ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Longbow - Madeira + Fibra de vidro

Ir para baixo 
+7
wpaim
elisonj
Roberto Nunes
Junior Coelho
fabiomic
alexbeu92
danilo steinke
11 participantes
AutorMensagem
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeTer Set 01, 2015 8:04 pm

Salve galera!

Sei que muitos já andaram vendo as fotos pelo facebook de mais um arco que estou fazendo e tal, mas resolvi postar por aqui também pra ficar documentado tanto o processo de construção bem como o projeto em sí...

Estou fazendo meio no improviso também, então pode ser que sirva de inspiração para alguém.  Wink
rsrsrsrs...

O arco ainda não está totalmente pronto (mas já esta apresentável) então deve vir mais alguma pequena atualização por ai.
Ficou com 68" de comprimento e uma puxada de 35lb @ 28"

Por enquanto, segue as fotos do andamento e qualquer dúvidas, críticas e sugestões é só falar...  Smile


Abraço!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto Nunes

Roberto Nunes


Mensagens : 75
Data de inscrição : 08/04/2015
Localização : Toledo - Pr

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeTer Set 01, 2015 9:25 pm

Coisa linda ein!?! Um dia gostaria de improvisar uns 10% do que vc improvisa kkkk que madeiras utilizou?

Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeTer Set 01, 2015 9:46 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:
Coisa linda ein!?!  Um dia gostaria de improvisar uns 10% do que vc improvisa kkkk que madeiras utilizou?


kkkkkkkk... Laughing

Improvisar também é uma arte... Wink

Usei nas lâminas:

garapeira + sumauma + caixeta

E na empunhadura:

Jatobá + marfim + peroba rosa + jabuticabeira + cerejeira
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeQua Set 02, 2015 8:20 am

Espetáculo elison.
Ir para o topo Ir para baixo
Junior Coelho

Junior Coelho


Mensagens : 38
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 30
Localização : Pelotas - RS

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeQua Set 02, 2015 9:23 am

Bah, meus parabéns elisonj. Achei que o arco ficou muito bonito e bem do estilo que eu gosto. Com certeza vai servir de inspiração para os meus (que ainda pretendo fazer).

Gostaria de saber a respeito dessa fibra de vidro que tu utilizou, saber o porque dela ser escura. É um tipo especial de fibra, de resina ou apenas tinta escura?

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/juniorcoelhoo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeQua Set 02, 2015 9:35 am

Junior Coelho escreveu:
Bah, meus parabéns elisonj. Achei que o arco ficou muito bonito e bem do estilo que eu gosto. Com certeza vai servir de inspiração para os meus (que ainda pretendo fazer).

Gostaria de saber a respeito dessa fibra de vidro que tu utilizou, saber o porque dela ser escura. É um tipo especial de fibra, de resina ou apenas tinta escura?

Abraço.

Essa fibra aí é da que vende na RD. Eles vendem transparente ou preta, mas se importar dá pra conseguir em diversas cores.
Não sei em que pé que anda esse tipo de venda com eles (RD) agora...
Os caras são o único fornecedor desse tipo de fibra no Brasil. ( Por enquanto )
Mas de 1 ano pra cá, o preço dessas fibras praticamente dobrou, e no site tá como "Indisponível", assim como outros produtos relacionados à contrução de arcos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ou seja, dificultou um pouco o acesso, mas era até meio que previsível...  já que eles começaram a vender os próprios arcos e provavelmente não querem muita concorrencia.

Mas fica tranquilo que logo teremos uma solução melhor e mais barata...   afinal, ninguém gosta de monopolização.  Wink
Ir para o topo Ir para baixo
alexbeu92

alexbeu92


Mensagens : 15
Data de inscrição : 19/08/2015
Idade : 31
Localização : Canarana-BA

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: :D   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeQua Set 02, 2015 9:03 pm

O homem é tão bom em fazer arco quanto é em ser modesto! hahahahah Muito da hora, prabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeQui Set 03, 2015 12:06 pm

Mais um pro acervo, parabéns!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Junior Coelho

Junior Coelho


Mensagens : 38
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 30
Localização : Pelotas - RS

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeQui Set 03, 2015 1:57 pm

elisonj escreveu:
Junior Coelho escreveu:
Bah, meus parabéns elisonj. Achei que o arco ficou muito bonito e bem do estilo que eu gosto. Com certeza vai servir de inspiração para os meus (que ainda pretendo fazer).

Gostaria de saber a respeito dessa fibra de vidro que tu utilizou, saber o porque dela ser escura. É um tipo especial de fibra, de resina ou apenas tinta escura?

Abraço.

Essa fibra aí é da que vende na RD. Eles vendem transparente ou preta, mas se importar dá pra conseguir em diversas cores.
Não sei em que pé que anda esse tipo de venda com eles (RD) agora...
Os caras são o único fornecedor desse tipo de fibra no Brasil. ( Por enquanto )
Mas de 1 ano pra cá, o preço dessas fibras praticamente dobrou, e no site tá como "Indisponível", assim como outros produtos relacionados à contrução de arcos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ou seja, dificultou um pouco o acesso, mas era até meio que previsível...  já que eles começaram a vender os próprios arcos e provavelmente não querem muita concorrencia.

Mas fica tranquilo que logo teremos uma solução melhor e mais barata...   afinal, ninguém gosta de monopolização.  Wink


Muito obrigado pelas informações. E mais uma vez, parabéns pelo trabalho.

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/juniorcoelhoo
Roberto Nunes

Roberto Nunes


Mensagens : 75
Data de inscrição : 08/04/2015
Localização : Toledo - Pr

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeQui Set 03, 2015 2:56 pm

Daria pra fazer com garapeira + ipê champanhe ? As laminas são de que espessura? No lugar dessas laminas de fibra de vidro da pra fazer com aquela que vc ensinou a fazer com tecido de fibra desfiado (deixando unidirecional)?
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeQui Set 03, 2015 3:04 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:
Daria pra fazer com garapeira + ipê champanhe ? As laminas são de que espessura?  No lugar dessas laminas de fibra de vidro da pra fazer com aquela que vc ensinou a fazer com tecido de fibra desfiado (deixando unidirecional)?

Daria sim.
o que pode ser que fique um pouco diferente é a resistência. Se vc conseguir uma resistência na fibra de vidro igual essas fabricadas, não daria mta diferença não.

Nas laminas eu usei 1 paralela de 1.3mm
e duas taperadas... uma começando em 2.2mm e indo até 0.8mm
e a outra com 3.5mm indo até 1.5mm
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto Nunes

Roberto Nunes


Mensagens : 75
Data de inscrição : 08/04/2015
Localização : Toledo - Pr

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeQui Set 03, 2015 4:31 pm

Essa parte de taperar que é meio complicado né (sem ferramentas especificas kkk) mas vou tentar fazer aquelas lixadeiras (drum sander). Ela sao taperadas do meio? Ou começa dps da empinhadura..E a paralela é a que vai ate encima da empunhadura?

Ir para o topo Ir para baixo
wpaim




Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/02/2014
Localização : Gravataí-RS

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeSex Set 04, 2015 10:28 pm

Parabéns pelo arco, muito bom, mas fiquei com uma duvida quanto ao processo de Tillering, pelas fotos parece que você colocou a fibra nos dois lados do arco ANTES de começar o tillering. Como você fez para acertar as curva das laminas?
Ir para o topo Ir para baixo
Guaraci Fiorini F. Neto

Guaraci Fiorini F. Neto


Mensagens : 781
Data de inscrição : 18/11/2010
Idade : 44

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeDom Set 06, 2015 8:06 pm

Muito bonito! Parabéns pelo trabalho!
Ir para o topo Ir para baixo
reddot hunting




Mensagens : 154
Data de inscrição : 31/05/2012
Idade : 48
Localização : SANTOS

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: laminado   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeSeg Set 07, 2015 3:04 pm

olá pessoal ! vi um video de um cara fazendo com laminado de fórmica e fibra em várias camadas, alguem aqui ja fez ? sabe se realmente é bom ?
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeSeg Set 07, 2015 7:14 pm

Roberto escreveu:
ssa parte de taperar que é meio complicado né (sem ferramentas especificas kkk) mas vou tentar fazer aquelas lixadeiras (drum sander). Ela sao taperadas do meio? Ou começa dps da empinhadura..E a paralela é a que vai ate encima da empunhadura?

Eu tapero do início ao final... mas pode ser feito após a empunhadura sim.
Sobre a paralela, usei a que foi por cima... mas poderia ter sido invertido também (ou passado tudo por trás da empunhadura e deixado apenas a fibra por cima).
Vai do gosto de cada um... Smile


wpaim escreveu:
Parabéns pelo arco, muito bom, mas fiquei com uma duvida quanto ao processo de Tillering, pelas fotos parece que você colocou a fibra nos dois lados do arco ANTES de começar o tillering. Como você fez para acertar as curva das laminas?


Essa é a parte boa ao se construir arcos assim com fibra.   Por ele ter as lâminas taperadas tanto na espessura como na largura, vc não precisa necessáriamente de tiller nenhum.  É só cortar, lixar as rebarbas laterais,  colocar na tillering tree e Et Voilà!
Wink


reddot hunting escreveu:
olá pessoal ! vi um video de um cara fazendo com laminado de fórmica e fibra em várias camadas, alguem aqui ja fez ? sabe se realmente é bom ?

Laminado de Fórmica?   kkkkkk...  
que piada...  Razz

Fórmica nada mais é do que um compósito de resina + papel.  Tipo...  até daria pra usar e tal como revestimento/ lâmina e tal .  
Mas além de ser arriscado ( pois a fórmica é bem quebradiça), por ela ser relativamente pesada teria bem menos desempenho do que se vc pegasse realmente uma camada de papel machê e colasse no arco.
Rolling Eyes

Mass...   tem doido que inventa de tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
HugoCaffe




Mensagens : 104
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 39
Localização : São José do Rio Preto

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeSeg Set 07, 2015 9:24 pm

Fala Elison, beleza?
Que beleza de arco, para mim o melhor que fez até agora. Sem duvida daria para comercializar, eu mesmo compraria um desses.
Mas vou aproveitar e te incomodar um pouquinho, pela primeira vez. Razz
Primeiro:
Quanto tempo em média voce demora para fazer cada arco?(no geral não somente este)

Segundo:
Como voce diminuiu a largura nas pontas? Serrou ou foi com a grosa? É que esta etapa não teve fotos e fiquei na duvida. Ah, e com a questão do pó de FV. como fez.

Parabens pelos arcos e principalmente com a paciencia e educação nas respostas.

Abçs

Hugo Caffé
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeTer Set 08, 2015 9:01 am

Valeu Hugo! Smile
Eu não sei dizer se é o melhor que já fiz... acho q varia muito com o estilo e tal... Cada arco tem uma "personalidade". rsrsrs...

Sobre o tempo, eu nunca parei pra estimar não, mas geralmente demora um bocado.
O fato de eu não ter muito tempo pra mexer e nem muitas ferramentas também ajuda a demorar.
geralmente mexo só em finais de semana, ou uma horinha ou outra que surge de vez em quando...
mas com certeza se fosse colocar tudo em sequência, daria 1 semana mexendo, tranquilo.
Mas tudo varia... por exemplo, essa empunhadura dele eu tenho guardada a mais de ano. Quase joguei ela fora umas par de vezes na verdade, e por fim, resolvi usa-lá.
As lâminas eu também já tinha cortadas há um bom tempo... o trabalho que tive dessa vez foi em taperar.
E por aí vai...

com o material em mãos acaba agilizando bem o processo, e esse material quando vc para pra fazer, geralmente faz pra mais de 1 arco.
Eu a todo momento estou sempre com uns 2 ou 3 arcos em progresso... então enquanto se faz uma coisa em 1, os outros ficam em pause. Por isso que as vezes do nada "surge" um arco pronto. Da-se a impressão que é rápido, mas na verdade tem muita coisa por trás... Smile

Sobre a segunda pergunta, eu utilizei basicamente uma lixadeira de cinta.
Em casa ainda não tenho um bom espaço para deixar a serra fita / circular, etc. Então pra não ficar parado, usei o que tinha em mãos mesmo.
A desvantagem é que demora mais e faz um pó danado.
Pra respirar, enquanto tá lixando, usei uma máscara para poeira... Ja a coceira, bom....
nada que alguns dias se coçando um pouco não resolva... kkkkk...
mas pode ser impressão, mas quanto mais se mexe com fibra, menos vc repara nela... dessa vez não me encomendou muito não... rsrs...
Wink

Abração

Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeTer Set 08, 2015 6:13 pm

Ô professor Elisonj, uma dúvida.
Essa lâmina de fibra de vidro comprada precisa ser lixada para colar?
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeTer Set 08, 2015 6:53 pm

TRC escreveu:
Ô professor Elisonj, uma dúvida.
Essa lâmina de fibra de vidro comprada precisa ser lixada para colar?

Não!
Ela na verdade já vem com um dos lados lixado, que é exatamente o lado que vc usa para fazer a colagem.
Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: fibra   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeTer Set 08, 2015 8:57 pm

Valeu, Elisonj, obrigado.
Tem algum preparo?
Precisa lavar bem pra tirar gordura, sujeira?
Estou com umas lâminas fv aqui e umas lâminas de ipê, pretendo colar.
Já faz tempo que estou pensando nisso, agora acho que colocarei mãos à obra.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeTer Set 08, 2015 9:02 pm

TRC escreveu:
Valeu, Elisonj, obrigado.
Tem algum preparo?
Precisa lavar bem pra tirar gordura, sujeira?
Estou com umas lâminas fv aqui e umas lâminas de ipê, pretendo colar.
Já faz tempo que estou pensando nisso, agora acho que colocarei mãos à obra.

Só um paninho pra tirar a poeira da fibra e boa... não é bom ficar lambuzando ela com qualquer coisa que seja não.
Só com a cola mesmo.
Tem gente que passa tinner e tal, mas nos materiais da binghamprojects vem bem específicado pra não passar nada.

No ipê, aí sim não é nada mau passar um pouco de tinner, pois o ipê é bem oleoso.

Uma outra coisa boa a se fazer é fazer ranhuras na madeira no sentido cima - baixo.
Pega-se uma serrinha daquelas de cortar ferro e risca toda a madeira de cima à baixo.
Isso pra cola ficar armazenada alí, evitando pontos secos e descolagem.

Do resto... na boa? rsrsrs...

Muito mais fácil que fazer qualquer arco tradicional sem fibra... manda ver! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: orientação   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitimeTer Set 08, 2015 9:22 pm

Boas dicas, Elisonj, fico grato.
Vou montar uns arcos aqui, tenho várias lâminas e madeira.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Longbow - Madeira + Fibra de vidro Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow - Madeira + Fibra de vidro   Longbow - Madeira + Fibra de vidro Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Longbow - Madeira + Fibra de vidro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Laminas de Fibra de Vidro X Laminas de Madeira revestida com Fibra de Vidro
» Colar madeira e Fibra de vidro
» fibra de vidro
» Tutorial lâminas de arco recurvo Fibra de vidro + madeira
» Tutorial - Build-along longbow madeira + fibra

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: