17
Data de inscrição : 05/03/2012

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeSex Set 19, 2014 9:39 am


Amigos, obrigado pelas ideias, vou aproveitar a cola bi-componente (araldite) e tentar o reforço na fibra de vidro com resina epóxi rígida...

Se perceber que não está muito bom, ainda terei como fazer a emenda com o bambu.

Em último caso, posso lixar a extensão do arco diminuindo a sua espessura e força para retirar esta falha, mantendo-o ativo e funcional.

Esse arco eu fiz a partir de um tronco de massaranduba derrubada na construção de uma estrada, na frente da minha fazenda.
Eu mesmo fiz os cortes no tronco, lavrei, aparei, lixei... Dei forma a partir do nada, e no manuseio da motosserra sofri um acidente que
quase me custou o dedão do pé esquerdo. Não me importo com o trabalho ou os custos para restaurar meu companheiro de pesca e diversão.

Obrigado de novo, farei esse trabalho neste fim de semana e posto depois os dados e fotos da recuperação e do resultado.
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeSex Set 19, 2014 7:50 pm

aproveita e mostra como ficou o arco! fiquei MUITO curioso!

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Duent

Duent


Mensagens : 81
Data de inscrição : 05/09/2014
Idade : 33
Localização : Piumhi - MG

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeSex Set 19, 2014 10:01 pm

è amigo, simplesmente descartar uma amigo desses e dificil.. é mais q um arco...
faz tudo por ele amigão e como anteriormente dito mostra os resultados!

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
ULISSESOFRANCO




Mensagens : 17
Data de inscrição : 05/03/2012

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Parece que deu certo...   Arco partindo... Icon_minitimeSex Jan 16, 2015 5:11 pm



Como disse antes:

1) tentei a aplicação de araldite que deu um resultado insatisfatório... As emendas começaram a se soltar.

2) Fiz aplicação de resina epóxi rígida (utilizada para a laminação de fibra de carbono e de pranchas de surf) sem a utilização de tecido (fibra de vidro, carbono ou kevlar)... Resistiu por algum tempo e novamente as farpas se rebelaram rachando a resina.

3) Já revoltado, comprei um metro por 13cm de fita de kevlar e mandei resina... Fiz uma câmara de vácuo (destruindo um tonel de aço de 200l no processo) e fui testar... Já disparei algumas centenas de flechas e nenhum problema, salvo que o reforço teve um mínimo descolamento da madeira e tive que reforçar o outro lado para equilibrar, pois ficou muito mais forte do que antes, e o cabo de aço revestido que uso no lugar da corda rompeu a trava de fixação e quase se soltou uma vez...

Até agora sem queixas... Funciona melhor do que antes.

Curiosidades: A resina tem prazo de validade indeterminado (que os laminadores estimam em uns 50 anos), reavivou a cor da madeira, e deixou o arco impermeável, portanto, chuva não me preocupa mais...


Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeSeg Jan 19, 2015 9:18 am

Cara certeza que teu arco tem 120 lbs?
Ir para o topo Ir para baixo
ottomano

ottomano


Mensagens : 1484
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 51
Localização : Campinas/SP

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeSeg Jan 19, 2015 9:57 am

danilo steinke escreveu:
Cara certeza que teu arco tem 120 lbs?

É, também gostaria de saber...
Se tem, uma curiosidade: você ancora?
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeSeg Jan 19, 2015 2:06 pm

Bom eu nao faria reparo e nos proximos arcos usaria backing.

Outra coisa também: araldite nosso (nacional) não presta. Não sei o que o pessoal tem usado lá fora (estou desatualizado) mas acredito que uma cola como HYSOL seria a melhor solução.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeSeg Jan 19, 2015 3:27 pm

ottomano escreveu:
danilo steinke escreveu:
Cara certeza que teu arco tem 120 lbs?

É, também gostaria de saber...
Se tem, uma curiosidade: você ancora?

Ta ai uma duvida que eu também tenho, se de fato o arco do cara tiver essa libragem, eu tiro o chapéu se ele conseguir acertar alguma coisa com ele.
Ir para o topo Ir para baixo
ottomano

ottomano


Mensagens : 1484
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 51
Localização : Campinas/SP

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeSeg Jan 19, 2015 3:51 pm

danilo steinke escreveu:
ottomano escreveu:
danilo steinke escreveu:
Cara certeza que teu arco tem 120 lbs?

É, também gostaria de saber...
Se tem, uma curiosidade: você ancora?

Ta ai uma duvida que eu também tenho, se de fato o arco do cara tiver essa libragem, eu tiro o chapéu se ele conseguir acertar alguma coisa com ele.

Eu não conseguiria acertar um mamute (o general jamais; nem com os meus, que fique claro...hehehehe) a 10 metros...
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeSeg Jan 19, 2015 3:52 pm

CALIL escreveu:
Bom eu nao faria reparo e nos proximos arcos usaria backing.

Outra coisa também: araldite nosso (nacional) não presta. Não sei o que o pessoal tem usado lá fora (estou desatualizado) mas acredito que uma cola como HYSOL seria a melhor solução.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Calil, aqui no Brasil tem a Araldite AW 103 que é boa...
É vendida na Maxepoxi. O processo de compra é meio chatinho, mas vale a pena... Quem usou não troca não.
Recomendei para o Farinha, e ele já tá indo pra segunda remessa... heheh...

Segundo o responsável é a mesma usada lá fora ( Smooth On), só que por causa de contratos e patentes não pode ter o mesmo nome.
Ir para o topo Ir para baixo
ULISSESOFRANCO




Mensagens : 17
Data de inscrição : 05/03/2012

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeSeg Jan 19, 2015 5:00 pm

Amigos,

Travei o arco pelo punho em uma estrutura fixa (gancho de rede, muito comum por aqui), e fui colocando anilhas de musculação em outro gancho preso à corda do arco até que a mesma alcançasse a distância de disparo da flecha, e isso somente aconteceu com 54/55 kg... (esse foi o método que me foi ensinado e agora estou em dúvida sobre ele ser ou não correto)

Entendam, esse arco foi feito à mão desde o tronco, por mim mesmo, de forma que fiz ele com o objetivo específico de ter a maior força bruta possível.

De todos os meus conhecidos, somente eu consigo disparar com esse arco utilizando toda a sua envergadura.

Como disse também, ele é tão forte que somente com cabo de aço revestido eu tive segurança para o seu uso na potência máxima... Por vezes eu sou atingido pela corda (cabo de aço) e a aparência do local é das piores, com marcas roxas e sangue pisado que aparecem imediatamente e só consigo disparar novamente após vários minutos.

A flecha de madeira faz furos em rebocos até a parte mais profunda do tijolo e a de alumínio atravessa chapas de aço.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeTer Jan 20, 2015 8:15 am

melhor providenciar um protetor pro seu braço, independente da potência desse arco o senhor consegue acertar o alvo?
Ir para o topo Ir para baixo
ULISSESOFRANCO




Mensagens : 17
Data de inscrição : 05/03/2012

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeTer Jan 20, 2015 4:08 pm

Não posso dizer que sou um Hobin Hood, mas acerto de forma bastante razoável... Ele não é o arco de maior precisão, mas dá pro gasto.

O protetor eu estou providenciando, fazendo uns experimentos com laminação de fibra de carbono, que é algo que me impressionou muito... a leveza, pequena espessura e alta resistência.

Vou fazer num molde que estou providenciando com gesso, mas, que ainda não está muito bom, pois manter os músculos contraídos pelo tempo necessário para endurecer.
Ir para o topo Ir para baixo
jsati

jsati


Mensagens : 409
Data de inscrição : 16/06/2011
Idade : 34
Localização : Vargem Grande do Sul - SP

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeTer Jan 20, 2015 4:50 pm

Arranca esse cabo de aço, usa dacron mesmo, ainda que tenha que usar uma corda com mais filamentos. Vai ficar muito mais rapido.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeQui Jan 22, 2015 6:06 pm

elisonj escreveu:

Calil, aqui no Brasil tem a Araldite AW 103 que é boa...
É vendida na Maxepoxi. O processo de compra é meio chatinho, mas vale a pena... Quem usou não troca não.
Recomendei para o Farinha, e ele já tá indo pra segunda remessa...  heheh...

Segundo o responsável é a mesma usada lá fora ( Smooth On), só que por causa de contratos e patentes não pode ter o mesmo nome.

Ah sim mas aí é para quantidades maiores. Para uma aplicação apenas imagino que ele só queira uma bisnaga Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Raphael Andrade

Raphael Andrade


Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 38
Localização : Cacoal - RO

Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitimeQui Abr 09, 2015 9:15 am

Shocked Jezuis!

ULISSESOFRANCO escreveu:
Amigos,

Travei o arco pelo punho em uma estrutura fixa (gancho de rede, muito comum por aqui), e fui colocando anilhas de musculação em outro gancho preso à corda do arco até que a mesma alcançasse a distância de disparo da flecha, e isso somente aconteceu com 54/55 kg... (esse foi o método que me foi ensinado e agora estou em dúvida sobre ele ser ou não correto)

Entendam, esse arco foi feito à mão desde o tronco, por mim mesmo, de forma que fiz ele com o objetivo específico de ter a maior força bruta possível.

De todos os meus conhecidos, somente eu consigo disparar com esse arco utilizando toda a sua envergadura.

Como disse também, ele é tão forte que somente com cabo de aço revestido eu tive segurança para o seu uso na potência máxima... Por vezes eu sou atingido pela corda (cabo de aço) e a aparência do local é das piores, com marcas roxas e sangue pisado que aparecem imediatamente e só consigo disparar novamente após vários minutos.

A flecha de madeira faz furos em rebocos até a parte mais profunda do tijolo e a de alumínio atravessa chapas de aço.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Arco partindo... Empty
MensagemAssunto: Re: Arco partindo...   Arco partindo... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Arco partindo...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» arco e flecha / comprar / venda / tecnicas / aulas / arcos / arco composto
» ARCO RECURVO TD - ARTESANAL - Primeiros Testes AGORA IMAGENS DO ARCO PRONTO!!!
» ARCO RECURVO DA MARTIN PANTHER, O DIABLO X ARCO HOYT BUFALO- RECUVE
» Relação de peso puxada entre arco recurvo / arco composto
» ajuda na compra do primeiro arco e compro arco recurvo de baixo custo (senior)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: