ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Flatbow Ambidestro - Tentativa 2

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Curty

Curty


Mensagens : 370
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 44
Localização : Barra Mansa-RJ

Flatbow Ambidestro - Tentativa 2 Empty
MensagemAssunto: Flatbow Ambidestro - Tentativa 2   Flatbow Ambidestro - Tentativa 2 Icon_minitimeSeg Abr 27, 2015 10:51 am

Continua minha saga para a feitura de um arco de madeira. O da primeira tentativa quebrou antes do tillering, então nem ganhou um post aqui, mas esse segundo chegou a atirar umas flechinhas antes de se despedir desse mundo.

A Escultura
Com meio caibro de ipê que havia sobrado da primeira tentativa, comecei a esculpir totalmente a mão um arco ambidestro (porque minha mulher é canhota e ela poderia atirar também).  Sem bancada de trabalho e sem muitas ferramentas, deu um trabalho dos infernos. Fiz ele inicialmente com 1,80 já pensando na possibilidade de ter que encurtar as lâminas para aumentar o peso e, se isso não fosse necessário, acho que um arco mais longo perdoaria um pouco mais meus erros de construção.

Serrote, serra de arco, grosa, braço, muito suor e um pouco de sangue foram basicamente as ferramentas que usei.

Com a falta de experiência aliada à falta de habilidade, vez ou outra eu passava do ponto no desbaste da madeira e, para corrigir, tinha que desbastar um pouco mais as duas lâminas. Então, acabou que o arco ficou muito leve, mas consegui terminar.

O Riser
Colei na peça de ipê um pedaço de peroba e outro de uma outra madeira que não sei qual é, trabalhei o riser todo com a grosa e estava até gostando dele. Para aumentar a lateral da janela, onde eu tinha feito uma cagada, colei um pedaço de osso (que na foto ainda está bem tosco, iria trabalhar ele melhor depois) onde, mais tarde, também colaria aquele couro da lateral da janela. Preparei também uns pedaços de osso para fazer os tips, mas não cheguei a usar. (Troço duro de trabalhar o tal do osso)

O Backing
Tentei fazer um backing com manta de fibra de vidro, sei que o ideal seria fazer com tecido unidirecional ou roving com resina epóxi, mas por aqui não tem dessas coisas disponíveis no mercado e eu não estava disposto a gastar muito com ele. Então, fui no material que tinha disponível mesmo.

Aqui, tive um problema fundamental.

Eu não fiz a lâmina em separado para depois colar. Eu tentei fazer direto no arco achando que a resina iria aderir à madeira, e achei até bem tranquilo o processo de preparar a resina e aplicar junto com a manta. Mas não aderiu. A fibra soltou facilmente da madeira.

Não teria sido um grande problema porque, na verdade, o próprio arco serviu como forma e eu tinha a lâmina de fibra de vidro. Só que eu não consegui cortá-la com as ferramentas que eu tinha. Era muito dura para a tesoura, a faca e o estilete e a lâmina toda era muito flexível para eu trabalhar com a serra de arco. Apanhei bastante tentando serrar/cortar.  Acho que se eu tivesse uma bancada para travar a lâmina e/ou uma serra tico tico ou qualquer serra de bancada, teria sido tranquilo. Mas não deu certo e larguei de lado. Parti para um backing de papel.

Lixei a resina que ficou na madeira e tasquei uma cartolina preta com cola epóxi. Não sei se fiz certo, mas como a cola epóxi é muito resistente, achei que ela seria uma opção melhor para dar resistência ao backing do que a cola de madeira normal. Por cima da cartolina, dei duas demãos de tinta Batida de Pedra (aquela usada para pintar o fundo de carros) para proteger o papel, porque essa tinta depois de seca é muito resistente.

A Corda
Fiz com fios de poliéster seguindo este tutorial  que achei bem fácil. Primeiro fiz com 8 fios mas acabou ficando muito muito grossa, além de estar muito longa. O nock da flecha se encaixava perfeitamente nela, sendo impossível fazer um serving para reforço. Deixei esta maior para usar no tillering e fiz uma outra com 6 fios e mais curta. Visualmente, achei até que ficou boa, não uma belezura, mas não faz vergonha. Ainda não testei o peso que ela suporta.

O Tillering
Tira um pouco aqui, outro ali e para os meus olhos não muito treinados, me pareceu razoável. Além disso, como o arco já estava muito leve, eu não tinha muita margem para remover madeira das lâminas. Então não me demorei muito nesta etapa.

Como o arco estava leve demais, mas demais mesmo, lembrei de ter lido em algum lugar o sábio Jorge dizendo que uma alternativa era encurtar as lâminas. Tirei uns 5 cm de cada lado e melhorou um pouco, mas ainda pedia mais. Mais um corte de uns 5 cm e, apesar de ainda estar bem levinho, melhorou mais ainda, ao ponto de eu considerar que seria aceitável para crianças.

O Teste (ou A Morte)
Voilà. Meu arquinho de cara preta, ainda grosseiro - coitado -, estava pré pronto. Era só atirar uma dúzia de flechas e partir para os acabamentos. Ia ficar uma belezinha, a criançada iria se amarrar.

A primeira flecha atirada por um arco que eu fiz! Que alegria! Valeu o trabalho, a canseira, tanto suor, tanto pó de madeira inalado, tantas raladas com a grosa no indicador da mão esquerda...  Aquele vôo de flecha fraco, lento, feio até, mas que cravou no alvo era fuleiro, mas era meu e feito por mim. Uma realização.  cheers

Segundo tiro, terceiro tiro, quarto tiro e aquele sonzinho temido bem baixinho. "Creck"... Não, espera aí! Eu enverguei esse arco várias vezes no tillering. Já foram 3 tiros de sucesso. Procuro a rachadura e não encontro. Será que foi a cola?

Com um pouco de imprudência e muita esperança, parto para mais um tiro. Vai dar certo. Vamos lá. Puxa, ancora... Aí sim, vem o Creck alto e pomposo. O backing se levanta, a lâmina torce um pouco, a flecha voa desanimada e meu arquinho agoniza. -_-  Neutral  

Que droga, vou ter que começar tudo de novo! scratch


Seguem algumas fotos póstumas.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Flatbow Ambidestro - Tentativa 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Flatbow Ambidestro - Tentativa 2   Flatbow Ambidestro - Tentativa 2 Icon_minitimeSeg Abr 27, 2015 11:04 am

heheheh... muito bom a narrativa, a persistência, e os primeiros tiros... é assim mesmo que começa.
Parabéns!

Mas... backing de cartolina!? Sério que vc queria fazer funcionar assim? Neutral
Mereceu o arco quebrado só por não entrar aqui e perguntar a opnião da galera... tongue rsrsrs....

Pra fazer backing com papel, tem que ser daqueles grossos de embrulho, estilo "papel machê". E pra colar, a resina não é muito boa em se usar em papel e em tecido, pois ela fica quebradiça.... tem que usar alguma cola de madeira ( ou mesmo cola branca ).

Uma pena que tenha quebrado... a molecada ia se divertir... Wink

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Flatbow Ambidestro - Tentativa 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Flatbow Ambidestro - Tentativa 2   Flatbow Ambidestro - Tentativa 2 Icon_minitimeSeg Abr 27, 2015 11:04 am


Por que não perguntou o quanto poderia cortar?
Por que não perguntou como fazer o backing ?
não pode sair cortando assim 5 cm numa paulada, isso se faz polegada por polegada, e quanto mais curto mais suscetível ao creeck.
o Backing de fibra de vidro era só desfiar a manta que vc teria ele uniderecional.
Largou a resina da madeira? lembras-te de arranhá-la com lixa grossa? ou mesmo umas ranhuras com a grosa ou com a serra fita? Se ficar lisinho polido de lixa fina solta mesmo.
Na falta de algo melhor para o backing compre tecido brim que já da um acabamento legal e não da tanto trabalho.
No mais parabéns, pelo seu arco, quem não se atreve a por a mão na massa não sabe o prazer que é atirar com algo feito por nossa mãos.
Antes de fazer pergunte
lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Curty

Curty


Mensagens : 370
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 44
Localização : Barra Mansa-RJ

Flatbow Ambidestro - Tentativa 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Flatbow Ambidestro - Tentativa 2   Flatbow Ambidestro - Tentativa 2 Icon_minitimeSeg Abr 27, 2015 11:15 am

elisonj escreveu:
heheheh... muito bom a narrativa, a persistência, e os primeiros tiros...  é assim mesmo que começa.
Parabéns!

Mas...  backing de cartolina!?  Sério que vc queria fazer funcionar assim?   Neutral
Mereceu o arco quebrado só por não entrar aqui e perguntar a opnião da galera...   tongue   rsrsrs....

Pra fazer backing com papel, tem que ser daqueles grossos de embrulho, estilo "papel machê".  E pra colar, a resina não é muito boa em se usar em papel e em tecido, pois ela fica quebradiça....   tem que usar alguma cola de madeira ( ou mesmo cola branca ).

Uma pena que tenha quebrado...  a molecada ia se divertir... Wink

Abraço!

lol!
Valeu, Elison!

Então, eu usei a cartolina por ser um papel bem grosso e eu tinha umas folhas de cartolina de muito boa qualidade, com uma gramatura um pouco maior que as cartolinas comuns. Pensei que ia funcionar (e talvez a culpa nem tenha sido dela). Vai saber.

Da cola, depois do creck, analisando os possíveis erros, eu pensei bem isso que você falou. Acho que o erro deve estar mais aí que no tipo de papel. Com certeza a cola de madeira trabalharia melhor por ter flexibilidade.

De toda maneira, aprendi um monte com essa tentativa. Mas acho que foi o último que faço assim, com ferramentas manuais. No próximo vou pedir socorro para um marceneiro, ao menos para os cortes básicos.

E vamos que vamos que uma hora dá certo. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Curty

Curty


Mensagens : 370
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 44
Localização : Barra Mansa-RJ

Flatbow Ambidestro - Tentativa 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Flatbow Ambidestro - Tentativa 2   Flatbow Ambidestro - Tentativa 2 Icon_minitimeSeg Abr 27, 2015 11:36 am

danilo steinke escreveu:

Por que não perguntou o quanto poderia cortar?
Por que não perguntou como fazer o backing ?
não pode sair cortando assim 5 cm numa paulada, isso se faz polegada por polegada, e quanto mais curto mais suscetível ao creeck.
o Backing de fibra de vidro era só desfiar a manta que vc teria ele uniderecional.
Largou a resina da madeira? lembras-te de arranhá-la com lixa grossa? ou mesmo umas ranhuras com a grosa ou com a serra fita? Se ficar lisinho polido de lixa fina solta mesmo.
Na falta de algo melhor para o backing compre tecido brim que já da um acabamento legal e não da tanto trabalho.
No mais parabéns, pelo seu arco, quem não se atreve a por a mão na massa não sabe o prazer que é atirar com algo feito por nossa mãos.
Antes de fazer pergunte
lol!

Danilo, eu tinha certeza de que você seria o primeiro a vir aqui me zoar. Mas você perdeu para o Elison  lol!

Sobre o corte: Eu não perguntei porque eu já tinha lido num tópico do Jorge. E estava muito leve. A opção era cortar, fazer uma laminação ou pendurar na parede como enfeite. Eu preferi cortar, até porque eu já fiz ele bem longo já pensando nisso. Eu precisava aumentar muito o peso, por isso parti para 2 polegadas num tapa só. E veja, que mesmo tirando 4 polegadas de cada lâmina, ainda assim estava muito leve.

Do backing:  Eu passei uma camada de resina na madeira e deixei até começar a dar o ponto de gel, para depois continuar botando as camadas de manta e resina. Eu li num site de construção náutica que isso melhora a aderência e a resistência.
A madeira não estava lixada, estava bruta, como veio da madeireira. Achei que seria o suficiente para aderir, mas não foi. Enfim...

Das perguntas: Eu pergunto. Mas também pesquiso no fórum e fora dele. E tem hora que a gente tem que tomar uma decisão e assumir o risco.

Enfim, deu cara de bunda, mas faz parte.  

I'll be back! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Flatbow Ambidestro - Tentativa 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Flatbow Ambidestro - Tentativa 2   Flatbow Ambidestro - Tentativa 2 Icon_minitimeSeg Abr 27, 2015 11:57 am

o elison é rapido no gatilho, e deveria ter dado uma lixada no backing e depois dado uma arranhada nele, eu mesmo não arranhei, apenas lixei com grana 120 e colei, mas nunca vi isso de esperar entrar em ponto de gel, tudo que eu aprendi de laminação de arco e colagem de backing é que se passa a resina e logo em seguida o material que se quer colar, ao menos os meus assim deram certo.
Outra coisa, esse creck no começo da lamina é um problema de tilering, ouvi isso um monte do elison rs a ponta da lamina deve ter ficado grossa, a espessura dela no pé e na ponta ao menos na foto não me pareceu tão significativa, e isso quebra mesmo rs, outro detalhe que o elison me alertou é que quanto mais leve as pontas do arco mais rápido ele fica, eu tenho um dificuldade em ver a ponta fina e sempre fico receoso com ela mas como os conselhos do cabra são sempre de primeira linha até agora tudo que eu fiz seguindo o conceito dele deu certo.
Sempre comece o tilering da ponta para o pé
Ir para o topo Ir para baixo
Curty

Curty


Mensagens : 370
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 44
Localização : Barra Mansa-RJ

Flatbow Ambidestro - Tentativa 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Flatbow Ambidestro - Tentativa 2   Flatbow Ambidestro - Tentativa 2 Icon_minitimeSeg Abr 27, 2015 1:02 pm

Boa dica, Danilo. Obrigado

Vou ver se na semana que vem eu começo o próximo.


Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Flatbow Ambidestro - Tentativa 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Flatbow Ambidestro - Tentativa 2   Flatbow Ambidestro - Tentativa 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Flatbow Ambidestro - Tentativa 2
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Arco Ambidestro
» flatbow homemade
» Fazendo Flatbow
» Longbow ou Flatbow
» [Dúvida] É possível um riser ambidestro?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: